SkyMiles: tudo sobre o programa de fidelidade da Delta

Tudo sobre o SkyMiles

Os programas de fidelidade internacionais têm ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Contudo, entender o funcionamento dessas plataformas e saber quais delas escolher nem sempre é tarefa fácil. Nesse sentido, o SkyMiles da Delta desperta a curiosidade de muita gente aqui no Brasil. 

Principalmente entre aqueles que viajam com frequência para os Estados Unidos. Pensando nisso, decidimos elaborar este guia com tudo o que você precisa saber sobre o SkyMiles. Vamos contar quais são as formas de acumular pontos no programa, como alcançar categorias de elite e se realmente vale a pena participar. 

Continue a leitura para conhecer o SkyMiles!  

O SkyMiles

O SkyMiles é o programa de fidelidade da companhia americana Delta Airlines, que é membro e uma das fundadoras da aliança SkyTeam. Assim, desde 2011 o SkyMiles adota a política de milhas que nunca expiram. Além disso, a empresa tem parceria com 20 empresas aéreas podendo levar seus clientes a mais de mil destinos. 

Dessa forma, o cliente SkyMiles pode resgatar e acumular pontos em viagens com a companhia e voos com parceiras. Da mesma forma, os participantes ganham milhas em compras nas lojas vinculadas ao programa, restaurantes, reservas de hotéis e aluguel de carros.

O programa SkyMiles
O programa SkyMiles

Aqui no Brasil o programa tinha parceria com a Smiles. Entretanto, em 2020 a aliança foi descontinuada. Felizmente, o SkyMiles estabeleceu nova parceria com o LATAM Pass, permitindo assim que os brasileiros continuassem tendo uma forma de acumular e resgatar pontos no programa.

Categorias de elite do SkyMiles

Quem já acompanha o nosso blog, sabe da importância das categorias de elite. Afinal, elas proporcionam aos participantes de um programa de fidelidade mais benefícios durante a viagem. Assim, o SkyMiles conta com 4 status que são chamadas de Medallion, todas com correspondência direta aos grupos da aliança SkyTeam. Veja a seguir como alcançar cada um dos grupos.

Silver Medallion – SkyTeam Elite

Silver Medallion

Essa é a primeira categoria  de elite do programa. Portanto, para alcançá-la são necessários 45 mil milhas e US$6.000 dólares qualificáveis. Entre os principais benefícios desse grupo estão 7 milhas por dólar gasto em voos Delta, upgrade ilimitado gratuito para primeira classe e Delta Comfort+ com direito a acompanhante. 

Além disso, os clientes contam com despacho gratuito da primeira bagagem em voos Delta e companhias parceiras para você e até 8 acompanhantes, check-in e embarque prioritário, bem como o benefício de recuperar o seu status.

Este último permite que aqueles que perderam seu status ou foram rebaixados a uma categoria inferior possam solicitar a recolocação na categoria anterior. A regra é válida para quem participou de algum grupo Medallion no ano anterior ao rebaixamento.

Gold Medallion – SkyTeam Elite Plus

Gold Medallion
Gold Medallion

Os clientes Gold acumulam 8 milhas por dólar gasto em voos Delta. Além disso, contam com upgrades gratuitos e ilimitados nos EUA para as cabines Delta One, primeira classe e Comfort+, todos com direito a acompanhante. Da mesma forma, essa categoria oferece isenção de taxas para despachar a sua bagagem e de 8 acompanhantes. Outros benefícios do grupo são o check-in e embarque prioritário. 

Os participantes dessa classe também têm acesso aos Lounges SkyTeam e todos os benefícios da categoria Elite Plus da aliança, além de descontos com o Delta viagem e a possibilidade de recuperar seus status Medallion. A categoria também oferece acesso ao status Five Star no programa Hertz Gold Plus Rewards. Para chegar a esse patamar são necessários 60 mil pontos + 9 mil dólares qualificáveis.

Conheça outros programas de fidelidade internacional:

Platinum Medallion – SkyTeam Elite Plus

Platinum Medallion
Platinum Medallion

Para se tornar um cliente Platinum é necessário acumular 100 mil pontos + 15 mil dólares qualificáveis. Nesse status os participantes recebem 9 milhas por dólar gasto em voos Delta, upgrade ilimitados em voos com a companhia e operados pela AeroMexico. Da mesma forma, recebem vale-presente Status Silver Medallion para um amigo ou membro da família. 

Outra vantagem da categoria são as 20.000 milhas de bônus para você, outra pessoa ou uma entidade beneficente SkyWish de sua escolha. Esses clientes também recebem upgrade para a categoria President’s Circle no Hertz Gold Plus Rewards e podem visitar gratuitamente as salas vip do programa e da aliança SkyTeam.

Diamond Medallion – SkyTeam Elite Plus

Diamond Medallion
Diamond Medallion

Esse é o maior status do programa. Além de todos os benefícios das categorias inferiores, os membros Diamond recebem 25 mil milhas de bônus e cartão Gold Medallion para um amigo ou familiar. Também ganham vale-presente Tiffany & Co e voucher de viagem Delta, ambos no valor de USD 200. 

Da mesma forma, cada dólar gasto em viagens com a companhia e parceiras acumulam 11 milhas. Vale lembrar que essa categoria conta com upgrades de cabine ilimitados, assentos preferenciais gratuitos, isenção de taxas no despacho de primeira bagagem e alteração de viagem prêmio, além de recuperação de status. 

Além disso, os membros da categoria Diamond contam com acessos gratuitos às salas vip do programa e upgrade no programa Hertz Gold Plus Rewards. Por fim, esses clientes podem selecionar os seus benefícios preferidos. Para chegar a esse patamar é preciso alcançar 150 mil milhas + 15 mil dólares de qualificação.

Como acumular milhas no SkyMiles

Geralmente, os programas de fidelidade trabalham com dois mecanismos de acúmulo distintos. Em um deles os participantes ganham milhas para resgatar bilhetes aéreos e no segundo caso há o ganho de pontos para upgrade de categorias. Sendo assim, veja a seguir como acumular cada um desses benefícios no SkyMiles. 

Uma das formas de acumular pontos na SkyMiles é realizar voos com a Delta e companhias parceira
Uma das formas de acumular pontos na SkyMiles é realizar voos com a Delta e companhias parceira

Pontos qualificáveis

Os membros SkyMiles dispõem de três ferramentas para subir de categoria: milhas, trechos qualificáveis, e dólares qualificáveis. Assim os clientes têm o prazo de um ano para o upgrade de categoria, ou seja, para alcançar a quantidade mínima de milhas, trechos ou dólares válidos. 

Por conta da pandemia, os clientes que conseguiram acumular em 2021 pontos suficientes farão upgrade ao atingirem a meta, permanecendo na nova categoria até o dia 31 de janeiro de 2023. Vale lembrar que para se manter ou subir de classe no ano de 2022 o participante precisa obter pontos suficientes em 2021. Veja como acumular cada um dos benefícios.

Milhas de qualificação

São calculadas com base na distância voada e na tarifa do bilhete. Quando o cliente acumula mais do que o necessário para a qualificação pode transferir esses benefícios para o ano seguinte. Para ilustrar, suponha que você alcançou 35 mil pontos qualificáveis é mais que o requerido para o grupo Silver, porém menos do que o exigido para a classe Gold.

Com isso você pode “guardar” os 10 mil extras para o próximo ano. Vale lembrar que os pontos utilizados para subir à categoria Sliver serão zerados após um ano.

Trechos qualificáveis

Os trechos (ou segmentos, como adota o programa) qualificáveis no SkyMiles são acumulados com base no número de voos elegíveis em que você viajou. No entanto, a classe Basic Economy não gera trechos qualificáveis para o upgrade.

Dólares qualificáveis

Todo o dinheiro gasto anualmente em voos com a Delta e companhias parceiras retornam com moedas qualificáveis para upgrade de categoria. Entretanto, é importante salientar que o valor da tarifa do bilhete influencia diretamente na quantidade de dólares válidos a ser recebido. Contudo, essa é uma prática exclusiva para associados residentes nos EUA.

ATUALIZAÇÕES

Recentemente o SkyMiles anunciou uma atualização que permite que o cliente use as viagens-prêmio para acumular milhas, trechos e dólares qualificáveis. Dessa forma, os participantes podem concentrar suas táticas de upgrade em milhas e trechos qualificáveis.

Assim, as milhas qualificáveis vindas por bilhetes de viagem-prêmio são calculadas com base na distância percorrida dos voos, até 31 de dezembro de 2022. Já os trechos qualificáveis seguem normalmente, como ocorre nos bilhetes de varejo. Nessa modalidade, os associados ganham 1 trecho qualificável para cada trecho de sua viagem.

Por fim, para conseguir dólares qualificáveis com viagens-prêmio, os cálculos serão feitos com base nas milhas resgatadas para o voo e então dividido por 100. Vale lembrar que essa opção só está disponível para clientes nos EUA.

Parceria com o LATAM Pass

Quem mora no Brasil e participa ou deseja participar do SkyMiles, deve aproveitar a parceria do programa com o LATAM Pass. Felizmente, a aliança entre as plataformas permite que os clientes brasileiros acumulem tanto milhas de recompensa quanto pontos qualificáveis no SkyMiles ao realizar viagens com a LATAM. 

Veja outros conteúdos sobre programas de fidelidade:

Ganhe milhas voando

Essa tática é padrão dentro das plataformas de milhas das companhias aéreas. Dessa forma, a compra de bilhetes em voos operados pela Delta gera 5 milhas por dólar gasto em seu bilhete. Contudo, os clientes das categorias Medallion pontuam de 7 até 11 milhas por dólar gasto, nesta modalidade.

Entretanto, apesar da maioria dos bilhetes pagos gerarem milhas em sua conta, algumas passagens não são elegíveis ao acúmulo de pontos. Assim, na hora de reservar a sua passagem, insira o seu número de acesso do SkyMiles antes de finalizar a compra.

Além disso, é importante atentar-se que o preço do bilhete inclui a tarifa base e as sobretaxas impostas pela companhia aérea.  Por fim, as taxas e impostos governamentais são excluídos do cálculo de acúmulo.

Já para voos operados em alguma das mais de 20 companhias parceiras do SkyMiles, o acúmulo acontece de forma diferente. Isso porque a pontuação segue de acordo com as regras de cada parceira. Confira como cada uma das empresas determina seu método de acúmulo de pontos no SkyMiles acessando este site.

Há ainda as tarifas excepcionais, que são os bilhetes comercializados por terceiros, como agências de viagens. Estas tarifas geram milhas, mas de um jeito diferente. Em vez de ganhar com base no preço do bilhete, o cliente recebe as milhas com base na distância voada e na classe de tarifa paga, excluindo a tarifa Basic Economy. Veja mais neste link.

Ganhe milhas comprando em parceiros

Outra vantagem bastante comum entre os programas de milhas e que também está presente na SkyMiles é a compra em lojas parceiras. Dessa forma, as plataformas estendem o seu campo de atuação e vinculam as transações feitas em diversos serviços, ao programa de fidelidade.

Portanto, sempre que for realizar um aluguel de veículos, ou reservar um hotel ou Airbnb, dê preferência aos parceiros da SkyMiles. Dessa forma você ganha pontos e usufrui dos produtos e serviços de melhor qualidade. Confira como funciona esta modalidade:

  • Instacart: Com o Instacart os clientes do SkyMiles podem ganhar pontos em compras de supermercados. A paridade é de até 1.5 milhas a cada dólar gasto. Além disso, durante 3 meses você terá as suas compras em casa, com as entregas gratuitas oferecidas pelo programa. Já os membros das categorias Diamante e Platinum Medallion recebem 12 meses de free delivery. Para registrar-se é gratuito e basta clicar neste link.
  • Serviços para carro: Como falamos, o aluguel de veículos em lojas parceiras geram pontos em sua conta SkyMiles. Mas outros serviços automotivos também são elegíveis à pontuação no programa, como a Lyft, que funciona como um aplicativo de carros compartilhados. Veja como ganhar milhas nesta modalidade aqui.
  • Hotéis e Airbnb: Que tal hospedar-se nas principais redes de hotéis do mundo e ainda ganhar pontos no SkyMiles? Pois saiba que isso é possível. O programa possui parceiros elegíveis a gerar pontos sempre que você realizar uma reserva. Parceiras como os programas de fidelidade IHG e Marriott Bonvoy oferecem até 2 milhas a cada dólar gasto. A plataforma ainda concede pontos em reservas no Airbnb, que geram 1 milha por dólar investido. Veja mais no site

Outras formas de ganhar milhas

Por fim, o SkyMiles ainda possibilita a transferência de pontos de cartões de créditos e outros programas de fidelidade para a sua plataforma. Assim, você pode utilizar os seus pontos juntados e levá-los para o SkyMiles. 

Dessa maneira, clientes dos cartões American Express recebem 1 milha a cada ponto convertido do programa Membership Rewards (porém a transferência mínima é de 1.000 pontos), assim como dos cartões Diners Club. Entre os programas de fidelidade parceiros, destaque para a Points.com, além dos programas de hotéis IHG e Marriott Bonvoy.

Milhas de recompensa

Quando falamos de milhas de recompensa estamos nos referindo aos pontos que acumulamos para trocar por passagens aéreas ou serviços em empresas parceiras dos programas de fidelidade. Esse tipo de benefício podemos acumular de diversas formas. No SkyMiles é possível consegui-los nas reservas em diversas redes de hotéis como por exemplo, Marriott, Intercontinental, Accor e Airbnb.

Da mesma forma, o programa permite que seus participantes acumulem milhas de recompensa utilizando o aplicativo de transporte Lyft, bem como no aluguel de carro em empresas como Hertz, Álamo e Thrifty. Por fim, é possível adquirir esse benefício em lojas de consumo e varejo ou por meio da compra direta no SkyMiles Shopping.

Como resgatar as milhas no SkyMiles

Agora que já vimos como acumular milhas no SkyMiles, vamos ver como o cliente pode usar estes pontos. A princípio, a plataforma disponibiliza uma série de utilidades que vão além das reservas de passagens. Então veja como você pode aproveitar o resgate de suas milhas.

Resgatando passagens

Claro que a principal forma de resgate seria com passagens aéreas. Afinal de contas, quanto mais milhas, maior é a proximidade que temos com as tão sonhadas viagens. O grande trunfo do programa é que você pode usar os seus pontos para voar em mais de 20 companhias aéreas parceiras. Isso significa uma cobertura global ao seu alcance.

São empresas como a LATAM, Air France, Aerolineas Argentinas, Virgin, KLM e muito mais. Por fim, além do resgate com pontos, você pode combinar a compra de bilhetes utilizando a opção milhas + dinheiro.

Além das passagens, o programa ainda possui o Delta Vacations. Nesta ferramenta o cliente encontra pacotes de férias completos com viagens e hospedagem inclusos. Tenha experiências selecionadas, criadas especialmente para os associados SkyMiles. Veja mais neste link.

Upgrade de viagem

Uma das formas de usar suas milhas é fazendo um upgrade de viagem durante as suas reservas na Delta. Tenha toda a experiência de voar nas principais classes da companhia aérea, como a First Class e a Comfort+, usando os seus pontos acumulados.

Para realizar o upgrade de assento, basta selecionar a opção de upgrade com milhas no seu resumo da viagem antes de concluir a compra. No entanto, este recurso é disponível apenas em voos elegíveis nos EUA.

Presentear alguém com milhas

Outra forma bem legal de você usar as suas milhas acumuladas no SkyMiles é presenteando alguém. O programa permite que você transfira milhas para até 4 associados SkyMiles por vez. No entanto, neste tipo de transação são cobradas taxas. Consulte os termos e condições pelo link.

Além disso, é possível usar as suas milhas na forma de doação para causas sociais. Isso porque a Delta possui parceria com muitas organizações beneficentes ao redor do mundo, onde os pontos são revertidos em ajuda humanitária. Na América Latina os donativos alcançam instituições que atuam na luta pelos direitos das crianças e em questões de moradia para pessoas necessitadas. Saiba mais sobre a causa aqui.

Vale a pena participar do SkyMiles?

Não existe uma regra que proíba você de participar de vários programas ao mesmo tempo. Inclusive, essa é uma boa maneira de aproveitar as conexões entre as diversas plataformas. Entretanto, será que vale a pena participar do SkyMiles? Não há dúvida de que este é um excelente programa e com ótimos benefícios para os membros. 

Por outro lado, não podemos esquecer que para quem mora no Brasil, acumular milhas no SkyMiles é um pouco complicado. Embora a plataforma tenha parceria com o LATAM Pass, essa é a única maneira de gerar pontos no programa dentro do nosso país. Infelizmente, não podemos transferir milhas diferentemente do nosso cartão, como acontece com a Livelo e TAP Miles&Go, Iberia e Executive Club. 

Da mesma forma, o programa não oferece um cartão co-branded para os brasileiros como acontece com o Santander e AAdvantage (American Airlines). Assim, as formas de acumular pontos no SkyMiles são bem restritas para quem mora no Brasil. Sob essa perspectiva, só vale a pena participar do programa se você viaja muito com a Delta a ponto de conseguir benefícios. 

Curtiu este post e quer continuar aprendendo sobre milhas, programas de fidelidade, cartões de crédito e outros assuntos? Então faça parte do nosso canal no Telegram! Nos Segredos do Império você tem acesso a todos os nossos conteúdos. Clique neste link e participe!