Qual o limite de peso de bagagem na Gol?

Limite de peso de bagagem na Gol
Limite de peso de bagagem na Gol

Quem nunca passou pela infeliz situação de pesar a bagagem e se deparar com um valor que excedia o limite da companhia aérea, não é mesmo? Infelizmente este tipo de situação é comum e pode provocar sérias dores de cabeças para alguns viajantes. Por isso o Império das Milhas te conta hoje tudo o que você precisa saber sobre o limite de peso de bagagem na Gol: uma das cias mais populares entre os brasileiros. 

Nós sabemos que os limites de peso existem por questões de logística e segurança pré estabelecidos pela ANAC e pelos demais órgãos responsáveis. Por isso, em regra, a maioria das companhias aéreas brasileiras adotam padrões parecidos. 

Contudo, antes de fazer as malas, é indispensável que você pesquise diretamente com a sua companhia quais são as suas políticas internas. Por isso, se você está prestes a viajar pela Gol e não quer passar apertos, continue com o Império e confira agora mesmo qual é o limite de peso de bagagem da cia!

Veja também:

Limite de peso de bagagem despachada na Gol

Atualmente o limite de peso de bagagem na Gol é de 23kg. Portanto, cada bagagem despachada é equivalente a um único volume com este peso. Se esses 23kg forem divididos em dois ou mais volumes, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.

No caso da Gol, caso sua bagagem ultrapasse o limite de 23 kg, será necessário pagar uma taxa a cada quilo excedente, de acordo com os valores a seguir:

  • Voos nacionais: R$ 35,00 por kg 
  • Voos internacionais: R$ 50,00 por kg

Além disso, é importante se atentar às dimensões da mala que devem estar de acordo com o padrão que ilustramos abaixo:

dimensões de bagagem

Ainda, podemos lembrar que, segundo informações do site oficial da Gol, a empresa oferece despacho gratuito para os clientes que se enquadram em alguns perfis de acordo com a tabela abaixo:

PREMIUM ECONOMYMAXPLUSLIGHTPROMO
Cliente não Smiles1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª bagagem gratuitaSem bagagem gratuitaSem bagagem gratuita
Categoria Smiles1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª bagagem gratuitaSem bagagem gratuitaSem bagagem gratuita
Categoria Prata1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª bagagem gratuita1ª bagagem gratuita1ª bagagem gratuita
Categoria Ouro1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas1ª e 2ª bagagens gratuitas
Categoria Diamante1ª e 2ª 3ª bagagens gratuitas1ª e 2ª 3ª bagagens gratuitas1ª e 2ª 3ª bagagens gratuitas1ª e 2ª 3ª bagagens gratuitas1ª e 2ª 3ª bagagens gratuitas
despacho gratuito GOL

Limite de peso de bagagem de mão na Gol

Já para as bagagens de mão, os valores variam um pouco. Independentemente de qual seja o seu destino, o passageiro pode, segundo a Gol, viajar com uma bagagem de mão padrão que possua até 10 kg + 1 artigo pessoal leve. Devemos lembrar que o artigo pessoal precisa ser algo pequeno e maleável, como uma bolsa, mochila ou sacola, pois precisa ser armazenado dentro da aeronave, abaixo do assento à sua frente.

No caso das bagagens de mão, é necessário atender aos seguintes padrões:

dimensões bagagem de mão

Além disso, vale lembrar que se a bagagem de mão ou o item pessoal excederem os limites estabelecidos pela companhia, a bagagem deverá ser despachada e o passageiro terá de arcar com os custos adicionais.

Como evitar o excesso de bagagem? Confira as dicas do Império!

Portanto, para ter uma viagem mais prática, rápida e barata, nós recomendamos que você, passageiro, esteja atento aos limites dispostos pela companhia aérea. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil montar uma mala, em especial para viagens mais longas, que obedeçam a tantos pré-requisitos. Por isso, continue conosco e confira agora mesmo as dicas do Império para evitar o excesso de bagagem!

  • Muitas vezes levamos diversos itens desnecessários que só ocupam espaço e fazem peso na bagagem. Sendo assim, antes de arrumar as malas, faça uma lista do que realmente é essencial.
  • Compre uma balança para malas e confira os números antes de ir para o aeroporto.
  • Se possível, vá com as roupas e sapatos mais pesados junto ao corpo.
  • Tome cuidado com a bagagem de mão! Não se esqueça de pesar e conferir as medidas. Além disso, para levar os itens pessoais, opte por bolsas, sacolas e mochilas mais maleáveis.
  • Ter uma mala de boa qualidade, firme e com boas divisórias facilita o processo de organização e otimiza o espaço. Portanto, compre uma boa mala.
  • Evite papéis, caixas de produtos, embalagens, etc. Tudo isso pode ocupar bastante espaço. Portanto, elimine o volume desnecessário.
  • Calcule os itens que irão voltar com você. É muito comum que façamos compras no destino e as malas voltem abarrotadas. Por isso, pense em tudo o que você pretende trazer e deixe um espaço livre.
  • Tente alocar os itens mais densos e pesados para a bagagem de mão (contudo, se atente ao limite de 10 kg).

Contudo, vale lembrar que se as suas malas excederem o limite, não há problemas. Cada viajante pode adquirir até 200 kg como excesso de bagagem mediante o devido pagamento. Entretanto, se este limite for ultrapassado, o passageiro deverá despachar os itens como carga, via GOLLOG.

Aprenda como mudar a sua vida financeira com milhas!

Quer saber como utilizar as milhas a seu favor? Que tal aprender com quem realmente entende do assunto? O Milhas Rápido é para você que deseja viajar ou até mesmo ter uma renda extra. 
Não perca tempo e comece a ganhar dinheiro com seu cartão de crédito!  Portanto, aprenda conosco quais são as principais estratégias para lucrar com esse mercado. Por isso, clique aqui e descubra.

Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos Cartão de crédito para MEI – Melhores de 2024 É possível pagar IPVA com cartão de crédito em 2024?