Categorias de elite LATAM Pass

Categorias de elite
Conheça as categorias de elite LATAM Pass

Ser membro de categorias de elite oferece vários benefícios como descontos, acesso a salas vip, upgrade de cabine e claro, bônus no acúmulo de pontos. Com isso, à medida que você alcança novos status, ganha mais vantagens e viagens. Esse sistema de classificação de clientes é bem comum nos programas de fidelidade das companhias aéreas nacionais e internacionais. 

Entretanto, alguns programas contam com mais classes e são mais complexos que outros. Vale ressaltar que isso não significa que é impossível fazer parte desses grupos. Ao contrário, com as informações certas você chega lá. Assim, elaboramos este post para falar das categorias de elite do programa LATAM Pass, como alcançá-las, benefícios e muito mais.

LATAM Pass 

Anteriormente conhecido como Multiplus, o programa de fidelidade da Latam teve seu início no ano de 2009. O LATAM Pass está entre os quatro maiores programas do mundo e possui uma malha aérea bem extensa. Atualmente, é possível voar para mais de mil destinos em todo o mundo. Além disso, o programa é associado a 27 instituições financeiras e grandes marcas do setor de consumo e varejo como Booking, Amazon, Movida, entre outros.

Como alcançar as categorias de elite do programa?

Os pontos LATAM Pass têm validade de 24 meses, ou seja, dois anos. Assim, para que você consiga subir de categorias é necessário acumular uma quantidade de pontos qualificáveis. No caso da Latam são considerados qualificáveis os benefícios ganhos na compra em dinheiro de passagens para viagens nacionais e internacionais. 

Da mesma forma, os trechos contam para o upgrade de grupo. Além disso, os participantes podem acumular pontos qualificáveis aderindo a um dos cartões co-branded LATAM Pass Itaucard. Dentro do programa há seis status de clientes. Assim, à medida que o participante vai subindo de categoria, seus benefícios são maiores.

Pontos qualificáveis

O LATAM Pass conta com um período anual para qualificação nas categorias de elite. Assim, todos os anos o programa inicia em 1º de abril de a contabilizar os pontos e trechos qualificáveis acumulados. Dessa forma, essas milhas são válidas para a qualificação no ano seguinte. Ou seja, suponha que em 2020 você juntou pontos ou trechos suficientes para se tornar um cliente Gold. 

Assim, em 1° de abril de 2021 você recebeu a sua qualificação para nova categoria. Com relação ao ganho de pontos qualificáveis, o programa leva em conta o valor do bilhete. Da mesma forma é levado em consideração o destino da viagem. Ou seja, voos domésticos tem uma pontuação diferente dos voos internacionais. Confira. 

Pontos qualificáveis em voos LATAM 

 A regra para acumular pontos qualificáveis em voos LATAM é bem simples. No ano passado, o programa mudou as regras e passou a conceder esse benefício de acordo com o valor do bilhete, vezes um número multiplicador. Assim, em viagens domésticas deve-se multiplicar o preço da passagem em reais por 2,5. 

No caso de voos internacionais, operado pela LATAM a quantidade de pontos qualificáveis é calculada da seguinte forma. O preço da passagem em dólares vezes 6,0. Em todos os casos, os custos de taxas de embarque, impostos e serviços adicionais (assento Latam+, bagagem adicional, etc.), não entram no cálculo. 

Pontos qualificáveis Latam
Pontos qualificáveis Latam
Veja também: 

Pontos qualificáveis em companhias parceiras 

Os participantes do LATAM Pass também podem acumular pontos qualificáveis voando com as companhias parceiras do programa. Atualmente só é possível gerar milhas status em voos com a Delta Airlines e Lufthansa. Boa parte das parcerias deixou de oferecer esse benefício em 30/09/2020, uma pena. Além disso, é importante ressaltar que a pontuação varia de acordo com a classe e tarifa do bilhete. 

Pontos qualificáveis com os cartões LATAM Pass Itaucard

A terceira maneira de conseguir pontos qualificáveis no LATAM Pass é por meio dos cartões co-branded. O programa oferece aos seus participantes 4 opções de plástico diferente nas bandeiras Visa e Mastercard e nas versões Internacional, Gold, Platinum e Black. Assim, cada 10 pontos acumulados valem 2¹ pontos qualificáveis. 

Os cartões Platinum e Black  LATAM Pass Itaucard oferecem pontos qualificáveis
Os cartões Platinum e Black LATAM Pass Itaucard oferecem pontos qualificáveis

Entretanto, apenas as versões Platinum e Black contam com esse benefício. Da mesma forma, o programa limita a quantidade de pontos qualificáveis que cada cartão pode acumular. Assim, o cartão Platinum pode acumular até 5 mil² pontos de upgrade por ano enquanto a versão Black tem até 9 mil³ milhas status.

¹²³ A quantidade de pontos qualificáveis é referente a promoção que vai até 31/12/2022. Contudo, após esse período a bonificação será de 1 ponto qualificável a cada 10 pontos e limite de 3 mil pontos para os cartões Platinum e 6 mil para os cartões Black. 

Trechos qualificáveis LATAM Pass

Com relação aos trechos são contabilizadas idas, vindas e paradas para troca de avião e conexões. Entretanto, voos com tarifas Promo e Basic não somam trechos qualificáveis, apenas contabilizam os pontos. Por outro lado, quem viaja nas classes Premium Business e Premium Economy acumula duas vezes. 

Trecho qualificável LATAM
Trecho qualificável LATAM

Por exemplo, você fez um voo do Brasil para Espanha com para em Portugal. Teoricamente acumulou 2 trechos. Entretanto, a classe do voo foi executiva em toda a viagem. Isto quer dizer que, na prática você conquistou quatro trechos qualificáveis já que a categoria da cabine multiplica o benefício. 

Categorias de elite LATAM Pass

Categoria Latam

Esse é o ponto de partida de todos os participantes. Nesse patamar, o cliente basicamente transfere seus pontos do cartão de crédito e acumulados em voos com a companhia e empresas parceiras a fim de juntar pontos qualificáveis para alcançar a primeira categoria elite. Da mesma forma, esses participantes podem trocar esses benefícios por viagens e outros produtos e serviços. 

Categoria Gold

Você precisa acumular 10 mil pontos qualificáveis ou 14 trechos para alcançar a categoria Gold. Vale lembrar que, 8 dos 10 mil pontos devem ser provenientes de voos operados ou comercializados pela Latam. Nesse patamar o cliente tem direito a upgrade de cabine com 2 cupons para uso do cliente ou acompanhante, check-in preferencial em voos internacionais e bagagem adicional despachada em viagens nacionais. 

Categoria Gold Plus

Os clientes Gold Plus têm direito a benefícios como embarque preferencial em todos os voos além de poder alterar gratuitamente viagens dentro do território nacional. Nesse grupo as viagens valem mais pontos no resgate. Porém, para alcançar esse status são necessários 17 mil pontos qualificáveis — dos quais pelo menos 13.600 em voos operados ou comercializados pela Latam — ou 20 trechos. 

Categoria Platinum

Para se tornar Latam Platinum é preciso acumular 28 mil pontos qualificáveis ou realizar 30 trechos. Com esse status você pode acessar as salas Vip Latam e despachar bagagem adicional em todos os voos da companhia. Além disso, vai receber 6 cupons para upgrade de cabine para você ou um acompanhante. 

Continue aprendendo sobre programas de fidelidade: 

Categoria Black

Os clientes Black têm upgrade de cabine ilimitado, além de suporte preferencial, assento Latam+ em todos os voos com direito a acompanhante e acesso às salas vip do programa e parceiros. Entretanto, para alcançar essa categoria é preciso 80 mil pontos qualificáveis — dos quais pelo menos 64.000 devem ser acumulados em voos operados ou comercializados pela Latam — ou 80 trechos.  

Categoria Black Signature

Essa é a categoria mais alta do programa e para chegar a esse patamar são necessários 160 mil pontos qualificáveis ou 120 trechos em voos operados ou comercializados pela Latam. Todos os clientes Black Signature têm upgrade de cabine ilimitado e prioritário além de check-in preferencial, acesso a sala VIP Latam e as salas das companhias parceiras. 

ATENÇÃO: Durantes a pandemia o programa diminuiu em 30% as matas de qualificação. Confira:

PRINT PONTOS QUALIFICÁVEIS PARA CATEGORIAS DE ELITE
Fonte: LATAM Pass
PRINT TRECHOS PARA UPGRADE DE CATEGORIAS DE ELITE
Fonte: LATAM Pass

Existe outra maneira de alcançar as categorias de elite LATAM Pass?

Com os trechos qualificáveis alcançar as categorias de elite do LATAM Pass ficou bem mais fácil. Contudo, existe uma maneira de conseguir acesso direto aos status do programa. Assinando o clube de milhas você pode se tornar membro Gold. Esse benefício está disponível para os planos de 5 mil e 10 mil pontos por mês. 

Assim, se você quer garantir alguns benefícios das categorias de elite pode assinar o Clube 5 mil. Além das vantagens do status você terá pontos que não expiram, bônus de até 15% por mês, bem como promoções e descontos exclusivos. Além disso, se for cliente LATAM Pass Itaucard poderá acumular até 7 pontos por dólar com o plástico. 

Categoria Gold no Clube LATAM Pass
Categoria Gold no Clube LATAM Pass

O LATAM Pass é o programa que tem mais categorias dentre as empresas brasileiras. Entretanto, isso não significa que é difícil acumular pontos na plataforma. Assim, o que vai impactar o seu sucesso ou não nessa empreitada é o seu empenho. Por isso, leia e releia este post quantas vezes for necessário. Da mesma forma, busque informações no site da companhia, pois podem acontecer atualizações nas regras. 

E se você quer conhecer outros programas e aprender como alcançar as categorias de elite em cada um deles, a Bíblia das Milhas e Pontos pode te ajudar. Neste e-book reunimos o maior conteúdo do mercado de milhas sobre programas de fidelidade, cartões de crédito e hacks de viagem. Clique no banner abaixo e faça o download.