Guia do Aeroporto de Guarulhos (GRU): tudo o que você precisa saber sobre o maior aeroporto do Brasil

O Aeroporto de Guarulhos/São Paulo é considerado o maior e mais importante hub brasileiro. Ficando cerca de 25km distante do centro da capital paulista. Dessa forma, o GRU é com certeza o mais bem conectado do Brasil, sendo fácil se conectar para qualquer lugar do mundo. 

No entanto, atualmente o aeroporto está sob concessão da GRU Airport. Por ele passam cerca de 50 milhões de passageiros por ano, além de pelo menos 830 pousos e decolagens diariamente. Por fim, ele ainda conta com duas pistas de pousos e decolagens, sendo uma com 3.000 m x 45 m e a outra com 3.700 m x 45 m.

Fique conosco, e então confira um guia completo do aeroporto mais completo do Brasil!

A história do aeroporto

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é um dos principais hubs (pontos de conexão) da América Latina, sendo inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Mas foi somente em 1989 que a segunda pista começou a receber voos. O Terminal 2 foi inaugurado quatro anos depois, em 1993, e foi a primeira grande expansão. 

O Terminal 1, como conhecemos hoje, era anteriormente conhecido como Terminal 4 e só foi inaugurado no ano de 2012.Em 6 de fevereiro de 2012, o aeroporto foi cedido à iniciativa privada por um período de 20 anos. Assim sendo 51% da concessionária e os 49% restantes da estatal Infraero.

Contudo, nesse período de transição operacional, o aeroporto internacional de Guarulhos recebeu um novo nome em 15 de novembro de 2012, quando passou a se chamar GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Dessa forma, o contemporâneo Terminal 3, com 192 milhões de metros quadrados e tempo de construção de um ano e nove meses, foi inaugurado em 2014.

Devido a tantas mudanças, foi necessário renumerar os terminais, o que foi feito em novembro de 2015. Com isso, os terminais 1 e 2 foram fundidos para se tornar o que hoje é conhecido como Terminal 2, enquanto o antigo Terminal 4 passou a ser o que agora é conhecido como Terminal 1, melhorando a logística do terminal e facilitando a ida e volta dos passageiros ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Um giro pelo Aeroporto De Guarulhos

No ano passado, o GRU Airport recebeu aproximadamente 24,16 milhões de passageiros e 188.573 pousos e decolagens nacionais e internacionais. Além disso, o Aeroporto de Guarulhos possui três terminais de passageiros e um terminal de cargas.

As portas de embarque começam com o número que corresponde ao número do terminal. Por exemplo, a porta 101 está localizada no Terminal 1. Do mesmo modo, a porta 207 está localizada no Terminal 2. Por fim, a porta 305 está localizada no Terminal 3.

Terminal 1

O Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos foi reaberto em novembro de 2021, após ficar fechado por um ano e meio como resultado à queda no tráfego devido à pandemia de Covid-19. Assim, agora que está em funcionamento novamente, ele está recebendo voos da companhia aérea brasileira Azul. Lá, existem 34 balcões de check-in e 9 portões de embarque.

Dessa forma, o pequeno Terminal 1 tem como principal vantagem a rapidez no embarque e desembarque, que é sempre feito na pista, com os passageiros caminhando alguns metros até a aeronave. Outra vantagem é a rapidez com que você pode pegar um Uber ou um táxi ao desembarcar, pois a área é menor e mais tranquila.

Terminal 2

As operações e voos domésticos da Gol, Latam e VoePass estão localizados no Terminal 2. Os voos das companhias Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Air Europa, Avianca, Amaszonas, Boliviana de Aviación, TAAG e Sky Airline retomaram ao terminal. A Royal Air Maroc e a Flybondi também eram conhecidas por decolar do T2, mas ainda não retornaram após a suspensão dos voos devido à pandemia.

Se você estiver voando com uma dessas companhias, a área de check-in estará localizada entre as letras B e E. São 185 balcões de check-in e 42 portões de embarque de passageiros no total. Quem anda por essa área se sente igualmente como em um grande shopping center com uma vasta gama de lojas, restaurantes, escadas rolantes e serviços. Bem como farmácias, lojas de eletrônicos e até uma agência postal. 

Além disso, é aqui que ocorre o desembarque doméstico, portanto, se alguém for te receber no aeroporto após uma viagem nacional, saiba que é aqui que você vai sair, independentemente da companhia aérea. O espaço é dividido em área térrea, primeiro e segundo andar.

Terminal 3

Com três andares, o Terminal 3 abriga as operações internacionais da Latam, assim como a maioria das companhias aéreas estrangeiras: Air Canada, Air France, American Airlines, British Airways, Copa Airlines, Delta, Emirates, Iberia, KLM, Lufthansa, Qatar, Swiss, TAP, Turkish e United.

Se você estiver voando com uma dessas companhias, a área de check-in estará localizada entre as letras F e H. São 102 balcões de check-in e 26 portões de embarque de passageiros no total.

A maior parte do Terminal 3 é dedicada a voos internacionais. A Polícia Federal também está localizada aqui, então muitas pessoas tiram seus passaportes neste ponto. No térreo é onde ocorre o desembarque dos voos internacionais, e também há acesso a um ponto de táxi e corridas em aplicativos, além de locadoras de veículos. 

Há acesso à estação, além de lojas, lanchonetes e farmácia. No terceiro andar você poderá fazer o check-in para as empresas mencionadas acima, bem como o embarque internacional. No mezanino, próximo ao check-in F, foi montada uma instalação para a realização de testes de Covid-19 no aeroporto de Guarulhos, com resultado em quatro horas.

Qual é a melhor maneira de se deslocar no aeroporto?

O GRU Airport oferece transporte entre os Terminais 1, 2 e 3. Os ônibus contam com caracterização do aeroporto e param no piso dos terminais de embarque. O tempo de espera é de cerca de 15 minutos. Entretanto, o horário de funcionamento do transfer é das 04h às 00h.

Trajetos:

  • Ida: Estação CPTM ->Terminal 1 -> Terminal 2 (calçada oeste) > Terminal 3 –

 Volta: Terminal 3 -> Terminal 1 ->CPTM

  • Ida: Estação CPTM -> Terminal 2 (calçada leste) – Volta: Terminal 2 (calçada leste) -> CPTM

Companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional de Guarulhos

O Aeroporto de Guarulhos é o principal aeroporto internacional do Brasil, atendendo não só a região de São Paulo, mas todo o país através de voos domésticos operados pela Azul, Gol, Itapemirim, Latam e VoePass.

Atualmente, a nível internacional existem 48 voos diretos com dezenas de companhias aéreas estrangeiras.

Companhias aéreas que operam no GRU:

  • Aerolíneas Argentinas: Buenos Aires (EZE)
  • Aeroméxico: Cidade do México (MEX)
  • Air Canada: Toronto (YYZ) e Montreal (YUL)
  • American Airlines: Dallas (DFW), Miami (MIA) e Nova York (JFK)
  • Air Europa: Madri (MAD)
  • Avianca: Bogotá (BOG)
  • Air France: Paris (CDG)
  • Boliviana de Aviación Santa Cruz de la Sierra (VVI)
  • Copa Airlines: Cidade do Panamá (PTY)
  • Boliviana de Aviación (BoA): Cochabamba (CBB), La Paz (LPB) e Santa Cruz de la Sierra (VVI)
  • British Airways: Londres (LHR)
  • Delta Air Lines Atlanta (ATL) e Nova York (JFK)
  • Ethiopian Airlines: Addis Abeba (ADD)
  • Emirates: Dubai (DXB)
  • Iberia: Madri (MAD)
  • JetSmart: Santiago (SCL)
  • KLM: Amsterdam (AMS)
  • Lufthansa: Frankfurt (FRA) e Munique (MUN)
  • Qatar Airways: Doha (DOH)
  • Sky Airline: Santiago (SCL)
  • Swiss International Air Lines Zurique (ZRH)
  • TAAG Linhas Aéreas de Angola: Luanda (LAD)
  • TAP: Lisboa (LIS) e Porto (OPO)
  • Turkish Airlines: Istambul (IST)
  • United Airlines: Chicago (ORD), Houston (IAH), Nova York (EWR) e Washington (IAD)

Como chegar ao Aeroporto de Guarulhos?

Existem várias formas de chegar ao Aeroporto de Guarulhos, contudo as mais comuns são o carro (o deixando no estacionamento aeroporto de Guarulhos), aplicativos de transporte, trem ou ônibus.

Algumas companhias aéreas, como Azul, Gol e Latam, por exemplo, oferecem serviços de transfer Congonhas Guarulhos, ou de Guarulhos para Congonhas

No entanto, devido à pandemia, os serviços foram alterados. Por exemplo, a Gol suspendeu suas operações de ônibus, enquanto Azul e Latam reduziram seus horários de operação.

Assim, as paradas estão localizadas na área de desembarque do Terminal 2, especificamente no terminal de ônibus. Antes de tudo, verifique os horários de partida com a companhia aérea.

Trem

Mas, a maneira com melhor custo-benefício para chegar em Guarulhos saindo de São Paulo, é com os trens da CPTM.

Para se locomover de trem até o Aeroporto Internacional de São Paulo é necessário utilizar a linha 13-Jade da CPTM. O ramal possui duas opções:

  • Trem Comum: com origem e destino na estação Engenheiro Goulart, oferecendo conexão para a linha 12-Safira da CPTM, com saídas de 20 em 20 minutos;
  • Trem Expresso: com origem e destino na estação Luz, oferecendo conexão para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e as linhas 7–Rubi e 11–Coral da CPTM, com saídas a cada 1 hora da estação da Luz.

O que fazer quando estiver no Aeroporto de Guarulhos?

Por seu tamanho, o GRU Airport oferece uma ampla gama de opções de lazer, incluindo lojas de presentes, restaurantes, salas VIP e áreas de trabalho e descanso.

Abaixo, mostraremos alguns dos melhores passatempos no Aeroporto de Guarulhos.

Faça uma refeição

Você não precisa ficar dependente só da comida do avião. Entre voos, há tempo para uma boa refeição no Aeroporto de Guarulhos. As opções de lanche e café no Terminal 1 incluem o Subway e a Casa do Pão de Queijo.

Embora haja mais opções de fast food no Terminal 2, a variedade melhora: Baguettes, Bob ‘s, 365 Deli, Mc Donald’s e Viena Snacks. Além dos restaurantes: Bleriot, Jin Jin Wok, Montana Express, Red Lobster e Vivenda do Camarão, com preços mais acessíveis.

Por outro lado, o Terminal 3 sedia tanto restaurantes fast food quanto opções mais sofisticadas, como: Adab Culinária Árabe, Baked Potato, Gofresh, Nagarê Sushi, O Botequim, Olive Garden, Piola, Pizza Hut, Ráscal, Carl’s Jr, 365 Deli, Bob’s, Crepe de Paris, Doggis e Tostex.

Sala vip Guarulhos 

Muitos viajantes querem saber como entrar nas salas VIP em Guarulhos, pois são espaços exclusivos onde você pode relaxar, comer e beber sem gastar um único centavo.

Mas, como o nome sugere, a sala VIP é apenas para algumas pessoas!

Boa parte das salas VIP são voltados para pessoas com altos ganhos e status de elite, que são atreladas a programas de fidelidade de bancos e companhias aéreas, visando sempre beneficiar os seus melhores clientes.

O Aeroporto de Guarulhos conta com diversas salas VIP, entretanto cada uma delas possui seus próprios conjuntos de regras que deverão ser seguidas. Sendo as mais comuns:

  • Via cartões de créditos: Visa Infinite, Mastercard Black, Amex The Platinum Card, Elo Nanquim ou semelhantes.
  • Para viajantes de primeira classe ou classe executiva.
  • Possuir status de categoria elite em determinada companhia aérea.
  • Fazer parte de algum programa de Sala Vip como: Priority Pass, Lounge Key, Dragon Pass ou Lounge Pass
  • Pagar o acesso para a sala VIP, o que gira entorno de US$ 30,00 por pessoa.

Vale ressaltar, todavia, que nem todas as salas VIP de Guarulhos aceitam pagamento para ter acesso. Assim, algumas são reservadas apenas para clientes de bancos ou companhias aéreas.

Portanto, agora que você já sabe um pouco sobre as salas VIP no Aeroporto de Guarulhos, vamos conhecer as opções disponíveis agora.

Sala Vip no Terminal 1

  • W Lounge São Paulo

Sala Vip no Terminal 2

Sala Vip no Terminal 3

Conte com os serviços de emergência

O Aeroporto de Guarulhos também oferece serviços emergenciais, como costura e ajustes em roupas, sapatos e bolsas. Outro serviço que pode salvar sua viagem é ter acesso a uma consulta odontológica no Terminal 2. Poucas pessoas sabem, mas lá existe uma clínica de ortodontia, implante dentário, cirurgia e tratamento de canal.

E aí, o que achou do nosso guia? Então para saber mais sobre o maior aeroporto do Brasil, confira os artigos que preparamos abaixo!