HotMilhas: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma

hotmilhas
Conheça a HotMilhas

Vender milhas é um assunto que desperta o interesse de muitas pessoas. Afinal, a comercialização desses benefícios pode trazer lucros para quem tem pontos acumulados nos programas de fidelidade. Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre essa prática e como funcionam as plataformas de comercialização, como por exemplo, a HotMilhas.

Quem acompanha o nosso blog com certeza já nos ouviu falando que milhas são dinheiro. Contudo, sabemos que, para muitas pessoas, essa informação ainda não faz muito sentido. Querendo ou não a comercialização das milhas e todo este mercado gigantesco que conhecemos ainda é algo relativamente novo e pode gerar muitas dúvidas em quem está recém chegado neste mundo. 

Sabemos que, depois de muito esforço para acumular milhas, ninguém gostaria de perdê-las, não é mesmo?  Por isso, elaboramos este post para falar de mais uma plataforma de compra e venda de pontos: a HotMilhas. Vamos contar um pouco da história da empresa, como funciona o processo de comercialização de milhas, prazos, pagamentos, se é uma empresa segura e confiável e também se vale a pena fazer negócio com a empresa. 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então é só continuar a leitura!

A HotMilhas

Fundada em Belo Horizonte pelo empresário Ramiro Madureira, a HotMilhas já atua no mercado há mais de 10 anos, sendo uma das empresas mais antigas e conhecidas do ramo. Nesse período a plataforma já realizou a compra de mais de 7 bilhões de milhas dos principais programas de fidelidade do Brasil. O site trabalha a partir da premissa de que participantes de programas de fidelidade podem emitir bilhetes com pontos para outras pessoas. 

A HotMilhas, empresa controlada pelo grupo 123 Milhas, é um dos maiores nomes do mercado de comercialização de milhas do cenário nacional. A plataforma aumenta, a cada dia, a sua carteira de clientes fiéis graças à eficiência e eficácia no serviço prestado.

O lema da empresa é: “transforme as suas milhas em dinheiro” e é exatamente o que eles fazem. Por isso, se você ainda não sabe o que é preciso fazer para vender as suas milhas através da plataforma, continue conosco e confira agora mesmo.

A Hotmilhas
A HotMilhas

Como vender pontos na HotMilhas?

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, nem toda plataforma de comercialização de milhas é igual. Existem maneiras diferentes de realizar e intermediar este tipo de transação. Aqui no blog nós já temos um post explicando em detalhes como funciona a venda de milhas. Nesse artigo tratamos também sobre as principais formas de realizar a comercialização desses benefícios — direta e indireta — e também como algumas empresas atuam dentro desse mercado. 

Assim, existem plataformas que apenas fazem o intermédio entre pessoas que desejam comprar e as que querem vender. Contudo, algumas empresas são o comprador final dos pontos. A HotMilhas se encaixa nesta última categoria, ou seja, ela adquire as milhas e depois dá o destino desejado a elas. 

Vender milhas na plataforma

Ou seja, ao invés de intermediar a compra e venda, a HotMilhas compra os seus pontos e posteriormente os utiliza para emitir bilhetes aéreos, o que já é uma outra etapa do processo. Neste momento, o que nos interessa saber é que a plataforma é uma compradora direta de milhas aéreas. Por isso, o trâmite é bem simples e pouco burocrático. 

Assim, na plataforma é possível vender milhas dos principais programas de fidelidade do Brasil: LATAM Pass, Smiles e TudoAzul. Ou seja, se você acumula pontos em qualquer um destes programas, conseguirá vendê-los através da plataforma. Além disso, a HotMilhas oferece um preço diferenciado para clientes LATAM das categorias Platinum e Black. Para realizar o negócio é bem simples e o primeiro passo é solicitar uma cotação. 

Continue lendo:

Antes de tudo, é necessário realizar uma cotação. Este é o primeiro passo para realizar a sua venda. Na página inicial o vendedor deve informar o e-mail, nome, programa de fidelidade e quantidade de milhas que deseja comercializar. A partir daí a HotMilhas envia uma cotação via e-mail, levando em contas o montante de pontos, a empresa e os valores do dia — vale ressaltar que o preço das milhas é dinâmico.Ou seja, não espere que os valores sejam os mesmos. É muito provável que cotações realizadas em intervalos de tempo curtos tenham discrepâncias de valor consideráveis.

Cotar milhas na plataforma

Assim, caso o cliente decida prosseguir com a operação deverá criar uma conta na plataforma, que também é muito rápido, prático e intuitivo. Após escolher entre pagamento antecipado ou agendado, o vendedor terá o valor da operação creditado na conta corrente informada. Embora a HotMilhas não venda bilhetes aéreos diretamente é preciso informar a sua senha e login do programa de fidelidade.

Atualização Agosto 2023: Na noite do dia 26/08/23 a empresa HotMilhas, administrada pelo grupo 123 Milhas, emitiu uma nota informando sobre a suspensão temporária do serviço de compra e venda de milhas em seu site. De acordo com a empresa, houve um atraso nos pagamentos dos clientes previsto para o dia 25/08/23 graças a uma forte queda das vendas da 123 Milhas, resultando na suspensão temporária dos serviços. Além disso, funcionários da empresa relataram o fim dos serviços com uma demissão em massa de vários funcionários no dia 28/08/23.

HotMilhas suspende temporariamente compra e venda de milhas
HotMilhas suspende temporariamente compra e venda de milhas

Quantas milhas posso vender e quanto vou receber por elas? 

No site da HotMilhas cada programa de fidelidade exige uma quantidade mínima e também tem um limite de milhas que podem ser comercializadas. Ou seja, dentro de uma faixa pré estabelecida, o vendedor escolhe quantas milhas quer comercializar. 

Já com relação ao pagamento é a plataforma quem estabelece o preço a ser pago de acordo com o total de pontos, cotação do dia e companhia aérea. Inclusive, este é um dos principais  motivos pelos quais os preços variam tanto. Portanto, o Império te apresenta agora mesmo os valores pré fixados pela empresa.

Confira lotes mínimos e máximos de vendas na HotMilhas:

  • Latam Pass: mínimo de 20 mil e máximo de 700 mil milhas;
  • Tudo Azul: mínimo de 12  mil e máximo 360 mil milhas;
  • Latam Platinum/Black: mínimo de 20 mil e máximo de 700 mil milhas;
  • Smiles: mínimo de 50 mil e máximo de 700 mil milhas.

Pagamento agendado ou antecipado

A HotMilhas trabalha com duas formas de pagamento: agendado ou antecipado. No primeiro caso o pagamento só é feito depois que o comprador utiliza as milhas. Além disso, o vendedor pode escolher receber o dinheiro em 20, 30 ou 45 dias após a aprovação da venda. Já para quem opta pela segunda opção, os pontos só podem ser usados depois do pagamento.

Na HotMilhas é possivel escolher entre pagamento agendado e antecipado
Na HotMilhas é possivel escolher entre pagamento agendado e antecipado

Na venda com pagamento antecipado a HotMilhas garante o pagamento em até 1 dia útil após a aprovação da venda. Talvez você esteja se perguntando por que alguém escolheria a opção de agendar se pode receber o dinheiro praticamente no mesmo dia. Bem, a resposta é simples, o valor a ser embolsado. 

Ao negociar a venda você receberá uma cotação com base em alguns aspectos como falamos anteriormente. Além disso, a escolha da forma de pagamento também influencia no preço final. Assim, quem escolhe o pagamento antecipado acaba recebendo menos pela negociação. Por isso, optar pelo pagamento agendado pode ser uma opção interessante a depender do caso e da cotação. 

HotMilhas é confiável? 

Uma coisa que preocupa muitas pessoas na hora de comercializar milhas é a segurança da empresa. Afinal, com tantos golpes e fraudes virtuais, a segurança é um fator  determinante atualmente. Ninguém quer correr o risco de oferecer a senha e login do programa de fidelidade, ter os pontos utilizados e não receber nada por isso, não é mesmo? Por isso, pesquisar sobre a confiabilidade de uma empresa antes de fornecer os seus dados é indispensável. Sendo assim, existem algumas formas de identificar se um estabelecimento é confiável ou não. 

No caso da HotMilhas a plataforma oferece em seu site número de CNPJ, endereço, telefone e WhatsApp para contato. Isso quer dizer que você está tratando com uma empresa registrada e se acontecer algo fora do esperado poderá conversar diretamente com eles ou tomar as devidas providências legais. 

A HotMilhas é uma das empresas mais bem avaliadas dentro do segmento
A HotMilhas é uma das empresas mais bem avaliadas dentro do segmento

No caso da HotMilhas o CNPJ está ativo e regular. Entretanto, caso você precise aderir aos serviços de alguma empresa e queira visualizar a situação atual do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é possível fazer esta validação através do site oficial da Receita Federal. 

Além disso, podemos destacar que a empresa tem uma boa reputação no site Reclame Aqui. Nos últimos seis meses a nota da HotMilhas está com média 8.7 que é considerada uma ótima pontuação. 

A maioria das queixas giram em torno de problemáticas como falha no pagamento, cancelamento da venda e atraso no recebimento do valor. Entretanto, a empresa se mostra solícita e atenciosa para resolver os erros apontados pelos seus usuários. 

Atualmente o índice de solução chega a 91.6% e 70% das pessoas afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa. Resumindo, é seguro vender suas milhas na plataforma

Contudo, queremos aqui ressaltar a importância de você, como vendedor, entender todo o processo na negociação com a empresa. Todo e qualquer procedimento realizado no mundo virtual é passível de cuidado redobrado. Por isso, antes de vender as suas milhas, pesquise sobre a empresa, seu funcionamento, política interna e tudo mais que for possível. 

Em outras palavras, antes de concretizar a venda certifique-se de que compreendeu e concorda com os termos estabelecidos. Além disso, registre toda a operação. Grave ou tire prints de tudo para a sua segurança. Este tipo de atitude pode evitar muitas dores de cabeças futuras. 

Vale a pena vender as minhas milhas pela HotMilhas?

Este é um assunto complexo e precisamos admitir que a resposta não depende apenas da qualidade dos serviços oferecidos pela HotMilhas. Claro, como já vimos, a empresa é segura e confiável, portanto, se você quer vender as suas milhas, vale a pena fazer isso através dela. 

Entretanto, quem acompanha o Império com certeza já aprendeu que as milhas devem ser vendidas na oportunidade e não na necessidade. Isso quer dizer que você deve ter um plano estratégico e um projeto de organização financeira com as suas milhas. Elas não devem ser vendidas apenas porque você quer ou está precisando do dinheiro, mas sim porque a transação será uma boa oportunidade. 

Infelizmente é comum que o preço oferecido pelos sites (inclusive pela HotMilhas) seja baixo se comparado ao valor do milheiro no próprio programa de fidelidade. Por isso, este tipo de venda nem sempre é uma boa ideia. 

Sabemos que parece complicado, mas na verdade não é. Para facilitar o entendimento, confira a explicação abaixo:

No dia 20/01/2023 foi realizada uma cotação junto à HotMilhas, para a venda de 12 mil pontos TudoAzul (valor mínimo) onde o valor de venda mais alto seria de R$ 315,86, com recebimento em 150 dias corridos. 

Ou seja, vendendo 12 mil milhas da Azul, o máximo que o cliente conseguiria receber é R$ 315,86 dentro de 150 dias. Enquanto isso, a Azul vende as suas milhas por R$ 0,07 a unidade. Ou seja, 12 mil milhas TudoAzul custam R$ 840,00 junto ao programa.

Mas o que queremos dizer com isso? As suas milhas valem muito mais do que é pago pelas plataformas de compra e venda. Por isso, a nossa recomendação é: só venda as suas milhas de forma estratégica! Nós estamos constantemente falando aqui que a melhor maneira de utilizar as suas milhas é resgatando passagens. Entretanto, não é porque você não pretende resgatar bilhetes aéreos agora que precisa vender os seus pontos na primeira chance que tiver. 

Mas calma! Nem tudo está perdido! Existem sim, boas razões para você vender as suas milhas. Vender os seus pontos pode ser capaz de te gerar uma boa renda extra e ainda te dar uma mão na roda durante as viagens, afinal, durante uma viagem é mais vantagem ter o dinheiro na mão do que as milhas no programa, não é mesmo? 

Além disso, comercializar as suas milhas lhe proporciona flexibilidade e liberdade financeira. Poder comprar e vender quando quiser é a prova viva de que elas são sim parte do seu patrimônio e estão sob seu controle. Por isso trace um planejamento e organize as suas milhas tratando-as como o que realmente são: parte do seu patrimônio. 

Qual o melhor momento para vender as minhas milhas?

Sabemos que este último tópico pode ter confundido algumas pessoas e, por isso, resolvemos descomplicar. Existem, sim, formas de vender as suas milhas sem perder dinheiro. Por isso, é essencial que você saiba quais são os melhores momentos para realizar essas transações. 

Sendo assim, a resposta é a mais óbvia de todas: o melhor momento para vender as suas milhas é quando elas estiverem próximas de expirar. Isso mesmo. Mesmo que você não tenha a intenção de resgatar uma passagem agora, não custa nada continuar recheando o seu saldo, não é mesmo?

Por isso, aguarde até que a validade das suas milhas se aproxime para, então, vendê-las. Entretanto, esteja muito atento aos prazos. Algumas plataformas de compra e venda não aceitam transações de milhas com validades muito próximas. Portanto, realize a transação com uma “folga” até o dia do vencimento.

Além disso, você também pode usar a lei da oferta e da demanda ao seu favor. Durante os meses de férias, é comum que os preços das passagens aéreas disparem, por isso, muitas pessoas correm para comprar milhas e resgatar seus bilhetes com valores menores. Por isso, a alta estação pode ser um excelente momento para encontrar um bom preço em troca das suas milhas. 

Viu só? Oportunidade. Usando as estratégias corretas, as suas milhas valem muito mais e você só sai ganhando. 

É possível comprar milhas pela HotMilhas?

Sem muitos rodeios, a resposta é não. Não é possível comprar milhas, em sua forma literal, pela HotMilhas e nem por nenhuma outra plataforma. As milhas propriamente ditas só podem ser comercializadas através dos seus devidos programas de fidelidade. Afinal, a venda de milhas surgiu como uma estratégia das companhias aéreas para aumentar os seus lucros. 

Sabemos que neste momento você está se perguntando como uma plataforma de compra e venda de milhas simplesmente não vende milhas. É confuso, nós sabemos, mas na verdade é bem simples. 

Plataformas como a HotMilhas “vendem milhas” por meio de passagens aéreas. Ou seja, elas compram ass milhas, resgatam os bilhetes e os vendem. Sendo assim, o cliente final consegue comprar milhas em forma de passagens aéreas e não de pontos. 

E antes que você se pergunte se vale a pena, a resposta normalmente é sim. Claro que devemos considerar a cotação do momento, mas normalmente comprar milhas em forma de passagem costuma ser um bom negócio.

Como já deu para perceber, a verdade é que não existe uma fórmula mágica para sair lucrando no mundo das milhas. A receita para o sucesso neste cenário é ter disciplina, constância e estratégia. Esses são os elementos responsáveis por potencializar o seu ganho com milhas. 

MaxMilhas ou HotMilhas: qual é melhor?

Com certeza você já deve ter ouvido falar de outros sites em que é possível vender os seus pontos, como por exemplo a MaxMilhas. Sendo assim, é comum que haja um teor de comparação alto entre elas, mesmo que existam diferenças nos serviços prestados. Nesse sentido, uma dúvida comum entre as pessoas é qual dessas plataformas é a melhor. 

Em princípio as duas oferecem um serviço similar, mas existem algumas diferenças. O primeiro deles é que a MaxMilhas faz o intermédio entre vendedores e compradores. Você se lembra que comentamos sobre a existência de empresas que atuavam como mediadoras na comercialização dos pontos? Pois bem! A MaxMilhas é uma delas. Isso significa que você pode estabelecer um preço para a comercialização das suas milhas, o que é mais interessante. Já no caso da HotMilhas, como a plataforma é a compradora dos pontos, o valor também é determinado por ela, logo a flexibilidade é menor e, em alguns casos, o lucro também pode ser.

Em contrapartida, na HotMilhas você pode escolher receber o dinheiro antecipadamente. Outra diferença é a quantidade mínima de pontos para a venda. Enquanto na HotMilhas é necessário ter um valor mínimo de 12 mil pontos, a MaxMilhas permite que você comercialize até 3.500 milhas independentemente do programa. Ou seja, se você não tem muitas milhas acumuladas, ou pretende se desfazer de um valor baixo, esta transação não é possível na HotMilhas, mas na MaxMilhas pode ser. 

Veja também: 

Assim, a escolha entre as plataformas deve ser feita levando em conta a quantidade de milhas que você deseja vender, de que forma quer receber o seu pagamento e o mais importante quanto cada uma delas está oferecendo pelos os seus pontos. 

Conclusão sobre a plataforma

A HotMilhas é uma das pioneiras no mercado de compra e venda de milhas. Neste post vimos de que forma é possível comercializar esses benefícios na plataforma, quais os diferenciais que ela oferece, além das vantagens e desvantagens da empresa em comparação às concorrentes. 

A plataforma se mostra segura, confiável e uma excelente opção para quem quer vender as suas milhas com segurança e tranquilidade. Além disso, a empresa presta um atendimento muito bom, dentro do possível, atendendo às queixas e demandas dos seus clientes com seriedade e rapidez. 

Como falamos anteriormente, vender milhas não é uma tarefa banal e a transação deve ser feita mediante um bom planejamento estratégico. Por isso, sempre deixe para vender as suas milhas na oportunidade e não na necessidade. A nossa dica é: amplie os seus horizontes e passe a enxergá-las como parte real e tangível do seu patrimônio. 

Sendo assim, de nada adianta utilizar uma boa plataforma de venda se você realiza as transações sem o mínimo de organização financeira. Sendo assim, acreditamos que saber lidar com as suas milhas pode ser a virada de chave definitiva para uma verdadeira revolução na sua vida pessoal, social e, principalmente, financeira. 

Quer saber tudo sobre o mundo das milhas e descobrir as estratégias corretas para lucrar com elas?

Se você curtiu este post e quer aprender mais sobre venda de milhas, participe no Close Friends do Império. Em nosso perfil privado divulgamos diariamente as melhores promoções dos programas de fidelidade, além do passo a passo para executar cada uma delas. Clique no banner abaixo e faça parte!

Cristo Redentor: 5 Curiosidades sobre o monumento icônico Passeios em Paris: 5 opções imperdíveis Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos