Como economizar nas viagens internacionais?

Como fazer viagens internacionais gastando pouco

Viagens internacionais são uma experiência incrível. Entretanto, com o aumento do dólar, euro e outras moedas fortes, pensar nesse tipo de trip ficou mais caro. É claro, que isso não tira a nossa vontade de conhecer outros países. Muito pelo contrário, aguça a nossa criatividade para desenvolver estratégias e continuar vendo o mundo, pagando pouco. 

Pensando nisso, nós decidimos elaborar este post com 10 dicas incríveis de como economizar em viagens internacionais. Você vai descobrir que é possível sim, ir para o exterior sem gastar muito, mesmo com a atual cotação do dólar e euro. E mais, sem passar aperto. 

Dúvida? Então venha conferir as nossas dicas! 

Dá para fazer viagens internacionais pagando pouco?

Sim! Embora toda viagem tenha um custo, em geral o fator que determina se ela vai ser mais cara ou mais barata é o seu estilo de viagem. Quando planejamos um trip, encontramos diferentes preços para hospedagem e até mesmo passagens aéreas. Ou seja, as opções existem, mas o que vai dizer se você vai pagar caro ou barato, são as suas escolhas. 

Assim, se você é daqueles que gosta de ficar hospedado em hotéis 5 estrelas, viajar de executiva e jantar em restaurantes famosos, certamente vai gastar mais. Entretanto, isso não quer dizer que não é possível ter acesso a esses luxos pagando menos. Na verdade, o que você precisa é conhecer caminhos alternativos para aproveitar esses benefícios. 

É possível fazer viagens internacionais pagando pouco. Tudo depende do seu estilo de viagem
É possível fazer viagens internacionais pagando pouco. Tudo depende do seu estilo de viagem

Por outro lado, se você já tem um estilo de viagem mais simples, terá facilidade de economizar viagens internacionais. Nesse caso, será necessário um pouco mais de pesquisa para garantir melhores preços. Mas, fique tranquilo(a), pois com as nossas dicas todo esse processo será bem mais fácil. 

10 dicas para economizar nas viagens internacionais

Com a variação desfavorável do câmbio de moedas estrangeiras muitas pessoas se perguntam se será possível fazer viagens internacionais em 2021 ou em um futuro próximo (para quem está aguardando o fim da pandemia). A nossa resposta para esse questionamento é: sim! Confira as nossas dicas de como economizar no exterior. 

1. Escolha destinos mais baratos

O primeiro passo para economizar em uma viagem para o exterior é escolher destinos com um custo de vida mais baixo. Embora pareça uma missão difícil, na prática é mais fácil do que você imagina. Existem, países em conta para turismo nos 5 continentes. Começando pela América do Sul, Peru e Colômbia são excelentes opções. 

Além de ficar próximo, esses destinos contam com atrações incríveis. Você pode visitar até o Caribe, destinos como Aruba e República Dominicana oferecem custo baixo para os visitantes. Na América do Norte, algumas cidades dos Estados Unidos como Fort Lauderdale, Las Vegas e até Orlando contam com bons preços, mesmo sendo bem requisitadas. 

Alguns destinos tem um custo de vida menor
Alguns destinos tem um custo de vida menor

É claro que quando pensamos em viagens internacionais a Europa é o destino de muita gente. Assim, para quem pensa em economizar o ideal é escolher lugares do Leste Europeu e países como Portugal, Espanha, Turquia e Croácia. Por fim, o Sudeste Asiático é campeão em países com baixo custo de vida. 

Nesse aspecto, a Tailândia, com paisagens incríveis, é um destino muito interessante para viagens mais econômicas. Além disso, fica pertinho de outros países como Indonésia, Vietnã, Camboja e Filipinas. Ou seja, se planejar bem dá para conhecer mais de um destino em uma trip só. 

2. Fuja da alta temporada

Esse deveria ser o mantra de quem quer economizar em viagens internacionais. Não é novidade para ninguém que os períodos de alta temporada são mais caros. Afinal, nessas épocas a procura por passagens aéreas, hospedagem e até mesmo o aumento de turistas em um destino faz com que os preços fiquem inflados. 

Assim, o ideal é fugir de períodos de verão e férias escolares, independentemente do destino escolhido. É claro que ninguém quer ir para a praia em uma época de chuvas ou visitar um país de neve no verão. Assim, escolha datas logo após a alta temporada ou pouco antes dela começar. 

Na alta temporada alguns destinos tendem a ficar mais caros por causa da alta procura - FOTO LUCIANO GUYDON
Na alta temporada alguns destinos tendem a ficar mais caros por causa da alta procura – FOTO: LUCIANO GUYDON

Por exemplo, se você pretende visitar Portugal e Espanha, certamente vai querer dias de sol, para curtir o Algarve e as praias Ibéricas. Assim, uma boa opção é escolher o final de agosto e início de setembro. Nessa época, as férias escolares já estão terminando e o clima ainda está quente. 

3. Saiba como comprar a passagem aérea

Certamente as passagens aéreas representam a maior fatia do orçamento de uma viagem. Assim, quem deseja economizar precisa ter muita atenção nessa fase do planejamento. Aqui, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa. Sites e aplicativos de busca como Skyscanner e Oktoplus podem ajudar.

Além disso, pesquisar passagens com antecedência garantem bons descontos. Para viagens internacionais o ideal são pelo menos 60 dias. Inclusive, você pode contar com a nossa ajuda, pois aqui no Império das Milhas a gente sempre divulga bilhetes em promoção. 

Pesquisar voos com antecedência nos ajuda a economizar nas viagens internacionais
Pesquisar voos com antecedência nos ajuda a economizar nas viagens internacionais

Outra maneira de economizar com passagens aéreas é aproveitar as suas milhas. Você pode usar os pontos acumulados para resgatar bilhetes para qualquer parte do mundo, sem colocar a mão no bolso. Dá até para viajar de executiva. Para isso, é necessário ficar de olho nas promoções dos programas de fidelidade. 

Com certa frequência essas plataformas oferecem promoções para resgates com milhas. Da mesma forma, alguns programas contam com resgates fixos para viagens internacionais. Um bom exemplo são os voos São Paulo – Espanha por apenas 86.000 mil pontos, ida e volta, com a Iberia. 

4. Economize na hospedagem

Depois das passagens aéreas, a hospedagem é um item que demanda bastante tempo de pesquisa. Afinal, encontrar uma acomodação bem localizada, com uma boa estrutura, recomendações positivas, e preço acessível não é tarefa fácil. Mas, com um pouco de persistência e as ferramentas certas, você vai conseguir. 

Na hospedagem o seu estilo de viagem pesa muito. Se você é uma pessoa mais tranquila que gosta de aproveitar a trip para fazer amigos e não se importa de dividir o espaço, um hostel é uma boa opção. Esse tipo de acomodação tem preços bem em conta e estrutura necessária para dormir e tomar um banho. 

Por outro lado, se você é um viajante mais exigente, vai preferir algo com mais conforto. Nesses casos, os programas de fidelidade em hotéis são ótimos aliados. Pois, além de oferecer descontos exclusivos para os participantes, você pode resgatar diárias com pontos. Além disso, essas plataformas contam com outros benefícios como late checkout e upgrade de quarto. 

Escolher acomodações mais simples ou compartilhar quarto é uma das formas de economizar na hospedagem
Escolher acomodações mais simples ou compartilhar quarto é uma das formas de economizar na hospedagem

Contudo, se você ainda não participa de um programa de fidelidade em hotéis (o que nós consideramos um erro), há mais uma saída. Algumas plataformas nos ajudam a encontrar acomodações 5 estrelas por um preço bem em conta. Os mais conhecidos são Hotwire e Priceline. 

Essas plataformas oferecem descontos para grandes hotéis, contudo trata-se de compra oculta. Ou seja, você só fica sabendo em qual hotel vai ficar depois de concluir a reserva. Por fim, considere a possibilidade de alugar um apartamento. Além de ser mais em conta, você poderá preparar comidas e economizar ainda mais. 

5. Aprenda a se locomover pagando pouco 

Um gasto que muitas vezes ignoramos ao planejar viagens internacionais é o deslocamento no destino. Entretanto, para quem deseja economizar é imprescindível pensar a respeito. Em geral, a melhor opção é usar o transporte público para se locomover dentro das cidades. Muitos lugares contam com um bom sistema de ônibus e metrô. 

Assim, é importante verificar se o transporte público da cidade que você vai visitar funciona bem. Se sim, considere comprar um bilhete com passes diários e até semanais. Em alguns lugares é possível encontrar cartões exclusivos para turistas com preços mais acessíveis. Caso contrário, os aplicativos de mobilidade urbana podem ser uma opção mais em conta. 

Por outro lado, se você pretende visitar mais de um país, considere fazer um stopover. Trata-se de um bilhete com parada programada de até 3 dias em uma cidade intermediária, antes do destino final. Hoje, muitas companhias internacionais oferecem esse tipo de passagem aérea e o custo geralmente é o mesmo. 

Fora do Brasil as companhias low cost são uma boa opção para se locomover pagando pouco
Fora do Brasil as companhias low cost são uma boa opção para se locomover pagando pouco

Outra saída é usar o serviço das companhias low cost. Essas empresas são bem populares na Europa, Ásia, Estados Unidos e México. Elas oferecem passagens aéreas com um valor bem menor do que as aéreas tradicionais. Entretanto, é importante ficar atento a regras de bagagem, check-in no aeroporto e marcação de assento. 

Muitas low cost cobram para oferecer esses serviços. Por fim, se você vai para Europa pode considerar se deslocar entre os países usando o trem como meio de transporte. Essa é uma opção bem interessante para viagens de curta duração e para quem está com muitas bagagens. 

6. Seja criativo na alimentação 

Uma das melhores experiências das viagens internacionais é poder provar os pratos típicos de cada lugar. Entretanto, comer fora todos os dias pode pesar bastante no seu orçamento. Aqui mais uma vez temos que falar do seu estilo de viagem. Se você curte turismo gastronômico e quer conhecer os melhores restaurantes, bares e cafés do destino, a saída é separar um montante maior para esse fim. 

Que tal preparar algumas das suas refeições durante a viagem?
Que tal preparar algumas das suas refeições durante a viagem?

Para isso, você deverá abrir mão de algumas coisas em sua viagem. Talvez, pesquisar mais para encontrar passagens mais em conta ou optar por uma acomodação mais simples. Por outro lado, se você não é muito ligado à gastronomia, pode usar a criatividade para economizar na alimentação. 

Uma boa dica é visitar o supermercado. Em muitos países você encontra sanduíches, saladas e outras opções prontas com preço bem acessível. Assim, dá para fazer um café da manhã mais econômico e um almoço ou jantar mais caprichado. Para quem vai ficar hospedado em apartamento há a opção de cozinha pelo menos uma refeição. 

7. Fique de olho no câmbio

Além de pensar em gastos com passagem, hospedagem, transporte e alimentação, você deve estar atento ao câmbio. Afinal, uma mudança inesperada pode acabar encurtando o seu orçamento. Para quem deseja economizar nas viagens internacionais, usar o cartão de crédito está fora de questão. Pois, essa forma de pagamento cobra IOF e ainda corre o risco de a cotação não ser favorável no dia da compra. 

Faça trocas de dinheiro aos poucos para garantir um bom preço médio
Faça trocas de dinheiro aos poucos para garantir um bom preço médio

Assim, levar dinheiro em espécie é uma boa opção, pois o imposto é bem menor. Contudo, é importante fazer uma pesquisa para avaliar os custos em diferentes casas de câmbio. Além disso, tente ir trocando o dinheiro aos poucos. Fazendo isso, o preço médio pago para comprar moedas estrangeiras tende a diminuir. 

Por fim, uma opção que temos curtido bastante por aqui são as contas internacionais digitais. Você não paga nada para abrir conta, e pode enviar dinheiro para o exterior pagando menos do que ao usar cartão de crédito. Além disso, recebe um cartão de débito para fazer compras fora do Brasil, sem custos. 

8. Use o seguro do cartão de crédito

Não dá para discutir, o seguro é um item indispensável em viagens internacionais. Além disso, dependendo do destino escolhido ele é obrigatório. Contudo, isso não quer dizer que você precisa obrigatoriamente pagar por esse serviço. Hoje, todas as bandeiras de cartão de crédito oferecem esse tipo de proteção para os seus clientes. 

Usar o seguro viagem do cartão de crédito é uma ótima maneira de economizar
Usar o seguro viagem do cartão de crédito é uma ótima maneira de economizar

Para ter direito ao seguro viagem do cartão de crédito, basta comprar as passagens aéreas com o plástico. Entretanto, é importante ressaltar que esse benefício não está disponível em todas as variantes. Além disso, o valor das apólices pode mudar de uma versão para outra. Por fim, cada bandeira tem regras próprias para conceder esse serviço e você deve consultá-las previamente. 

9. Tenha um roteiro 

Um roteiro de viagem evita desperdício de tempo e dinheiro durante as viagens internacionais
Um roteiro de viagem evita desperdício de tempo e dinheiro durante as viagens internacionais

Muitas pessoas ignoram a importância de um roteiro, mas para economizar em viagens internacionais ele é fundamental. Com um planejamento do que fazer em cada dia você pode se programar para visitar pontos turísticos gratuitamente. Muitos museus oferecem entrada franca em um dia da semana ou datas específicas. Da mesma forma, tente comprar com antecedência passeios, shows e parques. 

10. Cuidado com as compras

Se tem um item que pode comprometer o seu orçamento de viagem são as comprinhas. Não dá para negar que em viagens internacionais a gente costuma ficar tentado com os preços, mas, muito cuidado. Nem sempre o valor compensa, lembre-se que para nós brasileiros é importante considerar o câmbio. 

Compras no exterior são bem interessantes, mas cuidado para não estourar o seu orçamento
Compras no exterior são bem interessantes, mas cuidado para não estourar o seu orçamento

Assim, a dica é: antes de viajar, pesquise na internet o preço dos itens que você gostaria de comprar. Dessa forma, dá para ter ideia se o preço realmente vale a pena. Além disso, considere a possibilidade de comprar pela internet e pedir para entregar no hotel ou alugar um Amazon Locker. Ahh, separe um budget para as lembrancinhas, essas pequenas aquisições podem fugir do controle facilmente. 

Curtiu as dicas deste post? Então confira outros conteúdos que nós separamos para você:

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH