Conheça os 10 maiores HUBs do mundo

Conheça os 10 maiores hubs do mundo

Viajar de avião é uma delícia, mas você já parou para pensar como as companhias se organizam para levar milhares de passageiros para diferentes destinos? Ou ainda, porque determinada empresa sempre faz conexão em um mesmo aeroporto? Para facilitar as operações as aéreas contam com HUBs. 

Você já ouviu esse termo? Sabe o que ele significa? Se a sua resposta foi “não” para essas duas perguntas, você está no lugar certo! Neste post vamos contar tudo sobre os HUBs. Você vai descobrir como eles funcionam, como se beneficiar deles e quais são os maiores HUBs do mundo. 

Ficou curioso? Então, venha com gente!

O que é um HUB no mundo da aviação?

Você já percebeu que em uma viagem internacional ou mesmo doméstica, de acordo com a sua origem e destino, a companhia sempre faz conexão em um mesmo aeroporto? Assim, em alguns casos, se olharmos no mapa, a empresa realiza uma parada em um ponto na “contramão” da sua viagem. 

Bem, embora para você não faça sentido algum uma conexão que parece fugir da sua rota, na prática ela facilita a operação das companhias. Em geral, essas empresas costumam parar em aeroportos bem grandes de onde você deverá embarcar em outra aeronave para seguir viagem. 

Os hubs facilitam nossa vida

Esses aeroportos que as companhias costumam parar sempre para que os passageiros façam conexões são conhecidos como HUBs. Ou seja, são bases operacionais onde as companhias realizam a distribuição dos voos. Funciona assim, os passageiros são levados da origem até um HUB. 

Em seguida, no HUB, eles embarcam em outra aeronave para chegar ao destino desejado. Esse modelo de viagem otimiza a operação das companhias. Assim, se antes elas precisavam de muitas aeronaves, funcionários e tinham mais custos com manutenção e combustível, agora, a grande maioria das viagens tem como origem e destino o HUB.    

Quais as vantagens de voar a partir de um HUB?

Pode até parecer que esse sistema só é vantajoso para as companhias aéreas. Entretanto, nós, os passageiros, também podemos tirar proveito deste modelo de viagem. Como falamos anteriormente, essa forma de trabalhar fez com que as empresas diminuíssem o custo operacional, consequentemente, essa redução de gastos acaba refletindo no preço final da viagem. 

Comparação voo para GRU e VCP com a Azul
Comparação voo para GRU e VCP com a Azul

Por exemplo, um voo com a Azul, saindo de Salvador para o estado de São Paulo, o trecho SSA-VCP é R$ 92,00 mais barato. O motivo? O Aeroporto de Viracopos é HUB da companhia. Outra vantagem de uma viagem que inclua um HUB é a disponibilidade de voos. Especialmente em trechos com destino a outros países, a oferta nesses aeroportos é bem maior o que pode facilitar o seu planejamento. 

Veja também:

Onde fica o HUB das companhias nacionais? 

Agora que você já sabe os que são os HUBs e qual a importância deles na sua viagem, deve estar se perguntando quais são os HUBs das companhias nacionais. Bem, vale a pena salientar que uma empresa pode contar com esses pontos de apoio em diferentes aeroportos. O Brasil, por exemplo, é um país bem grande, logo, para atender o máximo de destinos possíveis as aéreas contam com HUBs em diferentes regiões. 

Em um hub o número de conexões possíveis são maiores. Além disso, os voos partindo desses aeroportos costumam ser mais em conta
Em um hub o número de conexões possíveis são maiores. Além disso, os voos partindo desses aeroportos costumam ser mais em conta

Azul

  • Campinas – Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP); 
  • Aeroporto do Rio de Janeiro RJ – Santos Dumont (SDU);
  • Belo Horizonte – Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (CNF); 
  • Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (REC). 

Latam 

  • Aeroporto Internacional de Brasília (BSB);
  • GRU Airport (GRU); 
  • Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH); 
  • RIOgaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG). 

Gol  

  • Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves (CNF); 
  • Aeroporto Internacional de Brasília (BSB);
  • GRU Airport (GRU); 
  • Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães (SSA); 
  • Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH);
  • RIOgaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim (GIG);
  • Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (FOR).

Estes são os 10 maiores HUBs do mundo

Os HUBs são utilizados por companhias aéreas do mundo inteiro. Assim, algumas instituições se dedicam a estudar o mercado da aviação e elaborar estudos e coletar dados importantes sobre o setor. A OAG é uma dessas bases de dados que coletam informações relacionadas às viagens.

Dessa forma, entre os resultados fornecidos pela empresa, temos o relatório o “Megahubs Index” que elege os 10 maiores hubs do mundo. Para elaborar o ranking a OAG considera o número de conexões possíveis entre voos de chegada e saída, numa janela de seis horas em que um ou ambos os trechos são internacionais. 

A pesquisa foi realizada com os 200 maiores aeroportos do mundo e considera os 12 meses anteriores a julho de 2019. E, porque estamos falando do ranking de 2019 se já estamos em 2022? Bem, por conta da pandemia o fluxo de voos diminuiu drasticamente, até mesmo nos megahubs. 

Assim, em 2020 e 2021 a OAG não divulgou um ranking, apenas comparou o índice de movimentação em cada HUB antes e durante a pandemia. Não sabemos ainda se haverá uma nova classificação nos moldes de 2019 em 2022. Ou seja, vamos aguardar e conhecer os atuais campeões.  

1.º lugar: Aeroporto de Londres Heathrow (LHR)

LHR
LHR

O Aeroporto de Londres Heathrow possui o maior HUB do mundo. Assim, considerando a última classificação realizada pela OAG, esse aeroporto manteve a sua posição no ranking. De acordo com a pesquisa, LHR recebeu 317 pontos. Assim, no dia mais movimentado de 2019 a base de dados chegou a registrar 65,294 conexões internacionais possíveis entre chegadas e partidas. Vale lembrar que o aeroporto é HUB da British Airways. 

2.º lugar: Aeroporto de Frankfurt (FRA)

FRA
FRA

Em segundo lugar está o Aeroporto de Frankfurt, que subiu de posição em relação à pesquisa anterior. Assim, o aeroporto recebeu 309 no Índice de Conectividade, o que estabeleceu a Europa a dominância no Megahubs Index. A Lufthansa German Airlines é a principal companhia a operar em FRA e 63% de seus voos partem deste aeroporto. 

3.º lugar: Aeroporto Internacional O’Hare – Chicago (ORD) 

ORD
ORD

Entre os vários aeroportos Norte Americanos, o de O’Hare em Chicago ganhou a terceira posição no Megahubs Index. O aeroporto recebeu 290 pontos no índice de conectividade. Assim, a United Airlines mantém em O’Hare o seu principal hub. De lá partem cerca de 46% dos voos da companhia. 

4.º lugar: Aeroporto de Amesterdã-Schiphol (AMS)

AMS
AMS

O Aeroporto de Amsterdã é o principal aeroporto dos Países Baixos e já foi o mais movimentado da Europa. Assim, ele ocupa o quarto lugar no ranking de megahubs da OAG. Esse aeroporto é o principal hub da KLM-Royal Dutch Airlines. 52% dos voos da companhia passam por lá. Na premiação em lugar recebeu 279 pontos no índice de conectividade. 

5.º lugar: Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss (MUC)

MUC
MUC

Para completar o top 5 dos maiores hubs do mundo, mais um aeroporto na Europa. O Aeroporto de Munique-Franz Josef Strauss acumulou 259 pontos por sua conectividade. Assim como em Frankfurt, a Lufthansa German Airlines é responsável pela maior parte das operações. Cerca de 59% dos voos da companhia passam por esse aeroporto.

Continue lendo: 

6.º lugar: Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ)

YYZ
YYZ

O aeroporto de Toronto é o mais importante do Canadá, além disso, é o sexto maior hub do mundo. De acordo com o ranking da OAG, esse aeroporto recebeu 251 pontos no índice de conectividade. Assim, a Air Canada mantém nesse local o seu principal hub. Quase 60% dos voos operados pela companhia passam por lá. 

7.º lugar: Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle (CDG)

CDG
CDG

Localizado em Roissy, na França, está o sétimo maior hub do mundo. O Aeroporto Charles de Gaulle em Paris recebeu 250 pontos no índice de conectividade. Assim, a principal companhia a operar por lá é a Air France com 50% de seus voos passando por lá. Além disso, outras empresas como Delta Airlines, a low cost Easy Jet e a FedEx Express também possuem hub nesse aeroporto. 

8.º lugar: Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL)

ATL
ATL

O aeroporto de Atlanta já foi considerado o mais movimentado do mundo, assim, por lá costumam passar cerca de 104 milhões de passageiros por ano. Dessa forma, o aeroporto ocupa o oitavo lugar no ranking dos maiores hubs do mundo. O aeroporto também serve como principal hub da Delta Air Lines e 79% dos voos da companhia parte de lá. 

9.º lugar: Aeroporto Changi de Singapura (SIN) 

SIN
SIN

O aeroporto de Changi é o principal aeroporto de Singapura e também do sudeste asiático. Por lá passam diariamente mais de 130 mil passageiros. Assim, esse é o primeiro campo de aviação da Ásia no ranking da OAG. Por isso, o aeroporto recebeu 240 pontos no índice de conectividade. Além disso, vale lembrar que é nele que fica o hub da Singapore Airlines com aproximadamente 24% dos voos da companhia passando por lá.  

10.º lugar: Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG)

HKG
HKG

Por fim, fechando o top 10 dos maiores hubs do mundo está o aeroporto de Hong Kong. Com apenas 23 anos de existência o aeroporto já é considerado um dos mais movimentados de todo o planeta. Assim, o seu índice de conectividade é de 234. Além disso, a Cathay Pacific Airways mantém nesse lugar o seu principal hub e aproximadamente 26% dos voos da companhia passam por lá. 

Você já visitou algum dos maiores hubs do mundo? Como foi a experiência? Conta para gente! 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis