Vale à pena transferir milhas para outra pessoa?

Transferir milhas
Transferir milhas entre contas é uma boa opção?

Existem várias formas de potencializar os ganhos de pontos, inclusive, nós já falamos sobre algumas delas aqui. Assim, dentro da mecânica desses programas transferir milhas é uma prática corriqueira e necessária. Em alguns casos você até consegue ganhar bônus ao realizar esse tipo de transação. 

Embora a forma mais comum de transferência dos pontos seja entre programas, muitas pessoas ainda se questionam sobre a possibilidade de mandar algumas milhas para outros participantes e se vale à pena. Pensando nisso elaboramos este post para explicar como funciona essa operação, os custos e outras cositas mas. Venha com a gente!

Posso transferir milhas para outro usuário?

Sim. Hoje a maioria dos programas de fidelidade do país já permitem que os seus participantes façam transferências entre si. Entretanto, cada um tem a sua forma de tratar essa operação. Ou seja, existem limites diferentes para cada plataforma, bem como a validade que essas milhas vão ter após a transação. Veja a seguir algumas regras básicas de cada empresa.

LATAM Pass

Os clientes do programa podem realizar transações entre contas desde que não ultrapasse o limite de 500 mil milhas.  Além disso, essa quantidade é válida para um ano inteiro. Ou seja, se você enviar 500 mil pontos em uma única operação, só poderá realizar outra transferência 12 meses após essa data. Da mesma forma, cada cliente tem um valor máximo de pontos que pode receber.

Smiles

O programa também permite a transferência entre clientes. Assim, cada usuário pode realizar a operação desde que não ultrapasse as 40 mil milhas dentro de um ano. Entretanto, os participantes da categoria Diamante podem transferir o dobro dessa quantidade em um mesmo período de tempo. Vale lembrar que nesses casos os pontos passam a ter validade de apenas 12 meses, diferente do habitual da empresa que são 36.

TudoAzul

No TudoAzul cada cliente pode realizar até quatro transferências por ano. Além disso existe uma cota máxima de 50 mil pontos anuais para essa operação. Ou seja, quando o participante atinge um dos dois limites fica impedido de realizar novas transações em um período de 12 meses. Diferente do Smiles, a plataforma mantém a validade das milhas em 2 anos, contados a partir da data em que são creditadas na nova conta. 

Quanto custa esse tipo de transação? 

Agora que você já sabe que é possível transferir milhas para outra conta e quais os limites de cada programa, provavelmente já está pensando em transferir os pontos daqueles familiares que não usam o benefício, certo? Entretanto  precisamos contar uma coisa. Diferente do que acontece nas transferências entre programas em que as empresas não cobram nada existe um valor a ser pago nesse tipo de transação. 

Isso mesmo, e cada empresa tem um preço diferente. Assim, essa informação muda tudo, pois, agora que você sabe que tem uma taxa é preciso parar e avaliar se realmente vale à pena. Assim, nos programas LATAM Pass e TudoAzul o valor dessa operação é de R$ 40,00 o milheiro. Já na Smiles são R$ 60,00 a cada mil pontos.

Embora o preço da transferência entre clientes seja menor do que para a compra de milhas, por exemplo, ainda assim é um valor alto. Principalmente quando levamos em conta o fato de que ao invés de enviar esses pontos para outra pessoa — supondo que você queira apenas evitar que eles expirem — você poderia vendê-los e ganhar dinheiro com isso.

Em algum momento vale à pena transferir milhas para outro participante?

Existem alguns raros momentos em que transferir milhas para outra conta pode ser interessante. A primeira delas é se o programa estiver oferecendo alguma promoção com bonificação. Ou seja, se ao enviar seus pontos para outra pessoa você tiver direito a ganhar benefícios extras. Entretanto, fique atento a porcentagem bônus.

Se a promoção oferecer menos do que 100% de bônus não acreditamos que seja um bom negócio. A segunda opção infelizmente está disponível apenas para os clientes TudoAzul. Todo o participante do programa tem direito a uma transferência entre contas gratuita, por ano. Entretanto, esses pontos só podem ser enviados para um participante do Clube TudoAzul. 

Em contrapartida, os clientes do Clube TudoAzul podem fazer até duas transferências free entre si. Nesse caso a validade e quantidade de milhas que podem ser transferidas são iguais as da operação normal. Aqui vale ressaltar que, de modo geral, só os participantes que já pagam outro tipo de serviço — clube de milhas — podem usufruir desse benefício.  

Como já dizia o ditado: “nem tudo que reluz é ouro”. Por isso, muito cuidado com as ofertas dos programas de fidelidade, pois nem sempre elas são tão boas quanto aparentam. Assim, antes de tomar qualquer decisão com relação às suas milhas avalie cuidadosamente os prós e contras. Se necessário faça as contas e se tiver oportunidade, pergunte a pessoas mais experientes que você no assunto.

Ahh, você sempre poderá contar com a equipe do Império para ajudar nessa missão. Então compartilhe este post e nos ajude a alcançar mais viajantes. Até mais!

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis