Categorias de clientes Smiles: benefícios e como realizar upgrade

Categoria de clientes Smiles

Se você é leitor do nosso blog já deve estar careca de saber o que são as categorias de elite e porque elas são tão desejadas pelos participantes dos programas de fidelidade. Da mesma forma, já deve ter visto por aqui que nós falamos desses status no  LATAM Pass e TudoAzul. Entretanto, para finalizar essa sequência de artigos, vamos falar das categorias de clientes Smiles. 

Assim, dentre os programas de fidelidade do Brasil ele é o mais antigo. Para você ter uma ideia, o Smiles pertencia a empresa Varig e foi comprado pela Gol entre 2007 e 2008. De lá pra cá muita coisa mudou na plataforma. Surgiram os cartões co-branded, clubes de milhas, shopping Smiles, enfim uma infinidade de possibilidades que as categorias de clientes podem desfrutar. 

Smiles

Atualmente, o programa tem parceria com 29 bancos e mais de 45 companhias aéreas. Da mesma forma, oferece outros serviços como reserva em hotéis, aluguel de carros, assinatura de clubes, cartões co-branded e a possibilidade de acumular pontos com esses parceiros e lojas de diversos segmentos. Durante algum tempo o programa ficou apagado, pois não oferecia grandes vantagens aos seus participantes. 

Entretanto, nos últimos anos a empresa tem trabalhado e esse esforço tem gerado retorno. A prova é que ficou mais acumular milhas. Além disso, o programa tem oferecido frequentemente boas promoções, além de um catálogo variado de produtos e serviços. Atualmente são quatro categorias de clientes Smiles.

Como subir nas categorias de clientes Smiles

Por via de regra os pontos Smiles tem validade de seis anos. Entretanto, à medida que você vai subindo de categoria a validade das milhas aumenta. Assim, para alcançar os grupos de elite você precisa acumular pontos qualificáveis dentro de um período de 12 meses. O prazo de qualificação começa a ser contado a partir do mês de março. 

Assim, se dentro desse período você juntar as milhas necessárias automaticamente recebe o status da nova categoria. Ou seja, diferentemente do que vimos em outros programas, você não precisa esperar o fim do tempo de qualificação para ter acesso a nova categoria de cliente. Dessa forma, você terá um ano para usufruir da nova classe. 

Veja como alcançar as categorias de cliente Smiles
Veja como alcançar as categorias de cliente Smiles

Assim, se após esse prazo você não tiver juntado pontos suficientes para manter ou subir de categoria, você volta para o patamar anterior. Entretanto, a Smiles é o único programa nacional que permite que você mantenha um “saldo” para o próximo período de qualificação. Ou seja, se você juntar mais do que o necessário para atingir um status, poderá usar o excedente na requalificação ou upgrade. 

Pontos qualificáveis

Assim como nos demais programas nacionais, a Smiles permite que os seus clientes subam de categoria de duas formas: acumulando milhas ou trechos qualificáveis. Entretanto, é preciso cumprir alguns requisitos para validar esses benefícios. Veja a seguir. 

Milhas qualificáveis em voos Gol 

Recentemente a Smiles realizou algumas mudanças na regra de acúmulo de milhas qualificáveis. Assim, valem para o upgrade apenas os benefícios acumulados em voos Gol e companhias parceiras, Clube Smiles e cartões co-branded. No caso das viagens operadas pela própria empresa, a quantidade de pontos varia de acordo com a tarifa comprada pelo passageiro. 

Milhas qualificáveis em voos nacionais com a Gol
Milhas qualificáveis em voos nacionais com a Gol

A origem e destino também influencia na quantidade de milhas qualificáveis que você pode receber em um voo operado pelo Gol. Contudo, no caso de viagens internacionais, o programa considera a distância percorrida, além da tarifa. Assim, para cada 1 milha percorrida acumula-se um ponto qualificável e uma porcentagem sobre a distância. 

Pontos de upgrade em voos internacionais com a Gol
Pontos de upgrade em voos internacionais com a Gol

Por fim, é importante salientar que a Smiles também trabalha com um mínimo de milhas que o participante pode acumular em viagens internacionais. Esse montante varia de acordo com a região de destino. Além disso, esse regra só se aplica quando o trecho tem uma distância inferior ao que a companhia considera o piso. Caso contrário, o passageiro acumula o que for maior.

Pisos mínimos saindo do Brasil
Pisos mínimos saindo do Brasil

Milhas qualificáveis em companhias parceiras

Os clientes Smiles também podem conquistar milhas qualificáveis voando com outras empresas. Entretanto, apesar de ser parceiro de várias companhias, só é possível conseguir esse benefício em 16 delas. Nesse caso, a pontuação varia de acordo com as regras da parceira, bem como a origem e destino do voo e tarifa escolhida. Por isso, é importante consultar cada uma delas. 

Aerolineas Argentinaslink
Aeromexicolink
Air Canadalink
Air Europalink
Air Francelink
Amaszonaslink
American Airlineslink
ANAlink
Aviancalink
British Airwayslink
Copa Airlineslink
Emirateslink
Ethiopianlink
Iberialink
KLMlink
Korean Airlink
Qatar Airwayslink
South African Airwayslink
TAP Air Portugallink
Voepasslink

Assim, tanto em voos nacionais quanto internacionais, os clientes das categorias de elite recebem bônus. Essa regra também vale para algumas companhias parceiras. Contudo, tenha em mente que milhas bônus não contam para subir de categoria de clientes Smiles. 

Milhas qualificáveis em cartões de crédito e Clube Smiles

Além dos voos operados pela Gol e companhias parceiras, os clientes Smiles podem subir de categoria com a ajuda do cartão co-branded e Clube Smiles. Dessa forma, o participante acumula 1 ponto de nível a cada 10 pontos reward que juntar. Assim como nos demais casos, bonificação não gera milhas qualificáveis. 

Milhas qualificáveis no cartão e no Clube Smiles
Milhas qualificáveis no cartão e no Clube Smiles

Trechos qualificáveis

Outra maneira de conseguir alcançar as categorias de clientes Smiles é por meio dos trechos qualificáveis. Assim, são considerados todos os voos operados pela Gol e companhias parceiras. Então, fique atento, pois conexões e trocas de aeronave não são qualificáveis. Ou seja, o que conta é o trecho de origem e destino final. 

Trechos qualificáveis Smiles
Trechos qualificáveis Smiles

Por exemplo, se você saiu de Salvador para Foz do Iguaçu e fez escala em São Paulo, será considerado com um trecho. Da mesma forma, um voo direto de Salvador para Recife conta como um trecho. Essa é uma desvantagem, visto que muitas rotas da companhia contam com conexão. Por outro lado, bilhetes emitidos com pontos Smiles contam como trecho qualificável, desde que operado pela Gol.

Categoria de clientes Smiles

Categoria Smiles

Essa é a categoria básica do programa. Ao fazer o cadastro o cliente se encontra nesse status. Assim, os principais benefícios desse grupo são a validade de 6 anos para milhas acumuladas em voos Gol e 3 anos para as demais formas de ganho. Além disso, é possível resgatar e acumular pontos com o Shopping Smiles e reserva de hotéis e outros serviços.

Categoria Prata

Para conquistar essa categoria de cliente Smiles é preciso alcançar 10 mil milhas qualificáveis ou 10 mil trechos qualificáveis. Os membros desse grupo possuem os mesmos benefícios da categoria inferior e podem antecipar voos sem tarifa e ter a primeira bagagem de até 23kg despachada gratuitamente em um voo Gol. Também é possível acumular 25% de milhas extras em passagens compradas com dinheiro nas empresas Gol, KLM, Air France e Aeromexico e que tarifas escolhidas acumulem Milhas Smiles. 

Categoria Ouro

Para alcançar a categoria Ouro são necessários 18 mil milhas ou 18 trechos qualificáveis. Da mesma forma, é possível acumular 50% de milhas extras em passagens compradas com dinheiro nas empresas Gol, KLM, Air France e Aeromexico e que tarifas escolhidas acumulem Milhas Smiles. Assim, a validade das milhas nessa categoria é 8 anos para milhas acumuladas na Gol e 4 anos para as demais situações. 

Além disso, as milhas qualificáveis excedentes de um ano servem para requalificação do ano seguinte. Os clientes dessa categoria podem antecipar voos sem cobrança desde que até 6hs do voo original, acesso gratuito ao Gol Premium Lounge. Além disso os acompanhantes possuem descontos de 50% e 25% respectivamente para esses espaços.

Nessa categoria é possível despachar duas malas de 23kg gratuitamente clientes têm prioridade no embarque, check-in e recebimento de bagagem. Da mesma forma, é possível marcar assentos gratuitamente e 50% nos assentos +conforto e a cada voo Gol o participante deve receber o mínimo 500 milhas. 

Por fim, clientes ouro e um acompanhante têm 25% de desconto sob o valor da tarifa para acesso à Sala VIP Club do Aeroporto Internacional de Brasília e 10% de desconto sob o valor da tarifa para acesso à Sala VIP do Aeroporto Internacional de Quito, voando GOL – embarque internacional 

Categoria Diamante

Esse é o maior status do programa, por isso para alcançá-lo é preciso acumular 30 mil milhas ou 30 trechos qualificáveis. Assim, os principais benefícios são acesso a salas vip de aeroportos e de companhias parceiras, além do Gol Premium Lounge e todos os benefícios das categorias anteriores. Além disso, a categoria oferece 20 anos de validade das milhas acumuladas com a Gol e 10 anos nas demais situações.

Um dos benefícios mais interessantes desse grupo é o Bilhete Cortesia. Com ele os clientes Diamante tem direito a uma passagem gratuita de ida e/ou volta para um acompanhante, no mesmo dia e no mesmo localizador da sua viagem, adquirida diretamente no site da Gol por ano para qualquer destino nacional ou na América do Sul, desde que seja operado pela Gol. 

Por fim, outro benefício dessa categoria é a Tarifa Diamante, com ela é possível viajar para qualquer destino do Brasil pagando 35 mil milhas/trecho limitado a 10 trechos/ano. Além disso, é possível acumular 100% de milhas extras em passagens compradas com dinheiro nas empresas Gol, KLM, Air France e Aeromexico e acúmulo mínimo mil pontos em todos os voos nacionais.

Posso subir de categoria de cliente Smiles de outras formas?

Sim! Existe uma forma paralela de subir de categoria que é assinando o Clube Smiles. Dessa forma, quando você adere o plano de 20 mil milhas por mês automaticamente você acessa a categoria Diamante. Além de participar do principal grupo do programa, ainda é possível ganhar outros benefícios. Veja a seguir. 

Clube 20.000

  • Esse é o plano top do Clube Smiles. São 20 mil milhas todos os meses;
  • Além disso os clientes que assinarem esse plano automaticamente tornam-se clientes Diamante;
  • Assim, além dos benefícios do clube o cliente vai ter direito a atendimento 24h, antecipação de voos, bagagens gratuitas e bônus no acúmulo de milhas; 
  • Da mesma forma, o plano dá acesso a salas vip nos aeroportos, sala de parceiros e Gol Premium Lounge, além de tarifas especiais e bilhete cortesia Gol;
  • O valor do plano é de 12x de R$ 778,00.

O programa tem ganhado espaço entre as concorrentes nacionais. Assim, se você deseja alcançar as categorias de clientes Smiles use todas as informações deste post, pois será uma grande ajuda. Contudo, vale lembrar que de tempos em tempos algumas regras dos programas de fidelidade mudam. Por isso, a nossa dica é que você sempre visite o site da companhia aérea para checar as informações. 

E se você quer conhecer outros programas e aprender como alcançar as categorias de elite em cada um deles, a Bíblia das Milhas e Pontos pode te ajudar. Neste e-book reunimos o maior conteúdo do mercado de milhas sobre programas de fidelidade, cartões de crédito e hacks de viagem. Clique no banner abaixo e faça o download. 

Texto publicado originalmente em maio de 2020 e atualizado desde então.