Seguro de viagem do cartão de crédito. Descubra tudo sobre esse benefício

Seguro de viagem do cartão de crédito
Como utilizar o seguro de viagem do cartão de crédito

Viajar é uma das melhores experiências que nós podemos ter. Entretanto, em algumas situações podem acontecer imprevistos que comprometem todo o nosso planejamento. Nessas horas é muito bom poder contar com uma ajuda especializada, não é mesmo? Mas, você sabia que esse socorro pode estar bem na sua carteira? Sim, estamos falando do seguro de viagem do cartão de crédito.

Muitas pessoas acham que o seguro de viagem é um gasto extra e desnecessário. Contudo, não são raros os casos de acidentes, malas extraviadas e documentos perdidos ou roubados em uma trip. Por esse motivo é que nós precisamos falar sobre esse serviço que é oferecido pelas bandeiras de cartões de crédito, como funciona e como acionar em caso de sinistro. 

Seguro de viagem do cartão de crédito: como funciona?

Quando falamos em benefícios dos cartões muitos pensam em pegadinhas e armadilhas para ficar ainda mais endividados. Porém, a verdade é que as dívidas não são culpa dos plásticos de crédito, mas do mal uso que algumas pessoas fazem. Assim, se você paga a sua fatura em dia, não entra no rotativo e nem gasta mais do que deveria não tem porque se preocupar. 

Aliás, se você é um bom usuário do cartão de crédito e não conhece todos os benefícios que ele oferece, recomendamos que procure saber hoje mesmo. Pois essas belezinhas servem para muito mais do que parcelar e prorrogar o pagamento de suas compras. Com ele você pode acumular milhas, ter descontos em lojas parceiras, acesso a Salas Vip e seguro de viagem. 

Dessa forma, o seguro de viagem do cartão de crédito funciona como qualquer outro. Ou seja, se durante as suas férias algo inesperado acontecer você pode solicitar a assistência da empresa, seja para emergências domésticas, extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voos, entre outros. A única diferença é que, no caso do plástico, o valor para a contratação desse serviço está embutida na anuidade. 

Assim, para solicitar a proteção em uma viagem você acessar o site ou entrar em contato com a bandeira do seu plástico e informar os dados da sua trip como data de ida e volta, destino e acompanhantes. O mesmo deve ser feito para consultar as coberturas da apólice que a variante do seu cartão oferece. 

O que devo considerar a respeito do seguro de viagem do cartão de crédito? 

Na nossa opinião o seguro de viagem esse é um item indispensável. Entretanto, quando falamos sobre os cartões de crédito precisamos levar em conta alguns aspectos desse serviço. Assim, a primeira coisa que você deve saber é que esse não é um benefício disponível para todas as variantes do plástico. De maneira geral, apenas as categorias denominadas Platinum, Black, Grafite, Infinite contam com essa comodidade.

Além disso, se você procura uma cobertura específica para mulheres grávidas ou a prática de esportes radicais, por exemplo, as coberturas dos cartões podem não se enquadrar nessas necessidades. Vale lembrar ainda que para ter direito ao seguro a compra das passagens devem ser realizadas integralmente com o plástico. O mesmo vale para as pessoas que você deseja incluir na proteção. 

Diferente do que acontece com algumas empresas especializadas, a seguradora da bandeira não paga pela assistência na hora. Isto é, se acontecer um sinistro você deve acionar o seguro do cartão e pagar pelos serviços com o plástico para posteriormente ser reembolsado. Apesar dessas questões esse é um serviço pelo qual você já paga e por este motivo não há porque não o utilizar.

Quais bandeiras oferecem seguro de viagem? 

Felizmente o seguro de viagem já é um serviço oferecido pelas principais bandeiras de cartão. Entretanto, cada uma conta com a sua lista de coberturas e, da mesma forma, algumas empresas contam com mais benefícios do que as outras. Separamos aqui as quatro melhores do mercado e vamos falar como funciona cada uma delas. 

Elo

Os portadores dos cartões Elo nas versões Nanquim, Grafite e Diners Club contam com o seguro de viagem do cartão de crédito. A empresa responsável por prestar esse serviço aos clientes da bandeira é AIG Seguros Brasil S/A. Assim, para solicitar a cobertura os usuários devem realizar a compra das passagens ou taxas de embarque — no caso da compra de pontos — com um plástico de crédito elegível. 

Da mesma forma, a cobertura só será estendida a terceiros se o cartão elegível for utilizado para o pagamento das passagens. Assim, o Bilhete Seguro de Viagem tem vigência de 12 meses contados a partir da data de emissão e nesse período todas as viagens com duração inferior a 90 dias estão cobertas. Por fim, pessoas com idade superior a 84 anos não podem utilizar esse benefício. 

Confira o valor e as coberturas oferecidas pelo seguro de viagem do cartão de crédito com bandeira Elo. 

Ourocard Elo Nanquim e Ourocard Elo Nanquim Diners Club

Coberturas e prêmios do seguro de viagem do cartão de crédito Elo
Coberturas e prêmios do seguro de viagem do cartão de crédito Elo

Elo Nanquim Diners Club, Elo Nanquim e Elo Empresarial Grafite

Benefícios do seguro de viagem Elo
Benefícios do seguro de viagem Elo

Elo Mais e Elo Grafite

Coberturas das apólices Elo
Coberturas das apólices Elo

Em caso de sinistro você deve entrar em contato com a Elo por meio dos seguintes canais:

  • Viagens nacionais: ligar para 0800.892.1755 ou 0800.047.4740;
  • Fora do território nacional, por celular: +52 55 9126 9503. São aceitas ligações a cobrar;
  • Viagens internacionais, por e-mail: medicalba@aig.com. Note que você deve informar nome e telefone de contato.

Da mesma forma, para receber o reembolso após a viagem você deve entrar em contato com o departamento responsável por meio do e-mail br.avisoelo@aig.com. A partir deste contato empresa indicará todos os passos para que você receba o dinheiro de volta. Entretanto, vale ressaltar que você deve guardar todos os documentos que comprovem o sinistro. 

Mastercard

Os clientes com cartões Mastercard nas versões Black e Platinum também contam com seguro de viagem. Assim, podem usufruir desses benefícios os usuários, bem como cônjuges e filhos dependentes desde que a compra de passagens de transporte comercial de todos eles tenha sido paga com um plástico elegível. 

Dessa forma, quem pretende usar o seguro de viagem do cartão de crédito Mastercard deve entrar em contato com a empresa para solicitar a cobertura. Vale ressaltar que a seguradora só cobre passeios de até 31 dias consecutivos. Uma vantagem da bandeira é que com a notificação prévia os clientes não precisam desembolsar nada, pois a mesma vai entrar em contato com a prestadora do serviço previamente.

Veja a seguir a cobertura e os principais serviços oferecidos pela Mastercard.

Principais benefícios do seguro de viagem do cartão de crédito Mastercard
Principais benefícios do seguro de viagem do cartão de crédito Mastercard
Outros benefícios Mastercad
Outros benefícios Mastercad

Por fim, para dar entrada no sinistro o cliente deve fazer contato por meio dos seguintes canais: 

  • Site: www.mycardbenefits.com;
  • Telefone: 0800-725-2025.

American Express

Quem possui um dos cartões American Express nas variantes Platinum, Gold e Green pode aproveitar os benefícios do seguro de viagem. Assim, como acontece nas demais bandeiras o cliente precisa comprar todas as passagens com cartão elegível e solicitar a proteção antes do embarque. A empresa oferece várias coberturas médicas, bem como para a perda de bagagem e necessidades jurídicas. 

Veja na tabela abaixo as principais coberturas e apólices.

Principais benefícios do seguro de viagem doo cartões de crédito com bandeira Amex
Principais benefícios do seguro de viagem doo cartões de crédito com bandeira Amex
Outras coberturas do seguro American Express
Outras coberturas do seguro American Express

Visa

Por fim, a bandeira oferece seguro de viagem do cartão de crédito para as categorias Platinum e Infinite. Assim como a Elo, a Visa oferece o seguro por intermédio da AIG Seguros Brasil  S/A. Para ter direito a utilizar esse serviço os clientes precisam fazer cadastro no Portal de Benefícios Visa e em seguida, devem solicitar o Bilhete de Seguro. 

Da mesma forma que nas outras empresas, quem deseja ter o direito de utilizar o seguro deve realizar a compra de passagens de transporte comercial com um dos plásticos elegíveis o mesmo vale para incluir outras pessoas na apólice. Veja a seguir todas as coberturas da bandeira.

Coberturas do seguro de viagem de cartão de crédito com bandeira Visa
Coberturas do seguro de viagem de cartão de crédito com bandeira Visa

O seguro de viagem do cartão de crédito pode ser uma excelente opção para aqueles que não querem ter uma despesa a mais no orçamento de viagem. Entretanto, como sabemos que esse é um item muito importante indispensável, vale à pena aproveitar os benefícios que o seu plástico oferece. 

Assim, se você possui algum cartão com as bandeiras que falamos aqui sugerimos que procure saber mais a respeito do seguro de viagem que é oferecido e as coberturas que você tem direito. A partir de hoje você não viaja mais sem proteção. 

Ahh e pra você ficar convencido sobre a importância do seguro de viagem, separamos aqui 5 motivos para contratar um. Confira e até mais!