Aprenda a cancelar passagem e ainda ter reembolso

Veja como cancelar passagem aérea e conseguir reembolso

Este é um post com um hack exclusivo para esse momento de pandemia. Como sabemos, por causa do coronavírus, cancelar passagem aérea tornou-se uma prática mais comum. Entretanto, conseguir o reembolso ainda é algo complicado para muitos viajantes. Afinal, nenhuma companhia quer devolver esse valor tão facilmente. 

Porém, estamos diante de uma situação atípica e por isso, novas regras foram criadas para esse momento. Assim, se você desistiu de viajar e gostaria de receber o dinheiro de volta, fique tranquilo. Pois, neste post vamos explicar o que fazer para conseguir o reembolso, mesmo tendo pedido para cancelar.

Continue a leitura para descobrir o nosso hack! 

É possível cancelar passagem aérea? 

Embora as companhias aéreas tenham regras que pareçam ser abusivas e que prejudicam o consumidor, saiba que elas só podem fazer o que está dentro da lei. Assim, antes de tratarmos das normas estabelecidas por essas empresas é preciso conhecer o código que rege todas elas. Quem cuida dessa parte é a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Assim, esse órgão determina que qualquer pessoa pode desistir de uma passagem aérea, desde que a aquisição dos bilhetes tenha sido feita com até 7 dias de antecedência ao voo. Além disso, a companhia tem até 7 dias para fazer o reembolso. Se o caso não se encaixar nessa regra, a empresa poderá cobrar multas contratuais. 

Sim, é possível cancelar a passagem aérea
Sim, é possível cancelar a passagem aérea

Em muitas ocasiões essa taxa representa o total pago pelo passageiro. Contudo, estando dentro do prazo ou não, a companhia aérea é obrigada a devolver o valor cobrado em tarifas aeroportuárias. Afinal, o passageiro não vai usar aquele serviço. Entretanto, com a pandemia, as regras com relação ao cancelamento e reembolso mudaram. 

Alteração do passageiro

Se o seu voo está marcado para até o dia 31 de outubro de 2021, você poderá adiar a sua passagem, sem cobrança de multa, desde que aceite que o valor fique retido na companhia para ser utilizado posteriormente como crédito. Entretanto, quem desejar o reembolso estará sujeito a regras contratuais da tarifa do seu bilhete. Além disso, a companhia tem 12 meses para realizar a devolução. 

Mudanças feitas pela companhia

Caso a companhia altere o seu horário ou itinerário de voo, o passageiro poderá escolher entre reagendar o voo ou então receber o dinheiro de volta. Vale ressaltar que, nesses casos, o reembolso deve ser integral. Contudo essa regra vale para viagens nacionais com mudanças de partida ou chegada superior a 30 minutos.

No caso de voos internacionais o cliente pode receber o reembolso integral para mudanças superiores a 1 hora da partida ou chegada. Em todos os casos a companhia aérea terá 12 meses para devolver o dinheiro do passageiro. Além disso, é importante ressaltar que o ressarcimento será feito pelo mesmo meio que o cliente utilizou para a compra das passagens.

Veja também: 

Quais são as regras da companhia aérea? 

Dentro das regras da ANAC as companhias determinam o que será feito ou não. É claro que nenhuma delas vai desrespeitar o que diz a Agência Nacional. Por outro lado, algumas empresas são mais flexíveis que outras e, durante a pandemia, estão sendo oferecidas maiores possibilidades em relação aos cancelamentos e reembolsos. Confira. 

Azul 

Na companhia, os passageiros com voos marcados para até o dia 31/12/2021 que porventura tenham sido alterados pela Azul podem pedir o reembolso integral do valor do bilhete. A empresa realizará a devolução em até 12 meses, corrigido monetariamente pelo INPC. Da mesma forma, suspeitos ou testes positivos podem cancelar passagem e solicitar o ressarcimento. 

Azul
Azul Linhas Aéreas

Nesses casos, como a iniciativa é do passageiro (ou agência de viagem) é necessário apresentar o teste para solicitar a devolução do dinheiro. Se a Azul acatar o pedido o passageiro estará sujeito a multas de cancelamento e reembolso. Assim, o valor restante será ressarcido em até 12 meses.  

Latam 

A Latam tem uma regra bem simples para quem deseja solicitar reembolso. Se você tem uma viagem marcada até o dia 31/10/2021 e ela foi cancelada ou reprogramada é possível solicitar o Travel Voucher. Esse cupom terá um custo equivalente ao que foi pago pelos serviços da companhia. Entretanto, as tarifas de embarque vão ser devolvidas paralelamente em até 7 dias. 

Latam

Vale lembrar que a devolução é feita pelo mesmo meio de pagamento da compra. Da mesma forma, se a compra foi parcelada a companhia vai suspender as parcelas futuras e ressarcir as demais. O valor do resgate é calculado com base na cotação do dia. Por fim, a companhia também realiza a devolução com pontos. 

Gol 

Dentre as três companhias aéreas, a Gol foi a única que foi além do estabelecido pela ANAC. Para começar, a empresa está permitindo que os passageiros solicitem o reembolso de passagens aéreas marcadas para até dezembro/2021, sem taxa de cancelamento. Essa regra se aplica para qualquer voo, mesmo que não tenha sido alterado. 

Cancelamento com reembolso Gol
Cancelamento com reembolso Gol

Entretanto, no caso de voos sem alteração pode haver multas de acordo com a tarifa comprada. Ou seja, se o bilhete permite ou não mudanças. Em todos os casos a companhia tem até 12 meses para devolver o valor da passagem e tarifas aeroportuárias ao passageiro. 

Agência de viagem 

A compra de bilhetes com agências de viagem é mais complicada quando o assunto é cancelar passagem. Afinal, essas empresas têm as suas próprias regras e multas para esse tipo de situação. Contudo, elas também deve seguir as regras estabelecidas pela ANAC. Assim, se por conta da pandemia você tem o direito de cancelar ou alterar o voo, a agência deve acatar essa mudança. 

Em geral, quando a companhia altera o seu voo, você pode resolver toda a questão diretamente com a aérea. Entretanto, nos demais casos é necessário entrar em contato com a agência e consultar as regras. Vale lembrar que cada empresa tem suas próprias normas. 

Como conseguir cancelar passagem com direito a reembolso?

Como vimos existem uma série de regras para cancelar viagem e também para conseguir o reembolso. Provavelmente, você deve estar se perguntando como ter o seu dinheiro de volta com tantas normas. Bem, acontece que é mais fácil do que se imagina. Tudo o que você deve fazer é esperar até o último minuto. 

Isso mesmo! Acontece que, nesse momento de pandemia, mesmo com a vacina, ainda são comuns as alterações e cancelamentos não planejados. Assim, segundo a regra estabelecida pela ANAC, quando a companhia cancela ou muda um voo o cliente pode solicitar o reembolso integral do valor pago. 

Confira outros artigos que podem lhe interessar: 

Então, se você sabe que não poderá viajar ou simplesmente desistiu, o melhor a se fazer é esperar, pois há grandes chances de que a companhia altere ou mesmo cancele o seu voo. Assim, será possível pedir o reembolso sem custos. Recentemente, um membro da equipe do Império passou por essa situação. Ela tinha viagem marcada para solicitar visto.

Entretanto, o Consulado Americano decidiu suspender as entrevistas. A primeira preocupação foram as passagens aéreas. Felizmente, ao conferir os voos, descobriu que a companhia havia alterado os horários do voo. Assim, a decisão foi solicitar o cancelamento e pedir reembolso integral. Detalhe, os bilhetes foram comprados com uma agência de viagem. 

Esse é um hack bastante simples, porém muito eficaz para quem deseja cancelar passagem aérea durante a pandemia. Sabemos que esperar até o último momento pode deixar algumas pessoas ansiosas, mas certamente é a melhor opção para conseguir o dinheiro de volta. 

Se você curtiu este post e quer ficar por dentro de outros artigos, participe do nosso canal do Telegram: Segredos do Império. Por lá, divulgamos diariamente conteúdos sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, companhias aéreas, viagens e muito mais. Clique neste link e faça o seu cadastro gratuitamente. 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis