Milhas: Dicas infalíveis para acumular ainda mais

milhas
Dá para acumular mais milhas com atitudes simples

De certa forma, todo mundo sabe o que são milhas e que elas podem render diversos benefícios. Entre eles, o mais comum são os bilhetes aéreos. Porém, tem muita gente por aí deixando os pontos expirar, pois não conseguem acumular quantidade suficiente para trocá-los. 

Por aqui a gente fica triste só de pensar nas viagens que você poderia ter feito e não fez. Então, para que isso nunca mais aconteça elaboramos este post com algumas dicas práticas e que vão ajudar você a acumular ainda mais milhas. Ficou curioso? Venha descobrir. 

Use o cartão de crédito

Sabemos que essa recomendação pode deixar você um pouco receoso, afinal os cartões de crédito são um dos principais causadores de endividamento no Brasil. Entretanto, quando utilizados com sabedoria eles podem render muitos benefícios, ou melhor, milhas. Hoje, boa parte dos bancos e instituições financeiras possui programa de acúmulo de pontos no cartão

Assim, à medida que você utiliza essa ferramenta recebe benefícios em troca, ou seja, quanto mais você comprar, mais vai acumular. Isso não quer dizer que você precisa gastar descontroladamente — o que seria trocar seis por meia dúzia —, mas você pode concentrar os gastos. 

Resumindo, ao invés de ter vários cartões o ideal é que você escolha apenas um com bom programa de milhas e use-o para os gastos mensais, ou seja, aquelas despesas que você já tem. Vale lembrar que a quantidade de milhas pode variar de um cartão para outro. Sendo assim, fique com o que tem a melhor relação custo e ganho para você. 

Compre em lojas parceiras

O mercado de pontos cresceu bastante nos últimos anos e assim, muitas empresas do consumo e varejo fizeram parcerias com os programas de fidelidade das companhias aérea. Dessa forma, os clientes dessas plataformas podem comprar produtos de várias lojas e ainda receber milhas em troca. 

Só para exemplificar, imagine que você queira comprar um computador novo. Ao invés de comprar diretamente no site da loja, você pode adquirir o mesmo produto, do mesmo vendedor através do seu programa de fidelidade e ainda ganhando pontos por isso, incrível né! 

Vale lembrar que cada empresa oferece uma quantidade de pontos por real gasto. Então sempre que precisar comprar algum produto cheque se o mesmo não é oferecido pela loja do seu programa de fidelidade. E use o cartão de crédito para acumular mais pontos com a mesma compra. 

Pagar boletos com cartão de crédito

Nós já explicamos a importância de concentrar as compras em cartão de crédito. Essa dica serve também para o pagamento das contas de água, luz, internet, etc. Pois é, dá para pagar os boletos com cartão de crédito, essa é uma função oferecida por alguns bancos, contas e carteiras digitais. 

Basicamente, é como pagar as contas pelo aplicativo do seu banco, porém ao invés de usar a função débito você vai escolher crédito e pagar com o cartão acumulando pontos. Alguns dos aplicativos muito comuns para esse tipo de pagamento são o Mercado Pago, Recarga Pay e PicPay.  

Cada um deles tem regras específicas para esse tipo de pagamento, mas em geral o limite diário é de R$ 1.000 reais e sem nenhuma taxa. Com relação aos bancos que oferecem essa função boa parte cobra taxa de serviço e IOF (Imposto sobre Operação Financeira). 

Milhas extra na transferência

Você aplicou a três primeiras dicas deste post e conseguiu acumular uma boa quantidade de milhas, legal! Agora você precisa transferi-las para a sua conta no programa de fidelidade. Esse é o momento em que separamos os mestres dos aprendizes. Em outras palavras, quem domina a arte de multiplicar milhas espera uma oportunidade para a transferência. 

Isso quer dizer que você não pode ser precipitado neste momento, por isso espere uma boa promoção para transferir seus pontos. Essas ações são realizadas com certa frequência pelos programas de fidelidade e com elas você pode acumular 40%, 60%, até 100% de bônus extras. Imagine que ao transferir apenas 5 mil pontos você pode acumular 7.5 mil ou 10 mil pontos.

Participe de programas de fidelidade de outros segmentos

Quanto mais você conhece o mundo dos programas de fidelidade descobre que esse tipo de plataforma já existe em diversos segmentos de consumo. E o melhor disso tudo é que essas empresas tem parceria com outros clubes de recompensa o que acelera o processo de quem quer acumular mais milhas.

Os programas de postos de combustíveis são um bom exemplo para quem quer potencializar o ganho de pontos. Nessas plataformas o participante acumula sempre que abastece o veículo ou utiliza outros serviços da empresa como troca de óleo e compra nas lojas de conveniência. Assim, os benefícios acumulados nessas empresas podem ser trocados por milhas aéreas. 

Atualmente temos três programas de postos de combustível no Brasil, são eles: Km de Vantagens (Ipiranga), Premmia (Petrobrás) e Shell Box (Shell). Essas plataformas tem parceria com as principais companhias aéreas do país e permite que os pontos sejam transferidos para o LATAM Pass, TudoAzul e Smiles. 

Da mesma forma, você pode participar de um clube de recompensas de hotéis e trocar os pontos acumulados em diárias por milhas. O ALL da rede Accor permite que os benefícios que você juntou no programa sejam transferidos para várias companhias aéreas, inclusive Gol, Azul e Smiles. 

Além do ALL podemos citar o Atlantica Rewards. Esse programa acumula pontos diretamente na Livelo. Ou seja, você pode transferir seus pontos para os principais programas de companhia aérea do Brasil e mais nove plataformas internacionais. Vale chamar a sua atenção para o fato de que pode haver um deságio na troca.

Continue aprendendo a acumular mais milhas:

Clube de milhas

Os clubes são uma forma de potencializar o ganho de milhas. Os participantes desses programas pagam uma mensalidade e em troca recebem uma determinada quantidade de pontos por mês que varia de acordo com a categoria em que ele participa. No Brasil, os principais são o Clube LATAM Pass, Clube Smiles e Clube Tudo Azul

Além dos pontos esses clientes têm outros benefícios como upgrade de categoria, desconto em passagens, prazo maior para validade dos pontos, promoções exclusivas, pontos qualificáveis, etc. Vale lembrar que as milhas acumuladas nos clubes são para serem usados exclusivamente na companhia aérea e parceiras do programa de fidelidade. 

Ganhe milhas com serviços

Nos tópicos acima falamos da importância das parcerias entre os programas de fidelidade, lojas e outros clubes de recompensa. Mas, há outros tipos de aliança que podem render mais milhas para você. Alguns aplicativos como Uber, Booking.com e aluguel de carros também acumulam pontos. 

No caso do Uber é possível adquirir vouchers com crédito de viagens e ganhar pontos. Da mesma forma, você acumula mais milhas reservando pousadas em sites como Booking.com e Hotéis.com ou ainda alugando carro nas principais locadoras do país — Unidas, Movida e Localiza Hertz.

Cartão adicional para acumular ainda mais 

De longe o cartão de crédito é o nosso maior aliado na corrida para acumular milhas. Mas, e se ao invés de um você tivesse dois plásticos ajudando nessa missão? Isso é possível com o cartão adicional. A maioria das instituições financeiras oferecem um produto extra aos seus clientes. Geralmente, eles são solicitados para o cônjuge ou filho menor de idade. 

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que os cartões adicionais têm os mesmos benefícios que o titular. Ou seja, acumulam a mesma quantidade de pontos e dependendo da variante tem acesso a salas vip, seguros de viagem e por aí vai. Além disso, a anuidade desse plástico é sempre menor ou em muitos casos isenta. Então, se na sua casa tem mais pessoas que usam cartão de crédito considere essa alternativa.

Responda pesquisas online

Quem nunca recebeu o convite para responder pesquisas e ganhar algum benefício em troca? Pois é, esse tipo de atividade também pode ajudar você a acumular ainda mais milhas. Alguns sites como Pontos por Opinião, HeapUp e e-Rewards oferecem pontos para quem disponibiliza alguns minutos do dia para falar sobre a experiência com determinado produto ou serviço. 

Respondendo pesquisas nessas plataformas você pode acumular mais milhas em alguns programas como TudoAzul, Livelo, AAdvantage (American Airlines), Mileage Plus (United Airlines) Iberia Plus (Iberia), entre outros. Aqui vale uma dica: as avaliações online devem ser encaradas um complemento da sua estratégia.

Resgate trechos voados

A gente não poderia terminar sem falar do resgate de trechos. Afinal, as passagens que você compra com dinheiro também valem milhas. Funciona assim, toda vez que você faz uma viagem ela gera pontos, para recebê-los basta incluir o seu número de fidelidade na reserva ou fazer o resgate após o voo. 

Da mesma forma, você pode resgatar trechos de companhias parceiras. Boa parte dos voos que saem do Brasil para outros países são realizados por companhias estrangeiras, entretanto essas empresas possuem parcerias com as principais cias do nosso país. Sendo assim você pode acumular pontos no TudoAzul voando com a TAP, United e o grupo Star Alliance. 

No programa de fidelidade Smiles é possível resgatar voos com a American Airlines, Aerolíneas Argentinas, KLM, Alitalia, Air France e Air Europa e mais 35 companhias. Já o Latam Pass tem como parceiro as empresas Delta Air Lines, Iberia, Qatar, British Airways e mais 12 empresas, incluindo a Azul Linhas Aéreas. Por isso é importante conferir se você realizou alguma viagem internacional que pode ser resgatada.

Outros conteúdos que podem interessar:

Pulo do gato: aprenda a usar as suas milhas nas ocasiões certas

Não basta apenas aprender a acumular mais milhas, é preciso entender quais os melhores momentos para utilizar esse recurso. Algumas pessoas não sabem, mas os pontos tem um valor monetário. Assim, é preciso levar em conta alguns aspectos antes de decidir usar esse benefício. Veja a seguir.

1. Encontre o valor de uma milha

As milhas funcionam como uma moeda virtual e assim como o real ela pode mudar o seu valor de acordo com a situação. Por desconhecer essa informação, muitas pessoas acabam participando de péssimas promoções. Para evitar essas armadilhas sempre calcule o custo monetário do ponto, principalmente na compra de milhas e passagens aéreas.

2. Evite trocar suas milhas por produtos

Essa é uma outra armadilha muito comum, principalmente para quem está começando nesse mundo dos programas de fidelidade. Hoje essas plataformas oferecem a possibilidade de trocar suas milhas por produtos em lojas parceiras, mas na maioria das vezes essa não é uma boa escolha. 

O que acontece é que em grande parte das ofertas de produto o valor a ser pago com pontos é bem maior do que se você optasse por pagar em dinheiro. Como podemos afirmar isso com tanta certeza? Nós calculamos o valor da milha e fizemos a comparação, simples assim. Dá uma olhada nesse post para entender mais a fundo sobre o assunto. 

3. Tenha um objetivo claro 

Isso mesmo, um bom acumulador tem objetivos bem definidos para a suas milhas. Saber exatamente o que se quer fazer com seus pontos — pode ser para viajar ou lucrar com a venda — evita que você seja atraído pela primeira promoção que aparece na sua frente. 

4. Aproveite a interação entre os programas de fidelidade

Quem participa de mais de um programa de fidelidade consegue obter mais benefícios dessas plataformas. Um exemplo bem simples são as alianças aéreas. Em geral, as companhias fazem parcerias entre si para garantir mais comodidades aos seus clientes, desde uma malha aérea mais extensa até o acúmulo de milhas. 

Hoje, já é possível ganhar pontos em um programa de fidelidade brasileiro com voos realizados por companhias internacionais. Da mesma forma, é possível resgatar passagens em diferentes empresas com as milhas de uma única plataforma. Essa prática é tão positiva que programas de bancos e hotéis têm cada vez mais estabelecido esse tipo de parceria.

5. Use as promoções para o resgate de bilhetes com milhas

Muitas pessoas acreditam que devem resgatar passagens com milhas independentemente do preço, afinal, você não pagou nada para ter esses pontos, certo? Errado! Como falamos anteriormente, esses benefícios representa um valor monetário. Isto quer dizer que nem sempre resgatar um bilhete é um bom negócio. 

Acontece que em alguns casos é mais vantagem pagar pela passagem do que usar os pontos, pois a relação entre eles — dinheiro e milhas — está muito próxima e você não fará grande economia. Assim, é sempre bom ficar atento as promoções de resgate. Em certos períodos é possível encontrar trechos nacionais a partir de 3.500 pontos.

6. Venda suas milhas

Sabemos que muitas pessoas não tem interesse nenhum em vender as próprias milhas, mas em alguns casos essa pode ser uma boa saída. Imagine que você tem pontos prestes a expirar e não pretende realizar uma viagem ou eles não são suficientes para o resgate de bilhetes. Nesse caso, o melhor a ser feito é a comercialização desse benefício. 

Assim, você consegue recuperar o valor daqueles pontos que iriam de graça para o programa de fidelidade. Da mesma forma, vender as milhas pode ser uma boa opção quando o valor do bilhete em dinheiro é mais vantajoso. Nesse caso, além de adquirir a passagem, você fica com o lucro para gastar na viagem e ganha mais pontos.

O próximo passo

Viu, não é complicado acumular milhas. Você só precisa ficar atento e aproveitar todas as oportunidades. Como diz o ditado: é de grão em grão que a galinha enche o papo. Então, comece hoje mesmo a pôr as dicas deste post em prática e temos certeza que em pouco tempo você vai conseguir realizar sua primeira viagem sem pagar nada. 

E se você quiser conhecer mais sobre programas de fidelidade, cartões de crédito e como acumular ainda mais não deixe de conhecer a Bíblia das Milhas e Pontos. Reunimos nesse e-book tudo que você precisa para se tornar um expert no assunto. Clique no banner e descubra!

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro