Como vender milhas? Aprenda passo a passo

vender milhas
Tudo que você precisa saber para vender milhas

Acumular pontos e participar de programas de fidelidade tornou- se comum na vida de muitos brasileiros. Entretanto, com a expansão desse universo, o resgate de passagens aéreas deixou de ser a única opção de uso desses benefícios. Nos últimos anos surgiu um mercado voltado para esse tipo de produto e hoje, entre outras coisas, é possível vender milhas. 

É claro que quando falamos em vender milhas muitas perguntas podem surgir, desde a legalidade desse tipo de operação até o processo para comercializar esse benefício. Então, se você quer ganhar dinheiro com seus pontos, mas não sabe como chegou ao lugar certo. Neste post vamos ensinar o passo a passo da venda, as vantagens e muito mais.

Partiu lucrar com milhas? 

A venda de milhas ainda é um assunto bem controverso. Mas, o principal motivo para tanta polêmica é a falta de conhecimento a respeito do processo e também de alguns dos nossos direitos como consumidores. Então, para começo de conversa, vender milhas é legal! A Constituição Federal no artigo 5º, inciso II ampara a comercialização de milhas.

Vender milhas não é ilegal. Temos esse direito assegurado pela Constituição Federal e Código de Defesa do Consumidor
Vender milhas não é ilegal. Temos esse direito assegurado pela Constituição Federal e Código de Defesa do Consumidor

Da mesma forma, o Código de Defesa do Consumidor alerta que cláusulas abusivas que imponha ao usuário renunciar direitos que são seus, devem ser anuladas. Ou seja, a regra dos programas de fidelidade que proíbem a venda sob pena de perder milhas é imprópria, pois fere os nossos direitos como consumidores. 

Apesar de ainda não existir uma lei que trate especificamente da venda de milhas, podemos ficar tranquilos quanto à legalidade desse processo. Estamos cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Constituição Federal que é a lei fundamental e suprema do nosso país. 

Qual o processo para vender milhas? 

Agora que você já sabe que vender milhas não é ilegal deve estar ansioso para começar a lucrar com os pontos que estão na sua conta no programa de fidelidade, não é mesmo? Comercializar milhas é muito simples, são basicamente duas pessoas sendo que uma está interessada em vender e a outra em comprar. 

O processo para vender milhas é relativamente simples
O processo para vender milhas é relativamente simples

Entretanto, quem pretende comprar os seus pontos, na verdade, está querendo adquirir passagem aérea com um valor mais baixo do que o oferecido pelas companhias aéreas. Ou seja, quando falamos em vender milhas queremos dizer que vamos usar esse benefício para resgatar um bilhete para outra pessoa e assim ganhar dinheiro. 

Atualmente, existem duas formas de comercializar esses benefícios: venda direta e indireta. Dá uma conferida nesse vídeo para aprender como vender milhas passo a passo:

Venda direta

Na venda direta você é responsável por todo o processo. Isto é, encontrar um comprador, negociar o valor das milhas e emitir a passagem. Geralmente, quem opta por essa forma de comercialização está interessado em ter um lucro maior, pois, fez tudo sozinho e por isso não precisa dividir o ganho com ninguém. A desvantagem é que você terá que resolver os possíveis problemas que possam surgir durante e após a negociação. 

Venda indireta

Para quem não quer ter o trabalho de encontrar um comprador ou ficar preocupado se vai receber o valor combinado e também não quer resolver eventuais problemas, é possível vender as milhas de maneira indireta. Nessa situação você pode escolher entre deixar que uma empresa cuide de todo processo ou que ela apenas faça a intermediação. 

Se você é daqueles que gosta de praticidade, os sites que compram milhas são a melhor opção. Nesse caso você vai negociar a venda diretamente com a empresa sem precisar se preocupar com quem vai usar os seus pontos depois. Para realizar essa operação é preciso fazer o cadastro em uma plataforma e em seguida solicitar uma cotação.

Depois de saber quanto as suas milhas valem naquele dia, você deve informar quanto deseja vender. Nesse processo é preciso fornecer a sua senha e login no programa de fidelidade para que a empresa realize a emissão de passagens com os pontos. 

Além dos sites de compra, existem algumas plataformas que realizam a intermediação entre compra e venda. Nesse caso, você faz uma oferta de quantidade e preço pelo qual deseja vender os pontos. Assim, se alguém aceitar a sua proposta é fechado o negócio e as milhas ficam à disposição da empresa para que seja feita a emissão do bilhete. 

Ou seja, no processo de intermediação você também fornece seus dados da conta do programa de fidelidade para a empresa. Com relação ao pagamento, em ambos os casos a plataforma é quem fica responsável pela transação e eles tem um prazo que pode chegar a 33 dias para fazer o depósito em conta bancária. 

Continue aprendendo sobre milhas:

Principais sites para vender milhas

Não basta entender quais as principais formas de vender milhas. Você também precisa conhecer as empresas que realizam esse tipo de operação e como cada uma delas trabalha. Atualmente, existem muitas plataformas comercializando pontos, entretanto, nem todas são confiáveis. Por isso, separamos aqui três empresas com as quais já trabalhamos e, portanto, podemos falar sobre. 

Confira os melhores sites para realizar a venda de milhas
Confira os melhores sites para realizar a venda de milhas

Império das Milhas

O Império das Milhas é uma empresa que além dos cursos sobre o mercado de milhas, também se destaca na compra e venda de milhas aéreas. Fundado por entusiastas experientes no setor de programas de fidelidade, cartão de crédito e viagens, a empresa possui um “Balcão de Milhas” onde os clientes podem vender e comprar milhas em uma comunidade agregadora, a plataforma foi projetada com o intuito de criar uma experiência fácil, segura e transparente para aqueles que desejam monetizar suas milhas não utilizadas ou adquirir milhas para realizar suas viagens dos sonhos.

O Balcão das Milhas tem intuito de ser um canal específico para os alunos do Império das Milhas poderem comprar e vender milhas de forma organizada. A segurança é uma prioridade essencial com medidas robustas de segurança para proteger os dados dos usuários e as transações financeiras. 

Uma das vantagens do Império das Milhas é a sua ampla cobertura de programas de fidelidade. A plataforma oferece suporte a uma variedade de companhias aéreas e programas, permitindo que os usuários vendam ou comprem milhas de várias fontes, aumentando assim as opções disponíveis.

No canal, o cliente anuncia quantas milhas ele quer vender ou comprar, qual o programa de fidelidade pertencente e o valor disposto a ganhar ou gastar. A plataforma valoriza o atendimento ao cliente, fornecendo assistência eficiente em caso de dúvidas ou problemas. A equipe de suporte está pronta para auxiliar os usuários em cada etapa do processo, tornando a experiência de compra e venda de milhas ainda mais tranquila.

Para vender ou comprar milhas com o Império das Milhas, clique aqui e faça a sua cotação.

MaxMilhas

A MaxMilhas é uma das pioneiras no mercado de compra e venda de pontos aqui no Brasil. A empresa, que iniciou as atividades em 2013, trabalha com a intermediação entre vendedores e compradores. Além disso, emite passagens com milhas para quem deseja economizar nas viagens. Atualmente, é possível negociar pontos dos principais programas de fidelidade do país. 

Além de poder vender milhas do Miles&Go (TAP), SkyMiles (Delta) e Connectmiles (Copa). Na MaxMilhas os clientes podem optar por duas modalidades de venda, a convencional e a rápida. No primeiro caso, você determina o preço dos seus pontos e concretiza o negócio ao encontrar um comprador. 

No caso da venda rápida você informa quantas milhas deseja vender e a plataforma oferece um preço e garante prioridade para realização do negócio. Contudo, existem algumas regras básicas para a comercialização de pontos no site. Primeiramente, só é possível vender milhas com até 6 meses de validade. 

Além disso, pode acontecer de que os seus pontos sejam vendidos de forma fracionada. Ou seja, suponha que você queira vender 50 mil milhas, mas só encontrou comprador para 20 mil. Nesse caso, a MaxMilhas vende as 20 mil e você deverá fazer uma nova oferta para os pontos que sobraram. Por fim, o pagamento é creditado na sua conta em até 33 dias após a emissão das passagens.

HotMilhas

Atualização Agosto 2023: Na noite do dia 26/08/23 a empresa HotMilhas, administrada pelo grupo 123 Milhas, emitiu uma nota informando sobre a suspensão temporária do serviço de compra e venda de milhas em seu site. De acordo com a empresa, houve um atraso nos pagamentos dos clientes previsto para o dia 25/08/23 graças a uma forte queda das vendas da 123 Milhas, resultando na suspensão temporária dos serviços. Além disso, funcionários da empresa relataram o fim dos serviços com uma demissão em massa de vários funcionários no dia 28/08/23.

Forte concorrente da MaxMilhas, a HotMilhas já atua no mercado há 10 anos. A empresa trabalha comprando milhas diretamente do cliente e depois repassando para terceiros. Assim, na plataforma é possível vender pontos dos principais programas de fidelidade do Brasil: LATAM Pass, Smiles e TudoAzul. 

Um diferencial da HotMilhas é o preço diferenciado para clientes LATAM das categorias Platinum e Black. Além disso, cada programa de fidelidade exige uma quantidade mínima de milhas e também tem um limite deste benefício que pode ser comercializado em cada operação. 

Já com relação ao pagamento, é a plataforma quem estabelece o preço de acordo com o total de pontos, cotação do dia e companhia aérea. Assim, diferente do que acontece na MaxMilhas a HotMilhas trabalha com duas formas de pagamento: antecipado ou agendado. Na primeira opção, o vendedor recebe o dinheiro em até 1 dia útil após a confirmação da venda. 

Contudo, na opção agendada, o pagamento é feito em até 45 dias, de acordo com a escolha de quem vendeu os pontos. Geralmente, quem opta pelo pagamento antecipado acaba recebendo um valor menor pelas milhas. Por fim, a plataforma permite que as milhas comercializadas tenham validade de até 30 dias. 

Bank Milhas

A terceira empresa que queremos apresentar aqui é a Bank Milhas, que é especializada na compra de milhas tanto de pessoa física quanto jurídica. A marca faz parte do grupo Sky Milhas que já atua nesse mercado há mais de 10 anos. Assim, é possível vender pontos dos principais programas de fidelidade do Brasil, por meio dessa plataforma. 

Nessa plataforma a comercialização de milhas acontece apenas por cotação. Ou seja, os vendedores não podem estipular um valor para a comercialização desses pontos, como acontece na MaxMilhas, por exemplo. Além disso, existem lotes mínimos e máximos para a venda de milhas de acordo com cada programa e categorias de elite.

Assim como nas outras empresas citadas, é possível receber o pagamento de maneira antecipada. Contudo, nessa plataforma não há diferença do valor. Por outro lado, a cotação de venda é inferior à que encontramos na HotMilhas e MaxMilhas. Talvez seja uma maneira de compensar a falta de deságio no pagamento antecipado. 

Veja outros artigos sobre vender milhas

Quais as vantagens da venda de milhas? 

Os programas de fidelidade têm trabalhado bastante para melhorar a experiência dos seus clientes. A prova disso são as parcerias com empresas de diversos segmentos, desde aquelas ligadas ao turismo até lojas de consumo e varejo. Sendo assim, se o que essas plataformas oferecem é tão bom, por que vender milhas? 

Quais as vantagens de vender milhas?

Grana extra

Milhas é dinheiro. E a venda deste produto só é possível porque ele é conversível para valores em real e até mesmo outras moedas. Por isso, se você não tem planos de viajar com os pontos, realizar esse tipo de transação pode garantir uma renda extra. Além disso, evita que o seu investimento nesse benefício seja perdido. 

Recuperar gastos em passagens aéreas

Nem sempre a companhia vinculada ao programa de fidelidade que participamos vai oferecer a passagem aérea mais barata. Nessas situações você acaba perdendo a oportunidade de utilizar as milhas acumuladas. Assim, para evitar que elas expirem e para cobrir os custos do bilhete a venda dos pontos pode ser uma boa alternativa. 

A venda é mais vantajosa que o resgate de passagens

Em algumas situações o valor da passagem aérea é menor em dinheiro do que em pontos. Nesses casos, vender milhas que estão prestes a vencer podem pagar pelo seu bilhete, sobrar grana no seu bolso e ainda render novas milhas. Essa é uma estratégia para aumentar a validade dos benefícios para viagens futuras muito utilizada por acumuladores profissionais.

Cuidados que você deve ter na hora de vender milhas?

É preciso tomar alguns cuidados ao vender milhas

Sempre que uma operação envolve dinheiro e milhas o nosso cuidado deve ser redobrado. Assim, ao realizar a venda de pontos nas plataformas online existem algumas dicas que você deve conhecer para que a transação seja feita com segurança. Confira.

Leia avaliações sobre a empresa

Se você tem o hábito de comprar pela internet, provavelmente pesquisa a opinião de outros usuários antes de adquirir um produto ou serviço de uma empresa nova. Essa prática se tornou comum e pode evitar que você caia em armadilhas na internet. Assim, antes de vender as suas milhas dê uma olhada na reputação da empresa e o que estão falando sobre ela. 

Colete o máximo de informações possíveis  

Uma empresa confiável deve divulgar algumas informações para o seu cliente. Assim, antes de fechar negócio confirme se a plataforma tem CNPJ, endereço fixo, número de telefone. Esses são dados básicos que uma organização séria deve ter. Desconfie se esses elementos não estiverem disponíveis. 

Tire todas as suas dúvidas 

Apesar do processo de venda ser basicamente o mesmo para a maioria das empresas, alguns detalhes podem mudar e a compreensão deste processo é muito importante para evitar futuros transtornos. Por isso, antes de realizar a operação leia todas as informações disponibilizadas pela plataforma e se necessário converse com a equipe de atendimento por chat ou e-mail. 

Considere mais de uma empresa

Checar as opções antes de vender milhas é muito importante. Dessa forma, você garante que pesquisou todas as opções disponíveis no mercado e está escolhendo a empresa que oferece mais segurança, e vai poder contar com ajuda especializada caso algo dê errado durante a negociação. 

Troque a senha após a venda

Apesar de toda a pesquisa para escolher a empresa mais segura para vender as milhas, não podemos nos esquecer que essa operação será feita em ambiente virtual. Apesar dessas plataformas trabalharem para manter a nossa segurança, estamos sujeitos a invasões de hackers. Por isso, depois da venda recomendamos que você troque a senha da sua conta no programa de fidelidade. 

Existe um momento certo para vender milhas? 

Veja qual o melhor momento para vender milhas
Veja qual o melhor momento para vender milhas

Aqui no Império nós gostamos de dizer que toda transação envolvendo milhas deve ser feita na oportunidade e não na necessidade. Dessa forma, não seria diferente com a venda. Por isso, separamos aqui alguns dos melhores momentos para que você possa lucrar com esse tipo de operação. 

Confira outros conteúdos sobre milhas: 

Sem planos para viajar

Há um bom tempo que as viagens aéreas deixaram de ser a única forma de acumular pontos. Felizmente, hoje você pode ganhar milhas até com um cafezinho. Entretanto, nem sempre é possível utilizá-las com a frequência que gostaríamos. Nesses casos, vendê-las pode ser uma boa forma de conseguir uma renda extra. 

Milhas prestes a expirar

Se tem uma coisa que nós detestamos é ver milhas expirar na conta do programa de fidelidade. Deixar que isso aconteça é o mesmo que ver todo o nosso esforço e dinheiro investido no ganho desses benefícios indo pro ralo. Então, se você tem pontos prestes a vencer, a melhor coisa a fazer é vendê-los. Os sites de compra aceitam milhas com até 60 dias de validade. 

Falta de pontos para resgatar uma passagem

Nem sempre conseguimos acumular pontos com a velocidade que gostaríamos, não é mesmo? Mas, isso não quer dizer que tudo está perdido e que você não pode usar esses benefícios. Para quem não tem milhas suficientes para resgatar uma passagem, vendê-las pode ser a saída. Assim, você poderá viajar sem colocar a mão no bolso. 

Cinco coisas que você deve saber antes de vender milhas

Até aqui você já sabe como funciona o processo de venda de milhas, o melhor momento para fazê-lo e os cuidados que deve tomar. Ainda assim, sabemos que podem surgir dúvidas ao longo do caminho. Por isso, separamos aqui mais cinco coisas que você deve saber antes de se aventurar nesse mercado. 

Você precisa saber disso antes de vender milhas
Você precisa saber disso antes de vender milhas

Número de milhas para a venda

Para algumas pessoas, vender milhas será uma maneira de evitar que os pontos expirem na sua conta do programa de fidelidade. Entretanto, você deve saber que existe um mínimo necessário de pontos para essa transação. O menor lote comercializado aqui no Brasil é de 3.500. Entretanto, esse valor pode mudar de acordo com a empresa, bem como, programa ao qual pertence às milhas e status de elite. 

Preço médio 

Em todo mercado, independente do que se comercialize, existe um preço médio para o produto. Com as milhas não é diferente. Embora o valor deste ativo varie, espera-se que ele permaneça em um range. Ou seja, existe valores mínimos e máximos. Por isso, desconfie de empresas que comercializam pontos muito acima do valor praticado pelo mercado. 

Nem sempre é possível vender todas as suas milhas de uma única vez

Como explicamos, ao vender milhas, você permite que uma empresa utilize esse benefício para emitir passagens para terceiros. Só que, nem sempre, a plataforma precisa de todos os seus pontos de uma única vez. Assim, ela acaba aceitando apenas uma parte do que você ofereceu. 

Quando isso acontece, costumamos dizer que houve uma venda parcial de milhas. Assim, é importante ficar atento ao seu saldo na plataforma. Caso isso aconteça você pode fazer uma nova oferta para o mercado com base na cotação do dia. Dessa forma, o seu preço fica mais competitivo e as suas chances de monetizar as milhas que sobraram aumentam. 

Atenção a validade das suas milhas

Embora vender milhas prestes a vender seja uma boa alternativa, é importante ficar atento a validade dos seus pontos. Algumas plataformas exigem o mínimo de 6 meses de validade, enquanto outras aceitam milhas prestes a vencer em até 30 dias. Porém, neste último caso as plataformas só realizam o pagamento ao vendedor depois do embarque do passageiro.

Você precisa declarar a venda de milhas no seu imposto de renda

Essa é uma informação muito importante e que você precisa saber: todas as operações de venda de milhas devem ser declaradas a Receita Federal. Assim como salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos tributáveis, é necessário informar em seu imposto de renda sobre a venda de pontos. Por isso, se você  investiu dinheiro na compra deste ativo ou que teve ganho de capital com a venda, não se esqueça de guardar todos os documentos que comprovam essas transações, pois eles deverão constar no seu Imposto de Renda. Aqui no blog temos um post completo sobre o assunto.

Pronto para vender milhas? 

Neste post você aprendeu muitas coisas sobre vender milhas, o passo a passo, as principais maneiras de realizar esse tipo de operação, as vantagens, os cuidados e o momento certo. Mas, é claro que sempre existe aquele pulo do gato que pode fazer toda a diferença na sua estratégia para lucrar com pontos. 

Então, se você quer continuar aprendendo sobre vender milhas e como potencializar os seus ganhos, conheça a Bíblia das Milhas e Pontos 2.0. Nesse e-book você encontra tudo sobre os principais programas de fidelidade do Brasil e do mundo. Além disso, terá acesso a estratégias e técnicas para potencializar o ganho de milhas, ter acesso a melhores cartões de crédito e como alcançar mais benefícios na sua viagem! 

Para ter a versão 2.0 da Bíblia das Milhas e Pontos é só clicar no banner abaixo. 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis