Qual o melhor programa de pontos do Brasil?

Conheça o melhor programa de pontos do Brasil

Escolher um programa de pontos é um dos primeiros passos para quem deseja acumular esses benefícios de maneira mais rápida. Afinal, uma boa plataforma oferece mecanismos para que os seus participantes consigam juntar pontos e milhas em diversas oportunidades do dia a dia. Contudo, a maioria das pessoas ficam preocupadas com apenas os programas de fidelidade de companhias aéreas. 

Elas esquecem que a plataforma a qual o cartão de crédito está vinculado tem muita importância no sucesso da estratégia. Já podemos adiantar que esse é um grande erro. Mas, nem tudo está perdido! Felizmente você está lendo este post e vai poder mudar essa história. Elaboramos este conteúdo para ajudá-lo(a) a entender melhor sobre programa de pontos e como escolher o seu. 

Quer saber tudo sobre programas de pontos? Então, venha com a gente!

Afinal qual a diferença entre programa de pontos e programas de milhas?

Com o passar dos anos, os conceitos de pontos e milhas ficaram cada vez mais parecidos, o que pode gerar uma grande confusão. Assim, sabemos que hoje muitas companhias aéreas adotam o termo pontos, para falar dos benefícios acumulados em seus programas. Da mesma forma, os bancos utilizam a mesma nomenclatura para a vantagem oferecida pelos cartões de crédito. 

Neste post programa de pontos refere-se exclusivamente aos programas de cartões de crédito
Neste post programa de pontos refere-se exclusivamente aos programas de cartões de crédito

Assim, a diferença entre um e outro vai depender do contexto. Ou seja, sobre que tipo de programa de fidelidade estamos tratando em cada situação. No caso deste post, ao falarmos sobre programa de pontos, entenda que estamos tratando das plataformas vinculadas aos bancos e cartões de crédito, combinado?

Quais os principais programas de pontos do Brasil?

Os programas de pontos de cartão de crédito são mais uma categoria de programa de fidelidade que encontramos hoje. Essas plataformas foram desenvolvidas pelos bancos para que os seus clientes pudessem movimentar os benefícios acumulados com os plásticos. Ou seja, transferir para as companhias aéreas. 

Contudo, com o passar do tempo, os programas de pontos passaram a oferecer uma série de benefícios para os seus clientes. Como por exemplo, a oportunidade de acumular mais comprando em lojas parceiras, em clubes de pontos e também com a compra deste ativo. Além disso, tornou-se possível resgatar passagens aéreas, produtos e serviços por meio dessas plataformas.

Veja também: 

Essas mudanças foram uma estratégia, não só para atrair clientes, mas também, para evitar que os pontos fossem transferidos para outros programas. Como resultado, pensar na escolha de um bom programa de pontos passou a ser muito importante. Assim, hoje existem três grandes plataformas deste segmento que valem a pena considerar. Confira. 

Livelo

A Livelo foi o primeiro programa de pontos que trouxe o conceito de uma plataforma mais completa para os benefícios acumulados no cartão de crédito. Fundada em 2016, a empresa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre Bradesco e Banco do Brasil. Assim, os clientes dessas instituições passaram a ter os pontos automaticamente creditados na Livelo. 

Dessa forma, os usuários de cartões deste banco poderiam trocar os pontos por milhas em companhias aéreas ou por produtos e serviços. Ao longo dos anos a plataforma foi aumentando o seu leque de serviços e, ao mesmo tempo, passou a permitir que clientes de outros bancos e programas de pontos pudessem usar a Livelo. 

Clube Livelo
Livelo

Atualmente, é possível transferir pontos de programas de outros 10 bancos e cooperativas para a Livelo. Além disso, você pode participar da plataforma, mesmo que não tenha um cartão elegível, pois ela oferece outras formas de acúmulo. Entre elas: compras em lojas parceiras online e físicas, assinatura de clubes e compras de pontos.

Assim, para participar é muito simples, basta fazer o seu cadastro gratuito. Para usuários dos cartões Bradesco, Banco do Brasil e American Express o registro na plataforma é automático. Contudo, quem tem um plástico parceiro pode fazer a transferência dos pontos. Outra vantagem da Livelo são as possibilidades de utilização dos benefícios. 

Os clientes Livelo podem transferir pontos para 9 companhias aéreas nacionais e internacionais, além de programas de hotéis. Da mesma forma, a empresa realiza diversas promoções de transferência bonificada o que permite que os participantes multipliquem a quantidade de milhas. Por fim, é possível resgatar produtos e pacotes de viagem direto na Livelo. 

Continue aprendendo sobre programas de pontos:

Esfera

Seguindo o exemplo da Livelo, o banco Santander lançou o programa Esfera. A proposta dessa plataforma é também oferecer aos usuários uma gama maior de serviços. Assim, podem participar usuários dos cartões da instituição, nas seguintes categorias: 1|2|3, Unique, Unlimited, Elite e Dufry. Nesse caso, a adesão também é automática.

Santander Esfera
Santander Esfera

Além dos pontos dos cartões de crédito, os clientes Esfera podem acumular benefícios por meio da compra de pontos, assinatura de clubes e em lojas parceiras. No programa os participantes ainda contam com a campanha “Bateu, Ganhou” que oferece bônus para aqueles que cumprem os desafios da promoção.

Com relação ao resgate de pontos, a Esfera tem parceria com as principais companhias aéreas do Brasil, além da plataforma Iberia Plus. Além disso, é possível resgatar passagens, pacotes de viagens, produtos e serviços direto no programa. Recentemente a empresa passou a permitir a troca de pontos por cashback na fatura dos cartões e escolher entre dinheiro de volta ou pontos nas compras em lojas parceiras. 

iupp

O terceiro programa de pontos que oferece mais de uma possibilidade aos seus clientes é o iupp. A plataforma foi lançada em 2020 pelo Banco Itaú para substituir o Sempre Presente. Assim, o novo programa é bem mais completo que o anterior. Nele, qualquer pessoa pode participar e acumular pontos. 

Para isso, basta fazer o cadastro de maneira gratuita. Entre as principais formas de acumular, a plataforma oferece pontos nas compras em lojas parceiras e também na aquisição destes benefícios. Além disso, usuários dos cartões Itaú podem transferir os pontos para o iuup e aproveitar as promoções de transferência bonificada. 

iupp
iupp, o novo programa de fidelidade do Itaú

Dessa forma, é possível usar os pontos do programa para resgatar produtos, serviços, experiências em restaurantes e vouchers no Pão de Açúcar Mais ou Clube Extra. Por fim, o iuup tem parceria com as principais companhias aéreas do país, bem como a TAP Miles&Go. 

Como escolher o programa de pontos ideal para mim? 

Até aqui vimos o que os programas de pontos podem oferecer aos seus usuários. Assim, para garantir ainda mais sucesso na sua estratégia é importante avaliar cada um deles antes de fazer a sua escolha. Dessa forma, a sua triagem começa na seleção do cartão de crédito. 

De acordo com a sua escolha, ele poderá estar vinculado a um desses três programas. Assim, pensando em uma seleção a partir da plataforma você deve observar alguns pontos, primeiro deles são os parceiros. O programa de pontos tem vínculo com quais companhias aéreas, hotéis, etc.? Qual a paridade? Quantos pontos são necessários para realizar uma transferência? 

Outra característica importante são as possibilidades de acumular pontos. Assim, verifique se o programa oferece promoções para compra em lojas parceiras. A plataforma conta com assinatura de clubes? É possível comprar pontos? Quanto mais formas juntar pontos a empresa tiver, melhor. 

Confira outros artigos:

Por fim, e mais importante: o programa de pontos participa de promoções de transferência com frequência? Quanto mais a plataforma oferece essas oportunidades, melhor para você. Pois, assim, é possível multiplicar a quantidade de pontos que você acumulou no cartão de crédito e dentro do programa. 

Veredito: qual o melhor programa de pontos do Brasil?

É claro que não poderíamos terminar este post sem o nosso veredito de melhor programa de pontos do cartão de crédito. Bem, na nossa opinião, a Livelo é a melhor plataforma deste segmento. Para começar, a empresa conta com o maior número de parceiros para transferências de pontos. 

Além disso, é possível transferir tanto para companhias aéreas quanto hotéis. Da mesma forma, qualquer pessoa pode participar, mesmo que não tenha um cartão Bradesco, Banco do Brasil e American Express. Além disso, graças às parcerias clientes de outras instituições financeiras e cooperativas podem transferir pontos dos plásticos para a Livelo. 

Outra vantagem do programa são as frequentes promoções para acumular pontos em lojas parceiras. Frequentemente a plataforma oferece 10 ou mais pontos por real. Da mesma forma, realizam campanhas de assinatura de clube com descontos ou bônus. Por fim, os clientes Livelo participam da maioria das ações de transferência bonificada.

Os programas de ponto são uma parte essencial da sua estratégia para acumular milhas. Afinal, por meio deles é possível potencializar os seus ganhos e destiná-los para viagens, hospedagens e outros serviços. Contudo, existem outros conhecimentos que certamente vão aprimorar os seus resultados. 

Na Bíblia das Milhas e Pontos você encontra tudo o que precisa saber sobre programas de fidelidade, técnicas para acumular ainda mais, bem como formas para se tornar cliente de elite. Nesse ebook reunimos ainda estratégias para quem deseja viajar mais gastando menos e como gerar uma renda extra com as suas milhas. 

Tenha acesso a todo esse conteúdo agora mesmo. Clique no banner abaixo e descubra a Bíblia das Milhas e Pontos!