Programa de fidelidade em hotéis: tudo o que você precisa saber

programa de fidelidade em hotéis
programa de fidelidade em hotéis

A estadia é uma parte muito importante de uma viagem. Afinal, não há nada melhor do que poder descansar em uma cama confortável depois de um dia de diversão. Contudo, esses estabelecimentos oferecem mais do que uma boa noite de sono e ficar hospedado em um bom hotel é em si uma experiência. Por isso, os programas de fidelidade em hotéis têm ganhado cada vez mais atenção. 

Com eles os viajantes podem ficar hospedados em hotéis de grande porte ao redor do mundo pagando com pontos. Não sabia que isso era possível? Fique tranquilo! Pois elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de programa de fidelidade, quais empresas oferecem essas plataformas, como acumular pontos e muito mais. 

Continue com a gente e saiba como escolher o programa de fidelidade em hotéis que mais combina com seu estilo de viagem!

Como funciona o programa de fidelidade em hotéis?

Se você já participa de outros programas de fidelidade como de companhias aéreas, saiba que a mecânica dos programas de hotéis é bem parecida. Ou seja, tudo começa a partir do momento em que você se torna membro. Assim, à medida em que faz reservas em estabelecimentos participantes do clube, ganha pontos ou noites.

Geralmente, os pontos são acumulados levando em conta o valor da reserva, vezes um multiplicador. O número multiplicador pode variar de acordo com o tipo de acomodação escolhida, se a reserva é reembolsável ou não, o hotel e claro, o programa. Posteriormente, esses benefícios podem ser trocados por novas diárias. Bem simples, não é mesmo?

Os programas de fidelidade em hotéis melhoram a nossa experiência de viagem
Os programas de fidelidade em hotéis melhoram a nossa experiência de viagem

Entretanto, para deixar o programa mais interessante, os hotéis estabelecem parcerias com outras empresas do segmento de viagens e também de outros ramos. Assim, é possível acumular e resgatar pontos em diversos serviços. Ou seja, você pode utilizar os pontos do programa de fidelidade em hotéis ou pode trocá-los por milhas aéreas, por exemplo. 

Estas plataformas também contam com categorias de cliente. Assim, quem acumula mais ganha benefícios exclusivos que podem deixar a sua experiência de hospedagem ainda melhor. Como dissemos, é bem semelhante com o que as companhias aéreas oferecem.

Como escolher um programa de fidelidade em hotéis?

A escolha do programa de fidelidade em hotéis deve ser feita de acordo com alguns critérios. O primeiro deles é o seu perfil de viajante. Se você gosta de se hospedar o em hotéis 5 estrelas ou de marcas famosas, é interessante participar das plataformas oferecidas por grupos como Accor, Hilton, IHG e Atlantica.

Da mesma forma, quem realiza muitas viagens internacionais deve considerar um programa que oferece hotéis nos mais variados lugares do mundo. Bem como, a disponibilidade em regiões que você mais frequenta. Considere também o programa que atende melhor ao seu tipo de viagem. 

Alguns pontos devem ser considerados ao escolher o programa de fidelidade em hotéis
Alguns pontos devem ser considerados ao escolher o programa de fidelidade em hotéis

Quem viaja em família, por exemplo, precisa considerar estabelecimentos que estão preparados para atender crianças e/ou pessoas idosas. Por outro lado, se a sua intenção é se hospedar em estabelecimentos mais em conta e de quebra acumular pontos, algumas plataformas de reserva de hotéis também contam com clubes de recompensa.

Por fim, há pessoas que participam de programas de fidelidade em hotéis, visando a utilização dos pontos em outros serviços. Se esse é o seu caso, considere programas parceiros de companhias aéreas e que você possa transferir pontos entre eles. Nós vamos falar sobre isso mais à frente. 

Para quem é o programa de fidelidade em hotéis?

Não precisa ser expert em programas de fidelidade para saber que participar deste tipo de clube em hotéis tem as suas vantagens. Entretanto, o acúmulo de pontos nessas plataformas é diferente do que estamos acostumados a ver nas aéreas, por exemplo. Nesse sentido, é importante avaliar quem são as pessoas que mais podem se beneficiar desses programas. 

De maneira geral, todo mundo pode, e deve, se cadastrar em programa de fidelidade em hotéis. Entretanto, nem todo mundo vai se beneficiar dessa estratégia. Assim, esse tipo de clube é vantajoso para quem realiza muitas viagens durante o ano e pode acumular uma boa quantidade de pontos para resgatar novas diárias. 

Quem viaja uma ou duas vezes por ano não consegue aproveitar tanto. Para essas pessoas, participar de programas de fidelidade em hotéis pode ser uma estratégia complementar. Isto é, você pode aproveitar os pontos acumulados com as diárias, transferindo-os para outras plataformas. Como as de companhias aéreas, por exemplo. 

Principais programas de fidelidade em hotéis

Agora que você já sabe que existem diversos programas de fidelidade em hotéis e que eles oferecem diversas vantagens, entre elas hospedagem grátis. Chegou a hora de conhecer alguns dos principais clubes dessa categoria. Confira. 

ALL – Accor

O grupo Accor é uma das maiores redes de hotéis do mundo que comanda 36 marcas e 3.960 propriedades em 110 países diferentes. A empresa atende tanto clientes do segmento luxo quanto econômico. Há também opções para aqueles que gostam de resorts e os que preferem alugar uma bela casa. 

É claro que com um alcance tão grande o grupo tem clientes fiéis no mundo inteiro. Assim, não poderia deixar de ter um programa de fidelidade. O ALL é o programa de recompensas da rede Accor. Como ele, os participantes podem acumular pontos nas reservas de hospedagens e também utilizando os espaços co-working da marca. 

Sofitel Paris Le Faubourg
https://all.accor.com/1295

Uma grande vantagem de participar desse programa é que a Accor tem parceria com diversas lojas de consumo e varejo, serviços de aluguel de carro, restaurantes e empresas de viagem. No Brasil as companhias aéreas Latam, Gol e Azul são parceiras do programa. Da mesma forma, os clientes Livelo podem transferir pontos para a plataforma. 

O All — antigo Le Club — conta com 5 categorias de clientes: Classic, Silver, Gold e Diamante. Os participantes realizam o upgrade à medida que acumulam quantidade necessária de pontos qualificáveis. Entre os benefícios de cada categoria estão: mais pontos, desconto nas reservas, check-in e check-out prioritário, desconto em spa, restaurantes e salas vip, entre outros. 

Hilton Honors – Hilton 

O Hilton é um grupo fundado em 1919 no Texas, EUA. A empresa possui uma rede de hotéis e resorts em todo o mundo. Ao todo são 18 marcas e aproximadamente 2.500 estabelecimentos espalhados em 80 países. No Brasil, a rede possui 9 hotéis. Logo, a participação no programa de fidelidade pode ser interessante. 

Hilton Rio de Janeiro Copacabana
Hilton Rio de Janeiro Copacabana

Você pode acumular pontos no programa fazendo reservas nos hotéis e resorts da rede. Assim, é possível resgatar novas diárias, créditos aplicativos de transporte, lojas e restaurantes, bem como companhias aéreas. No Brasil, o grupo tem parceria com a Latam. 

Quem participa do Hilton Honors pode participar de 4 categorias diferentes de membros: Member, Silver, Gold e Diamond. Uma grande vantagem é que não há diferença entre pontos qualificáveis ou não. Ou seja, todos os benefícios acumulados durante a estadia são válidos para upgrade de status. 

IHG Rewards Club – IHG

O InterContinental Hotel Group é uma empresa de origem britânica. O número de hotéis é o maior do mundo com mais de 5.000 estabelecimentos em todos os continentes e 16 marcas. Entre os principais benefícios que o IHG Rewards Club oferece estão a possibilidade de acumular pontos diretamente na sua companhia aérea e milhas que não expiram desde que movimentadas em um período de 12 meses. 

Para acumular os pontos você precisa estar cadastrado no programa e se hospedar em algum dos hotéis da rede. Assim, ao fazer uma reserva nos estabelecimentos das marcas: InterContinental Hotels & Resorts, Kimpton Hotels & Restaurants, Regent, Hotel Indigo, Even Hotels, Hualuxe, Crowne Plaza Hotels & Resorts, Voco, Avid e a rede Holiday Inn, você ganha 10 pontos por dólar. 

INTERCONTINENTAL MALDIVAS MAAMUNAGAU RESORT
Intercontinental Maldivas Maamunagau Resort

Entretanto nos hotéis Staybridge Suites e Candlewood Suites você ganha 5 pontos a cada dólar. Ainda é possível acumular com jantares em restaurantes, comprando pontos ou transferindo os pontos da sua conta Livelo. Com relação às recompensas você pode trocar por reservas de hotéis, passagens aéreas, aluguel de carro, entre outros.

Além disso, à medida que você avança nas categorias ganha mais benefícios. O IHG Rewards Club conta com quatro categorias: Clube, Gold, Platinum e Spire. Para realizar o upgrade é preciso acumular uma quantidade preestabelecida de noite. Assim como no Hilton Honors, todas as noites da reserva, independentemente do hotel escolhido, contam para subir de status.

Como acumular milhas aéreas com o IHG Rewards Club

Como falamos anteriormente, o programa IHG Rewards Club permite que você acumule pontos diretamente no programa de fidelidade das companhias aéreas. Aqui no Brasil é possível transferir esses benefícios para a Smiles e LATAM Pass. Dessa forma, os clientes Smiles e Latam Pass acumulam 2 milhas a cada dólar gasto ou moeda equivalente.

Entretanto, essa regra é válida nas reservas na rede InterContinental nos Estados Unidos, Canadá, México, América Latina e Caribe. Além de todos os hotéis Crowne Plaza, Hotel Indigo, EVEN Hotels, Holiday Inn, Holiday Inn Express do mundo. Já nas estadias em hotéis das marcas Staybridge Suites e Candlewood Suites os membros LATAM Pass e Smiles ganham 1 milha por dólar ou moeda local equivalente.

Atlantica Rewards

Radisson Blu São Paulo
Radisson Blu São Paulo

A Atlantica é o maior grupo de hotéis de origem latino americano. Atualmente representa 19 marcas e gerencia 120 hotéis só no Brasil. O programa de fidelidade foi lançado em 2018 e em parceria com a Livelo. Logo, assim como os clientes dos cartões Banco do Brasil e Bradesco, os pontos acumulados no Atlantica Rewards são automaticamente creditados na plataforma. 

Para participar é bem simples, basta estar cadastrado na Livelo e realizar a sua reserva em um dos hotéis do grupo Atlantica. Assim 30 dias após o check-in os seus pontos serão creditados e você pode trocá-los por diversos benefícios como passagens aéreas e produtos. Vale lembrar que a paridade é de um para um, ou seja, a cada R$ 1,00 gasto em sua acomodação você recebe um ponto Livelo. 

Esse é um programa bem vantajoso para quem mora no Brasil. Com o acúmulo de pontos sendo realizado diretamente na Livelo os participantes podem transferir o que foi acumulado para as principais companhias aéreas do país, além de nove estrangeiras. Da mesma forma, pode usar os benefícios para resgatar diárias em hotéis da rede Accor e IHG

Allpoints Hotel Rewards

O Allpoints Hotel Rewards é um programa de fidelidade em hotéis diferente do que vimos até agora. Trata-se de uma plataforma de reserva de hotéis como Booking.com, Expedia, Kayak entre outros. Entretanto, ao adquirir uma diária por meio do site o participante acumula pontos. 

A grande vantagem aqui é que o Allpoints Hotel Rewards não está vinculado a nenhuma grande rede hoteleira. Por esse motivo, os seus participantes podem acumular pontos reservando hotéis das mais variadas marcas, preços e gostos. Para se ter uma ideia, são cerca de 550 mil estabelecimentos participantes. 

Allpoints Hotel Rewards
Allpoints Hotel Rewards

Assim, a cada R$ 1,00 gastos com reservas os participantes acumulam 1 ponto que nunca expira. Dessa forma, a partir de 3 mil pontos já é possível resgatar diárias gratuitas ou trocar por milhas aéreas. O programa também oferece categorias de elite. Atualmente são quatro status: Classic, Silver, Gold e Black. 

As categorias de elite não oferecem muitas vantagens. A única diferença entre elas é a quantidade de pontos extras acumulados em cada diária. Nesse sentido, a grande vantagem do programa é de fato poder trocar os benefícios acumulados por milhas. A plataforma tem parceria com a Smiles e Miles&Go e a paridade é de 10:1. Ou seja, a cada 10 pontos no programa acumula-se 1 milha aérea. 

Conclusão

Participar de programa de fidelidade em hotéis é uma boa maneira de conseguir mais benefícios para a sua viagem. Neste post apresentamos 5 opções de programas para acumular pontos com as suas diárias. Por isso, não perca mais tempo, faça a sua inscrição e aproveite o que essas plataformas podem oferecer. 

Se você gostou deste artigo, confira outros textos sobre programas de fidelidade que podem te interessar.

Artigo postado em 01/07/2020 e atualizado em 07/01/20201.