Executive Club: tudo sobre o programa da British Airways

Reino Unido
Reino Unido

Os programas de fidelidade já fazem parte da nossa vida. Com eles temos acesso a vários benefícios que vão desde poltronas mais confortáveis, check-in e embarque prioritário e malas gratuitas até viagens que não custam nada. Assim, o Executive Club é uma das plataformas que chamam a atenção dos viajantes ao redor do mundo. 

Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem as vantagens deste programa e como ele realmente funciona. Por isso, neste post fizemos apanhado de tudo o que você precisa saber sobre o Executive Club. Como participar, principais formas de acumular pontos, benefícios, categorias de elite, como subir de status e muito mais. 

Ficou curioso(a)? Então venha com a gente!

O Executive Club

O programa é simplesmente membro fundador da aliança OneWorld que conta com 13 companhias aéreas em todo o mundo. No Executive Clube os participantes podem acumular pontos em viagens com a empresa e seus parceiros. Da mesma forma, é possível resgatar bilhetes aéreos e outros serviços como reservas em hotéis, aluguel de carro e compras.

Da mesma forma é possível de juntar milhas é respondendo pesquisas com o E-Rewards. O Executive Club trabalha com dois tipos de benefícios os Avios e Pontos de Nível e atualmente, conta com quatro categorias para os participantes do programa: Blue, Bronze, Silver e Gold. Vale lembrar que os grupos de cliente do programa têm relação direta com as classes do programa OneWorld.

Confira outros artigos sobre programas de fidelidade:

Categorias de Elite do Executive Club

Hoje, a grande maioria dos programas de fidelidade contam com categorias de elite. Basicamente, trata-se de uma distinção para os passageiros mais frequentes da companhia aérea. Assim, o participante alcança um desses grupos sempre acumula uma determinada quantidade de pontos qualificáveis, que podem ser obtidos em viagens com a British Airways e parceiras.

A grande vantagem de se tornar um cliente de elite é que você tem alguns benefícios exclusivos como por exemplo, malas de porão gratuitas, mais milhas por trecho voado, upgrade de cabine, entre outros. Além disso, à medida que você avança nas categorias maiores são os seus privilégios. Entenda como eles funcionam e quais são os requisitos para alcançar cada uma desses grupos.

Categoria Blue

Quando alguém se cadastra no Executive Club automaticamente será participante dessa categoria. Nesse status você começa a juntar avios e pontos para alcançar o próximo grupo. Assim, os benefícios oferecidos aos clientes Blue são: preferência de assento e refeições, bem como a possibilidade de presentear e comprar avios. 

No programa, as viagens resgatadas com avios são chamadas de voo de recompensa, entretanto em algumas tarifas eles são classificados como voos de recompensa econômico. Nesses casos os participantes dessa categoria podem resgatar seu bilhete com milhas e uma taxa em dinheiro enquanto todas as taxas e encargos na companhia são pagas pelo Executive Club.

Categoria Bronze – OneWorld Ruby

Aqui os participantes do programa já podem usufruir também dos benefícios das classes de elite da aliança OneWorld. Contudo, para alcançar esse status é necessário acumular 300 pontos de nível ou pelo menos 24 voos elegíveis por ano. Esses clientes tem check-in e embarque prioritário além de seleção gratuita de assentos 7 dias antes da viagem. Da mesma forma, a categoria oferece 25% de bônus no resgate de avios de trechos voados. 

O programa ainda estende a validade do estatuto das participantes que estão em licença maternidade. Além disso os clientes Bronze podem aproveitar promoções exclusivas, transferir, comprar e presentear avios. Por fim, a categoria tem acesso aos voos de recompensa econômicos. 

Categoria Prata – OneWorld Sapphire

Entre os principais benefícios dessa categoria estão o embarque e check-in prioritário, 50% de bônus no resgate de trechos voados e acesso aos lounges da classe executiva. O status prata permite que o cliente e seus acompanhantes levem até duas bagagens gratuita — classe econômica.

Além de extensão do estatuto na licença maternidade os participantes dessa categoria têm benefícios exclusivos do grupo Sapphire na aliança OneWorld. Assim como nas demais classes é possível comprar, transferir e presentear avios. Entretanto, para fazer o upgrade os clientes precisam acumular 600 pontos de nível ou realizar 49 voos elegíveis com a British Airways.

Categoria Gold – OneWorld Emerald

Esse é o patamar mais alto dentro das categorias do Executive Club. Assim para se tornar um membro Gold o cliente precisa acumular 1.500 pontos de nível e 4 voos qualificáveis por ano. Entre os principais benefícios para esse status está a oportunidade de acumular 100% de bônus avios em viagens já realizadas. Além disso, eles têm acesso aos lounges Frist e Concorde Room, vale upgrade Gold para duas pessoas com 3.500 pontos de nível por ano e recompensas prioritárias. 

Da mesma forma é possível adicionar uma bagagem extra para todas as pessoas da sua reserva em qualquer classe. Em Londres, os participantes dessa categoria ainda têm direito ao serviço de aluguel prioritário gratuito com a Avis. Por fim, os clientes desse grupo que alcançarem 35 mil pontos de nível vão se tornar membros vitalícios Gold e vão ter o status renovado automaticamente todos os anos.

Outros conteúdos que podem interessar: 

O que são Avios e Pontos de Nível?

Você deve ter percebido que até aqui usamos a palavra Avios. Bem, esse é o nome que foi dado as milhas no programa da empresa. Eles funcionam como uma moeda virtual com a qual é possível resgatar voos, realizar upgrade de cabine nas viagens e obter promoções especiais. Essas milhas são adquiridas de acordo com a tarifa do bilhete e companhia parceira. 

Na Latam, por exemplo, é possível obter até 125% do trecho percorrido a depender da tarifa. Vale lembrar que os avios também fazem integração com o programa de fidelidade Iberia Plus o que permite resgatar recompensas nas duas companhias. A boa notícia é que esse benefício não expira desde que o cliente compre, transfira ou resgate viagens e serviços de 3 em 3 anos.

Entretanto eles não são qualificáveis para o upgrade de categoria. Nesse caso são utilizados os Pontos de Nível. Esse segundo benefício também pode ser adquirido em viagens realizadas com a British Airways ou membros a aliança OneWorld e as empresas parceiras. A quantidade de pontos acumulados vai depender ainda do tipo de bilhete, tarifa e companhia aérea. 

Voos qualificáveis

Como explicamos anteriormente o você precisa de pontos de nível para alcançar novas categorias. Contudo, é possível realizar o upgrade acumulando voos elegíveis. Desse modo, são considerados para fins de mudança de status as viagens realizadas pela British Airways e companhias parceiras, desde que a tarifa esteja sinalizada como válida para subir de grupo. 

Como acumular avios no Executive Club 

Até o momento os clientes brasileiros não tem à disposição um cartão co-branded para acumular avios. Entretanto, é possível acelerar esse processo utilizando o programa Livelo, pois o mesmo tem parceria com o Executive Club. Assim, a cada 2 pontos Livelo você ganha um avio. A transação pode ser feita na plataforma do programa e o valor mínimo para a transferência é de 10 mil milhas. 

Embora a Latam não faça mais parte da aliança OneWorld ainda é possível resgatar pontos de trechos voados com a companhia no Executive Club. Para isso, é preciso verificar quais são as categorias de voo, tarifas e cabine que permitem o acúmulo de avios no programa da British Airways. 

O Executive Club é um dos melhores programas de fidelidade de companhia aérea que existe no mundo. Além de fazer parte da aliança OneWorld, o que facilita o acúmulo e resgate de milhas, a plataforma é parceira da Livelo e LATAM Pass. Assim, os participantes brasileiros podem participar do clube e garantir os benefícios oferecidos pela empresa. 

Curtiu este post e quer continuar aprendendo sobre milhas, programas de fidelidade, cartões de crédito e outros assuntos? Então faça parte do nosso canal no Telegram! No Segredos do Império você tem acesso a todos os nossos conteúdos. Clique neste link e participe!