Shell Box vale a pena? Descubra!

Shell Box
Aprenda a utilizar o Shell Box

Quem participa de programas de fidelidade sabe que existem várias formas de acumular pontos e milhas. Desde passagens aéreas, produtos e serviços e até mesmo com o abastecimento do seu veículo. Inclusive, a rede de postos de gasolina, Shell, é uma das empresas que oferecem esse tipo de produto. Mas, será que o Shell Box vale a pena? 

Para ajudar você a chegar a essa conclusão nós decidimos elaborar esse post. Vamos contar tudo sobre o Shell Box. Como ele funciona, como participar, de que maneira você pode acumular no programa, quais os benefícios e também se é possível juntar milhas. 

Venha com a gente!

O que é o Shell Box? 

O Shell Box é o programa de fidelidade gratuito da rede de postos de combustíveis Shell. Com essa plataforma, os clientes da empresa acumulam pontos sempre que abastecem os seus veículos em um estabelecimento participante. Aqui vale destacar que, em comparação com outras plataformas deste segmento essa é a menor de todas. 

Ou seja, os demais programas dessa categoria — Premmia e Km de Vantagens — tem uma estrutura mais complexa em comparação com o Shell Box. Mas, isso não quer dizer que a plataforma não seja interessante e nem mereça a nossa atenção. Afinal, toda forma de acumular pontos pode fazer diferença na nossa estratégia. 

Como participar do Shell Box? 

Para participar do programa é muito simples. Todo o gerenciamento é feito por meio do aplicativo Shell Box. Sendo assim, você deve fazer o download da ferramenta — disponível para Android e iOS — na loja do seu smartphone. Em seguida faça o seu cadastro. Nessa etapa é preciso informar alguns dados como CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone. 

A partir daí você já pode usar o aplicativo para realizar abastecimentos e com isso acumular pontos. Funciona assim, ao chegar em um posto participante do programa você deve digitar o código localizado ao lado da bomba de combustível. Em seguida, escolha a forma de pagamento e conclua a operação para ganhar bônus.

Atualmente o programa oferece quatro formas de pagamento cartão de crédito, Mercado Pago, PayPal e dinheiro. Com relação a pontuação, ela é feita de acordo com a quantidade de litros abastecidos. Assim, a cada 1 litro de gasolina, etanol Diesel S500 ou Diesel S10 comum você recebe 1 ponto. Entretanto, optando pelos combustíveis da linha Shell V-Power você ganha 2 pontos por litro. 

Pode parecer um custo alto, mas se você considerar que a maioria dos cartões oferecem 1 ponto por dólar, que atualmente está custando cerca de R$ 5,51 (cotação do dia 24/09), a pontuação oferecida pelo Shell Box é bem interessante. Além disso, se você pagar com cartão acumula duas vezes. 

Cashback Shell Box

Além de acumular pontos os participantes do Shell Box podem receber cashback na compra de combustíveis. Ou seja, ao colocar gasolina em um dos postos participantes você recebe parte do valor gasto de volta. Entretanto, para ter direito a esse benefício é preciso ser cliente do Banco Inter ou possuir um cartão Porto Seguro

Dessa forma esses clientes recebem 2% de cashback ao abastecer o veículo com qualquer combustível Shell comum ou aditivado, exceto GNV. No caso dos participantes do Banco Inter o pagamento deve ser feito pelo próprio aplicativo da instituição financeira e o dinheiro é creditado na conta corrente no momento da aprovação do pagamento. 

Já os usuários dos cartões Porto Seguro também ganham dinheiro de volta abastecendo em postos da rede Shell e utilizando o plástico como meio de pagamento. Contudo, o cashback para esses clientes será creditado no valor final da fatura. 

Resgatando os pontos no programa

Com os pontos acumulados no programa você pode resgatar dois benefícios. O primeiro deles é o desconto no abastecimento do seu veículo. Nesse caso, a cada 1 ponto o cliente tem abatimento de R$ 0,02 centavos. Se você fizer essa troca o aplicativo vai gerar pelos combustíveis um voucher com validade de 90 dias.

Porém, existe uma maneira bem mais interessante de utilizar os pontos acumulados no programa. O Shell Box tem parceria com a Smiles, assim você pode trocar esses benefícios por milhas na proporção de 1:1. No aplicativo e não site não especifica uma quantidade mínima para realizar a transferência e as milhas são creditadas 30 dias após a solicitação.

Vale a pena participar do Shell Box? 

Existem prós e contras em todo programa de fidelidade e com o Shell Box não seria diferente. Como vimos o programa é bem enxuto e claro nos objetivos para quem participa. Assim, se você prefere uma plataforma que ofereça categorias de elite, cartões co-branded e mais parceiros para trocar os pontos, não vale a pena se inscrever nessa plataforma. 

O programa tem uma desvantagem com relação ao outras plataformas que é a quantidade de pontos acumulados. No Premmia e Km de Vantagens você ganha pontos por real gasto tanto com combustível quanto em outros serviços como troca de óleo e loja de conveniência. No Shell Box a pontuação é por litro, ou seja, você gasta mais para ganhar bônus. 

Entretanto, o Shell Box tem algumas vantagens, a paridade dele é a segunda melhor entre os programas da categoria e você não paga para realizar a transferência. Assim, considerando todos esses aspectos ainda precisamos levar em conta o programa que você participa. Se a sua intenção é acumular milhas aéreas, só vale a pena se cadastrar na plataforma se você for cliente Smiles. 

Quem está cadastrado em mais de um programa pode considerar o Shell Box. Nesses casos, o desempate será feito comparando o preço do combustível entre os postos (Shell, Ipiranga e Petrobras) e também pela quantidade de estabelecimentos vinculados ao programa na sua cidade. 

Conclusão

Resumindo, o Shell Box tem vantagens e desvantagens e ele pode ser interessante para você de acordo com o seu programa de companhia aérea, preço da gasolina e número de postos da rede em sua cidade. Participar de um clube de combustível sempre vale a pena, mas qual será o melhor para você depende desses fatores. Se você tem dúvidas em decidir qual é o melhor sugerimos que participe de todos por um tempo já que eles são gratuitos. 

Quer aprender mais sobre programas de fidelidade de postos de combustível? Então dá uma olhada nesses conteúdos que separamos para você.