Como escolher o melhor programa de milhas?

Melhor programa de fidelidade de companhias aéreas
Melhor programa de fidelidade de companhias aéreas

Como escolher o melhor programa de milhas para 2022?

Para quem deseja viajar mais participar de programa de milhas é fundamental. Afinal, essas plataformas nos ajudam a resgatar voos sem colocar a mão no bolso. Além disso, oferecem outros benefícios que tornam a experiência de conhecer o mundo ainda mais rica. Entretanto, se a sua meta em 2022 é acumular mais pontos, a escolha do programa é fundamental. 

Para muitas pessoas escolher um programa de milhas parece algo complicado. Mas, a verdade é que, com as informações certas, você vai conseguir fazer essa seleção. Pensando nisso, nós elaboramos este post para desmistificar alguns conceitos e revelar o que deve realmente ser considerado na sua decisão. 

Afinal, existe o melhor programa de milhas?

Essa é uma pergunta muito importante a ser feita quando o assunto é escolher um programa de milhas para 2022. Nós seres humanos temos o hábito de categorizar e colocar coisas em uma ordem de preferência ou prioridade. Isso é super normal e, em muitos casos, nos ajuda a selecionarmos o que é melhor para nós. 

Contudo, nem sempre o que é bom para você será bom para outra pessoa. E é aí que está o grande “x” da questão. Quando se trata de programa de milhas, as suas preferências pessoais vão ter um peso muito significativo na sua escolha. Em alguns casos, elas são mais determinantes do que a própria plataforma. 

Cada pessoa vai encontrar um programa de milhas ideal
Cada pessoa vai encontrar um programa de milhas ideal

Ou seja, de maneira geral, não existe um programa de milhas que seja 100% bom para todo mundo. Da mesma forma, vai ser bem difícil encontrar uma plataforma que não ofereça nada de interessante. Assim, é importante encontrar aquele perfeito para você. Isto é, o que mais atende às suas necessidades.

O que analisar ao escolher um programa de milhas? 

Embora não exista um programa de milhas perfeito, escolher qualquer um também não é a melhor solução. Como dissemos anteriormente, é possível encontrar aquele que mais combina com você. Mas, para isso, é preciso analisar com cuidado alguns pontos que são importantes. Por isso, separamos aqui o que deve ser levado em conta na sua escolha. 

A companhia 

Quando você se cadastra em um programa de milhas, significa que está disposto a realizar mais viagens com uma determinada companhia. Aqui, devemos observar alguns pontos. O primeiro deles é: você gosta do serviço dessa empresa? Muita gente ignora esse questionamento, mas não tem nada pior do que ter que voar com uma aérea que não oferece aquilo que esperamos. 

Para muitas pessoas, por exemplo, é inaceitável algumas empresas não oferecerem serviço de bordo gratuito. Assim, se você quer ter esse conforto, não vale a pena se vincular a um programa cuja a companhia não oferece essa comodidade. Outro ponto que é ainda mais importante é com relação a malha aérea. 

É importante avaliar a malha aérea do programa de milhas
É importante avaliar a malha aérea do programa de milhas

Algumas companhias têm mais disponibilidade de voos em uma determinada região do país. Assim, a sua escolha deve levar em conta o programa cuja a empresa oferece mais trechos para o aeroporto da sua cidade — ou o mais próximo. Da mesma forma, a malha aérea deve contemplar o máximo de destinos da sua lista de viagens. 

Continue aprendendo sobre programas de fidelidade:

Acúmulo de milhas

Existem várias formas de acumular milhas em um programa de fidelidade. Mas, em algumas plataformas esse processo é mais rápido e fácil. Por exemplo, todos sabemos que uma das formas de juntar benefícios é resgatando pontos dos voos que fizemos. Todo programa oferece essa possibilidade. 

Mas, em alguns programas, o participante só consegue acumular milhas se comprar bilhetes com tarifas mais caras. Ou seja, se você escolher uma passagem com tarifa básica não vai nem ter direito a juntar pontos. Com isso, o cliente é obrigado a gastar mais ou vai ter que aceitar que aquela viagem não gerou nenhum bônus. Ainda sobre o acúmulo de milhas, não podemos nos esquecer dos pontos qualificáveis. 

Alguns programas de milhas oferecem mais facilidade para acumular pontos
Alguns programas de milhas oferecem mais facilidade para acumular pontos

Aqueles que nos permite subir de categorias dentro do programa. Algumas plataformas permitem que o participante acumule esse tipo de milhas em mais de uma situação, inclusive na transferência de pontos do cartão de crédito. Por outro lado, existem programas em que o cliente só recebe esse tipo de ponto em voos com a companhia e parceiras. 

Parcerias 

As parcerias são uma característica que interferem diretamente no acúmulo de milhas. Quanto mais parceiros um programa de fidelidade tem, melhor é para quem participa. Pois, assim, é possível juntar pontos em compras do dia a dia, em viagens com outras companhias aéreas, entre outros. Além disso, uma plataforma que tem vínculo com várias empresas, geralmente realiza mais promoções. 

As parcerias fazem toda diferença em um programa de milhas

Da mesma forma, se o seu programa é parceiro de muitos bancos, você pode pensar em ter cartões de diferentes instituições e assim, potencializar os seus ganhos. No caso da parceria com companhias aéreas a grande vantagem é expandir a malha aérea e poder resgatar voos e acumular pontos em viagens. 

Resgate de passagens no programa de milhas

Você também deve analisar como funciona o resgate de passagens com milhas no programa. Em algumas plataformas os clientes conseguem trocar pontos por bilhetes aéreos com mais facilidade. Isso acontece por dois motivos. O primeiro deles é que a companhia reserva mais assentos para os participantes do programa. 

Além disso, alguns programas de milhas têm preços mais estáveis. Como sabemos, o valor de uma passagem com pontos é dinâmico, ou seja, ele muda de acordo com a oferta e demanda. Da mesma forma, outros fatores como custo de operação e concorrência podem influenciar no custo final deste bilhete. 

O programa tem uma boa disponibilidade para resgate de passagens com milhas

Assim, essa combinação de fatores acaba fazendo com que resgatar passagem com milhas seja mais fácil e/ou mais barato em um determinado programa. Uma boa dica para avaliar esse ponto é pesquisar os trechos que você gostaria de realizar. Faça isso, durante algum tempo e depois compare qual empresa teve o preço médio mais atrativo. 

Outras possibilidades com as milhas

Por fim, não podemos nos esquecer que as milhas, além de servirem para resgatar viagens, nos ajudam a ganhar uma renda extra. Assim, se o seu objetivo é participar de um programa de fidelidade, pensando na comercialização desses benefícios é preciso analisar outras variáveis. 

A primeira delas é o valor das milhas. No mercado de compra e venda de pontos, o valor deste benefício muda de acordo com o programa ao qual as milhas pertencem. Assim, enquanto mil milhas Smiles custam R$ 21,00, a mesma quantidade de pontos LATAM Pass custa R$ 22,50, por exemplo. A razão para essa diferença é o que nós abordamos nos tópicos anteriores. 

Ou seja, as milhas de um programa com malha aérea mais extensa e maior facilidade de resgate são mais valiosas para o mercado. Da mesma forma, quem pensa em comercializar esses benefícios deve ficar atento às regras para emissão de passagens com CPF de terceiros. Se você escolher um programa que restringe muito nesse aspecto, vai ter dificuldades para fazer a venda.  

Os principais programas de milhas para quem mora no Brasil 

Os principais programas de milhas para quem mora no Brasil 

Agora que você já sabe o que analisar para escolher o programa de milhas que mais adequado ao seu perfil, chegou a hora de apresentar as principais plataformas do Brasil. Aqui, nós trouxemos um panorama de como cada uma dessas empresas funciona para você tomar essa decisão. 

LATAM Pass

LATAM Pass

Após a fusão entre a companhia chilena LAN e a TAM, o programa de fidelidade Multiplus passou a se chamar LATAM Pass. A plataforma oferece aos seus participantes a possibilidade de acumular pontos em voos com a Latam e companhias parceiras, na compra de produtos e serviços em diversas lojas online e transferindo pontos do cartão de crédito. 

O programa também conta com um clube de milhas por meio do qual os participantes podem acumular pontos mensalmente, mediante ao pagamento de uma mensalidade. O LATAM Pass conta com cinco categorias de elite com diversos benefícios. Assim, as milhas acumuladas na plataforma têm validade de 24 meses. 

Mas, para quem é usuário do cartão LATAM Pass Itaucard ou assinante do clube de milhas, a validade dos pontos é maior e em alguns casos eles não expiram. Com relação às parcerias, o programa conta com 17 companhias aéreas e 27 bancos e operadoras de cartão de crédito que em sua maioria oferecem transferência na proporção de um para um.

Uma das vantagens do LATAM Pass é a sua extensa malha aérea internacional. E recentemente, o programa firmou um acordo com a Azul o que expandiu a sua operação para mais 35 destinos nacionais. Por conta das parcerias, a plataforma oferece alguns dos melhores preços para resgate de bilhetes com milhas. É possível encontrar viagens para o exterior a partir de 28 mil pontos. 

Veja outros artigos que podem lhe interessar: 

Contudo, em 2021 o programa LATAM Pass realizou algumas mudanças que não foram tão vantajosas para os participantes. A plataforma extinguiu o benefício de 10% de desconto no resgate de bilhetes com pontos para clientes Black e Black Signature. Da mesma forma, as alterações em bilhetes com milhas passaram a ter custo de acordo com a tarifa escolhida. 

Por falar em tarifa o programa passou a adotar mais de um tipo de tarifa para emissão de bilhetes com pontos. Ou seja, para despachar bagagem gratuitamente, marcar assento e outros benefícios em voos internacionais, os clientes deverão desembolsar mais milhas. Vale lembrar que, no ano passado muitos participantes reclamaram da dificuldade de emitir no programa.  

Smiles

smiles
Smiles

O programa de fidelidade da Gol passou por várias mudanças ao longo dos anos. Assim, os participantes Smiles podem acumular milhas em voos com a companhia e suas parceiras, em lojas de consumo e varejo, também transferindo pontos do cartão de crédito e no Clube Smiles. No quesito validade das milhas a plataforma se destaca, são no mínimo 3 anos. 

Contudo, o programa fez algumas mudanças não tão boas no acúmulo de milhas em voos. Assim, desde o final de 2020 o programa informou que as tarifas Light e Promo não vão mais acumular milhas apenas as tarifas Max e Plus contam com esse benefício. Com relação às categorias de elite a Smiles oferece três status que contam com diversos benefícios para os viajantes. 

Graças às parcerias com mais 40 companhias aéreas, o programa oferece boas opções de resgate de bilhetes com milhas. Outra vantagem para quem participa do Smiles é a possibilidade de reservar passagens com pontos e só pagar 60 dias depois com o “Viaje Fácil”. Por fim, clientes Diamante e Clube Smiles ganham desconto na emissão com milhas. 

No ano de 2021 a Gol investiu na retomada da sua malha aérea o que é um ponto positivo para quem participa do programa de milhas. A companhia aumentou a frequência de voos para o Nordeste saindo de Congonhas e retomou as viagens para Buenos Aires e os Estados Unidos. Por fim, inaugurou o voo Congonhas-Bonito.

TudoAzul 

TudoAzul
TudoAzul

O programa foi eleito por três anos como o melhor do Brasil. Um dos motivos é a facilidade de alcançar as categorias de elite e extensa malha aérea nacional. No TudoAzul os participantes acumulam milhas em voos com a companhia e parceiras, compras em lojas, transferências de cartão de crédito e clube de milhas. 

Um diferencial do programa é que as transferências de pontos do cartão de crédito acumulam pontos para upgrade de categoria. Atualmente, são três status com benefícios que vão a mais malas nos voos até acesso gratuito à sala vip. No TudoAzul os pontos tem validade de 24 meses e os bônus de promoções garantem o mesmo tempo de vigência. 

Em comparação aos demais programas, o TudoAzul é o que conta com menos companhias aéreas parceiras. Por esse motivo, os clientes têm mais dificuldade para comprar bilhetes internacionais com milhas da plataforma. Além disso, a tabela de resgate para esse tipo de voo tem valores altos e que, muitas vezes, inviabilizam a operação. 

Escolher um programa de milhas para 2022 pode não ser a tarefa mais simples do mundo. Contudo, o que você precisa fazer é analisar as informações e garantir que a plataforma selecionada atenda às suas necessidades. Temos certeza de que com as dicas deste post esse processo será muito mais fácil. 

E se você quer usar os programas de milhas para ganhar dinheiro em 2022 você precisa participar do Treinamento Renda 5X. Neste evento 100% online e gratuito você vai descobrir como usar as milhas e o cartão de crédito para multiplicar a sua renda. Aplicando 5 estratégias simples e de grande potencial de retorno. O Treinamento Renda 5X vai acontecer entre os dias 11 e 13 de janeiro. Clique neste link e faça a sua inscrição.