Status Match e Status Challenge: como alcançar categorias de elite rapidamente

Status match e status challenge
O que é status match e status challenge

Vamos combinar que franquia extra de bagagem check-in e embarque prioritário, acesso à sala vip e upgrade de categorias são benefícios excelentes. Por isso, qualquer pessoa que participa ativamente de um programa de fidelidade deseja alcançar as categorias de elite. Nesse sentido, o status match e o status challenge ajudam a alcançar esses grupos em mais de uma plataforma. 

Como uma das nossas missões é ajudar você a ter mais benefícios durante a sua viagem, nós elaboramos este post. Nele vamos explicar o que é status match, o que é status challenge, qual a diferença entre eles e como conseguir categorias de elite em vários programas. E o melhor, com o mínimo de esforço possível. 

O que é status match

Imagine que você é cliente Gold do programa LATAM Pass e pode usar essa prerrogativa para se tornar membro da categoria Silver no SkyMiles da Delta Airlines? Muito bom, não é mesmo? É assim que funciona o status match (equivalência de status em português), uma plataforma permite que você faça parte do grupo de elite equivalente ao seu atual programa. 

Essa foi uma maneira que algumas empresas encontraram de atrair clientes com potencial para a sua base. Assim, a equivalência é uma prática muito comum entre os programas de fidelidade das companhias aéreas. Contudo, hotéis e locadoras de veículos também permitem que consumidores de outras marcas façam o status match.

Como funciona o status match
Como funciona

Geralmente, esse tipo de equivalência é oferecido em curtos períodos. Ou seja, o programa de fidelidade realiza uma campanha para quem desejar realizar o status match. A Aerolíneas Argentinas é uma das companhias que fazem esse tipo de promoção. Em uma dessas ocasiões foi permitido que clientes Gol, Latam, British Airways, Avianca, American Airlines, entre outros, ganhassem esse benefício. 

Status challenge: como funciona? 

O status challenge (desafio de status) é uma outra maneira de se tornar cliente de elite em um programa de fidelidade. Mas, diferentemente do que acontece no status match, nesse caso é necessário cumprir alguns desafios. Pode ser a realização de voos em um período de tempo ou acúmulo de milhas. 

Assim, no status challenge o cliente ganha o direito de usufruir dos benefícios da categoria de elite por um período limitado de tempo. Geralmente são de 90 a 180 dias, mas depende do programa. A partir daí, se o passageiro desejar continuar com aquele status, ele vai precisar realizar outras tarefas. 

Continue aprendendo sobre categorias de elite:

Status challenge
Status challenge

Essa modalidade exige um pouco mais de esforço dos participantes. Contudo, os desafios são bem mais fáceis do que começar o processo do zero. Um bom exemplo de status challenge é o Desafio TudoAzul. Ele está disponível o ano inteiro e oferece equivalência por até seis meses. 

Entre os programas disponíveis para a equivalência estão: AAdvantage, Mileage Plus, SkyMiles, LATAM Pass, Smiles e Star Alliance. Na página do desafio, quando você seleciona o seu programa e categoria, já é dito qual será o seu status no TudoAzul. Assim, para continuar no grupo de elite o participante precisa acumular uma quantidade de pontos qualificáveis durante os 180 dias de experimentação. 

Como conseguir um status match ou status challenge? 

Existem algumas regras básicas para quem deseja fazer o status match ou status challenge. O primeiro deles é ficar atento às campanhas dos programas de fidelidade. Pois, diferentemente do que acontece no TudoAzul, as demais plataformas não oferecem a equivalência de categorias constantemente. 

Assim, aqui no blog a gente sempre informa quando surge alguma promoção como essa. Então, não deixe de acompanhar nossos canais. Além disso, se você deseja usar a sua categoria de membro para conseguir status de elite em outro programa, saiba que é preciso ter cadastro prévio na plataforma. 

Status challenge TudoAzul
Status challenge TudoAzul

Além disso, sempre que os programas abrem oportunidades para status match ou status challenge você deve apresentar alguns documentos. Geralmente, você precisa informar os seus dados pessoais, telefone de contato, foto do cartão de membro e extrato da conta no programa de fidelidade. Todas essas informações devem ser enviadas dentro de um prazo específico. 

Por fim, saiba que você pode tentar fazer a equivalência de status mesmo sem que o programa tenha realizado uma campanha. Nesse caso, basta seguir o que a empresa exigiria durante a promoção e aguardar a resposta. A aprovação não é garantida, mas vale a pena tentar. 

Você pode pedir ajuda a especialistas no assunto. O site Status Matcher fornece informações sobre equivalência e desafios de status. Na plataforma estão listadas as principais companhias aéreas do mundo. Assim, você fica sabendo em qual delas é mais fácil conseguir o status match ou status challenge e a experiência de outros participantes. 

Status Matcher
O Status Matcher ajuda a ter uma ideai de como conseguir a equivalência de categorias nos programas

Veja outros conteúdos que podem interessar:

Onde fazer status match ou status challenge?

Até aqui você viu que é possível se tornar cliente de elite em vários programas de fidelidade utilizando a equiparação de status. Nós também falamos de algumas plataformas que contam com essa opção, como o TudoAzul, por exemplo. Entretanto, queremos apresentar outros programas para quem deseja realizar o upgrade por meio dessas ferramentas. 

Miles&Go – TAP

É possível se tornar cliente Silver e Gold no programa de fidelidade da TAP por meio do status match. O processo para conseguir a equiparação é simples, primeiramente é necessário se certificar que a sua categoria é aceita. No site da companhia há uma lista com os programas pareáveis e as respectivas categorias. 

Em seguida, é necessário preencher um formulário e encaminhar junto com ele uma fotografia que comprove que você realmente é cliente de elite de um dos programas elegíveis. Assim, o Miles&Go vai avaliar a sua candidatura e, se aprovado, você poderá aproveitar os benefícios da categoria compatível. 

Entretanto, para manter o status o participante precisa cumprir 2 desafios: assinar o Club TAP Miles&Go e comprar no mínimo 4 mil milhas. Recentemente o programa atualizou as regras do stauts match, assim, apenas quem já era cliente em 1.º de janeiro de 2020 pode se candidatar.

MileagePlus – United 

No programa de fidelidade da United Airlines também é possível realizar status match. Todos os anos a companhia abre um período para a equiparação e em 2022 ele vai até 30 de junho. A plataforma oferece poucas possibilidades de correspondência entre programas, contudo é possível alcançar as categorias Silver, Gold e Platinum. 

O processo para conseguir a equiparação é bem parecido com o da TAP. Ou seja, o participante preenche um formulário e envia para o programa, informando o seu número MileagePlus e comprovando a categoria na plataforma associada. Dessa forma, se o pedido for aprovado o cliente poderá aproveitar os benefícios do status por 120 dias. 

Entretanto, para manter esse status no ano seguinte o participante deverá acumular uma quantidade específica de voos e pontos de qualificação Premier. O desafio varia de acordo com a categoria que o cliente deseja manter. Confira na tabela abaixo. 

SkyMiles – Delta 

Também é possível conseguir equiparação de status no programa SkyMiles. Com o Status Match Challenge da Delta os passageiros podem aproveitar os benefícios das categorias Silver, Gold e Platinum por 6 meses. E cumprindo o desafio passam a fazer parte do status por 12 meses. 

O programa permite que clientes LATAM Pass das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature participem do desafio. Assim, é necessário acessar a página do programa e fazer um cadastro. Dessa forma, será enviado um link para o e-mail do cliente e nesse site ele deverá preencher as informações relacionadas a sua categoria de elite. 

Por fim, o participante poderá aproveitar os benefícios das categorias do SkyMiles por 6 meses. Contudo, para manter o status até o final de 2023 será preciso acumular uma quantidade de milhas ou trechos qualificáveis, combinados com dólares qualificáveis. Veja a tabela a seguir. 

Marriott Bonvoy 

Não é apenas entre companhias aéreas que podemos realizar o status match. Esse recurso também está disponível para a parceria com hotéis. Assim, é possível alcançar categorias de elite no Marriott Bonvoy usando os benefícios do MileagePlus. O Marriott Bonvoy é o programa de fidelidade da rede de hotéis Marriott International Inc. 

Atualmente, a empresa possui 7 hotéis no Brasil distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Assim, o programa de fidelidade é um dos meios pelos quais os clientes da marca conseguem acumular pontos para serem resgatados em estadias e outros benefícios. 

Para alcançar as categorias de elite do Marriott Bonvoy os participantes precisam acumular uma certa quantidade de diárias ao longo do ano. Contudo, também é possível realizar o upgrade por meio do status match com o MileagePlus (United). Trata-se de uma equiparação de categorias. 

Dessa forma, clientes das categorias Premier Gold, Platinum e 1K podem realizar o status match e receber o upgrade para o grupo Gold Elite no Marriott Bonvoy. Para realizar a operação é preciso acessar o MileagePlus e realizar um cadastro para solicitar a equiparação. Por fim, clientes do programa de hotel das categorias Titanium e Ambassador Elite podem solicitar status Silver no MileagePlus.

Correspondência com a aliança aérea

As alianças aéreas são grupos que reúnem várias companhias com o objetivo de aumentar a base de clientes nessas empresas. Atualmente, existem três grandes alianças no setor aéreo: Star Alliance, SkyTeam e OneWorld. Assim, além de facilitar a nossa viagem por meio dos acordos de interline e codeshare, esses grupos oferecem outros benefícios aos passageiros. 

É possível realizar o status match e status challenge com as categorias das alianças aéreas
É possível realizar o status match e status challenge com as categorias das alianças aéreas

Um deles é a possibilidade de fazer status match. Acontece que, essas alianças contam com os seus próprios programas de fidelidade e categorias de elite. Dessa forma, esses status tem correspondência direta com as categorias de plataformas das companhias membro. Por exemplo, membros Gold do Executive Club (British Airways) automaticamente fazem parte do grupo Oneworld Emerald.

Assim, esses participantes passam a ter direito a benefícios exclusivos em outras companhias que fazem parte da aliança. Ou seja, é como se você se tornasse um cliente de elite em todos os programas de fidelidade. Você também pode usar a categoria alcançada na aliança para fazer a equivalência em outras empresas. 

Benefícios Oneworld Emerald
Os benefícios Oneworld Emerald são utilizados em qualquer companhia que participe da aliança

Por exemplo, a Azul não faz parte de nenhuma aliança, mas permite que clientes Star Alliance usem as categorias do programa para participar do Desafio Tudo Azul. Essa possibilidade também está disponível em outras companhias. 

Qual é o próximo passo?

Entender o status match e o status challenge é bem simples. O grande desafio para conseguir aproveitar essas estratégias é estar no lugar certo, na hora certa. Ou seja, você precisa saber quando as campanhas vão acontecer e utilizá-las ao seu favor. Temos certeza que com essas ferramentas você vai alcançar muitas vantagens exclusivas. 

Além disso, conhecer os segredos de quem tem experiência nesse universo é muito importante. Por isso, você precisa fazer parte do Close Friends do Império. Em nosso grupo exclusivo você vai aprender todos os segredos para viajar mais, pagando menos, fazer renda extra com milhas, acessar salas vip e muito mais. Clique no banner abaixo e participe!