Aprenda a usar o Google Flights para economizar na passagem aérea

Aprenda a utilizar o Google Flights

Quando planejamos uma viagem, a passagem aérea costuma ser a primeira coisa com a qual nos preocupamos. Afinal de contas, esse item representa a maior parte da despesa. No entanto, felizmente, encontrar bilhetes com preços mais acessíveis está cada vez mais fácil. Isso porque ferramentas como o Google Flights nos ajudam nessa missão.

Aqui no Império nós costumamos usar o Google Flights para nos ajudar a pesquisar passagens aéreas com o menor preço. Por isso, não seria justo que você, caro leitor, não soubesse como esse buscador funciona e quais as ferramentas que ele oferece. Assim, elaboramos um guia completo para você poder utilizar o GF. 

Quer saber como aproveitar todas as ferramentas do Google Flights? Então, venha com a gente! 

 

O que é o Google Flights? 

Também conhecido como Google Fly, o Google Flights — ou Google Voos em português — é uma ferramenta de busca de voos e passagens aéreas oferecida pelo Google. A plataforma começou a operar em 13 de setembro de 2011, após a empresa de serviços online e software ter comprado a ITA Software. Assim, o objetivo do GF é oferecer preços mais baixos do que outros sites de busca. 

Isto é, o Google Flights concorre diretamente com empresas como Kayak, Expedia, Skyscanner, entre outros. Atualmente, a ferramenta está disponível em apenas 15 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Canadá.

O Google Flights é a ferramenta de busca de passagens aéreas do Google
O Google Flights é a ferramenta de busca de passagens aéreas do Google

Assim, por meio da plataforma é possível otimizar a pesquisa de passagens aéreas. Ou seja, ao invés de realizar a mesma busca por meio de diferentes companhias aéreas, você pode visualizar todos os voos disponíveis para aquela rota de uma única vez. Definitivamente um processo mais prático. A ferramenta mostra todas as empresas que operam num determinado trecho, na data em que você pesquisou. 

Da mesma forma, o Google Flights realiza buscas pelo melhor preço. Assim, você pode avaliar as opções não apenas pela disponibilidade, mas também pelo custo-benefício que cada companhia oferece. Por fim, a plataforma conta com ferramentas que ajudam a monitorar o valor de um bilhete e encontrar destinos mais acessíveis.  

Como usar o Google Flights para pesquisar voos?

Para entender melhor como o Google Flights funciona, vamos testar a ferramenta na prática. Assim, escolhemos o trecho Brasil-França. Além disso, já definimos que queremos viajar em classe executiva. Com essas duas premissas básicas realizaremos todo o passo a passo de busca de passagens aéreas na plataforma do Google. Confira o passo a passo:

1.º Defina o tipo de viagem 

Agora que já temos um destino escolhido, o próximo passo é definir qual o tipo de bilhete. Ou seja, se é ida e volta, somente ida ou múltiplos destinos. A escolha do modelo de passagem aérea deve considerar algumas características. Por exemplo, se você vai para França, mas na mesma viagem pretende passar pela Itália e Espanha, talvez a busca de vários trechos seja mais interessante. 

Da mesma forma, se você ainda não sabe qual a duração da viagem, o melhor é pesquisar só a ida. Por fim, temos as buscas ida e volta, para quem já tem datas e roteiro pronto. Contudo, nesse caso também pode ser interessante buscar os trechos separadamente. Dessa maneira, é possível combinar diferentes companhias aéreas e garantir os melhores preços.

Tipo e classe do voo
Tipo e classe do voo

No nosso exemplo, optamos pela pesquisa do tipo ida e volta. Entretanto, vale ressaltar que, no Google Flights você pode realizar quantas pesquisas forem necessárias para encontrar o melhor preço. Assim, indicamos que avalie a compra dos bilhetes em todos os cenários (ida e volta, somente ida, e múltiplos destinos) possíveis.  

Veja também: 

2.º Encontre o melhor ponto de partida e chegada 

O valor de um bilhete pode ser maior ou menor de acordo com o aeroporto/cidade de origem e destino. Assim, quanto mais combinações pudermos testar, maiores são as chances de encontrar preços baixos. É claro que, experimentar todas as opções de chegadas e partidas possíveis seria um processo trabalhoso e demorado. 

Felizmente, no Google Flights é possível realizar essa pesquisa de uma vez só. Na busca das passagens temos a possibilidade de inserir mais de um aeroporto/cidade na origem e no destino. Dessa forma, a ferramenta se encarrega de realizar as combinações possíveis e apresentar os voos disponíveis e seus respectivos preços. 

Assim, para pesquisar a nossa viagem, escolhemos como possíveis origens os 4 aeroportos internacionais mais movimentados do Brasil, Guarulhos-SP (GRU), Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), Viracopos-Campinas (VCP) e RIOgaleão-RJ (GIG), além do Aeroporto Pinto Martins – Fortaleza (FOR). Já para o destino selecionamos os aeroportos Charles de Gaulle (CDG) e Orly (ORY), ambos em Paris

Vários aeroportos - GF
Vários aeroportos

Para inserir os diferentes aeroportos na busca é bem simples, basta inserir o código IATA. Caso você não saiba é só pesquisar o nome da cidade que o Google Flights vai apresentar os aeroportos. Por fim, para adicionar outros locais é só usar uma vírgula que a ferramenta já entende que vamos adicionar outros pontos de partida ou destino. 

Dica importante: 

Se você quer encontrar voos baratos não deixe de incluir os aeroportos que são hubs das companhias aéreas. Como estamos pesquisando uma passagem para Paris, incluímos o Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (FOR), pois este é o hub da Air France no Brasil. 

3.º Escolha a melhor data para viajar 

Se você já acompanha o nosso blog há algum tempo, já sabe que a escolha das datas de uma viagem é algo que interfere diretamente no preço. Em geral, voos em baixa temporada, dias de quarta e sábado, bem como durante a madrugada costumam ter preços mais acessíveis. Além disso, a flexibilidade dos dias também conta. 

É claro que, dentro dessa “regra” o preço continua oscilando. Assim, há dias em que a passagem aérea vai estar melhor. Aqui, o Google Flights mostra mais uma vez a sua importância. Quando abrimos o calendário é possível ver o menor valor de cada data. Os valores em verde indicam os dias com os melhores preços. 

Quando estamos pesquisando uma passagem ida e volta — como no nosso exemplo — para garantir os melhores preços precisamos selecionar uma data de cor verde. Sempre que mudamos o dia de ida, a melhor data de volta pode mudar. Assim, para conseguir o valor do calendário fique atento a essa dinâmica. Confira a imagem abaixo. 

Outra maneira de encontrar bons preços no Google Flights é utilizando o calendário. Essa ferramenta apresenta as melhores combinações de datas de ida e volta. Os menores preços ficam marcados com asteriscos. O programa também apresenta uma combinação de voos de acordo com a quantidade de dias da sua viagem por meio do Gráfico de Preços. 

Calendário GF
Calendário GF
Gráfico de preços GF
Gráfico de preços GF

4.º Selecione o voo

Agora que você já selecionou os aeroportos e as melhores datas para sua viagem, finalmente chegou a hora de ver quais voos o Google Flights encontrou. Nessa etapa a ferramenta traz informações concretas da viagem. Ou seja, qual a companhia que vai operar o trecho, duração, horário de partida e chegada, possíveis escalas e claro, o preço. 

Perceba que o resultado da pesquisa mostra voos com partida de diferentes aeroportos
Perceba que o resultado da pesquisa mostra voos com partida de diferentes aeroportos

Assim como no calendário, o voo com menor preço estará na cor verde. Além disso, de acordo com o trecho escolhido na ida, a volta terá menos ou mais opções. Até aqui o Google Flights nos ajudou bastante. Contudo, vale a pena fazer uma ressalva. No momento de escolher o voo o preço nem sempre é tudo. Como vimos, a viagem mais em conta é também a mais longa. Por isso, é importante ponderar antes de decidir.

Para o nosso exemplo optamos pelo voo mais barato
Para o nosso exemplo optamos pelo voo mais barato
Continue aprendendo: 

5.º Reserve o seu voo 

Depois de pesquisar e analisar as melhores opções de voos encontradas pelo Google Flights chegou a hora de reservar a sua viagem. Assim, é importante que você saiba que o Google não comercializa bilhete aéreos — pelo menos por enquanto. Dessa forma, a plataforma nos redireciona para empresas parceiras. 

Ao realizar a sua busca o Google pesquisa as opções nas companhias aéreas e outros sites. Assim, ela oferece as melhores alternativas com base no preço, qualidade do link, tipo de parceiro e experiência no site. No caso do nosso voo Brasil-França a indicação do GF foi a reserva direto no site da Ethiopian.

Opções de reserva GF
Opções de reserva GF

Ao selecionar, somos automaticamente redirecionados para o site parceiro. A partir daí vamos finalizar a reserva e realizar o pagamento. Com relação a formas de pagamento, cada site tem a sua política e o Google Flights não interfere nisso. Por fim, antes de selecionar a sua viagem, confira todos os detalhes da tarifa como por exemplo, franquia de bagagem, regras para alterações e cancelamentos, entre outros.

Detalhes da viagem - regras
Detalhes da viagem

Outras ferramentas importantes do Google Flights 

Como vimos o Google Flights é uma ferramenta muito útil para pesquisar passagens aéreas. Especialmente para facilitar o processo de encontrar as melhores alternativas de voos possíveis. Contudo, a plataforma ainda oferece outros recursos para aprimorar a nossa busca. 

Monitoramento de preços 

Nem sempre o menor preço disponível cabe no nosso orçamento, não é mesmo? Pensando nisso, o Google Flights criou a ferramenta “Monitoramento de Preços”. Quando ativamos essa função a plataforma envia para o nosso Gmail, notificações sempre que houver mudança no valor daquela passagem que pesquisamos. Dessa forma é possível comprar e garantir a melhor oferta. 

Monitorar preços GF
Monitorar preços GF

Como saber se um voo está caro ou barato? 

Às vezes pode surgir dúvidas com relação ao valor de uma passagem. Será que esse preço é bom ou está caro? Essa é uma pergunta bem comum, especialmente quando se trata de um trecho que não conhecemos. Aqui mais uma vez o Google Flights pode nos ajudar. A ferramenta mantém um histórico de preços.

Dessa forma, ela consegue determinar se, de acordo com o histórico, o valor daquele trecho, naquele período está caro ou barato. Além disso, o Google Flights mostra os preços que podem ser considerados baixos, normais e altos. Para quem está na dúvida essa ferramenta é de grande ajuda. 

Não sabe para aonde ir? O Google Fly pode ajudar

Nós aqui do Império amamos explorar novos destinos e montar roteiros. E quando estamos fazendo isso o Google Fly também nos ajuda bastante. Na aba “Explorar” a plataforma apresenta diversas opções de destino ao redor do mundo com o valor médio da passagem aérea. Para quem está com a grana curta e quer viajar essa ferramenta traz insights interessantes.  Não se esqueça que aprender inglês e outros idiomas pode facilitar muito as suas viagens internacionais.

Onde mais você pode encontrar passagem aérea barata? 

Como vimos, o Google Flights é uma excelente ferramenta para nos ajudar a encontrar passagens aéreas com preço baixo. Mas, infelizmente, não conseguimos pesquisar bilhetes para emissão com milhas aéreas. Vale lembrar que por meio dos pontos podemos economizar ainda mais na reserva de voos. 

Assim, se você quer aprender como pagar até 70% mais barato numa passagem aérea, você precisa conhecer a Bíblia das Milhas e Pontos. Nesse e-book você vai conhecer os principais programas do Brasil e do mundo além das melhores estratégias para acumular pontos e viajar sem colocar a mão no bolso. 

Clique no banner abaixo e tenha acesso agora mesmo ao conteúdo mais completo do mercado de milhas.  

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH