Descubra os 5 maiores erros ao vender milhas aéreas

5 maiores erros de quem quer vender milhas aéreas

Vender milhas aéreas está se tornando uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros. Finalmente, as pessoas estão começando a perceber o potencial que esse ativo tem como uma fonte de renda extra. Contudo, muitos se lançam nesse mercado sem entender como ele funciona e quais riscos pode oferecer. 

Assim, algumas práticas ruins podem acabar comprometendo o seu sucesso nesse mercado. Talvez você até já tenha passado por uma experiência negativa e esteja desanimado com a comercialização de pontos. Mas, venha com a gente, pois, neste post vamos falar dos 5 grandes erros que uma pessoa pode cometer ao vender milhas aéreas. 

Quer saber como evitar erros ao vender milhas aéreas? Então continue a leitura!

1. Não conhecer os seus direitos como consumidor

Esse é um erro de quem deseja vender milhas aéreas, mas ainda não realizou a primeira operação por medo de estar violando alguma lei ou regra. Bem, os programas de fidelidade costumam condenar essa prática sob pena de suspensão dos pontos e/ou exclusão do participante. Mas, estamos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo artigo 5º da CF. 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o usuário pode usar da maneira que considerar melhor os benefícios que são seus por direito. Por isso, cláusulas abusivas e que nos obriguem a renunciar este direito, devem ser desconsideradas. Da mesma forma, na Constituição Federal, artigo 5º, inciso II consta que nenhum cidadão é obrigado a fazer algo, a não ser em virtude da lei. 

Conheça os seus direitos antes de vender milhas aéreas
Conheça os seus direitos antes de vender milhas aéreas

Assim, como não existe uma lei específica que proíbe a comercialização de pontos, os programas de fidelidade não podem nos proibir de vendê-los. Então, se até hoje você deixou de comercializar suas milhas por achar que era ilegal, saiba que essa prática pode ser justificada de acordo com esses mecanismos. 

2. Vender milhas aéreas em qualquer plataforma

Antes de pensar em vender milhas aéreas você precisa conhecer quais plataformas realizam esse tipo de serviço e o mais importante: saber qual delas realmente é confiável. Parece óbvio falar sobre isso, mas muita gente acaba caindo em golpes justamente porque não procurou mais detalhes sobre a empresa. 

Pesquise sites de confiança para vender suas milhas
Pesquise sites de confiança para vender suas milhas

Como falamos anteriormente o mercado de venda de milhas ainda não tem uma legislação que regulamente e que nos proteja em caso de golpes. Por isso, é essencial verificar a idoneidade da empresa. O primeiro passo é se certificar de que a plataforma tem CNPJ, endereço fixo e número de telefone. 

Em seguida, confira a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. Fazendo isso, você vai ter uma ideia dos possíveis problemas que podem encontrar ao fazer negócio na plataforma. Por fim, desconfie de ofertas muito atrativas. O mercado de venda de milhas aéreas tem um preço médio. Assim, desconfie de sites com valores muito acima do mercado. 

Veja também:

3. Não saber as regras do site comprador

Outro grande erro de quem deseja vender milhas aéreas é não ler as regras da plataforma. Muita gente simplesmente pula essa parte e já vai clicando na caixinha que aceita todos os termos. Embora seja cansativo ter que ler todo aquele contrato, lembre-se que você está tratando de negócios e é nesse documento que vai estar disposto os direitos e deveres do contratante e prestador do serviço. 

Antes de fechar venda certifique-se que está de acordo com as regras da plataforma
Antes de fechar venda certifique-se que está de acordo com as regras da plataforma

Só lendo todo o regulamento e contrato você vai saber se está de acordo ou não com as cláusulas. Em casos de dúvidas será possível entrar em contato com a empresa para esclarecer possíveis questões. Caso contrário, não adianta reclamar com a empresa depois, alegando que não sabia das regras da negociação. 

4. Não usar um gerenciador de milhas

Empolgadas com o novo mercado, muitas pessoas começam a vender milhas aéreas. Mas, depois de algum tempo, elas percebem que não estão tendo lucro. Em casos como esse o grande problema é a falta de organização. Não saber quantas milhas você vendeu no último mês, o valor de cada operação e quando o dinheiro vai cair em sua conta, certamente vai atrapalhar a sua estratégia. 

O Oktoplus é a nossa ferramenta favorita para gerenciar milhas
O Oktoplus é a nossa ferramenta favorita para gerenciar milhas

Assim como em qualquer negócio, a venda de milhas precisa ser bem organizada. Para ajudar nessa missão você pode contar com os gerenciadores de milhas. Esses programas registram quantos pontos entraram e saíram das suas contas nos programas de fidelidade. Os mais conhecidos são o AwardWallet e o Oktoplus. Inclusive, neste último é possível comercializar seus pontos com diferentes sites. 

Continue aprendendo sobre venda de milhas:

5. Vender milhas aéreas sem fazer cotação em mais de um site

Quando vamos fazer um negócio, o objetivo é sempre garantir a melhor oferta. Assim, em uma venda de milhas aéreas a intenção é realizar a operação pelo maior valor possível. Por isso, é um grande erro vender seus pontos sem antes conferir a cotação em outras plataformas. Em geral, o preço não muda muito de uma empresa para outra. 

Antes de vender milhas aéreas compare o preço oferecido em diferentes plataformas
Antes de vender milhas aéreas compare o preço oferecido em diferentes plataformas

Contudo, em algumas situações é possível encontrar duas empresas oferecendo o mesmo valor pelas suas milhas, mas em uma delas o prazo para receber o pagamento é menor. É claro, que aqui você deve manter a sua atenção em relação a reputação da empresa. Escolha plataformas confiáveis para comprar preços e garantir um bom negócio. 

Próximo passo para lucrar com a venda de milhas

Vender milhas aéreas é uma atividade com grande potencial financeiro. Assim, eliminando todos os erros de que falamos neste post, temos certeza que você vai conseguir gerar um boa renda extra nesse mercado. Agora, se a sua intenção é se tornar um expert no assunto, conheça a Bíblia das Milhas e Pontos. 

Nesse ebook nós reunimos os principais conteúdos sobre programas de fidelidade do Brasil e do mundo, venda de milhas e estratégias para você viajar mais gastando menos. Para ter acesso a esse conteúdo é muito simples. Clique no banner abaixo para começar a desvendar o universo das milhas e pontos.