Como fazer upgrade de cabine LATAM de graça

Como conseguir upgrade de cabine LATAM de graça

Viajar de executiva é o desejo de muitas pessoas. Embora poucas saibam como acessar essa categoria sem pagar uma fortuna por isso, existem algumas maneiras de fazê-lo. Assim, o upgrade de cabine LATAM é uma alternativa para quem deseja voar com mais conforto e o melhor, sem pagar nada a mais. 

Com certeza, você é uma dessas pessoas. Por isso, no post de hoje nós vamos explicar como é possível realizar o upgrade de cabine LATAM de maneira gratuita. Vamos falar sobre as principais formas de fazê-lo, quem é elegível a esse benefício e se ele realmente vale a pena. 

Quer entender tudo sobre o upgrade de cabine LATAM? Então, venha com a gente! 

O que é upgrade de cabine?

Upgrade é um termo em inglês que pode ser entendido como a melhoria de algo. Pode ser um produto ou serviço. Assim, sempre que recebemos algo melhor do que o que pagamos dizemos que houve um upgrade. No caso das viagens de avião o termo é utilizado quando um passageiro compra um bilhete na classe econômica, mas voa em cabine executiva. 

O upgrade é uma mudança na cabine do seu voo
O upgrade é uma mudança na cabine do seu voo

Hoje, o upgrade de cabine pode ser realizado de algumas maneiras. Assim, o passageiro pode comprar o seu bilhete e em seguida pagar um valor extra para viajar em classe superior. Algumas companhias aéreas permitem que esse upgrade seja pago tanto em dinheiro quanto em pontos. Além disso, esse benefício também é oferecido gratuitamente para clientes de elite dos programas de fidelidade. 

Como conseguir um upgrade de cabine LATAM de graça? 

Existem duas maneiras de conseguir o upgrade de cabine LATAM de forma gratuita. A primeira delas é ser um cliente de elite do programa de fidelidade. Também é possível conseguir esse benefício sem custos utilizando um dos cartões co-branded da companhia. A seguir explicamos o passo a passo para resgatar o upgrade. 

Disponibilidade e prioridade

Antes de explicar como funciona o upgrade gratuito na LATAM precisamos falar de duas coisas que podem definir se você vai conseguir ou não mudar de cabine que é a ocupação do voo. Acontece que, o upgrade só pode ser realizado se houver disponibilidade de assentos na categoria que você deseja. 

Por exemplo, se o passageiro adquiriu um bilhete de econômica, mesmo que ele esteja elegível ao upgrade gratuito, só poderá fazê-lo se tiver vaga na cabine desejada. Assim, é interessante verificar a ocupação do voo. É possível fazer essa pesquisa por meio do ExpertFlyer. No site existe a opção de criar alerta de assentos. 

Clientes das categorias de elite tem prioridade no upgrade  de cabine LATAM
Clientes das categorias de elite tem prioridade no upgrade de cabine LATAM

Basta fazer o cadastro gratuito e adicionar informações do voo como, por exemplo, código da companhia aérea, origem e destino, e número do voo. Assim, a plataforma aponta a quantidade de assentos disponíveis em cada cabine. Quanto mais vazio o voo maior são as chances de conseguir o upgrade. 

Outro fator que pode determinar se você vai conseguir o upgrade de cabine LATAM é a prioridade. Saiba que você não será o único passageiro pleiteando por esse benefício. Assim, a companhia aérea precisa estabelecer uma ordem de preferência para determinar quem terá o benefício ou não. 

Continue aprendendo: 

Nesse sentido, dois aspectos são relevantes. O primeiro deles é a categoria de elite de quem está solicitando o upgrade. Quanto maior for o status do passageiro maior será as chances de ele receber o benefício no caso de uma “disputa” pelo assento. Além disso, existe a ordem em que foi solicitado o upgrade. 

Embora a LATAM só permita que os passageiros solicitem o upgrade gratuito após o check-in, quem entra na fila primeiro, tem mais chance. Ou seja, quanto mais rápido você for, melhor. Por isso, é importante ficar atento para não perder esse prazo e a oportunidade de viajar em uma cabine superior. Por fim, a companhia confirma o benefício a partir de 12 horas antes do voo ou no portão de embarque.

Upgrade de cabine LATAM por categoria de elite

Como já havíamos adiantado, uma das maneiras de conseguir o upgrade de cabine LATAM sem pagar nada é sendo um cliente de elite. Quem tem status Gold, Gold Plus, Platinum, Black ou Black Signature conta com cupons de upgrade. Esses vouchers permitem que esses passageiros mudem de classe sem nenhum custo.  

A quantidade de cupons de upgrade é oferecida conforme o status do passageiro. Além disso, cada cliente tem um número de vouchers por ano. Esse benefício se estende ao acompanhante do titular, desde que ele esteja viajando no mesmo voo. Entretanto, os cupons são compartilhados, ou seja, não há cupons extras para a sua companhia. 

Exceto, no caso de clientes Black e Black Signature. Outro detalhe muito importante sobre o cupom de upgrade de cabine LATAM é a tarifa do seu bilhete. Assim, apenas as passagens aéreas compradas nas tarifas Plus, Top, Classic ou Flex podem utilizar esse benefício. Da mesma forma, quem realizou o resgate do trecho com milhas também é elegível ao upgrade. 

Veja quantos cupons cada categoria tem direito: 

Cupons de upgrade das categorias de elite LATAM Pass
Cupons de upgrade das categorias de elite LATAM Pass

Cartões LATAM Pass Itaucard

A segunda maneira de conseguir upgrade de cabine LATAM de graça é por meio dos cartões de crédito. Esses clientes também contam com cupons que são distribuídos conforme a variante. Contudo, apenas algumas versões do plástico contam com esse benefício, confira. 

Os cartões LATAM Pass Itaucard também oferecem cupons de upgrade
Os cartões LATAM Pass Itaucard também oferecem cupons de upgrade
  • LATAM Pass Itaucard Mastercard Black: 6 cupons de upgrade por ano; 
  • Itaú Personnalité LATAM Pass Visa Infinite: 6 cupons por ano; LATAM Pass Itaucard Mastercard/Visa Platinum: 3 cupons de upgrade por ano.

Para quem tem direito ao upgrade de cabine LATAM gratuito por meio dos cartões co-branded, é importante ficar atento a algumas regrinhas. Adicionais não contam com esse benefício, apenas o titular. Da mesma forma, se o cliente tem um plástico LATAM Pass e é membro de uma categoria de elite, os cupons serão distribuídos considerando apenas o maior benefício. 

Por exemplo, um cliente da categoria Gold Plus que usa o cartão LATAM Pass Mastercard Platinum, terá apenas 4 cupons por ano, referente ao seu status. Ou seja, os vouchers do cartão e grupo de elite não são cumulativos. Por fim, quem solicita upgrade apenas por meio do plástico fica nas últimas posições de prioridade para a mudança de cabine. 

Utilizando os cupons de upgrade 

Não basta apenas ter um cupom de upgrade, é importante ter a quantidade necessária para realizar a mudança de cabine. No programa, o número de vouchers varia de acordo com a origem e destino do voo, bem como a quantidade de trechos. Além disso, o montante de cupons é por passageiros. 

Cupons para resgatar voos saindo do Brasil
Cupons para resgatar voos saindo do Brasil

Assim, uma boa dica para quem deseja realizar upgrade de cabine LATAM é escolher voos diretos, pois, dessa forma a quantidade de cupons será menor. Por fim, é importante ressaltar que os vouchers não são cumulativos. Ou seja, expiram ao final de cada ano.

Cupons para resgatar voos saindo de outros trechos
Cupons para resgatar voos saindo de outros trechos

Não sou elegível para o upgrade gratuito, tem outra alternativa? 

Se você não é cliente de elite ou não utiliza um dos cartões co-branded LATAM Pass, infelizmente não tem direito aos cupons de upgrade de cabine gratuitos. Entretanto, existem outras maneiras de mudar de cabine em voos com a companhia, são eles a Opção Upgrade e Upgrade Instantâneo. 

Veja também: 

Opção Upgrade

A Opção Upgrade do LATAM também é conhecido como leilão. Ele acontece da seguinte maneira: sempre que há disponibilidade, a companhia envia um e-mail para os passageiros oferecendo a possibilidade de upgrade. Assim, no leilão, a LATAM determina um valor mínimo e máximo para os lances. 

Upgrade por leilão
Upgrade por leilão

Caso você queira fazer o upgrade deve dar um lance e cadastrar um cartão de crédito. Assim, a companhia vai analisar a sua proposta e responderá num prazo de 2 a 12 horas se o seu lance foi aprovado ou não. Quem conseguir o upgrade terá o valor automaticamente descontado no plástico cadastrado.

Upgrade Instantâneo

Por fim, é possível fazer o upgrade de cabine LATAM de maneira instantânea. Nesse caso, quando há disponibilidade, a companhia envia um e-mail para o passageiro e oferece a possibilidade de viajar em classe superior, pagando um preço fixo por isso. Se o cliente tiver interesse, ele deve preencher alguns dados e informações do cartão de crédito.  

Upgrade instantâneo LATAM
Upgrade instantâneo LATAM

Vale a pena o upgrade de cabine LATAM?

Se você tem cupons e tem a quantidade necessária, vale muito a pena realizar o upgrade de cabine LATAM. Afinal, você terá a oportunidade de desfrutar de todas as comodidades da Economy Premium ou Business, pagando o valor da econômica. Por outro lado, quem não é elegível ao upgrade gratuito, é preciso analisar. 

Se você está disposto a pagar pelo upgrade é necessário avaliar com muito cuidado, afinal, você vai pagar por isso. Em alguns casos, não vale a pena, pois, o custo deste benefício acaba sendo muito alto ou, em alguns casos, maior que o bilhete em classe executiva. Por fim, vale ressaltar que, no leilão, lances muito baixos, são raramente contemplados. 

Realizar o upgrade de cabine LATAM por meio dos cupons é uma estratégia bem interessante para quem deseja viajar de classe executiva. Contudo, existem outras formas de realizar essa experiência pagando muito pouco. Se você quer continuar aprendendo dicas e hacks para viajar mais pagando menos, participe do Segredos do Império. 

Em nosso canal do Telegram compartilhamos diariamente artigos e notícias sobre milhas, programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens e muito mais. Participe gratuitamente, clique neste link e comece a receber hoje mesmo o melhor conteúdo do universo das milhas.