10 lugares inusitados para conhecer em 2022

Lugares inusitados para conhecer em 2022

2022 promete ser o ano da retomada das viagens mundo afora. Entretanto, após mais de uma ano sem poder sair de casa, a lista de destinos parece interminável. Por outro lado, tem viajante que quer aproveitar esse momento para fugir dos roteiros comuns e desbravar lugares inusitados. 

Bem, se esse é o seu plano para as viagens de 2022, você está no lugar certo. A National Geographic Traveler divulgou recentemente uma lista com lugares inusitados para conhecer no próximo ano. Assim, nós selecionamos alguns deles e elaboramos este post com sugestões de destinos para visitar no ano que vem. 

Confira! 

Os melhores destinos para visitar em 2022 segundo a National Geographic Traveler

A National Geographic é um canal de TV fechado, revista e organização social que tem como principal atrativo explorar lugares distintos ao redor do mundo. Muito conhecida pelos documentários, o grupo fala sobre meio ambiente história, ciência e a vida animal. Assim, anualmente os editores de diversas partes do mundo, selecionam alguns dos melhores destinos para viagem. 

Neste ano não foi diferente. Com uma melhora nos casos de covid-19 ao redor do mundo muitas pessoas se preparam para viajar novamente. Assim, para 2022 os editores da National Geographic Traveler decidiram elaborar uma lista com lugares inusitados. Os destinos foram divididos em cinco categorias: aventura, cultura e história, natureza, família e sustentabilidade.   

Alguns dos lugares inusitados para viajar no próximo ano

Separamos aqui alguns dos lugares mais inusitados para conhecer em 2022, de acordo com a National Geographic Traveler, confira! 

Costa Rica 

A Costa Rica é um país bem conhecido dos turistas, principalmente daqueles que são amantes das praias. Contudo, a sugestão da National Geographic é desbravar os lugares inusitados deste país. Conhecido como El Camino de Costa Rica a rota de 280 km liga a costa caribenha até o pacífico. Assim, o roteiro inclui 16 etapas que passam por vilas remotas, terras indígenas, áreas naturais protegidas, travessia de rios, entre outros. 

Costa Rica
Costa Rica

Dessa forma, ao longo da rota, os passeios, hospedagens e alimentação são fornecidos por pequenos produtos da região. Por fim, para realizar o roteiro El Camino de Costa Rica é recomendado contratar uma agência de turismos especializada. Afinal, trata-se de lugares pouco conhecidos do país. Além disso, a viagem pode durar de uma a duas semanas. 

Veja também: 

Palau

Localizado na Oceania, o arquipélago de Palau é um dos lugares inusitados para conhecer em 2022. Com aproximadamente 500 ilhas, esse país da região da micronésia é guardião de uma dos ecossistemas marinhos mais ricos do planeta. Assim, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Roman Tmetuchl os visitantes assinam um termo, comprometendo-se a não impactar negativamente a natureza do lugar. 

Palau

Em Palau um dos maiores atrativos turísticos é o Santuário Marinho Nacional de Palau. O local conta com mais de 500 quilômetros quadrados e abriga mais de 1,3 mil espécies de peixes, além de 700 variedades de corais. Dessa forma, entre os meses de fevereiro e março acontece a  Semana dos Tubarões em Palau e os visitantes podem nadar com tubarão-azul, tubarão-martelo, tubarão-tigre,  tubarão-cinzento-dos-recifes, entre outros. 

Hokkaido, Japão

Nem só de Mangá e animes vive o Japão. O país que foi sede da última edição das Olimpíadas tem muito a oferecer aos viajantes do mundo. Assim, a ilha de Hokkaido na região norte foi escolhida como um dos destinos para visitar em 2022. O lugar é conhecido pelos seus vulcões, águas termais e áreas de esqui. 

Hokkaido
Hokkaido

No Parque Nacional Shikotsu-T?ya os visitantes podem conhecer um pouco mais da natureza de Hokkaido. Da mesma forma, podem aprender sobre a cultura ainu. Essa etnia indígena foi discriminada por anos. Entretanto, em 2019 o governo japonês trouxe reconhecimento para esse povo e busca por meio do turismo revitalizar a cultura ainu, quase extinta. 

Montanha Jingmai, Yunnan, China

Os britânicos tornaram popular o costume de tomar chá. Entretanto, a bebida já era consumida há séculos pelos chineses. Assim, que tal conhecer uma das plantações mais antigas de chá do mundo em 2022? A Montanha Jingmai vai se tornar um Patrimonio Mundial da Unesco no próximo ano.

Montanha Jingmai. Foto de Robert Harding, Alamy Stock Foto
Montanha Jingmai. Foto de Robert Harding, Alamy Stock Foto

Dessa forma, com mais de 1,13 milhão de árvores de chá, a Montanha Jingmai é a maior área de cultivo de chá do mundo. Por lá, estima-se que existam plantas com pelo menos 1,4 mil anos de vida. Apesar de ter sido parte importante da lendária Estrada dos Cavalos e do Chá, no passado, a região ainda é pouco turística. Por isso, vale a pena visitá-la com guias. 

Bonaire

A alguns quilômetros da Venezuela, na região sul do caribe está Bonaire. O país conta com uma rica vida marinha e uma costa repleta de recifes. Além disso, a ilha conta com uma das reservas marinhas mais antigas do mundo. Fundado em 1979 o Parque Nacional Marinho de Bonaire possui 2,7 mil hectares. 

Bonaire
Bonaire

Nesse espaço encontramos recifes, vegetação de mangue, corais e algas marinhas. O local é um convite para os mergulhos de snorkel. Durante o passeio é possível observar 350 espécies de peixes e 57 tipos de coral. Além das belezas do mar, Bonaire conta com Parque Nacional Washington Slagbaai que abriga pássaros, lagartos e outros animais terrestres. 

Lícia, Turquia

Definitivamente a Turquia é um destino que merece atenção dos viajantes em 2022. O país foi citado nas listas de diferentes revistas como opção de viagem no próximo ano. Contudo, para quem deseja conhecer lugares inusitados, não pode deixar de conhecer a região de Lícia. O local foi um dos pontos preferidos dos nômades yörüks no passado. 

Lícia
Lícia

Assim a região herdou o costume e a cultura do povo yörüks. Por lá, os moradores vivem uma vida seminômade. Ou seja, embora não vivam se mudando, habitam em tendas e mantém as tradições  transumantes. Assim, algumas agências de turismo decidiram divulgar essa região e levam visitantes para conhecer o Caminha da Lícia. 

No percurso os visitantes passam por locais como Patara, Xanthos e Letoon e vivem experiências típicas dos nômades. É possível, aprender sobre a cozinha local preparando doces típicos, ordenhar cabras, participar da colheita de azeitonas e se hospedar na casa de um dos moradores da região. 

Namíbia

Desertos e dunas. Essas são as primeiras imagens que vem a mente de muitos sobre a Namíbia. Mas, a paisagem é bem diferente na Faixa de Caprivi. Banhada por quatro rios diferentes, esse local conta com uma extensa área verde e é o lar de diversas espécies de vida selvagem. É nesse lugar que fica o Parque Nacional Nkasa Rupara.

Namíbia
Namíbia

O parque é um posto da guarda florestal e também acampamento para os turistas. Assim, a área protegida abriga a maior região úmida protegida da Namíbia e conta com lagos e pântanos. Além disso, em Nkasa Rupara está a maior população de búfalos do país. Por lá também é possível encontrar outros animais como leopardos, leões, hienas além de crocodilos e hipopótamos.

Continue lendo:

Lago Baikal, Rússia

Do calor desértico para o extremo oposto. O Lago Baikal, na Rússia foi é um dos lugares inusitados para visitar em 2022. Com mais de 31,5 mil quilômetros quadrados e cerca de 740 metros de profundidade, esse é o maior lago de água doce do mundo. Por lá, os visitantes podem fazer trilhas e apreciar a paisagem com tundra, estepe e floresta boreal.

Lago Baikal
Lago Baikal

Além disso, em Baikal encontram-se cerca de 1,2 mil espécies de fauna e flora que não são vistas em nenhuma outra parte do mundo. Entretanto, esse lugar é ameaçado pela constante poluição. Por isso, fortalecer o turismo na região é extremamente importante.

Parque Nacional Chimanimani, Moçambique

Entre os lugares inusitados da lista da National Geographic Traveler está o Parque Nacional Chimanimani. O local fica na fronteira entre Moçambique e Zimbábue e abriga o pico mais alto de Moçambique, o Monte Binga. Com 2,4 mil metros de altitude, os povos mais antigos ainda escalam a montanha para pedir chuvas.

Parque Nacional Chimanimani. Foto de  Dukas Presseagentur, Alamy Stock Phot
Parque Nacional Chimanimani. Foto de Dukas Presseagentur, Alamy Stock Photo

Assim, o parque de Chimanimani foi inaugurado no final de 2020 para proteger espécies da fauna e flora. Por lá, os visitantes podem avistar alguns animais selvagens, como, por exemplo, elefantes. Além disso, o parque abriga 475 variedades de plantas, 260 espécies de aves e 67 tipos de anfíbios répteis. Assim, pernoite na mata. 

?ód?, Polônia

Para finalizar a lista de lugares inusitados para conhecer em 2022, escolhemos a cidade de ?ód? na Polônia. Com cerca de 700 mil habitantes, esse município foi um dos principais polos têxteis dos séculos 19 e 20. Hoje, ?ód? é referência em sustentabilidade. O destino vem adotando uma série de medidas para reduzir o impacto ambiental das atividades diárias. 

?ód?, Polônia
?ód?, Polônia

Assim, parte das construções fabris se transformaram em moradia, estabelecimentos comerciais, parques e centros culturais. Inclusive, ?ód? foi eleita Cidade do Cinema pela Unesco em 2017. O município também conta com uma bela cultura audiovisual. As ruas da cidade já serviram  de cenário para diversos filmes, além disso, alguns cineastas famosos como Roman Polanski, Andrzej Wajda e Krzysztof Kieslowsk estudaram por lá. 

Curtiu a lista de lugares inusitados para viajar em 2022, segundo a National Geographic Traveler? Qual desses destinos você gostaria de visitar?

Feliz Ano Novo! Foi muito bom ter você aqui com a gente este ano. Nos vemos em 2022. 

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH