Alianças aéreas: o que são e como funcionam

Entenda o que são as alianças aéreas

Existem diversas companhias aéreas ao redor do mundo. Assim, as alianças aéreas unem algumas delas para tornar a experiência dos passageiros ainda melhor. Mas, muitas pessoas não sabem como essas empresas de fato funcionam e quais as vantagens de voar com uma companhia que participa desses grupos. 

Por isso, elaboramos este guia com tudo o que você precisa saber sobre as alianças aéreas. Você vai descobrir como elas trabalham e os grupos que existem. Também vamos falar dos benefícios oferecidos por essas empresas para os clientes que voam nas companhias membro. 

Quer aprender sobre as alianças aéreas? Então, venha com a gente!

O que são as alianças aéreas? 

Com o intuito de poder oferecer uma melhor experiência para o cliente e estar presente nos quatro cantos do mundo, as companhias aéreas perceberam que juntas poderiam ser mais fortes e reduzir os custos operacionais. Assim, surgiram as alianças aéreas. Basicamente, esse tipo de grupo trabalha com o compartilhamento de rotas, lounges e até mesmo uma comunicação entre os programas de fidelidade.

O que são as alianças aéreas
O que são as alianças aéreas

Assim, as alianças são interessantes não só para as companhias, mas também para os passageiros. Pois, quando uma empresa participa de um desses grupos, ela pode vender uma rota que será realizada por outra aérea, facilitando inclusive conexões e escalas. Ou seja, o cliente pode comprar o bilhete sem muitas preocupações.

Da mesma forma, as alianças aéreas oferecem as suas próprias categorias de elite. Esses status tem correlação direta com as categorias nos programas das companhias parceiras. Funciona assim, se você tem status Gold na “Companhia X” ele corresponde ao status Gold da aliança. É claro que essa correlação vai depender do programa e da aliança. Vamos explicar sobre isso mais à frente. 

Quais as vantagens de uma aliança aérea? 

Além de facilitar a nossa vida interligando diversas companhias, as alianças aéreas contam com outros benefícios. Entre eles podemos citar o despacho gratuito de bagagem, embarque prioritário, assento preferencial e até status de elite. Pensando nisso, separamos aqui algumas das principais vantagens das alianças. 

Acumular e resgatar milhas em diversas empresas

Nem sempre a companhia aérea do nosso programa de fidelidade tem a melhor oferta ou mesmo realiza voos em uma determinada rota. À primeira vista isso seria um problema, já que, ao escolher outra empresa você ficaria impossibilitado de acumular milhas. Entretanto, não é isso que acontece, felizmente!

Em geral, quando uma companhia faz parte de uma aliança aérea ela compartilha com outras empresas, não apenas rotas. Mas, também a possibilidade de acumular milhas. Ou seja, ao fazer uma viagem com a Lufthansa, por exemplo, que é membro da Star Alliance, você pode resgatar os pontos deste voo na TAP. 

Com as alianças aéreas é possível acumular e resgatar milhas em diversas companhias
Com as alianças aéreas é possível acumular e resgatar milhas em diversas companhias

O mesmo vale para o resgate de bilhetes com milhas. É possível usar os pontos acumulados no Miles&Go da TAP para comprar uma passagem aérea e viajar com a United, por exemplo. Na maioria das vezes é possível adquirir esses voos diretamente no site do seu programa de fidelidade. Em outros casos, você deve ligar para a companhia e fazer essa solicitação. 

Status match 

Outra vantagem das alianças aéreas é poder aproveitar a sua categoria de elite em várias companhias. Acontece que quando uma empresa é membro deste tipo de grupo, os status tem correspondência direta com o da aliança. Assim, ao alcançar uma dessas categorias, você passa a ter praticamente os mesmos benefícios que tem no programa original. 

Por exemplo, um cliente SkyMiles Gold (Delta), automaticamente recebe o status SkyTeam Elite. Por esse motivo, ele pode aproveitar dos seus benefícios de cliente elite em outras companhias como: Aerolíneas Argentinas, KLM, Air France, Aeromexico, entre outras. Além disso, você pode aproveitar o seu status nas alianças aéreas para conseguir upgrade em outras empresas.

A companhia brasileira, Azul, não faz parte de nenhuma aliança aérea. Contudo, a companhia realiza um desafio de status. Nele, clientes Star Alliance Silver e Gold conseguem upgrade para as categorias Topázio e Safira por 6 meses. Além disso, a quantidade de pontos qualificáveis exigida para que esses clientes mantenham o status é bem menor. 

Acesso a salas vip

Se você já acompanha o nosso blog há algum tempo sabe que, para nós, sala vip é vida. Felizmente, existem várias maneiras de ter acesso gratuito a esses espaços e uma delas é por meio das categorias de elite. Com as alianças aéreas não é diferente, quando você alcança um status nesses grupos passa a poder visitar os lounges da aliança espalhados pelo mundo, bem como das companhias membro.   

As alianças aéreas oferecem acesso a diversas salas vip ao redor mundo
As alianças aéreas oferecem acesso a diversas salas vip ao redor mundo

Bilhetes de volta ao mundo

Por fim, um último benefício que gostaríamos de citar são os bilhetes de volta ao mundo. As alianças aéreas emitem esse tipo de passagem combinando os serviços das companhias membro. Assim, os passageiros podem planejar uma viagem em volta do globo com mais tranquilidade. Pois, essas empresas se encarregam de escolher os melhores voos. 

Nos sites das alianças aéreas é possível emitir todas os trechos da viagem de volta ao mundo em um único bilhete
Nos sites das alianças aéreas é possível emitir todas os trechos da viagem de volta ao mundo em um único bilhete
Veja outros conteúdos que podem lhe interessar:

Conhecendo as alianças aéreas

Atualmente existem três alianças aéreas no mundo. São elas: Star Alliance, Oneworld e SkyTeam. Todas funcionam de maneira bem parecida, entretanto, as companhias parceiras e algumas regras são diferentes. Por isso, fizemos um resumo sobre cada um desses grupos. Veja a seguir. 

Star Alliance

Fundada em 1997, a Star Alliance foi a primeira aliança aérea do mundo. Hoje, o programa conta com 26 membros e cobre 98% dos países, além de estar presente nos 5 continentes. A plataforma conta com 21 programas de fidelidade correlacionados aos status Gold e Silver Star Alliance. 

Entre os benefícios dessas categorias estão o check-in prioritário, franquia de bagagem extra, prioridade na bagagem e entrada em mais de 1.000 salas VIP em aeroportos. A aliança também permite a emissão de bilhetes de volta ao mundo. No site do programa tem todas as orientações e etapas que você deve seguir para conseguir realizar a emissão.

As companhias membro Star Alliance são: 

Membros Star Alliance
Membros Star Alliance

No Brasil as empresas Varig, TAM e Avianca Brasil fizeram parte desta aliança.

Categorias de elite na Star Alliance

Como vimos, a aliança oferece dois status de elite. Entretanto, a mecânica para ter acesso a esses benefícios é um pouco diferente. Funciona assim, primeiramente o participante deve se cadastrar em um programa de fidelidade de uma das 26 companhias membro Star Alliance. Em seguida, deve acumular pontos qualificáveis para chegar às categorias de elite. 

Assim, quando o cliente alcança categoria de elite no programa da companhia aérea, membro da aliança é realizada a equiparação de status. Entretanto, é importante alertar que nem todas as categorias do programa que você participa terá correlação com os grupos de elite Star Alliance. Veja a seguir quais os benefícios oferecidos para clientes Silver e Gold. 

  • Star Alliance Silver: nessa categoria os clientes têm poucos privilégios. Aqui as vantagens estão mais relacionadas com problemas durante a viagem. Dessa forma, os clientes Silver têm prioridade em voos quando a viagem é alterada. Da mesma forma, se acontecer um overbooking esses passageiros serão colocados nas primeiras posições da lista para o próximo voo;
  • Star Alliance Gold: quem tem status Gold na Star Alliance conta com mais benefícios. Além das vantagens oferecidas na categoria anterior, esses clientes contam com check-in e embarque prioritário. Bem como, fila exclusiva nos aeroportos, bagagem extra, entrega antecipada de malas e acesso aos lounges da aliança nos aeroportos ao redor do mundo. 
Continue aprendendo:

Oneworld

Essa aliança foi fundada em 1999 e cinco companhias figuraram na sua criação: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Canadian Airlines e Qantas. Graças a união dessas companhias aéreas os clientes têm acesso a mais de 1.000 destinos em 170 territórios. Com a saída da Canadian Airlines e Latam, hoje a Oneworld conta com 13 companhias aéreas em seu quadro e é a menor aliança dentre as três. Veja a seguir as companhias membros:

Membros Oneworld
Membros Oneworld

Em 2020 a Latam encerrou a sua parceria com a aliança, pois vendeu parte de suas ações para a Delta. Vale lembrar que a Delta é membro fundador da aliança SkyTeam. Entretanto, a Latam afirma que não fará parte da aliança de sua nova parceira. 

Categorias de elite Oneworld

Com relação às categorias de elite Oneworld, é possível alcançar 3 status na aliança. Entre os benefícios oferecidos estão prioridade no check-in e no embarque, bilhete volta ao mundo, bagagem extra e acesso gratuito às 650 salas vip ao redor do mundo. Confira a seguir quais são os benefícios oferecidos por cada grupo. 

  • Ruby: esse é um grupo com poucos benefícios e a maioria deles está ligado às escolhas para o seu voo. Assim, os clientes com categoria equivalente ao status Ruby do programa contam com check-in preferencial para a classe executiva. Além disso, tem acesso a assento preferencial ou pré-reservado e lista de espera preferencial; 
  • Sapphire: na categoria Sapphire os passageiros contam com todos os benefícios da categoria anterior. Além disso, esses clientes têm acesso às salas VIP da aliança, quando em voos na classe executiva, embarque preferencial, despacho de bagagem extra gratuito e entrega preferencial das malas;
  • Emerald: por fim, a categoria Emerald é a que mais oferece benefícios aos clientes das companhias membro da aliança. Nesse grupo os passageiros contam com todos os privilégios dos status inferiores. Além de acesso às salas VIP de primeira classe, check-in preferencial de primeira classe e passagem rápida em inspeções de segurança.

Obs.: Alguns desses benefícios seguem uma política individual da companhia que opera o voo. Por isso, é bom verificar se você atende às exigências, pois podem haver algumas exceções.

SkyTeam

Esta é a aliança mais jovem dentre as três. A SkyTeam foi fundada no ano 2000. Porém, já em 2018 atingiu a marca de aliança que mais transporta passageiros no mundo com 730 milhões de clientes. O grupo oferece a possibilidade de voar com 19 companhias aéreas, acumular e resgatar milhas nessas empresas, além de benefícios das categorias de elite.

Atualmente, o programa conta com 19 membros são eles:

Membros SkyTeam
Membros SkyTeam

Categorias de elite SkyTeam

Além de oferecer bilhetes de volta ao mundo e acesso a mais 600 salas vip, a aliança ainda conta com categorias de elite. Assim, esses grupos equiparam o seu status no programa de fidelidade e permitem que você desfrute dos mesmos benefícios quando estiver voando com uma companhia membro SkyTeam. Confira. 

  • SkyTeam Elite: nessa categoria os participantes contam com despacho gratuito de bagagem extra, check-in e embarque prioritário e reserva antecipada de assento. Além disso, são os primeiros a receberem as malas no aeroporto e em caso de atraso, cancelamento e voo lotado, terão prioridade de voo;
  • SkyTeam Elite Plus: além dos benefícios do grupo anterior, os clientes contam com acesso às salas vip da aliança, garantia da reserva de assento em voos esgotados. Da mesma forma, tem prioridade nas filas de imigração e também na entrega de bagagem de mão.
Confira outros conteúdos relacionados a este artigo:

É possível acumular milhas nas alianças aéreas?

Vimos que as alianças aéreas oferecem aos passageiros a possibilidade de participar de categorias de elite. Assim, a dúvida de muitas pessoas é como acumular milhas nesses grupos. Bem, o upgrade de status nessas empresas acontece de maneira diferente. Você não vai acumular pontos na aliança, mas sim nas companhias parceiras.

Assim, quando você atinge categorias de elite nas companhias membro de uma aliança aérea, passa a ter direito aos benefícios dos status do grupo. Por exemplo, ao alcançar a categoria Ouro no programa Iberia Plus, automaticamente o passageiro faz parte do Oneworld Sapphire. Inclusive, no site de cada aliança é possível consultar o seu status de acordo com o programa de fidelidade que participa. 

Equivalência de categorias entre os programas de fidelidade e alianças aéreas
Equivalência de categorias entre os programas de fidelidade e alianças aéreas

Por que as companhias brasileiras não fazem parte de nenhuma aliança aérea? 

Provavelmente você deve ter notado que nenhuma das principais companhias brasileiras estão vinculadas a alianças aéreas. Tanto a Gol quanto Azul e Latam em algum momento já foram membros de um desses grupos. Entretanto, nem sempre o acordo é bom para ambos. Para os passageiros é sempre bom acumular milhas em voos internacionais e ter os benefícios das categorias de elite em várias empresas. 

Entretanto, o que pouca gente sabe é que as companhias que participam dessas alianças são obrigadas a pagar taxas para o grupo. Além disso, são obrigadas a oferecer benefícios para clientes da base recíproca, como por exemplo, check-in e embarque prioritário e acesso às salas vip. Nem sempre, isso é vantajoso para a empresa. Você pode até pensar que por esse motivo nós brasileiros estamos em desvantagem. 

Não é bem assim. Acontece que as alianças aéreas não são a única forma de diferentes companhias se tornarem parceiras e compartilhar serviços. Existem também os acordos aéreos, são eles: interline, joint venture e codeshare. Por meio deles as companhias podem dividir não apenas voos, mas também alguns benefícios dos programas de fidelidade.

Considerações finais

As alianças aéreas são uma ferramenta muito importante para quem viaja com frequência. Graças a elas podemos ter acesso a diversos benefícios e facilidade para resgatar passagens aéreas. Contudo, existem outros meios de se conseguir essas vantagens que é conhecendo os programas de fidelidade. 

Na Bíblia das Milhas e Pontos você vai aprender sobre os principais programas de fidelidade. Além disso, vai descobrir maneiras de acumular milhas no seu dia a dia, até com cafezinho. Da mesma forma, vamos desvendar algumas técnicas de viagem para você viajar mais gastando menos. 

Para ter acesso a Bíblia das Milhas e Pontos, basta clicar no banner abaixo.