As 15 melhores cidades do mundo para visitar

Conheça as melhores cidades do mundo

Viajar é uma das experiências mais incríveis que existem. Assim, poder visitar as melhores cidades do mundo é certamente algo que ficará guardado para sempre na nossa mente. Além do mais, quando um lugar é bom, sempre dá vontade de voltar lá mais vezes, não é mesmo? 

Por isso, a Travel + Leisure realiza anualmente o World’s Best Award. Uma premiação que elege as melhores cidades do mundo para se visitar. Assim, nós decidimos fazer esse post e trazer um resumo com os 15 melhores destinos para você que está se programando para realizar uma viagem. 

Quer saber quais são as melhores cidades do mundo para visitar? Então, continue a leitura deste post. 

As melhores cidades do mundo segundo a Travel + Leisure 

A Travel + Leisure é uma revista norte-americana que publica conteúdos sobre viagens e experiências ao redor do mundo. As suas publicações mensais contam com mais de 4.8 milhões de leitores. Assim, todos os anos o periódico realiza o World’s Best Award. Essa premiação seleciona as melhores cidades para se visitar de acordo com a opinião dos leitores. 

Dessa forma, os leitores da T+L são convidados a compartilhar suas opiniões a respeito das cidades que visitou. Entre os tópicos abordados pela pesquisa estão a cultura, pontos turísticos, gastronomia, receptividade, compras e experiência geral. Além de destinos, a premiação também avalia as melhores ilhas, cruzeiros, companhias aéreas, spas, entre outros. 

TOP 15 melhores cidades do mundo para viajar

Neste ano a votação para a premiação das melhores cidades do mundo aconteceu de 11 de janeiro a 10 de maio de 2021 e o resultado foi divulgado em setembro. Assim, o período foi escolhido levando em conta o relaxamento das restrições contra Covid-19 no mundo.  Por regra, a pesquisa sugere que os leitores votem com base nas experiências de viagem dos últimos três anos. 

O resultado da premiação neste ano foi surpreendente. O motivo foi a quantidade de vezes que o México ocupou uma posição no ranking (3 vezes no top 10) e a presença de muitas cidades do Sul e Sudeste asiático. Infelizmente, nenhum destino do Brasil está presente na lista da Travel + Leisure. Confira a seguir os vencedores. 

1. San Miguel de Allende – México 

A presença de San Miguel de Allende no primeiro lugar do ranking não é novidade. O destino já havia ganhado o prêmio de melhor cidade do mundo pela Travel + Leisure nos anos de 2017 e 2018. E não é para menos, a cidade cheia de ruas cobertas de pedra é capaz de conquistar até os viajantes mais exigentes. 

Com ruas coloridas, San Miguel de Allende é também considerada Patrimônio da Humanidade. Assim, entre as principais atrações da cidade estão a Paróquia de San Miguel Arcángel, a Calle Aldama (uma das ruas mais bonitas), o Centro Cultural de Arte Ignacio Ramirez “El Nigromante” e o Templo de San Francisco. 

San Miguel de Allende
San Miguel de Allende

Para quem gosta de levar lembrança dos lugares que visitou, o Mercado de Artesanato é parada obrigatória. Da mesma forma, é impossível visitar o México e não reservar tempo para aprender e degustar a incrível gastronomia deste país. Assim, quando em San Miguel de Allende não deixe de visitar o Áperi e o Luna Rooftop Tapas Bar. Neste último a vista da cidade é surpreendente.  

2. Udaipur – Índia

Engana-se quem pensa que o Taj Mahal, na Índia, é o único lugar romântico do país. Com 91.63 pontos, Udaipur foi eleita a segunda melhor cidade do mundo. Esse destino é conhecido por seu clima apaixonado. Cercada de lagos, palácios e terraços, o local encanta não só turistas, mas também os indianos. Dizem que por lá, quando se fala de Udaipur ouve-se um suspiro “aaaaaah”. 

Udaipur
Udaipur

Conhecida como a “Veneza do Oriente” a cidade é bem servida no quesito hotéis, restaurantes e atrações turísticas. Assim, quem visita Udaipur não pode deixar de conhecer o City Palace, passear de barco pelo Lago Pichola. Nesse passeio é possível fazer paradas e conhecer outros palácios e hotéis de luxo. Outra parada obrigatória é o Templo Jagdish construído em homenagem ao deus hindu Vishnu. 

Na vila Bagore Ki Haveli assista ao show de danças típicas e aproveite para tirar algumas fotos, pois o lugar é bastante instagramável. No centro da cidade você pode bater perna e fazer compras e para quem gosta de aprender sobre a gastronomia local durante as viagens, dá para fazer aulas de culinária e aprender pratos típicos. 

3. Istambul – Turquia

Nova Roma, Bizâncio e Constantinopla, todos esses já foram nomes da terceira entre as melhores cidades do mundo. Istambul é certamente um dos destinos mais interessantes de se visitar. Para começar, ela fica dividida entre dois continentes: Europa e Ásia. Essa característica faz de Istambul um lugar rico em cultura e história. 

Além disso, foi capital de três grandes impérios do mundo antigo e abriga alguns palácios e edificações destinadas à realeza, mais de 75 museus, uma centena de shopping centers, bem como os famosos bazares. A cidade é o centro financeiro da Turquia e uma das mais agitadas do mundo. Por lá, alguns locais são parada obrigatória para os visitantes. 

Istambul
Istambul

Entre eles a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi, o Estreito de Bósforo, o Grande Bazar, o Bazar das Especiarias, o Chifre de Ouro, o Hipódromo Romano e Balat. Outro ponto alto de Istambul é a gastronomia, assim em sua visita não deixe de provar os melhores kebabs do mundo, as pizzas turcas e o café típico. Para quem é fã de doces, as blakavas de nozes e damascos são uma perdição. 

4. Ubud – Indonésia

A Indonésia é um dos países mais lindos do Sudeste Asiático e a ilha de Bali o destino mais procurado por milhões de turistas. Assim, neste pequeno pedaço de terra no meio do oceano está Ubud, uma das melhores cidades do mundo para visitar. Com 91.25 pontos esse lugar ganhou o quarto lugar da premiação da Travel + Leisure. 

Ubud fica no centro de Bali e, apesar de não ter praia, a sua localização é estratégica para quem pretende conhecer o melhor da ilha. De lá, saem passeios para diferentes regiões, o que facilita o deslocamento. A religião hindu dita o ritmo da vida na cidade e também é responsável por muitas das atrações turísticas que você pode ver por lá. 

Ubud
Ubud

Assim, durante a sua visita a Ubud conheça o Templo das Águas, o local tem piscinas com águas consideradas sagradas e muitos vão até lá para se banhar nelas. Por lá os macacos também são considerados seres divinos e na Floresta dos Macacos é possível interagir com eles. Por fim, quem vai a Indonésia não pode perder a oportunidade de provar as delícias típicas, assim, aproveite para fazer aulas de culinária local e conhecer os campos de arroz

5. Kyoto – Japão 

Fundada no século I, Kyoto foi a primeira capital do Império Japonês. Bem diferente de Tokyo, a quinta melhor cidade do mundo é mais calma e preserva muito do passado deste país. Quando estiver por lá, prepare a câmera pois não faltam lugares lindos para ver e guardar não só na memória. Assim, comece o seu roteiro visitando o Templo Nishi Honganji, um dos mais importantes. 

Pertinho dele está o Kiyomizu-dera, um dos templos mais bonitos de todo o Japão. Inclusive, se você puder caminhar, sugerimos que se desloque entre esses dois pontos a pé. Assim, você terá uma vista diferente da cidade. Mais à frente está o bairro de Gion. Esse local ficou mais conhecido como o bairro das Gueixas. 

Kyoto
Kyoto

Além de mulheres vestidas a caráter, em Gion você parece voltar ao passado graças a arquitetura tradicional tão bem preservada. Nessa região também há muitas casas de chá e templos. Entre eles o Yasaka Pagoda com cinco andares. É lá também que você vai encontrar agito durante à noite. 

Outros pontos que não devem faltar no seu roteiro são o Palácio Imperial de Kyoto, o Nijo-jo Castle, o Templo Kinkaku-ji e seu pavilhão dourado. Se você não quer deixar de visitar nenhum templo, não esqueça de colocar na sua lista o Heian Jingu e o Fushimi-Inari. Por fim, a floresta de bambus, Arashiyama Bamboo Grove é imperdível. 

6. Florença – Itália

A Itália é um país cheio de destinos incríveis e é óbvio que algumas das melhores cidades do mundo estariam lá. Assim, Florença, capital do renascimento e berço de tantos artistas importantes ocupa a sexta posição do ranking da Travel + Leisure. Reconhecida durante muito tempo como a capital da moda, esse destino é um verdadeiro museu a céu aberto. 

Florença
Florença

De acordo com a Unesco, cerca de 30% de todo o tesouro artístico do mundo está em Florença. Não é para menos, lá estão algumas das obras mais famosas do mundo, entre elas o Nascimento de Vênus de Botticelli. Assim, entre os pontos imperdíveis estão a Galleria Degli Uffizi, o complexo Palazzo Pitti e Jardim de Bóboli, a Galleria Dell’ Academia, a estátua de Davi de Michelangelo, Basílica Santa Maria del Fiore, o Palazzo Vecchio, a Basílica de San Lorenzo e a Via de Calzaioli.

Em Florença outra grande atração é provar as delícias da culinária Toscana. Os produtos mais famosos da região são os embutidos e os sanduíches de pão tostados com patê e de presunto com crostini são imperdíveis. Da mesma forma, não deixe de provar o vinho de Chanti, um dos mais característicos de lá.  

7. Cidade do México – México

Entre as melhores cidades do mundo para visitar a capital do México não poderia ficar de fora. Com tanto para ver e fazer é provável que você não consiga conhecer tudo numa só viagem. Esse destino é o lugar perfeito para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura Asteca, provar comidas exóticas e se divertir bastante. 

Assim, comece o seu roteiro visitando o centro histórico da cidade. Lá está o Zócalo (conhecido popularmente como praça da constituição). Na mesma região estão o Palácio Nacional e a Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María. Aproveite a proximidade para tomar um café na Casa de los Azulejos e visitar o Palácio de Bellas Artes. A Cidade do México também é repleta de museus.

Cidade do México
Cidade do México

Entre eles o Museu del Templo Mayor e o Museu Nacional de Antropologia são os principais. Contudo, um dos lugares mais emblemáticos deste destino são as Pirâmides de Teotihuacán e para finalizar o Museu Frida Kahlo também é parada obrigatória. Entre uma visita e outra, provar os pratos picantes vai tornar a sua viagem ainda mais incrível. 

8. Oaxaca – México 

Como falamos anteriormente, o México foi o país com mais destinos no ranking das melhores cidades do mundo. Assim, em oitavo lugar está Oaxaca, um dos lugares mais bonitos do México e que faz jus ao nosso imaginário turístico. Por lá habitam remanescentes dos povos pré-hispânicos, os Zapotecas e Mixtecas. 

Por esse motivo a herança indígena é percebida na cultura, gastronomia e nos diferentes dialetos escutados pela cidade. O roteiro em Oaxaca é bem tranquilo, pois boa parte dos atrativos ficam no centro histórico, diga-se de passagem, é um dos maiores do México. Cheia de casas coloridas, essa região é uma marca registrada dos antepassados, além de um belo cenário para fotos. 

Oaxaca
Oaxaca

Assim, entre os pontos turísticos imperdíveis estão o sítio arqueológico Monte Albán, a praça principal da cidade, a Catedral de Oaxaca, o Mercado Benito Juarez onde você pode provar os famosos Chapulines (grilos fritos) e outras iguarias mexicanas. O Mercado 20 de Noviembre é outro espaço gastronômico bem conhecido. Lá a pedida é experimentar as Tlayudas. 

A cidade também tem uma série de igrejas que podem ser visitadas entre elas, o Templo de Santo Domingo de Guzmán e a Basílica de Nuestra Señora de la Soledad. Para quem curte a natureza o Jardim Etnobotânico de Oaxaca exibe uma grande variedade de plantas e outras espécies características da região. 

Por fim, é possível visitar as cidades próximas para conhecer alguns lugares como Hierve el Água, um conjunto de piscinas naturais e formações petrificadas, o sítio arqueológico de Mitla, as fábricas de tapetes em Teotitlán del Valle e as fábricas de mezcal (bebida semelhante a tequila). 

9. Chiang Mai – Tailândia

Quando pensamos na Tailândia a primeira coisa que vêm a nossa são paisagens paradisíacas de mar azul turquesa. Mas, engana-se quem acredita que o turismo deste país sobrevive apenas de praia. A prova é que Chiang Mai, que não está no litoral, foi eleita uma das melhores cidades do mundo para se visitar. 

Esse é o destino perfeito para quem deseja fugir do turismo comum e mergulhar de cabeça na Tailândia real. A “Rosa do Norte”, oferece uma experiência totalmente diferente, mas ao mesmo tempo muito próximo de como os tailandeses vivem. Por lá, você vai poder frequentar mercados de rua, provar a culinária típica, encontrar elefantes, passear por florestas e montanhas e relaxar com uma bela massagem tailandesa. 

Chiang Mai
Chiang Mai

Na cidade há mais de 300 templos budistas. É impossível visitar todos em uma única viagem, assim, separe tempo para conhecer os principais, entre eles o Wat Chedi Luang, o Wat Phratat Doi Suthep. Uma das atividades comuns em Chiang Mai é ir até os mercados. O Saturday Market, Sunday Market e o Night Bazaar são os mais famosos. 

Enquanto estiver caminhando pelas ruas de Chiang Mai aproveite para provar alguns dos pratos típicos. Por lá, é comum que essas comidas sejam servidas em barraquinhas. Se você curte lutas, poderá assistir a uma disputa de Muay Thai no Thapae Boxing Stadium. E se aqui no Brasil uma sessão de massagem tailandesa é cara, a nossa dica é alguns momentos dos seus dias na “Rosa do Norte” para relaxar. 

Por lá, as massagens tailandesas são muito baratas e você encontra locais especializados em praticamente toda esquina. Para quem quer ter a oportunidade de conhecer um elefante de perto, a nossa recomendação é visitar o Elephant Nature Park, nesse santuário vivem mais de 37 elefantes resgatados de cativeiros. 

10. Bangkok – Tailândia

A 700km de Chiang Mai está Bangkok, a décima colocada no ranking da Travel + Leisure. Se você já assistiu ao filme A Praia (2000), com Leonardo DiCaprio deve se lembrar do ritmo frenético das ruas deste destino. A mistura caótica e cosmopolita ao legado antigo da capital da Tailândia atrai muitos viajantes do mundo inteiro. 

Por lá, os templos dividem espaço com arranha-céus. E assim com o novo e o antigo, a riqueza e pobreza é outro contraste bem presente na paisagem de Bangkok. Com 12 milhões de habitantes, o trânsito da cidade é bastante caótico e por isso, as vias marítimas acabam se tornando uma alternativa para os turistas.  

Por lá, há muito o que ver e fazer. Começando pelos templos você deve visitar o Wat Pho. Um dos mais antigos da cidade e que já foi considerado a primeira universidade de Bangkok e onde surgiu a massagem tailandesa. No Grand Palace fica o Templo Wat Phra Kaew. É lá que está o famoso Buda de esmeralda. 

Bangkok
Bangkok

Há ainda o Golden Buddha Sukhothai Traimit, o maior Buda de ouro do mundo. Da mesma forma, visitar mercados e feiras livres é uma excelente maneira de conhecer Bangkok. Assim, o Chatuchak Weekend Market conta com mais de 15 mil vendedores.  Por lá, é possível encontrar todo tipo de produto. 

Chinatown, é outra região bastante visitada na cidade. Lá, é possível experimentar muitas coisas exóticas e comprar ouro 24 quilates. Quem gosta de fazer compras durante a viagem não pode perder a oportunidade de visitar a Siam Square, uma rua cheia de lojas e shoppings de luxo.

11. Taipei – Taiwan

Ao norte da ilha de Taiwan está Taipei ou Taipé, a capital do país. A cidade é bastante moderna e muito agitada. Por lá, os seus dias vão ter uma programação intensa. Em geral o roteiro dos viajantes começa pelo Taipei 101. O arranha-céu já foi considerado o maior do mundo e apesar de já ter perdido esse posto, ele ainda chama atenção. 

Taipei
Taipei

O Museu Nacional também é um dos lugares frequentados pelos viajantes. O acervo do local conta com mais de 600.000 artefatos. Assim, o roteiro por Taipei inclui visita ao Templo de Longshan, Salão Memorial de Chiang Kai-shek, o mercado noturno de Tonghua, as águas termais de Xinbeitou, o bairro de Ximending, o Parque Yangmingshan e o zoológico. 

12. Cracóvia – Polônia

No sul da Polônia está a décima segunda colocada do ranking de melhores cidades do mundo para visitar. E não poderia ser diferente, afinal, a Cracóvia foi o primeiro lugar do planeta a ter o centro histórico reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Por lá, há muito o que fazer, principalmente para aqueles que gostam de história. 

Cracóvia é uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, por isso, um dos passeios mais famosos é a visita ao campo de concentração nazista, Auschwitz. Mas, além deles, há outros locais para conhecer, entre eles o Castelo Wawel, a Basílica de Santa Maria, a Fábrica de Schindler e percorrer a Rota Real até o Portão St. Florian e Barbacã. 

Cracóvia
Cracóvia

Além de ser uma das melhores cidades para visitar, a Cracóvia também foi eleita um dos destinos mais baratos para o viajante. Ou seja, é o combo perfeito para quem está à procura de um lugar incrível para conhecer, sem ter que gastar uma fortuna por isso.  

13. Luang Prabang – Laos

Cercada pelos rios Khan e Mekong está a cidade de Luang Prabang. Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, este pequeno município já foi a capital do antigo reino de Laos. A paisagem é extremamente encantadora. Nas ruas, as casas coloniais muito bem preservadas formam o cenário perfeito juntamente com as árvores, flores e incensos que perfumam as ruas. 

Luang Prabang
Luang Prabang

Além disso, por ser uma cidade pequena, o tempo parece passar mais devagar do que em outros lugares. Assim, a dica é alugar uma bicicleta e passear pelas ruas. Dá para ir ao Templo Dourado, parar nas lojinhas e cafés no meio do caminho e terminar o dia vendo o pôr do Sol no Monte Phousi. Para os compradores de plantão as feiras noturnas são o lugar ideal.

Por fim, reserve um dia para conhecer a Kuang Si Falls. Um conjunto de cachoeiras com águas cristalinas e altamente convidativas para passar um tempo relaxando. Esse local fica a apenas 1 hora de distância de Luang Prabang e vale muito a pena conhecer.  

14. Roma – Itália

Ahh, a cidade do amor não poderia ficar de fora deste ranking. Esse destino até dispensa comentários. É bastante conhecido dos viajantes e, apesar de ocupar apenas o décimo quarto lugar no ranking da Travel + Leisure, Roma é um daqueles lugares que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida. 

Rome
Roma

Rica em história, cultura, arte e gastronomia, a capital da Itália conta com uma lista enorme de postos turísticos imperdíveis. Entre eles os principais são: o Coliseu, o Fórum Romano e Palatino, Fontana de Trevi, o Panteão, Vaticano, a Basílica de São Pedro e museus, Praça da Rotonda, Praça Venezia, Capitólio, Praça Navona, entre tanto outros. 

15. San Sebastian – Espanha

Fechando com chave de ouro as 15 melhores cidades do mundo para visitar esta San Sebastian. Esse destino é considerado a capital da culinária espanhola. Localizada ao norte do País Basco, esse lugar tem o combo perfeito com praias e uma série de atrações turísticas. Começando pelo centro é possível visitar o Museu Municipal. 

San Sebastian
San Sebastian

O Mercado de la Brexta é outra parada obrigatória para os amantes da gastronomia. Por lá, há uma grande variedade de bancas de comida e lojas de produtos. Além disso, quando estiver em San Sebastian não deixe de visitar a Catedral e a instalação artística Peine del Viento. Assim, dependendo da época da sua visita você pode curtir os festivais de Jazz e de cinema.  

Curtiu esse artigo? Então, confira outras dicas de viagem que nós separamos para você: