Melhores programas de fidelidade: conheça 5 opções

Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são a melhor uma boa maneira de acumular milhas

Se você é leitor do nosso blog já deve estar cansado de saber que os programas de fidelidade são fortes aliados dos viajantes de plantão. Principalmente, daqueles que gostam de viver essas experiências pagando pouco. Entretanto, para obter o melhor desses programas temos que fazer a escolha certa. 

Para isso é preciso conhecer as características de cada um deles, vantagens e desvantagens e outras cositas mas. Pensando nisso, fizemos este post para ajudar a você escolher o seu programa de fidelidade, separamos os cinco melhores e vamos explicar tudinho de cada um. 

O que são programas de fidelidade?

Basicamente os programas de fidelidade são uma forma de fazer com que as pessoas continuem comprando os produtos ou serviços de uma determinada empresa em troca de algum benefício. Esse tipo de clube tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil, para se ter uma ideia mais de 150 milhões de pessoas já participam dessas plataforma no nosso país. 

Os programas de fidelidade são muito comuns entre as companhias aéreas, mas hoje é possível se cadastrar em clubes como esses em bancos, postos de combustíveis, hotéis, supermercados, aluguel de veículo e muito mais. Em geral essas plataformas funcionam da seguinte maneira: o cliente acumula pontos ou milhas na compra de produtos e serviços.

Posteriormente esses benefícios são trocados por descontos, viagens, diárias e muito mais. Além da forma tradicional, os programas contam com parceiras por meio das quais é possível trocar pontos do cartão por milhas aéreas ou milhas por pontos no programa da rede de hotéis, enfim, o céu é o limite. 

Existe o melhor programa de fidelidade?

A possibilidade de comprar passagens aéreas, reservar hotéis, abastecer o veículo sem gastar dinheiro consegue de atrair muita gente. Entretanto, cada programa tem as suas particularidades. Por isso, sempre surge a pergunta: “qual o melhor programa de fidelidade?” Será que ele existe mesmo? 

Bem, algumas pessoas se dedicam a pesquisar cada plataforma e comparar umas com as outras na tentativa de encontrar o melhor programa de fidelidade, principalmente quando se trata de companhias aéreas. Mas, nós acreditamos que a escolha do melhor programa é algo pessoal pois, os seus interesses devem ser atendidos. 

O que levar em conta ao escolher programas de fidelidade?

Como falamos anteriormente a primeira coisa que você deve analisar ao escolher um programa de fidelidade é se ele atende as suas necessidades. Por exemplo, se o seu objetivo é realizar mais viagens a plataforma precisa oferecer algumas vantagens como facilidade de acumular milhas e de resgatar bilhetes com pontos. 

Sendo assim, separamos aqui algumas características que você precisa observar ao escolher um programa de fidelidade. Confira! 

Malha aérea

Imagine planejar uma viagem, acumular milhas e só depois descobrir que a companhia aérea não oferece voos para o seu destino? Seria uma enorme decepção, não é mesmo? Por isso, ao selecionar programas de fidelidade, é muito importante considerar a malha aérea. 

Importante avaliar a malha aérea do programa

Ou seja, a principal companhia do programa tem voos que cobre todo o território brasileiro? Ela oferece viagens diretas para os seus destinos mais visitados e com que frequência? Também é importante avaliar o alcance da malha aérea. Isto é, quanto mais itinerários a companhia oferece, melhor. 

Essa “regra” vale tanto para voos domésticos quanto para quem pensa em fazer viagens internacionais. Nesse caso o ideal é escolher um programa cuja companhia realize esse tipo de operação e também que tenha muitas parceiras que realizam trechos internacionais. 

Validade dos pontos

Logo, logo você vai descobrir que acumular milhas não é um processo tão demorado quanto muitos pensam. Por outro lado, o prazo de validade dos pontos é um detalhe muito relevante na escolha do programa de fidelidade. Isso vale tanto para companhias aéreas quanto cartões de crédito e outras plataformas. 

Qual a validade dos pontos do programa?
Qual a validade dos pontos do programa?

Em média, os pontos tem validade de 24 meses, ou seja 2 anos. Mas, em alguns programas esse prazo pode ser de 3, 8, 10 anos e até mesmo sem data para expirar. Assim, a dica é escolher plataformas que ofereçam a possibilidade de aumentar o tempo de utilização. Seja por meio de upgrade de categoria, adesão ao clube, cartão co-branded, entre outros. 

Preço das passagens

Mesmo que seja em milhas, para reservar uma passagem aérea você terá que pagar. Nesse sentido, é importante saber a média de preço praticada pelo programa de fidelidade. Ou seja, qual é o mínimo cobrado em um resgate com milhas? Hoje, o tarifa de um bilhete com pontos é flutuante. 

Isso quer dizer que, assim como as passagens em dinheiro, o custo para resgatar voos com milhas pode sofrer variações. Alguns fatores são responsáveis por essas mudanças, como por exemplo a oferta e demanda. Ainda assim, alguns programas oferecem boas oportunidades, realizam mais promoções e contam com tabela de resgate. 

Acúmulo de milhas por voo 

Como sabemos uma das formas mais tradicionais de acumular pontos em programas de fidelidade, especialmente os de companhias aéreas é realizando voos com a empresa. Por isso, é crucial saber qual o cálculo que a plataforma utiliza para gerar esse pontos e quais são as regras para tal. 

O programa exige muitos pontos para resgatar voos?

Por exemplo, em alguns programas os participantes só conseguem acumular milhas adquirindo bilhetes com tarifas mais caras. Ou seja, nessas plataformas o custo para gerar pontos com voos pode ser maior que nas concorrentes. Assim, é preciso avaliar se vale a pena pagar mais por esse benefício. Claro que essa avaliação deve considerar outros aspectos dos programas. 

Categorias de elite

Todo programa de fidelidade que se preze tem um sistema de status de elite. Em geral, essas categorias oferecem aos participantes mais engajados benefícios exclusivos. Assim, se você está disposto a aproveitar ao máximo essas plataforma, precisa considerar essas categorias. 

É fácil conseguir status de elite no programa?

Aqui é importante observar dois aspectos. O primeiro deles são os benefícios oferecidos a cada categoria. Além disso, a facilidade para alcançar esses status deve ser levada em consideração. Alguns programas estabelecem metas menores e permitem que os participantes acumulem pontos qualificáveis de diversas formas. 

Parcerias

Por fim, as parcerias são muito importantes dentro dos programas de fidelidade. Através dos acordos com as lojas de consumo, varejo e serviços será mais fácil acumular milhas. Da mesma forma, as alianças com outras companhias aéreas podem ajudá-lo a viajar mais dentro e fora do Brasil. 

Quem são os parceiros do programa?

Além dos pontos que citamos, outras coisas podem fazer diferença na hora da escolher programas de fidelidade como por exemplo, clube de milhas com valor acessível e cartões co-branded e promoções frequentes para multiplicar milhas. Todos esses aspectos devem ser levados em conta na sua decisão. 

Melhores programas de fidelidade para quem mora no Brasil

O que não faltam são opções de programas de fidelidade para você participar tanto no Brasil quanto no exterior. Mas, ao nosso ver a melhor forma de conseguir mais benefícios é participando das plataformas como mais atuação no nosso país. Por meio delas é possível resgatar bilhetes com milhas em diversas companhias. 

Além disso, se você está começando ou não faz muitas viagens internacionais essas empresas são o caminho para entender como esse universo funciona. Por esse motivo, você precisa conhecer um pouquinho mais antes de escolher um desses programas, afinal ele tem que ser adequado às suas necessidades. 

Continue aprendendo sobre programas de fidelidade:

LATAM Pass

Latam Pass. Logo da companhia em roxo e azul

Anteriormente Multiplus, passou a se chamar LATAM Pass após a fusão da TAM com a companhia chilena LAN. O programa oferece aos seus participantes a possibilidade de resgatar bilhetes com milhas, bem como produtos e serviços de diversas marcas. Atualmente a plataforma conta com cinco categorias de elite e pontos com validade de no mínimo 24 meses. 

O LATAM Pass tem parceria com 17 companhias aéreas, 27 bancos e operadoras de cartão de crédito que em sua maioria oferecem transferência na proporção de um para um, bem como lojas parceiras de diversos segmentos, clube de pontos e cartão co-branded.

Vale lembrar que o LATAM Pass conta com uma excelente malha internacional e recentemente firmou parceria com a Azul Linhas Aéreas expandindo o seu alcance em território brasileiro. Recentemente as regras para upgrade de categorias foram alteradas o que gerou insatisfação entre muitos clientes. 

Acontece que antes os pontos qualificáveis eram contabilizados de acordo com a distância do trecho e depois da mudança o critério adotado passou a ser o valor do bilhete. Mas, ao nosso ver, essa alteração, assim como a validação de conexões como um trecho facilitam o acúmulo de pontos e trechos qualificáveis. 

Um problema para quem resgata passagens com pontos no LATAM Pass é a grande diferença de valores. Muitas vezes o preço de um trecho numa mesma data, com a mesma franquia de bagagem e conexão pode custar 2 mil ou 13 mil milhas. Outras mudanças foram feitas na plataforma. 

Desde março de 2022 o programa passou a adotar diferentes tarifas para o resgate de bilhete com pontos. Além disso, o valor das passagens com milhas agora são um espelho da tarifa em reais. Essa atitude acaba encarecendo o preço dos resgates. Por outro lado, os clientes agora podem combinar milhas e dinheiro nas reservas.

Smiles

Logo do programa de fidelidade em laranja e roxo

Esse é o programa vinculado à companhia aérea Gol. Nos últimos anos o Smiles vem trabalhando para atender melhor os seus clientes o que tem gerado bons resultados. Entre as novas resoluções estão o aumento da validade das milhas que podem chegar a 10 anos para quem participa do Clube Smiles ou é cliente Diamante.

Da mesma forma, o programa oferece a possibilidade de comprar “fiado”. Ou seja, reservar o bilhete e pagar com milhas em até 60 dias antes da viagem. Atualmente a Smiles possui três categorias de elite, parceria com mais de 35 companhias aéreas e 29 bancos, facilitando o acúmulo de pontos e resgate de benefícios. 

Em boa parte dos bancos parceiros a regra de transferência é de um para um. Além disso, possível também juntar pontos com outros serviços como aluguel de carros, reservas de hotéis, compras, assinatura do clube e cartão co-branded. Contudo, o programa também tem desvantagens.

Por exemplo, emitir passagens com milhas para voos com destino a Europa ainda é uma dificuldade. Além disso, os participantes só conseguem acumular pontos no programa comprando bilhetes nas categorias Plus e Max. Ou seja, as tarifas mais caras da companhia.

TudoAzul 

Logo tudo azul. avião de papel e nome da empresa

O TudoAzul, foi eleito como melhor programa de fidelidade nacional por três anos consecutivos. Alguns dos motivos que fazem o TudoAzul ser bem avaliado é a cobertura de trechos nacionais, resgates promocionais periódicos e bom atendimento. 

Atualmente o programa oferece três categorias de elite para os seus participantes e facilidade em acumular pontos qualificáveis. Inclusive, é o único que oferece esse tipo de benefício na transferência de bancos parceiros e a paridade costuma ser de um para um. Ou seja, um ponto do cartão vale um ponto Tudo Azul. 

A validade das milhas é de 24 meses. Além disso, a empresa possui parceria com 22 bancos e mais de 45 marcas diversos setores como eletrônico, moda, consumo e varejo. Outra vantagem do TudoAzul são as frequentes promoções de transferência e de pontos extras em lojas. Da mesma forma, o programa conta com clube de milhas e cartão co-branded. 

Entretanto, como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens. A primeira delas é o número de companhias aéreas parceiras que atualmente são quatro. Da mesma forma, o preço para resgate com milhas é alto. Por fim, a empresa cobra uma taxa para resgate de trechos voados por meio do site. 

Livelo 

Livelo. Logo da marca em azul, rosa e branco
Promoção da Livelo oferece até 8 pontos por real

Nem todos os programas que existem pertencem a uma companhia aérea. No caso da Livelo o programa visa o acúmulo de benefícios na compra em lojas parceira e transferência de cartões de crédito e clube de milhas. Além disso, através da plataforma é possível emitir passagens aéreas, fazer reservas em hotéis e troca de pontos por produtos e milhas. 

O programa é parceiro direto do Pontos Para Você do Banco do Brasil e Bradesco Fidelidade, ou seja, todos os pontos acumulados em cartões desses bancos são automaticamente transferidos para Livelo e tem validade de dois anos. 

Também, é possível transferir pontos acumulados nos cartões Digio, Banese Card e do clube de recompensas da American Express. De maneira geral a validade dos pontos acumulados na Livelo é de 24 meses. Contudo, alguns cartões participantes do programa e assinantes do clube tem um prazo maior para utilizar esses benefícios. 

Com a plataforma os clientes também ganham milhas comprando diretamente nas lojas parceiras do programa. Atualmente a empresa tem parceria com as principais companhias aéreas do Brasil, nove empresas internacionais além de programas de fidelidade de redes de hotéis para os quais é possível transferir os seus pontos. 

Miles&Go

Miles&Go. Marca da empresa em preto, verde, branco e vermelho
Miles&Go

Por último, mas não menos importante vamos falar do programa da companhia portuguesa TAP. No ano de 2019 ele foi escolhido pelos viajantes brasileiros como o melhor programa de fidelidade internacional. Por isso, colocamos o programa na nossa lista, pois além de operar em várias capitais do Brasil ele tem parceria com a Gol e Azul e é membro do grupo Star Alliance. 

O programa passou por um reposicionamento nos últimos anos lançando um sistema de resgate flexível dos bilhetes com pontos. Essa mudança reduziu bastante o valor das tarifas cobradas o que é um alívio. Além disso, criou um clube de pontos, aumentou a frequência das promoções de transferências com os bancos do Brasil, o número de assentos com milhas e estendeu para três anos a validade dos pontos. 

Conclusão

Como vimos não faltam opções de programas de fidelidade para você escolher. Entretanto é preciso avaliar qual se adequa às suas necessidades. Vale lembrar que você não precisa participar de apenas um. Então, aproveite que o cadastro nesses programas é gratuito, teste e invista naqueles que julgar serem os melhores. Só não deixe de aproveitar os benefícios que essas empresas podem oferecer. 

E se você quer continuar aprendendo sobre programas de fidelidade, como potencializar o seu ganho de milhas e outros segredos deste universo não deixe de conhecer a Bíblia das Milhas e Pontos. Neste e-book você vai encontrar o conteúdo mais completo do mercado de fidelidade. 

São 23 módulos para te ajudar a se tornar um expert nos programas de fidelidade nacionais e internacionais. Além disso, você vai aprender como multiplicar as suas milhas, ter acesso aos melhores cartões de crédito do mercado e a viajar de executiva pagando só a taxa de embarque. Clique no banner abaixo e descubra!