5 dicas para aumentar o limite do cartão de crédito

Limite do cartão
Descubra como aumentar o limite do cartão de crédito

Se tem uma coisa que o mundo financeiro criou e todo mundo gosta são os plásticos de crédito. Afinal, esse produto nos permite realizar compras com mais prazo, pagamento em várias parcelas e claro, milhas. Em alguns momentos ele pode assumir papel de mocinho e outros de vilão. Mas, uma coisa é certa, muita gente gostaria de saber o que fazer para aumentar o limite do cartão de crédito.

Para você ter uma ideia 52 milhões de brasileiros já usam o cartão como forma de pagamento. Entretanto, muitos ainda esbarram no problema da falta de crédito. Assim, se você faz parte do time que quer aumentar o limite do cartão, veio ao lugar certo. Separamos 5 dicas incríveis e vamos ensinar o passo a passo para você cumprir essa missão. 

Preparados? Então venha com a gente! 

Como é definido o limite do cartão? 

Quando você solicita um cartão de crédito no banco ou pelo aplicativo de uma fintech é preciso fornecer algumas informações, entre elas o seu CPF e a sua renda mensal. Com esses dados a instituição financeira vai fazer uma consulta do seu score no Serasa e nos demais órgãos protetores de crédito como SPC. O objetivo dessa pesquisa é saber se você é bom pagador ou não.

Assim, com essas informações o banco calcula o percentual máximo de comprometimento de sua renda, ou seja, a parte dos seus ganhos que poderiam ser gastos com o cartão de crédito. Em seguida, esse percentual é usado para definir o limite de crédito disponível para você. Toda essa análise é feita para evitar que os clientes gastem mais do que deveriam.

Por outro lado, é uma forma de prevenir os bancos da inadimplência. Afinal, o país já conta com milhões de endividados por causa dos cartões de crédito o que é um grande problema para essas instituições. Sendo assim, para aumentar o limite do cartão a primeira coisa que você deve fazer é manter a sua reputação financeira intacta.

O que fazer para aumentar o limite do cartão de crédito? 

Em algumas situações é preciso dar aquele “empurrãozinho” para o banco. Para sermos mais precisos, você deve mostrar que tem condições e precisa de um limite maior. Assim, existem certas ações que você pode praticar para convencer a instituição financeira de que deve aumentar o seu crédito. Veja, a seguir quais são. 

Atualize a renda

Como você já sabe um dos itens que os bancos e fintechs levam em conta no momento de definir o limite do cartão é a sua renda mensal. O mesmo acontece quando é solicitado um aumento de crédito, entretanto, nem sempre essa informação está atualizada na instituição financeira. Assim, se você mudou de emprego ou recebeu uma promoção não deixe de corrigir esse dado em seu cadastro.

Para comprovar a renda é bem simples, você deve apresentar à empresa o seu contracheque, comprovantes de investimentos ou declaração de imposto de renda. Da mesma forma, se o seu banco for digital é possível atualizar essa informação em seu perfil. Entretanto, nesse caso, pode ser solicitada a comprovação dessa informação e uma nova consulta ao seu score também pode ser feita.

Concentre gastos no seu cartão

Antes de falarmos sobre essa técnica você precisa ter em mente que de forma alguma estamos incentivando o consumo desenfreado. Concentrar gastos no cartão de crédito não significa sair por aí comprando como se não houvesse amanhã. Aqui a ideia é usar essa ferramenta para pagar compromissos que você obrigatoriamente tem todos os meses como supermercado, água, luz, internet, entre outros. 

O que acontece é que boa parte das instituições financeiras já contam com algoritmos que monitoram o comportamento dos usuários de cartões. Dessa forma, quanto mais você utilizar esse produto, mais os robôs vão entender que o limite oferecido é pouco para o seu padrão de consumo e consequentemente vão oferecer um crédito maior. Mas atenção, não confunda usar todo o limite com estourá-lo.

Não atrase pagamentos

É claro que não basta apenas usar o máximo do seu limite. É preciso provar para o seu banco que você também é um bom pagador e cumpre com as suas obrigações. Afinal, do que adianta usar todo o crédito do cartão e não pagar a fatura no final do mês? Por isso, nada de atrasar o pagamento e de jeito nenhum parcele essa conta. Além de ser uma prática mal vista por essas empresas, prejudica a sua saúde financeira.

Tenha o bom score

A nossa vida financeira as vezes parece um jogo de videogame, quando acertamos ganhamos pontos e quando erramos perdemos. Assim, o score Serasa foi criado para avaliar a capacidade de pagamento de cada brasileiro. Esse ranking varia de 0 a 1000 e qualifica cada indivíduo de acordo com a renda mensal, idade, estado civil e o mais importante: o comportamento desse consumidor. Ou seja, se paga os compromissos em dia, se tem pendências no SPC e demais órgãos de proteção ao crédito. 

Assim, ter um bom score significa mais chances de conseguir aumentar o limite do cartão, pois, esse item é avaliado pelos bancos e fintechs para conceder qualquer tipo de crédito. Se a sua pontuação está muito baixa não se desespere! A primeira coisa que você deve fazer é começar a pagar as suas contas em dia e resolver pendências financeiras para melhorar no ranking. Uma boa ideia é consultar o seu score para saber como anda a sua situação.

Conheça os requisitos exigidos pela empresa

Saber quais são os critérios utilizados por uma empresa é muito importante, em alguns casos o que você precisa é trocar de plástico, pois aquele produto não oferece a possibilidade de aumento de crédito, como por exemplo, os cartões universitários. Assim, é importante que você converse com o seu gerente e descubra quais são os requisitos exigidos pela instituição para expandir o seu limite.

Se você for cliente de um banco digital pesquise no site ou entre em contato pelo chat para descobrir o que é avaliado para o aumento do limite do cartão. Dessa forma você consegue concentrar os seus esforços nas ações que realmente vão trazer resultados. Vale lembrar que uma boa relação com a instituição financeira é essencial para conseguir melhores produtos.

Qual o melhor momento para pedir aumento do limite do cartão?

Muitas pessoas ignoram o fato de que existe um momento ideal para solicitar o aumento do limite do cartão e por isso acabam não conseguindo esse benefício. Assim, a nossa dica é a seguinte: sabe aquela promoção que você recebeu, a renda extra que está fazendo — e tem como comprovar, é claro — ou cartão que conseguiu em outro banco? Use essas informações para pedir mais crédito, elas são excelentes justificativas.

Agora que você conhece todas as técnicas para conseguir aumentar o limite do cartão de crédito, temos certeza de que alcançar esse objetivo será bem mais fácil. Entretanto, tenha muito cuidado e não use o cartão de crédito como desculpas para fazer parte das estatísticas de endividados do país. Use esse recurso com sabedoria.

Ahh, separamos umas dicas para ajudar você a conseguir isenção da anuidade. Dá uma olhada nesse post aqui. Até mais!