9 tendências para as viagens pós-pandemia: como se planejar

O que esperar das viagens pós-pandemia

Que a crise causada pelo coronavírus vai mudar para sempre a forma como nos deslocamos pelo mundo, é um fato. Afinal, o setor de turismo foi um dos mais afetados, economicamente, por essa doença. Assim, é mais do que esperado que novos comportamentos sejam adotados tanto por essas empresas quanto por turistas nas viagens pós-pandemia. 

Entretanto, quais vão ser as tendências para essas viagens? Pensando nisso, a Booking.com realizou uma pesquisa para descobrir quais novos costumes vão ser incorporados à forma como nos deslocamos pelo mundo. Bem como a expectativa das pessoas para as viagens pós-pandemia. 

O que esperar das viagens pós-pandemia? 

Há algum tempo já se fala sobre tendências de viagens pós-pandemia. Mas, por outro lado, esse momento tem demorado a chegar. Mais do que nós gostaríamos, diga-se de passagem. Assim, nesses quase 18 meses de crise causada pelo coronavírus, experimentamos uma série de mudanças na forma como nos relacionamos, fazemos compras, trabalhamos, etc. 

É claro que todas essas mudanças se refletem também na nossa expectativa para as viagens pós-pandemia. Pelos menos é o que indica o estudo realizado pela Booking.com. A empresa é uma das maiores plataformas de acomodações do mundo e realizou uma pesquisa com mais de 20 mil viajantes de 28 países diferentes. 

Além de analisar as respostas dos entrevistados, a empresa observou o comportamento de busca de acomodações, recomendações e outros dados fornecidos pela plataforma. Assim, o estudo revelou que existem 9 tendências predominantes para as viagens pós-pandemia. O resultado é bastante interessante e vai além das preferências de destino. 

Viagens pós-pandemia: quais são as tendências? 

Embora a pesquisa tenha sido realizada em 28 países diferentes, os sentimentos entre os viajantes ao redor do mundo parecem ser os mesmos. Um dado bastante interessante é que 66% dos brasileiros disseram que preferem aguardar até que os tratamentos contra o coronavírus ofereçam maior segurança a quem deseja sair de casa. Confira a seguir as principais tendências das viagens pós-pandemia. 

Viagens sustentáveis

De acordo com a pesquisa do Booking.com, 59% dos viajantes brasileiros passaram a se preocupar mais com o consumo de água e reciclagem durante as viagens. Além disso, 7 em cada 10 pessoas entrevistadas aqui no Brasil pretendem fazer trips de uma maneira sustentável e esperam que a indústria do turismo esteja preparada para oferecer esse tipo de passeio.  

As viagens sustentáveis serão mas frequentes no pós-pandemia
As viagens sustentáveis serão mas frequentes no pós-pandemia

Consequentemente, as viagens durante a alta temporada vão diminuir, assim como as atrações turísticas superlotadas. Isso significa que muitos destinos vão precisar se adaptar ao novo fluxo de viajantes para continuar atendendo aos turistas, durante outras épocas do ano. 

Confira outros artigos relacionados a este conteúdo:

Menos é mais 

Depois de vários meses isolados e sem poder fazer coisas básicas, os viajantes passaram a dar valor às experiências mais simples. Assim, uma das tendências para as viagens pós-pandemia é aproveitar atividades em família, ao ar livre. 3 entre 4 brasileiros responderam que pretendem dar mais atenção a esses momentos. 

Relaxar é o maior desejo dos brasileiros nas viagens pós-pandemia
Relaxar é o maior desejo dos brasileiros nas viagens pós-pandemia

Da mesma forma, 56% dos brasileiros que responderam à pesquisa, disseram que pretendem explorar mais as atividades rurais e o maior contato com a natureza. Na plataforma da Booking.com, por exemplo, as recomendações de “fazer trilha” e “descansar” cresceram 94% e 33% respectivamente. 

Turismo perto de casa

Impossibilitados de realizar grandes deslocamentos durante a pandemia, a procura por destinos locais cresceu bastante nos últimos meses. Contudo, essa tendência tende a se manter nas viagens pós-pandemia. De acordo com a pesquisa do site de viagens, 55% dos brasileiros pretendem visitar um novo destino dentro da região em que vivem.

Levando em conta as respostas dos viajantes, a pandemia mudou a maneira como olhamos para o que está perto de nós e nos fez valorizar mais os destinos nacionais. Da mesma forma, a pesquisa aponta para viagens com o objetivo de criar memórias em família. Segundo a plataforma, o uso do filtro “aceita pets” cresceu bastante nesse período. 

Destinos locais serão mais frequentados
Destinos locais serão mais frequentados

Outra mudança causada pela busca de turismo próximo de casa, são as viagens de carro. Os deslocamentos com veículo próprio serão mais comuns. Além disso, essa tendência tende a fortalecer e estimular os negócios e comunidades locais, o que é muito bem-vindo nesse momento de retomada da economia. 

Viagens na rotina

Uma das mudanças causadas pela pandemia está na maneira como as pessoas trabalham. Nesse período, o home office tornou-se bastante comum e dá sinais de que veio para ficar. Assim, 53% dos brasileiros passaram a buscar acomodações em que também possam trabalhar. Por esse motivo, as agências de viagem passaram a oferecer instalações com esse tipo de espaço, a fim de atrair esses viajantes. 

O home office criou um espaço para que as pessoas viagem mais
O home office criou um espaço para que as pessoas viagem mais

Outra mudança observada é que os brasileiros perceberam que podem aproveitar as viagens também para relaxar. De acordo com o estudo, 58% das pessoas que viajam a negócios pretendem estender a trip para conhecer melhor os lugares. Da mesma forma, 43% dos pesquisados disseram que estariam dispostos a cumprir quarentena em um destino, se pudessem trabalhar remotamente. 

Realizar a viagem dos sonhos

Quem nunca adiou uma viagem por falta de grana ou porque surgiu um compromisso inesperado? Bem, esse era um comportamento bastante comum até a pandemia. Entretanto, de acordo com a pesquisa do Booking.com, os brasileiros não estão mais dispostos a esperar tanto assim. 

Realizar a viagem dos sonhos tornou-se algo inadiável
Realizar a viagem dos sonhos tornou-se algo inadiável

64% dos pesquisados afirmaram que pretendem viajar mais após a pandemia para poder compensar o tempo perdido em 2020. Além disso, 8 em cada 10 brasileiros disseram que vão dar mais valor a esses momentos. Da mesma forma, vão aproveitar para compensar uma data importante realizando uma viagem. 

Cuidados redobrados com segurança e limpeza

O coronavírus chamou atenção do mundo inteiro para os cuidados com a segurança sanitária. Assim, para as viagens pós-pandemia 71% dos brasileiros esperam que atrações turísticas adotem o distanciamento físico como uma regra. Da mesma maneira, 81% dos entrevistados responderam que a clareza a respeito das medidas de saúde e higiene serão pré-requisito para reserva. 

As pessoas passaram a se importar mais com a limpeza das acomodações
As pessoas passaram a se importar mais com a limpeza das acomodações

Outra mudança é com relação a escolha de destinos. De acordo com 52% dos brasileiros, alguns lugares estão fora de cogitação. Além disso, o uso do transporte público é uma prática que deve ser evitada por esses viajantes para proteger-se dos riscos de contaminação por Covid-19. Assim, o uso de carros particulares e alugados tende a crescer. 

Veja também:

Mais atenção às regras e custos das viagens

A pandemia impactou a capacidade financeira de várias famílias. Contudo, viajar em um futuro próximo não deixou de ser uma opção para muitas pessoas. Assim, a saída é encontrar alternativas mais econômicas. Segundo a pesquisa, 84% dos viajantes vão ficar mais atentos aos preços durante o planejamento da trip. 

O planejamento financeiro será mais valorizado nas viagens pós-pandemia
O planejamento financeiro será mais valorizado nas viagens pós-pandemia

Outro ponto ao qual os viajantes vão ter mais atenção nas viagens pós-pandemia é com relação às regras de cancelamento, reembolso, bem como a adesão ao seguro de viagem. 82% dos entrevistados esperam que as plataformas sejam mais claras com relação a essas políticas. Da mesma forma, 36% respondeu que uma reserva reembolsável será essencial.

Viagem para escapar da realidade

Atire a primeira pedra quem nunca viajou lendo um post aqui do blog ou pesquisando aquele destino dos sonhos. Durante a pandemia esse tipo de trip tornou-se uma tendência. De acordo com 98% dos brasileiros entrevistados pela Booking.com, passar o tempo procurando novos lugares para conhecer foi uma distração no período de isolamento. 

Ver fotos de viagens passadas e relembrar momentos com os amigos foi uma forma de escapar da realidade
Ver fotos de viagens passadas e relembrar momentos com os amigos foi uma forma de escapar da realidade

Da mesma forma, 46% dos brasileiros pesquisaram destinos de viagem pelo menos uma vez na semana. Essa mesma porcentagem aproveitou a conversa entre amigos para relembrar trips e manter a criatividade. Nesse período, as redes sociais também serviram de fonte de inspiração.

Mais tecnologias nas viagens pós-pandemia

Ninguém pode negar a importância da tecnologia nos períodos de isolamento social. Assim, os viajantes se acostumaram à praticidade de resolver tudo com o auxílio de máquinas e pouco contato pessoal. Nesse sentido, 71% dos brasileiros acreditam que a tecnologia terá papel fundamental na segurança da saúde nas viagens pós-pandemia. 

A tecnologia será fundamental para garantir a segurança da saúde nas próximas viagens
A tecnologia será fundamental para garantir a segurança da saúde nas próximas viagens

Segundo a pesquisa, os entrevistados esperam que as acomodações, atrações turísticas e restaurantes usem a tecnologia para garantir a segurança dos viajantes. Outra esperança é que essa indústria possa nos ajudar a personalizar nossas experiências. Da mesma forma, para esses brasileiros o uso da realidade virtual é uma forma interessante de conhecer um destino antes de tomar uma decisão final. 

As viagens pós-pandemia são aguardadas por muitas pessoas. Como vimos, diversos aspectos prometem ser diferentes do que estávamos acostumados. Entretanto, o importante é que poderemos ver o mundo novamente e explorar novos lugares. 

Se você curtiu este artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades do Império das Milhas participe do nosso canal do Telegram. No Segredos do Império compartilhamos diariamente conteúdos sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens e muito mais. Faça parte do nosso clube, clique neste link e se inscreva gratuitamente! 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis