Milhas aéreas: o que é, como funciona e como usar

Milhas aéreas: o que é, como funciona e como usar
Descubra agora mesmo o que são milhas aéreas

Quem acompanha o nosso blog com certeza sabe que estamos constantemente falando sobre milhas aéreas e seus benefícios. Mas, afinal, o que são as famosas milhas aéreas? Para que elas servem? Como funcionam? Talvez você que está caindo de paraquedas no mundo das milhas ainda se faça questionamentos como estes, e nós sabemos o quão difícil pode ser esse começo. 

Com o avanço da tecnologia, surgem cada vez mais maneiras de gerar e acumular patrimônio de formas variadas. Foi-se o tempo onde era necessário resumir o seu patrimônio a imóveis, dinheiro na poupança ou embaixo do colchão. Nesse sentido, acumular milhas é uma das formas de economizar, fazer renda extra e ainda aproveitar vários benefícios exclusivos.

Por isso, se você está começando a engatinhar no universo das milhas e dos pontos, este artigo é para você! O Império traz hoje tudo o que você precisa saber para aprender de forma definitiva o que são as milhas aéreas, como e para quê elas funcionam. Se interessou? Então fique conosco e confira tudo agora mesmo!

Quer aprender tudo sobre milhas? Então não deixe de conferir:

O que são milhas aéreas?

As famosas milhas são uma forma que as companhias aéreas encontraram para bonificar os seus clientes fiéis. E é por isso que elas ficam guardadas naquilo que chamamos de programas de fidelidade. 

Ou seja, as milhas são uma espécie de “moeda” de troca que é dada pelas cias para que os clientes se sintam motivados e continuem utilizando os seus serviços. Ainda não ficou claro? Vejamos um exemplo: 

Suponhamos que Maria utiliza os serviços da companhia aérea X há muitos anos. Contudo, a empresa nunca a bonificou de nenhuma forma pela sua fidelidade. Logo, Maria descobriu que a empresa Y oferece milhas todas as vezes que os seus serviços (ou de empresas parceiras) são utilizados. Essas milhas funcionam como moedas que podem ser trocadas por passagens aéreas, serviços e produtos. Sendo assim, se torna muito mais vantajoso para a cliente utilizar os serviços da cia Y.

Como funcionam os programas de milhas?

Os programas de fidelidade são responsáveis por armazenar e gerenciar as suas milhas. É através deles que você poderá trocar os seus pontos por passagens aéreas, produtos e serviços.

Aqui no Brasil, a TudoAzul, junto com o LATAM Pass e o Smiles, dominam o mercado dos programas de milhas. Para fazer o cadastro em qualquer uma dessas plataformas não há nenhum custo envolvido. 

Milhas aéreas o que é, como funciona e como usar
Milhas aéreas: o que é, como funciona e como usar

Como adquirir milhas aéreas?

O primeiro passo para adquirir milhas é se cadastrar em um programa de fidelidade. É através deles que as companhias depositam a bonificação e também é por lá que você irá acumular as suas milhas. Existem diversos programas no mercado. Como falamos anteriormente, os mais conhecidos e utilizados são o Latam pass (programa de pontos da LATAM), TudoAzul (programa de pontos da Azul) e Smiles (programa de pontos da Gol). 

Sendo assim, ao escolher uma companhia para se cadastrar, chegou a hora de começar a acumular milhas. Existem muitas formas para fazer isso. Confira:

  • A primeira e mais conhecida: o cartão de crédito. Alguns cartões oferecem pontos em troca de compras. Logo, você poderá transferir esses pontos para o programa de fidelidade da sua companhia aérea e utilizá-los por lá.
  • Promoções e compras bonificadas: a maior parte das cias oferecem promoções onde, ao realizar compras em lojas parceiras específicas, são disponibilizados números bem altos de pontos em troca. Por isso, acompanhe o nosso blog e esteja atento às promoções diárias. 
  • Participando de clubes de pontos: a maior parte das cias oferecem clubes pagos, onde seus usuários ganham valores fixos de pontos todos os meses em troca da assinatura. 
  • A quarta e última forma é a compra de milhas. Essa alternativa pode ser extremamente vantajosa ou muito ruim. Por isso, é necessário fazer uma boa análise de mercado. 

Posso acumular milhas mesmo sem viajar?

Claro que sim! As compras bonificadas não necessariamente precisam ser feitas dentro da própria companhia. A maior parte delas firma parceria com diversas empresas dos mais variados ramos, possibilitando que seus clientes adquiram pontos comprando outros produtos que não sejam passagens. Veja um exemplo:

Pedro é usuário do programa de fidelidade da companhia X. Essa cia possui parceria com a loja Y, que vende roupas. No dia 11 de novembro a companhia lançou uma promoção onde, a cada R$1,00 em compras na loja Y, seus clientes ganham 5 pontos no programa de fidelidade. Logo, Pedro que estava precisando de uma camisa, realizou R$200,00 reais em compras na loja e automaticamente acumulou 1.000 pontos na companhia. 

Diferença entre milhas e pontos

Normalmente, os dois termos são usados como sinônimos. Isso ocorre porque as suas funções e funcionalidades são tão similares que se confundem. Em regra, os pontos são as bonificações oferecidas por bancos e emissoras de cartões de crédito, enquanto as milhas são as bonificações das companhias aéreas. 

Atualmente, já é possível transformar pontos em milhas, transferindo-os para o programa de fidelidade da sua cia.

O que posso fazer com as minhas milhas aéreas?

Agora que você aprendeu o que são milhas e como ganhá-las, chegou a hora de aprender como usá-las. A maior parte das companhias permite que a troca seja feita de diversas maneiras. Logo, você pode adquirir passagens aéreas, serviços e produtos. Basta ir até o shopping virtual do seu programa de fidelidade e conferir o que pode ser comprado com as suas milhas. 

Entretanto, nem sempre é vantajoso adquirir produtos com as suas milhas. Esteja muito atento aos valores de mercado para ter certeza que a compra será vantajosa. Por isso, é comum que a maioria dos usuários utilizem as suas milhas da forma clássica: comprando passagens aéreas. 

É possível ganhar dinheiro com milhas aéreas?

Como falamos, o mundo das milhas é amplo e cheio de possibilidades. Sendo assim, é muito possível ganhar dinheiro através delas. Existem diversas plataformas especializadas no mercado que possibilitam o comércio de milhas. Nesses lugares é possível comprar ou vender o seu milheiro (1.000 milhas) de acordo com as tabelas de preço do dia. Contudo, nem sempre este pode ser um bom negócio. Vale a pena pesquisar antes de fazer negócio. 

Outra forma de ganhar dinheiro com milhas é aproveitando compras bonificadas e lucrando com os produtos adquiridos. Já explicamos detalhadamente este processo aqui. Não deixe de conferir!

Posso deixar as minhas milhas como herança?

Por ser uma verdadeira fonte de renda, algumas pessoas têm se perguntado se elas podem ser somadas ao seu patrimônio na hora de deixar sua herança. Nesse sentido, a resposta, em regra, é não. A jurisprudência brasileira ainda não enxerga as milhas como patrimônio e nós já explicamos detalhadamente nesse post aqui

Portanto, esteja muito atento aos prazos de validade das suas milhas aéreas e as utilize de forma inteligente e estratégica. 

Ah, e se este post te ajudou a entender mais sobre o mundo das milhas, não se esqueça de deixar um comentário no espaço abaixo!

Conheça o Kûara Hotel, em Arraial D’ajuda Conheça Praia do Pontal, no Arraial do Cabo Conheça Fontana di Trevi, em Roma Praia do Futuro em Fortaleza: o que você precisa saber