Como transferir pontos do cartão de crédito: o guia completo

transferir pontos do cartão de crédito
Como transferir pontos do cartão de crédito

Acumular milhas é uma coisa maravilhosa. Mas, por incrível que parece muita gente ainda deixa esse benefício ir para o ralo por não saber como utilizá-lo. Nós entendemos que para quem nunca teve contato com esse universo coisas simples, como transferir pontos do cartão de crédito, parece algo super complicado, o que não é verdade.

Então, se algum dia você já perdeu pontos por não saber como fazer a transferência este post é para você. Vamos ensinar o passo a passo para fazer essa transação. Além disso, separamos algumas dicas super importantes de como escolher um programa para transferir suas milhas, quando realizar essa operação e como potencializar os seus ganhos. 

Para onde é possível transferir pontos do cartão de crédito?

Pode parecer óbvia a resposta deste tópico, mas não é. O mundo dos pontos e milhas cresceu muito ao longo dos anos e agora essas belezinhas podem ser usadas para diversas finalidades. Assim, antes de realizar a transferência é importante ter um objetivo definido para esses benefícios. 

Caso contrário, é bem provável que você desperdice seus benefícios trocando-os pela primeira coisa que aparecer na sua frente. Acontece que hoje os bancos, principalmente os grandes, oferecem uma plataforma com várias opções de produtos e serviços que podem ser comprados com pontos. 

Para você ter uma ideia, atualmente os benefícios acumulados no cartão podem ser usados para resgatar passagens aéreas, diárias em hotéis, recarga de celular, abastecimento do veículo, desconto na fatura e por aí vai. É uma forma de competir com outros programas de fidelidade e evitar as transferências. 

Assim, além dos produtos e serviços que os emissores dos cartões de crédito oferecem é possível transferir seus pontos para outros programas. Dessa forma, se o seu objetivo é fazer mais viagens e pagar menos por isso você pode escolher uma companhia aérea. No Brasil, as três principais empresas são a LATAM Pass, Smiles e TudoAzul.

Contudo, existem também os programas das companhias internacionais. Há também a possibilidade de transferir seus pontos para o clube de recompensas de um hotel e resgatar diárias com eles. Por fim, você pode trocar os benefícios do seu cartão por um programa de pontos como por exemplo o Dotz. Percebeu, como não é uma resposta óbvia? São muitas possibilidades. 

O que avaliar na hora de escolher um programa para transferência? 

Agora que você já sabe para que vai usar os seus pontos precisa escolher para qual programa vai transferir. Sabemos que existem várias possibilidades para usar esse benefício, mas para que você entenda como avaliar uma plataforma vamos supor que o objetivo seja fazer mais viagens. 

Programas parceiros e paridade

A primeira coisa que deve ser observada são as parcerias que a instituição emissora do seu cartão tem com as companhias aéreas. No geral, os grandes bancos — Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e Caixa — permitem que os seus pontos sejam trocados por milhas na LATAM Pass, Smiles e TudoAzul. 

Mas, se o seu plástico é de uma instituição menor, cooperativa ou mesmo banco digital é bem provável que não tenha tantas possibilidades de transferência. Nesse caso, não há muito o que fazer, ou transfere para o programa parceiro ou troca de cartão. Sabendo quais são as plataformas disponíveis é preciso checar a paridade dos programas. Nem sempre o ponto vai ter o mesmo valor para o banco e para o programa de fidelidade. 

Por exemplo, 1 ponto acumulado em um cartão do Banco do Brasil é igual a 1 ponto na Smiles, ou seja, paridade de 1:1. Contudo, 1 milha Smiles é igual a 4 milhas Nubank, isto é 4:1. Assim, o ideal é que você escolha uma plataforma em que esse benefício terá valor igual ou superior ao da instituição financeira. Essa informação está disponível tanto nos sites dos programas de cartões quanto das companhias aéreas. 

Validade das milhas

Da mesma forma você deve observar a validade que os pontos vão ter depois da transferência. A média entre os programas é de 24 meses, ou seja, dois anos. Com essa informação você evita que esse benefício seja perdido antes de ter a oportunidade de usá-los. 

Facilidade para resgatar passagens

Se o seu objetivo é viajar esse é um aspecto muito importante. Em alguns programas a oferta de bilhetes com milhas é menor, ou seja, a companhia reserva poucos assentos para esses passageiros. Isso quer dizer que, pode acontecer de você não encontrar passagens. Da mesma forma, certas empresas não têm um bom sistema de precificação com pontos.

Em alguns programas os bilhetes com milhas não têm estabilidade no preço e a variação é surreal o que acaba encarecendo a compra de passagens com pontos. Para evitar surpresas a nossa dica é que você faça uma pesquisa do trecho desejado e só então faça a transferência para a empresa que oferece melhor custo. 

Frequência nas promoções

Fazer parte de um programa de fidelidade é muito bom, mas uma plataforma que oferece promoções com frequência é ótimo. Por isso, antes de escolher uma empresa faça uma visita no site, veja quais são as lojas parceiras, quantas ações para acúmulo de pontos estão sendo realizadas. No final das contas, se você está mesmo disposto a juntar milhas, essas campanhas vão fazer total diferença no seu resultado.  

Quando transferir os pontos do cartão de crédito? 

Aqui no Império nós temos um lema: “transfira na oportunidade e não na necessidade”. Isso quer dizer que existe sim um momento certo para transferir pontos do cartão de crédito e você precisa identificar quais são eles para fazer com que os seus benefícios sejam aproveitados da melhor forma possível. A seguir listamos duas dessas ocasiões.

Promoções de transferência

Imagine que você acumulou 20 mil pontos no cartão pretende transferir para companhia aérea. Provavelmente você não vê a hora de fazer essa operação, mas e se a gente dissesse que daqui a alguns dias é possível duplicar a quantidade de pontos, você esperaria? Se a sua resposta foi sim, parabéns! Você passou no teste. 

O grande segredo de acumular milhas é saber esperar as oportunidades para fazer com que elas gerem mais milhas. Uma das principais formas de conseguir isso é aproveitando as promoções de transferência bonificada. Nessas ações os programas de fidelidade oferecem de 30% a 120% de pontos extras sobre o valor transferido. 

Assim, a nossa recomendação é que você sempre transfira seus pontos durante uma promoção de transferência. Dessa forma, você acumula mais milhas e fica ainda mais perto da tão esperada viagem. Aqui no blog nós estamos divulgando diariamente esse tipo de ação. 

Transferência bonificada durante a pandemia

Com tantos cancelamentos, fechamento de fronteiras as pessoas deixaram de viajar e consequentemente a movimentação nos programas diminuiu. Para estimular os participantes as empresas intensificaram a frequência de promoções de transferência durante a pandemia. Diante disso surge um questionamento, vale a pena realizar esse tipo de transação agora?

Bem, a porcentagem de bônus oferecida nessas campanhas é bem atraente. Em alguns casos é possível receber até 100% de milhas extras ou mesmo acumular em dois programas ao mesmo tempo. Assim, se você tem pontos para transferir e planeja viajar em breve é interessante aproveitar essas oportunidades. 

Contudo, fique atento ao prazo de validade das milhas bônus. Como sabemos, estamos em um momento de incerteza e em alguns programas a validade dos pontos extras é de apenas 12 meses. Ou seja, no atual cenário pode ser que você não consiga utilizar esse benefício antes do vencimento.

Pontos prestes a vencer

Nós falamos anteriormente a média de validade dos pontos é de 24 meses, tanto nas companhias aéreas quanto nos cartões de crédito. Como sabemos, muitas pessoas acabam se passando da data de vencimento deste benefício, mas isso não quer dizer que você deve cruzar os braços e simplesmente aceitar que vai perdê-los.

Assim, a segunda situação em que nós indicamos transferir pontos do cartão de crédito é quando eles estão prestes a vencer. Ao fazer essa operação a validade das suas milhas passará a ser contada a partir da data de inclusão no programa de fidelidade da companhia aérea. Mas cuidado, não vá deixar elas expirarem novamente!

Passo a passo para transferir pontos do cartão de crédito 

Agora que você já tem um objetivo, escolheu o seu programa e sabe quando transferir pontos do cartão de crédito chegou a hora de aprender o passo a passo. O que vamos ensinar aqui é o básico que boa parte das empresas exigem, contudo, essa instrução não dispensa uma consulta ao regulamento da instituição financeira e companhia aérea. 

Para começar você deve consultar o seu saldo de pontos. Essa informação geralmente está disponível na sua fatura ou na plataforma do programa de fidelidade. Em seguida, certifique-se de que tem a quantidade mínima exigida para transferência. A partir disso você já pode realizar a operação. 

Algumas plataformas como a Livelo (Banco do Brasil e Bradesco) e Esfera (Santander) fazem essa operação como uma compra online. Você escolhe o programa, a quantidade de pontos que deseja transferir e pronto. Em até três dias as milhas já estão na companhia aérea. Mas, em outros bancos é preciso ligar para central de atendimento e solicitar a transferência. 

Por fim, se você estiver aproveitando uma promoção de transferência bonificada, o que nós recomendamos, a mecânica é um pouco diferente. Na maioria dos casos é preciso fazer cadastro na campanha antes de realizar a operação. É bem simples, basta informar o CPF ou número da conta na página da promoção e só então transferir pontos do cartão de crédito.

Transferir pontos do cartão de crédito em geral é uma operação simples. Contudo antes de fazê-la é preciso verificar outros detalhes com o seu objetivo, paridade do programa escolhido, validade dos pontos, facilidade no resgate de bilhetes com milhas, promoções de transferência e outros aspectos que destacamos neste post. Assim, temos certeza de que você estará utilizando esse benefício da melhor forma possível. 

Curtiu esse artigo? Confira outros conteúdos sobre o assunto!