O que é programa de fidelidade: guia completo

Programa de fidelidade
Aprenda o que é programa de fidelidade

Programa de fidelidade, clube de recompensas, programa de relacionamento, cartão fidelidade. Com certeza você já ouviu esses termos, afinal, esse tipo de estratégia está cada vez mais comum entre empresas dos mais diferentes segmentos de consumo. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem do que se trata e como realmente funciona. 

Pois é, com a expansão do universo dos programas de fidelidade esse produto passou a ser oferecido não apenas por companhias aéreas, mas também por empresas de cartão de crédito, bancos e até mesmo postos de gasolina e supermercados. Assim, com tantas opções e modelos diferentes fica até difícil entender o que são esses clubes.

Por isso, resolvemos elaborar este guia completo para que você possa entender de uma vez por todas o que é programa de fidelidade. Assim, neste post vamos explicar como eles surgiram, como funcionam, quais as vantagens, como escolher e quais são os tipos clubes mais comuns.

Preparados? Então, continue lendo e aproveite!

Afinal, o que é programa de fidelidade?

É muito fácil entender o que é programa de fidelidade. Sabe aquela loja ou empresa que você costuma consumir sempre? É bem legal quando dão algum desconto, produto gratuito ou bônus para usar na próxima compra, não é mesmo? Pois bem, é nessa linha que funcionam os clubes de recompensa.

Basicamente, esses programas são uma estratégia para fidelizar clientes. Funciona assim, a pessoa ganha um bônus sempre que consomem algum produto ou serviço da empresa. Dessa forma, os consumidores se sentem estimulados manter um relacionamento com a marca. Pode até parecer algo novo, mas esse tipo de clube já existe a um bom tempo e as companhias aéreas foram as pioneiras. 

Uma das primeiras empresas a lançar um programa de fidelidade foi a American Airlines. A pouco mais de 30 anos a companhia criou o AAdvantage, que por sinal é uma das melhores plataformas deste segmento. A ideia era oferecer aos clientes uma espécie de bônus por escolher a empresa para viajar. Posteriormente, esses benefícios poderiam ser trocados por novos bilhetes. 

Para definir o quanto cada um ia receber de bônus eles se baseavam na distância percorrida pelo cliente durante o voo. Por este motivo, o benefício recebeu o nome de milhas, que nada mais é do que a medida para calcular distâncias nos Estados Unidos. A partir daí outras companhias começaram a adotar esse tipo de programa. 

Então resumindo, programa de fidelidade é uma estratégia que gera benefícios para o cliente sempre que ele opta por uma empresa para consumir determinado produto ou serviço. Assim, hoje, é possível ser membro de clubes de recompensas em companhias aéreas, cartões de crédito, hotéis, posto de gasolina, supermercado, aluguel de carros e muito mais. 

Quais são os principais tipos de programa de fidelidade?

Agora que você já sabe o que são os programas de fidelidade, como e por que eles surgiram e qual é a mecânica básica, se prepare. Vamos apresentar um mundo de opções, afinal, dá para acumular benefícios em praticamente todos os serviços que contratamos e produtos que usamos. 

Duvida? Então, venha com  a gente para conhecer quais são as principais categorias de programa de fidelidade que você pode participar hoje mesmo. 

Companhias aéreas

Esses são os mais antigos e também os mais populares. Os programas de fidelidade das companhias aéreas são aqueles onde os participantes tem como objetivo principal trocar as milhas acumuladas por bilhetes para novas viagens. Entretanto, essas plataformas cresceram ao longo dos anos e hoje é possível usar os benefícios para adquirir outros produtos e serviços em empresas parceiras. 

Aqui no Brasil nós temos três grandes programas do setor aéreo, são eles: Smiles (GOL), LATAM Pass (Latam) e TudoAzul (Azul). Mas, além desses existem alguns clubes internacionais que fazem muito sucesso por aqui, como por exemplo o Miles&Go da companhia portuguesa TAP, LifeMiles (Avianca), Executive Clube (British Airways) e AAdvantage (American Airlines). 

Para participar de um programa de companhia aérea é muito simples. Basta fazer o seu cadastro gratuitamente. Assim, sempre que você realizar uma viagem com a companhia deve inserir o seu número de passageiro frequente e acumular milhas. 

Cartões de crédito

Os cartões de crédito também possuem seus próprios programas de fidelidade. Assim, sempre que você realiza compras utilizando essa forma de pagamento acumula pontos. A grande vantagem desses clubes é que você pode trocar os benefícios por bônus em outros programas como por exemplo, os das companhias aéreas, hotéis, postos de combustíveis, enfim, as possibilidades são muitas. 

É por esse motivo que os cartões de crédito são considerados os melhores aliados de quem participa de programas de fidelidade. E não é só isso! Ao longo dos anos os bancos desenvolveram seus próprios clubes em que o cliente pudesse trocar os pontos acumulados por produtos, viagens, serviços, entre outros. 

No Brasil temos alguns programas deste segmento os principais são: Livelo (Banco do Brasil, Bradesco e American Express), Sempre Presente e IUUP (Itaú), Esfera (Santander) e Pontos Caixa (Caixa Econômica Federal). No entanto, para participar desses clubes é preciso ter um cartão que esteja vinculado ao banco.

Continue aprendendo sobre programas de fidelidade: 

Hotéis

Uma boa parte da nossa experiência durante uma viagem está ligada a escolha da acomodação. Afinal, é sempre bom tomar aquele café da manhã especial, dormir numa cama confortável e ter acesso a outras comodidades que não fazem parte do nosso dia-a-dia. Contudo, um hotel com esses benefícios nem sempre é barato. 

Pensando nisso, as grandes redes hoteleiras desenvolveram os seus próprios programas de fidelidade. Assim, quem participa dessas plataformas recebe desconto na reserva e ainda acumula pontos que depois podem ser trocados por novas diárias. A grande vantagem de fazer parte desses clubes é que você poderá contar com esse tipo de benefício em várias partes do mundo. 

Acontece que a maioria dos programas são vinculados a redes hoteleiras que, por sua vez, possuem estabelecimentos em diversos países. Os principais clubes deste segmento são: ALL (Accor), IHG Rewards Club (IHG Group), Hilton Honors (Hilton), Atlantica Rewards (Atlantica Hotels) e Marriott Bonvoy (Marriott). Para começar acumular pontos você só precisa se cadastrar gratuitamente e fazer reservas nos hotéis participantes. 

Postos de combustíveis

Para quem é dono do próprio veículo o combustível é uma despesa necessária. Entretanto, esse item tem um custo bem alto para simplesmente comprarmos sem nenhum benefício extra em troca. Assim, as grandes distribuidoras encontraram nos clubes de recompensa uma maneira de fidelizar os seus clientes. 

Nos programas de postos de combustíveis o participante acumula pontos sempre que compram combustível ou utilizam outros serviços da empresa como troca de óleo e as lojas de conveniência. Atualmente os brasileiros contam com três clubes deste segmento, são eles: Km de Vantagens (Ipiranga), Premmia (Petrobras) e Shell Box (Shell). 

Além de poder trocar os pontos acumulados por combustível e outros serviços os participantes desses programas tem outras vantagens. A primeira delas é a possibilidade de trocar os benefícios acumulados por milhas nas companhias aéreas. Da mesma forma, esses clubes permitem usar os bônus para reservar hotéis e adquirir produtos em lojas parceiras. Você não paga nada para se cadastrar nessas plataformas. 

Aluguel de veículos

Para algumas pessoas ter o carro próprio é sinônimo de mais despesas. Entretanto, sabemos que no Brasil o transporte público não funciona muito bem. Por conta disso, alugar um veículo passou a ser a melhor opção para muitos. Dessa forma, é possível usufruir do conforto de um automóvel à disposição e ainda economizar. 

Com o aumento na procura por aluguel de veículos as empresas precisavam criar um diferencial para atrair mais clientes e se você pensou em programa de fidelidade, acertou. Esses clubes oferecem pontos de acordo com a sua reserva e posteriormente esses bônus podem ser revertidos em diárias gratuitas e outros benefícios como isenção da taxa de seguro ou upgrade na categoria escolhida. 

Nós brasileiros também estamos bem servidos deste tipo de programa. Atualmente podemos escolher entre quatro opções, são elas: Hertz Gold Plus Rewards (Hertz), Localiza Fidelidade (Localiza), Movida Fidelidade (Movida) e Unidas Sempre (Unidas). Você pode participar de todos eles gratuitamente, basta fazer o seu cadastro. 

Supermercados

A gente disse que dava para conseguir benefícios com todo tipo de produto e serviço lembra? Pois é, você também pode acumular pontos realizando a compra de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal da sua casa. Quem participa desse tipo de clube também tem direito a descontos em produtos, promoções exclusivas e prêmios nos supermercados da rede.

Os principais programas dessa categoria no Brasil são o Pão de Açúcar Mais (rede Pão de Açúcar) e Clube Extra (rede de supermercados Extra). A adesão a esses programas também é gratuita e tudo que você precisa fazer para participar é baixar o aplicativo, realizar o seu cadastro e aproveitar as promoções e descontos. 

Outros conteúdos que podem interessar: 

Cashback

Por fim, porém não menos importante temos os programas de recompensa que oferecem cashback. Sabe aquela compra que você fez na internet, pois é parte do valor que foi pago poderia voltar para o seu bolso se você participasse de uma dessas plataformas. Diferentemente dos outros clubes, aqui o bônus é em dinheiro. 

Funciona assim, sempre que você usa essas plataformas para realizar compras em lojas online — e, em alguns casos, físicas — passa a ter direito a um bônus que nesse caso é uma porcentagem do valor que foi pago que volta para sua conta. Assim, ao acumular um certo montante é possível resgatar o dinheiro ou utilizá-lo na aquisição de novos produtos. 

Muitas empresas já utilizam o cashback para fidelizar clientes aqui no Brasil. Contudo, os principais programas dessa categoria são: Méliuz, Mooba, Ame Digital e Beblue. Para começar a receber parte do seu dinheiro de volta você só precisa se cadastrar gratuitamente em uma dessas plataformas e ativar o benefício durante a compra. 

Como acumular benefícios no programa de fidelidade? 

Agora que você já sabe quais são as principais categorias de programa de fidelidade deve estar pensando como fazer para conseguir acumular benefícios nessas plataformas. Bem, a primeira coisa que você precisa saber é que existem várias maneiras de fazer isso. Sendo assim, vamos falar de algumas delas aqui. 

Utilize os serviços da empresa

Se o objetivo dos programas de fidelidade é estimular a compra dos produtos e serviços de uma marca, então essa é a maneira mais rudimentar de acumular pontos em um clube. Não importa qual seja a categoria, companhia aérea, cartão de crédito, hotel, combustível, enfim a principal maneira de ganhar benefícios é consumindo.

Transfira os pontos de um programa para outro

Uma característica que faz toda diferença dentro de um programa de fidelidade são as parcerias. Elas tornam esses clubes ainda mais interessantes, além disso, permitem a transferência e resgate de benefícios em outras plataformas. É graças a esses vínculos que podemos transferir os pontos do cartão para companhias aéreas.

E não é só isso, você sabia que pode trocar suas milhas aéreas por pontos no programa de hotel? Ou que pode transferir os benefícios acumulados com combustível para a companhia aérea?  Pois é, as parcerias geram várias possibilidades para quem quer acumular mais. Tudo o que você precisa é ter um objetivo.

Compre em lojas parceiras

Sabe aquela loja de roupas ou sapatos da internet que você sempre faz compras? Pois é, ela pode ser parceira do seu programa de fidelidade. O que acontece é o seguinte, ao comprar em determinadas empresas você pode acumular ainda mais no clube companhia aérea, do cartão de crédito, do posto de combustível e hotel.

Clube de milhas

Essa é uma dica voltada para os programas de companhias aéreas e cartões de crédito, mas que ainda assim é muito válida. Se você está realmente disposto a acumular pontos para resgatar mais viagens e outros serviços, participar de um clube de milhas pode ser uma boa estratégia. Trata-se de planos em que você recebe uma quantidade fixa de milhas todos os meses pagando uma mensalidade. 

Leia também estes artigos:

Dicas para escolher o programa de fidelidade ideal

Depois de conhecer o que é programa de fidelidade chegou a hora de escolher o seu. É claro que a gente não vai terminar este post sem contar algumas dicas de como tomar essa decisão. Sendo assim, a primeira coisa que você deve saber é que você é livre para participar de quantos clubes quiser. E de certa forma, quanto mais melhor. 

Dito isto, vamos as dicas.

1. Escolha programas ligados é empresas que você gosta

Essa é uma dica válida para todas as categorias de programa de fidelidade. Se você não curte a empresa nem adianta se cadastrar no clube. Primeiro porque você não vai gastar o seu dinheiro consumindo um produto e serviço que não gosta. Segundo, não faz sentido usar benefícios de um estabelecimento que não atende às suas necessidades. 

Assim, antes de escolher o seu programa de fidelidade faça as seguintes perguntas: “eu gosto dessa empresa?”; “nos últimos 12 meses quantas vezes eu consumi um produto ou serviço dessa marca? Foi uma boa experiência?”. Se as suas respostas forem negativas, já sabe: nem perca tempo fazendo o seu cadastro nesse clube. É melhor procurar outro. 

2. Fique de olho nas parcerias do programa 

Anteriormente explicamos a importância das parcerias com lojas e outros programas e é claro que isso deve ser levado em conta na sua decisão. Participar de um clube que não oferece pontos na compra em outros estabelecimento, que não permite ou impõe dificuldades para que você transfira esses benefícios para outras plataformas não é legal. 

Sendo assim, a nossa dica é que você dê uma pesquisada em quais são as lojas e empresas de serviço parceiras do seu programa de fidelidade. Dessa forma, você vai poder expandir o uso dos seus pontos e milhas e conseguir ainda mais benefícios para o seu dia-a-dia. 

3. É fácil acumular e resgatar benefícios no programa?

A nossa terceira e última dica é: procure saber de outros participantes os que eles acham do programa de fidelidade. Faça perguntas do tipo: “você já resgatou uma passagem aérea com milhas?”; “Quanto tempo demorou para conseguir acumular milhas suficientes?”; “Foi fácil achar bilhetes com preço razoável em milhas?”. Ao fazer essas perguntas você está simplesmente tentando entender como será participar do programa na prática. 

Acontece que alguns clubes oferecem mais facilidades para os seus clientes no acúmulo de pontos e resgate de benefícios. Assim, é importante saber se ao participar de determinada plataforma você terá condições de usufruir do que prometem. Essas perguntas podem ser feitas para qualquer categoria de programa de fidelidade.  

Aprender sobre programas de fidelidade é muito fácil. Neste post você descobriu que é possível conseguir benefícios em praticamente tudo. Além disso, conheceu algumas técnicas para acumular mais e como escolher o seu clube. Diante de tudo isso o que você está esperando para fazer o seu cadastro nessas plataformas? Comece a desfrutar dessas vantagens hoje mesmo. 

Se você curtiu este conteúdo, mas quer aprender ainda mais sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, como acumular cada vez mais milhas e ter benefícios como viagens gratuitas, conheça o nosso e-book Bíblia das Milhas e Pontos. Nele ensinamos vários segredos sobre esse universo. Clique no banner abaixo e descubra!