Como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas

Cartão de crédito para ganhar milhas
Como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas

Acumular pontos já faz parte da vida de muita gente. Afinal, essa prática permite que façamos mais viagens gastando menos, além de oferecer outros benefícios. Nesse sentido, os plásticos de crédito são nossos aliados. Mas, como cadastrar o cartão de crédito para ganhar milhas ainda é uma dúvida para algumas pessoas. 

Sabemos que para quem está começando toda essa dinâmica envolvendo cartões de crédito, programas de companhias aéreas, transferência de pontos é um pouco confusa. Entretanto, com uma boa explicação esse processo se torna simples. Por isso, elaboramos este post para explicar como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas. 

Quer aprender? Então, venha com a gente!

Todo cartão de crédito acumula pontos?

Esse é o primeiro ponto que precisa ser esclarecido para quem quer aprender como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas. Nem todo plástico acumula pontos. Se você utiliza um cartão universitário, pré-pago, só débito ou ainda que não cobra anuidade é bem possível que não participe do programa de recompensas. Por isso, antes de tudo você deve confirmar que o seu produto oferece esse benefício. 

Geralmente os plásticos que contam com esse tipo de vantagem apresentam o extrato de pontos acumulados na fatura mensal. Da mesma forma, você pode conseguir essa informação pesquisando os benefícios do seu cartão na internet. Para isso, basta informar qual a instituição emissora, bandeira e variante. Por exemplo: “benefícios do cartão Bradesco Mastercard Black”.

Como escolher um cartão de crédito para ganhar milhas? 

Uma pergunta muito comum entre aqueles que desejam acumular pontos é: “qual o melhor cartão de crédito para ganhar milhas?”. Bem, essa é uma pergunta que pode ter várias respostas. Afinal, a escolha de um plástico leva em conta as necessidades e gostos pessoais de cada um. 

Em outras palavras, existe o melhor cartão de crédito para você. Nem sempre o que é bom para o seu amigo se encaixa nas suas necessidades. É claro que tem aqueles plásticos que são tops de linha, oferecem uma pontuação diferenciada, inúmeros benefícios e por isso, são objeto de desejo de muitas pessoas. 

Mas, por outro lado, são cartões que exigem uma renda mensal alta e cobram uma anuidade bem salgadinha. Assim, as nossas dicas para quem quer escolher um plástico para acumular milhas é avaliar a sua condição financeira e considerar se realmente aquele cartão cabe no seu orçamento. 

Em seguida, pesquise quais são os cartões que se encaixam ao seu padrão financeiro e que juntam milhas. Como sabemos, a maioria das instituições tradicionais oferecem plásticos que acumulam 1 ponto por dólar. Contudo, nos bancos digitais e de cooperativas é possível encontrar produtos com uma pontuação melhor além de renda mínima e anuidade mais barata.

Confira outros conteúdos sobre cartão de crédito:

Passo a passo para cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas 

Agora vamos ensinar como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas na prática. É bem verdade que esse processo já foi mais complicado. Entretanto, com a expansão do universo de programas de fidelidade a transferência desses benefícios entre as plataformas é feita com apenas um clique. 

Programas de cartão de crédito

O primeiro passo é conhecer o programa de recompensas no qual o seu cartão acumula pontos. Isso, mesmo. Os bancos criaram essas plataformas para facilitar a movimentação desses benefícios. Assim, ao invés de ter que ligar para uma central você pode fazer qualquer operação pelo site. 

Os principais programas de cartão de crédito do Brasil são: a Livelo que é para usuários dos cartões Bradesco, Banco do Brasil e American Express; Sempre Presente e IUUP para clientes Itaú; Esfera do Banco Santander e Pontos Caixa da Caixa Econômica Federal. Caso você não seja cliente de uma dessas instituições deve consultar onde os pontos são acumulados. 

Por exemplo, quem participa do Nubank Rewards pode consultar e realizar suas operações por meio do aplicativo do banco. O mesmo vale para os clientes do Programa Átomos do C6 Bank. Geralmente esses sites são bem intuitivos e você encontra todas as informações necessárias para trocar pontos por milhas.

Conheça os programas parceiros

Na prática você não vai cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas. Parece confuso? Calma, a gente explica. Como falamos anteriormente os bancos contam com uma plataforma para que você possa administrar os pontos acumulados no plástico, certo? Acontece, que essas empresas já possuem parceria com programas de companhias aéreas. 

Em outras palavras, você não precisa cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas porque ele já faz parte de uma plataforma que tem parceria com programas de fidelidade companhias aéreas. Assim, tudo o que você precisa fazer é escolher para qual empresa deseja enviar os seus pontos. 

Os principais programas de companhias aéreas que temos no Brasil atualmente são o LATAM Pass (Latam), Smiles (Gol) e TudoAzul (Azul). A maioria das plataformas de cartão de crédito tem parceria com essas empresas, além de permitir que os pontos sejam transferidos para clubes de recompensa internacionais como Miles&Go (TAP), Executive Club (British Airways), entre outros. 

Aqui uma dica bem importante para quem ainda não escolheu o cartão de crédito é saber se o programa do banco é parceiro da companhia aérea que você é ou deseja ser cliente. Como falamos, apesar das instituições permitirem a troca para os principais programas do país podem haver algumas exceções. 

Paridade e lotes mínimos e máximos para transferência

Quem pretende trocar os pontos do cartão por milhas aéreas deve estar ciente de alguns detalhes importantes. O primeiro deles é a paridade entre os programas. Isto é, ao transferir 1 ponto do plástico ele equivalerá a quantas milhas aéreas? Quem utiliza um cartão de instituições tradicionais como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa a paridade é 1:1 nos programas das companhias. 

Mas se o seu cartão é de um banco digital ou cooperativa essa equivalência pode mudar. Por exemplo, 4 pontos Nubank são iguais a 1 milha Smiles. Por outro lado, 1 ponto Modalmais se transformam em 25 milhas Smiles. O mesmo vale para transferências para programas internacionais. 

Com relação ao limite mínimo para transferência cada banco exige uma quantidade de acordo com o programa para o qual o usuário deseja trocar. Para exemplificar os participantes da Livelo precisam de 10 mil pontos para transferir os benefícios para Smiles, 20 mil para LATAM Pass e mil para o TudoAzul. 

Continue aprendendo com esses artigos:

Dicas para acumular mais milhas com cartão de crédito

Agora que você já entendeu como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas não poderíamos finalizar este post sem contar algumas dicas de como potencializar o acúmulo de pontos utilizando o plástico. Com algumas atitudes simples essa ferramenta será uma grande aliada.

Concentre gastos

Essa é uma dica tanto para quem já acumula pontos com cartão de crédito quanto para quem está começando. Utilizar o plástico como principal forma de pagamento dos seus compromissos é uma das melhores maneiras de acelerar o ganho desses benefícios. Assim, na sua próxima compra lembre-se disso. 

Hoje, a maioria dos estabelecimentos já aceitam cartão de crédito como forma de pagamento. Dessa maneira, você pode usá-lo para as despesas do dia-a-dia como supermercado, transporte e até as contas de água, luz e internet. A gente já ensinou aqui no blog como pagar boletos usando o plástico. 

Mas atenção! Quando falamos de concentrar gastos estamos nos referindo as despesas que você tem todos os meses. Nada se sair por aí estourando o limite do cartão. Da mesma forma, pague a fatura integral e evite o parcelamento. Essa prática pode acabar comprometendo a sua saúde financeira e estragando o seu plano de acumular mais pontos. 

Use o cartão adicional

A maioria das instituições financeiras oferecem aos seus clientes os chamados cartões adicionais. Esses plásticos tem a mesma bandeira, variante (Gold, Platinum, Black, Infinite), benefícios e pontuação do cartão titular. Porém, a anuidade é menor e em alguns casos o usuário tem a isenção dessa tarifa.

Talvez você esteja se perguntando: “mas, como o cartão adicional vai me ajudar a acumular mais milhas?”. Bem simples, como já explicamos esse plástico tem as mesmas características do titular, inclusive a pontuação. E assim como os gastos são reunidos em uma única fatura, os pontos gerados com as compras também. 

Então, imagine que você tem um cartão que acumula 2 pontos por dólar, o que já é excelente. Mas, na sua casa tem mais duas pessoas que utilizam cartão de crédito que não participa de programa de recompensas. Nesse caso, você poderia solicitar 2 plásticos adicionais e assim, juntar mais pontos. Ou seja, com três cartões gerando benefícios a viagem no final do ano está garantida. 

Aproveite as promoções de transferência

Essa última não deveria nem ser dica, mas sim regra para qualquer pessoa que participa de programas de fidelidade e acumula pontos com cartão de crédito. Aqui no Império a gente costuma dizer que toda operação envolvendo milhas deve ser feita na oportunidade e não na necessidade. Ou seja, existe um momento certo para usar esses benefícios. 

Assim, se você deseja potencializar os ganhos com os pontos acumulados no cartão de crédito recomendamos fortemente que só faça a transferência entre esses programas durante uma promoção. Nessas ocasiões as plataformas oferecem de 30% a 120% de bônus na operação. Isto é, a chance de dobrar a quantidade de milhas. 

As campanhas envolvendo transferência bonificada estão cada vez mais frequentes entre os programas de cartões de crédito e companhias aéreas. Tudo o que você precisa fazer é ficar de olho nessas plataformas para aproveitar a oportunidade quando ela surgir. 

Aprender como cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas não é tão complicado como você imaginava, não é mesmo? Na verdade, trata-se de entender quais são os benefícios do seu plástico, o programa de recompensas do banco e escolher a companhia aérea. Hoje, com a expansão deste universo as informações sobre essas plataformas estão mais acessíveis. 

Curtiu este post? Então dá uma conferida nesses conteúdos que separamos para você.