Upgrade: como viajar de executiva com preço de econômica

Viajar na executiva é algo que parece longe da realidade de muitas pessoas. Contudo, em algumas situações é possível conseguir um upgrade e desfrutar de uma viagem com poltronas que se transformam em cama e cardápio assinado por chefs renomados. Entretanto, o que fazer para ter acesso a esse benefício? 

O upgrade de cabine é uma das formas de viajar na executiva, mesmo comprando um bilhete na classe econômica. Por isso, neste post vamos explicar como ele funciona. Além disso, você vai descobrir as principais maneiras de conseguir esse benefício em diversas companhias aéreas.

Quer saber como conseguir um upgrade para a sua próxima viagem? Então, venha com a gente!

Afinal, é possível viajar de executiva sem pagar caro? 

E quem está na executiva pode ter um upgrade para primeira classe. Muitas pessoas já tiveram a chance de desfrutar deste tipo de benefício em situações adversas como overbooking e cancelamento de voo. Contudo, hoje, está cada vez mais fácil ter acesso ao upgrade. 

Sim! Quando pensamos em uma viagem de executiva, o preço é algo que desanima muitos viajantes. Entretanto, existem várias formas de ter acesso a essa experiência. Aqui no blog divulgamos constantemente promoções e estratégias para resgatar esses bilhetes pagando com até 70% de desconto. 

Viajar de executiva não precisa ser caro
Viajar de executiva não precisa ser caro

Contudo, outra maneira de viajar na executiva é por meio do upgrade. Nas companhias aéreas, esse benefício permite que os passageiros realizem o voo em classe superior à do bilhete adquirido. Por exemplo, quem comprou passagem econômica pode conseguir upgrade para a executiva. 

Como conseguir um upgrade para a sua viagem? 

Com o passar do tempo e a popularidade dos programas de fidelidade, conseguir um upgrade de cabine deixou de ser uma compensação em situações ruins. Hoje, muitas companhias oferecem aos passageiros a possibilidade de ter uma melhor experiência de viagem por meio do upgrade. 

Assim, é possível ter acesso a esse benefício participando das categorias de elite dos programas de fidelidade, pagando com milhas ou mesmo dinheiro. Em geral, existem algumas regras básicas para ter acesso ao upgrade. Para começar, boa parte das companhias disponibilizam esse recurso apenas 72 horas antes do voo. 

Existem várias maneiras de conseguir um upgrade na sua viagem
Existem várias maneiras de conseguir um upgrade na sua viagem

Da mesma forma, para estar elegível ao upgrade o cliente precisa adquirir bilhetes com tarifas específicas. Em geral, as tarifas mais caras conseguem disputar a mudança de categoria. Além disso, cada companhia tem as suas próprias políticas para esse benefício. Portanto é importante ficar atento a elas.

Cupons ou vouchers de upgrade

Em alguns programas de fidelidade os clientes das categorias de elite contam com o benefício dos cupons e vouchers de upgrade. Por meio deles, é possível viajar na executiva ou primeira classe, mesmo adquirindo um bilhete de cabine inferior. Em geral esse sistema funciona da seguinte forma: todos os anos os membros com status de elite recebem uma quantidade de cupons. 

Esses cupons são distribuídos de acordo com a categoria do participante. Assim, quanto maior for o status, mais vouchers ele receberá. Entretanto, esse benefício costuma ter validade de um ano e não é cumulativo. Dessa forma, as companhias costumam dividir as viagens por regiões. 

Clientes de elite contam com cupons de upgrade
Clientes de elite contam com cupons de upgrade
Continue aprendendo:

Isso quer dizer que, dependendo da sua origem e destino, será necessária uma quantidade de cupons. Por exemplo, na companhia H para realizar o upgrade no trecho Brasil x França, são necessários 3 cupons. Além disso, em muitos casos há uma fila de espera para conseguir tal benefício e há prioridades com relação à categoria do solicitante e ordem do pedido. 

Em alguns casos o cupom de upgrade só pode ser utilizado pelo membro de elite do programa de fidelidade. Contudo, algumas companhias permitem que esse benefício se estenda ao acompanhante ou para presentear alguém. Atualmente, a LATAM, American Airlines, Delta e United oferecem essa vantagem aos clientes.

Sobre o LATAM Pass

Recentemente, o LATAM Pass comunicou que fará mudanças no sistema de upgrade por cupons. A partir de 1º de abril de 2023 os clientes vão receber vouchers e será necessário apenas um desses por trecho para ter direito a viagens em cabine superior. Além disso, será possível consultar a disponibilidade de assentos, a sua posição na lista, bem como a categoria, data e horário dos demais inscritos.

Leilão 

Outra maneira de conseguir o upgrade de cabine é participando dos leilões. As companhias aéreas realizam esses leilões quando há disponibilidade de assentos nas cabines executiva e primeira classe. Funciona da seguinte maneira, o passageiro compra uma passagem aérea. Então, a empresa entra em contato com ele oferecendo a oportunidade de viajar em classe superior mediante o pagamento de uma taxa. 

Contudo, a companhia aérea não oferece esse benefício apenas para um cliente. Logo, aqueles que desejam viajar em cabine superior precisam “disputar” por aquele assento. Quando um leilão de upgrade é aberto a empresa informa qual o valor mínimo que o passageiro pode oferecer. Assim, leva a melhor aquele que der o melhor lance.

Você pode disputar um assento na executiva participando de um leilão
Você pode disputar um assento na executiva participando de um leilão

Caso você seja o ganhador, automaticamente a empresa fará o débito do valor do seu lance no mesmo cartão que em que foram compradas as passagens. Por isso, se você não tem certeza de que quer pagar a mais é melhor nem participar do leilão. Entretanto, nessas ocasiões é possível viajar de executiva pagando 70% menos do que a tarifa padrão. 

Atualmente é possível realizar upgrade por meio do leilão em voos com a LATAM, Azul, Aeromexico, Air Canada e Copa Airlines. Da mesma forma, Air China, Ethiopian, Lufthansa, Swiss, British Airways, Iberia e Emirates oferecem essa opção aos seus passageiros. 

Pagando com milhas 

As milhas são um ativo extremamente valioso, com elas podemos fazer várias coisas, inclusive, conseguir um upgrade nas nossas viagens. Algumas companhias, permitem que os passageiros realizem a mudança de cabine pagando com pontos. Nesses casos, há uma tabela que define o valor que o cliente deve desembolsar. 

Assim como nos demais casos de upgrade, aqui as regras podem mudar de acordo com a companhia em que você vai viajar. Em alguns casos o preço varia de acordo com a origem e destino do voo. Da mesma forma, algumas empresas usam o status de elite do cliente para definir a taxa que cada um deve pagar por esse benefício. 

É possível usar suas milhas para fazer upgrade
É possível usar suas milhas para fazer upgrade

Outro critério utilizado pelas companhias aéreas é o período de antecedência entre o pedido de upgrade e a data da viagem. Quanto mais próximo estiver o voo, menor será a quantidade de milhas necessárias e o inverso também é verdadeiro. Por fim, o valor também pode variar se você está voando com a companhia em que adquiriu o bilhete ou com parceiras. 

Atualmente a TAP, Qatar, British Airways, Iberia, Air France, KLM, American Airlines, Delta, United e Azul permite o upgrade por pontos. Contudo é importante ressaltar que, embora o passageiro esteja disposto a pagar pelo upgrade com milhas, não há garantias de que ele conseguirá o benefício. Tudo vai depender da disponibilidade de assentos no voo. 

Pagando com dinheiro

Por fim, se você estiver muito disposto a fazer um upgrade em seu voo pode fazê-lo pagando uma taxa extra em dinheiro. Em geral, essa opção é mais cara que as demais. Isso porque o seu upgrade é feito através do pagamento de uma taxa proposta pela companhia. Assim, somada ao valor do bilhete, a operação se torna a mais onerosa.

Porém, na maioria das companhias aéreas, ao escolher essa opção o cliente tem o seu pedido confirmado de imediato. Ou seja, você já fica sabendo na mesma hora se conseguiu o seu upgrade, ou não. 

Também é possível pagar pelo upgrade
Também é possível pagar pelo upgrade

Além disso, algumas companhias permitem que os passageiros combinem dinheiro e milhas para realizar a mudança. Nesse caso, vale a pena o passageiro fazer o cálculo para ver quanto está saindo o valor dar milhas nesta margem proposta pelas empresas.

Atualmente, as companhias aéreas que oferecem essa modalidade de upgrade são: Emirates, Ari France, KLM, American Airlines, Delta, United, TAP e LATAM. 

Vale a pena pagar em dinheiro para fazer upgrade de cabine? 

Embora seja uma das opções disponíveis, pagar em dinheiro e até mesmo milhas para conseguir upgrade não é lá a melhor escolha. No caso dos cupons o passageiro ganha um benefício e muda de cabine sem ter que pagar nada a mais por isso. Da mesma forma, no leilão o cliente tem um poder de barganha. 

Já nas opções de pagar com dinheiro e milhas ficamos à mercê do que as companhias estabelecem. Além disso, existem diversas estratégias com as quais podemos adquirir bilhetes diretamente na classe executiva pagando preço de econômica e muitas vezes até mais barato. 

Por isso, se você não tem cupons de upgrade ou o valor mínimo do leilão está muito alto, é muito provável que não valerá a pena pagar para ter esse benefício. Assim, antes de recorrer a esse serviço para viajar de executiva, tente adquirir os seus bilhetes diretamente nessa categoria. Aqui no blog já ensinamos várias estratégias para conseguir isso, pagando pouco. 

Veja também: 

Dicas para conseguir um upgrade

O upgrade pode ser a sua chance de viajar na executiva sem gastar nada mais por isso. Como vimos neste post, existem algumas maneiras de conseguir esse benefício. Da mesma forma, é possível aproveitar situações para garantir um upgrade em sua próxima viagem. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas valiosas. 

Cheque a sua reserva

Se você comprou a passagem aérea com alguma antecedência tem mais chances de conseguir um upgrade. Em geral, essa função fica disponível com 72h a 24 horas antes da viagem. Assim, as companhias aéreas encaminham um e-mail para os passageiros, informando da possibilidade e o passo a passo a ser seguido. 

Confira sua reserva
Confira sua reserva

Em alguns casos também é possível consultar a disponibilidade no site da companhia aérea, nas configurações da sua reserva. Por fim, você pode tentar a mudança de cabine quando estiver no aeroporto. Pergunte aos atendentes da disponibilidade de upgrade em seu voo e o que precisa ser feito. 

O dia certo para voar

Por incrível que pareça, é mais fácil conseguir o upgrade voando em dias específicos. Assim, às terças, quartas e sábados a classe executiva costuma estar mais vazia. O mesmo vale para grandes feriados de Natal e Réveillon. Se você pretende viajar em algumas dessas datas, saiba que as chances de mudar de cabine são maiores. 

Confira o layout da aeronave

Dependendo da aeronave do seu voo a quantidade de assentos na executiva e primeira classe muda. Assim, quanto mais poltronas essas cabines tiverem, maiores são as suas chances de upgrade. Por isso, ao selecionar o seu voo, confira qual o modelo do avião. No site SeatGuru você vai poder ver a quantidade cadeiras disponíveis. 

Em algumas aeronaves a disponibilidade de assentos na executiva é maior
Em algumas aeronaves a disponibilidade de assentos na executiva é maior

Overbooking

Em geral, passar por um overbooking não é nada agradável. Contudo, em algumas situações esse contratempo pode render bons frutos. Assim, se você passar por isso, não deixe de pleitear um upgrade de cabine como compensação pelos transtornos. Nesse cenário a chance de sucesso são maiores. 

Seu voo teve overbooking É mais uma chance para upgrade
Seu voo teve overbooking? É mais uma chance para upgrade

Tenha paciência

Essa é talvez a dica mais difícil de seguir. Quando solicitamos um upgrade nem sempre é fácil controlar a ansiedade. Por outro lado, de nada adianta ficar agitado. Portanto, siga todos os passos do processo. É muito comum acontecerem desistências de última hora e com isso as vagas para mudança de cabine aumentam. Então já sabe, nada de se desesperar. 

Se você está tentando um upgrade, ter paciência é fundamental
Se você está tentando um upgrade, ter paciência é fundamental

Escolha bem os trechos de upgrade

Então se você for contemplado com um upgrade de cabine, tanto nas condições de ter sido presenteado com vouchers e cupons, ou mesmo pagando pelo benefício, saiba a hora certa de usá-lo. Afinal de contas, nós sabemos o quanto significa poder usufruir das melhores comodidades e serviços de bordo das aeronaves. Portanto, se possível, escolha por trechos que façam jus a esse privilégio e nos quais você terá mais tempo para aproveitar.

Assim, as viagens mais distantes e de longas durações — que muitas vezes acabam sendo um incômodo ao passageiro — podem ser revertidas em boas experiências. Basta você usar o seu upgrade e desfrutar do que há de melhor nos serviços das companhias aéreas. E para conhecer mais dicas de como conseguir o seu upgrade de cabine, assista nosso vídeo abaixo. E não se esqueça de seguir o canal do Império no YouTube.

Conseguir um upgrade é algo incrível. Neste post apresentamos 4 maneiras de ter acesso a esse benefício. Agora é a sua vez de buscar entender as regras da companhia aérea, avaliar o cenário e garantir a sua mudança de cabine. E você quer continuar aprendendo essas e outras dicas, participe do canal Segredos do Império. 

Em nosso canal do Telegram divulgamos diariamente artigos e notícias sobre viagens, cartões de crédito, milhas, programas de fidelidade e muito mais. Participe gratuitamente, clique neste link e comece a receber agora mesmo as novidades e conteúdos do Império. 

Cristo Redentor: 5 Curiosidades sobre o monumento icônico Passeios em Paris: 5 opções imperdíveis Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos