Para onde viajar em 2022

Veja para onde viajar em 2022

2021 está quase acabando. E nesse período muitas pessoas começam a fazer as suas resoluções para o novo ano que vai chegar. Por aqui, além de saúde e paz, nós queremos colocar o pé na estrada e conhecer muitos lugares. Afinal, passamos mais de um ano sem poder fazer o que mais amamos. Mas, para onde viajar?

Bem, a gente tem uma lista enorme de lugares para conhecer em 2022. Mas, para ajudar os viajantes de plantão, a Lonely Planet fez uma lista com os 10 melhores países para visitar no próximo ano. Sabemos que você já deve estar cheio de planos também, mas quem sabe essa lista não te dá algumas ideias interessantes?

Quer saber para onde viajar no próximo ano? Então, venha com a gente!

Os melhores lugares para conhecer em 2022, segundo a Lonely Planet 

O Lonely Planet é um dos guias de viagem mais famosos do mundo. O produto surgiu com após os seus fundadores, Tony e Maureen Wheeler, realizarem uma viagem de Londres até a Austrália. Assim, em 1973 foi publicado o primeiro guia da marca “Across Asia on the Cheap.” Ao longo dos anos a Lonely Planet realizou diversas publicações, tornou-se programas de TV e alcançou milhares de viajantes no mundo inteiro. 

O Lonely Planet é um dos guias de viagem mais antigos do mundo
O Lonely Planet é um dos guias de viagem mais antigos do mundo

Assim, todos os anos é lançado um guia com os melhores destinos para visitar no ano seguinte. A seleção é feita pelos próprios editores da Lonely Planet. Em 2022, o desejo da revista é que os viajantes possam expandir os seus horizontes e que experienciem uma grande quantidade de experiências arrebatadoras. 

10 destinos para onde viajar no próximo ano

Pelos desejos dos editores, você já pode imaginar que os destinos selecionados prometem grandes aventuras. Bem, o que nós podemos dizer é que este ano a Lonely Planet realmente fugiu do lugar comum. Ou seja, o que você está prestes a ver são destinos ainda desconhecidos e fora da maioria das listas, mas tenho certeza que vai te inspirar. 

1. Ilhas Cook

Na Polinésia da Nova Zelândia, no meio do Oceano Pacífico estão as Ilhas Cook. Este lugar de águas cristalinas e cores vibrantes é um verdadeiro paraíso. 15 ilhas formam o arquipélago, sendo Rarotonga a principal. Por aqui, as construções maiores que um coqueiro são proibidas e semáforos desnecessários. Afinal, ninguém está com pressa. 

Ilhas Cook
Ilhas Cook

Avarua é a capital de Rarotonga. Assim, quem visita a cidade tem a sensação de estar em um grande resort. Afinal, tudo pode ser feito caminhando, as pessoas são serenas e o clima é extremamente agradável. Neste destino os visitantes se encantam com as praias de água morna e cristalina, com os passeios de trilha e banhos de cachoeira. 

Além disso, é possível visitar as outras ilhas do arquipélago para fazer mergulhos, surf e canoagem. A observação de baleias é outro atrativo das Ilhas Cook. Por fim, para conhecer melhor a história deste lugar, visite os sítios arqueológicos de Marae, Arai te e Tonga.

2. Noruega

Aurora boreal, vikings e belos fiordes. Essas são algumas das imagens que vem à nossa mente quando pensamos na Noruega. O país escandinavo é o segundo integrante da lista de lugares para viajar, segundo a Lonely Planet. E quem visita esse destino se surpreende.  Assim, começando pela capital, Oslo, você vai descobrir o quanto a natureza é importante para os noruegueses. 

A aurora boreal é um dos espetáculos para se apreciar na Noruega
A aurora boreal é um dos espetáculos para se apreciar na Noruega

Em Oslo, apenas 40% da cidade é de área construída. Para ver o espetáculo da aurora boreal, Tromsø é o lugar ideal. Por lá, as luzes colorem o céu de setembro a março. Já no período de 20 de maio a 20 de julho a luz do Sol brilha por 24h. Esse fenômeno é conhecido como Sol da meia noite. 

O fiorde de Sognefjord é um dos mais famosos da Noruega. Mas, para chegar até você precisa passar pelo pequeno vilarejo de Flam. A grande vantagem disso tudo é que o trajeto é realizado por barcos e você tem cinco horas para admirar a paisagem que mescla águas cristalinas e montanhas. Outros passeios imperdíveis são a visita à cidade de Bergen e a subida até o topo da montanha Trolltunga.

3. Ilhas Maurício 

Se você pensa que uma viagem ao continente africano é feita apenas de passeios na savana, saiba que está enganado. Por lá existem paraísos espalhados pelo Oceano Índico. Um deles são as Ilhas Maurício. A paisagem é formada por água azul turquesa, uma vegetação exuberante e animais raros. 

Ilhas Maurício
Ilhas Maurício

Assim, esse destino agrada tanto quem quer conhecer uma típica savana africana, quanto aqueles que simplesmente querem relaxar à beira-mar. Por falar na natureza das Ilhas Maurício, a região é repleta de vulcões que podem ser visitados e reservas naturais. 

4. Belize

Talvez você ainda não tenha decidido para onde viajar no próximo ano. Mas, já sabe que quer passar alguns dias numa linda praia. Então, que tal conhecer Belize? Esse destino na América Central é uma das joias do Caribe. Entre o México e a Guatemala, o pequeno país fazia parte da civilização Maia.

Colonizado por inglês, o país tem como idioma principal o inglês. Além disso, por lá os nativos curtem reggae e a maioria da população é de descendência africana. Ou seja, um cenário bem diferente do que se encontra nas nações vizinhas. Com mais da metade do território ocupado por florestas, a maioria das atrações estão ligadas à natureza. 

Além de lindas praias, os visitantes podem aprender sobre a história maia em Belize
Além de lindas praias, os visitantes podem aprender sobre a história maia em Belize

Assim, quem vai para Belize pode aproveitar para fazer trilhas, rafting e mergulho. Da mesma forna, na Baía de Tubarões e Raias os visitantes podem nadar com tubarões. E para quem gosta de mergulho o Blue Hole ou Buraco Azul é o local mais famoso do país. Trata-se de uma caverna subaquática com 450 metros de profundidade. Por fim, não deixe de conhecer os sítios arqueológicos em El Caracol.

5. Eslovênia

Se em 2022 a sua meta é fazer uma viagem pelo leste europeu, então, trate de incluir a Eslovênia na sua lista. Cercada de montanhas e cortada por rios de tom azul, a paisagem deste lugar parece ter saído de uma das histórias de J. R. R. Tolkien. Em comparação com os seus vizinhos, esse é um país pouco visitado. 

Entretanto, a Eslovênia tem uma ótima estrutura para turistas. E por ser um país pequeno é fácil conhecê-lo rodando de carro. O principal destino dos viajantes é a cidade de Bled, afinal, é lá que fica o lago de 6 quilômetros de circunferência que dá nome ao município. No centro do lago há uma pequena ilha onde está localizada uma igreja do século XI. 

O lago Bled é uma das atrações da Eslovênia
O lago Bled é uma das atrações da Eslovênia

Na cidade também há um castelo que pode ser visitado diariamente. Pertinho de Bled existe um outro lago, menos famoso, porém, tão incrível quanto. O nome deste lugar é Lago Bohinj. Nós já falamos sobre ele aqui no blog. Por fim, outros pontos turísticos para conhecer na Eslovênia são a caverna de Postojna, o Castelo de Predjama e a cachoeira Savica.

6. Anguilla

Que o Caribe tem água de cor azul turquesa e areia branquinha você já sabe. Mas, em Anguilla a tonalidade mar é simplesmente de tirar o fôlego! O território britânico é repleto de praias semidesérticas e incríveis hotéis de luxo. E para deixar o cenário ainda mais perfeito, que tal um drink com rum? O combo perfeito, não é mesmo?!

Anguilla
Anguilla

Assim, em Anguilla o principal roteiro é sombra e água fresca. Ou seja, você pode escolher visitar uma praia diferente por dia, mergulhar e conhecer as ilhas próximas. Ou simplesmente selecionar um dos resorts deste paraíso para curtir os seus dias. 

7. Omã

Se alguém perguntar para onde viajar no Oriente Médio, com certeza os lugares que vem a nossa mente são Emirados Árabes, Qatar, Israel, entre outros. Contudo, você pode se surpreender com o Omã. O pequeno país ainda é pouco visitado, mas as paisagens deste destino, vale a pena a viagem. 

Assim, conhecida como a Noruega das Arábias, a paisagem deste país é marcada por fiordes, sendo o de Musandam um dos mais famosos. Da mesma forma, os vales por onde correm rios, fazem parte do roteiro de quem visita o Omã. Por lá é possível fazer trekking e no final se refrescar. 

Omã
Omã

Outro ponto turístico bastante famoso do país é o Bimmah Sinkhole. Trata-se de buraco que se formou devido ao colapso de camadas de calcário, com águas que chegam a 20 metros de profundidade. Por fim, a viagem a Omã também inclui passeios mais urbanos, como conhecer o Forte de Khasab, o Castelo de Jabreen, a Mesquita Sultan Qaboos, em Muscat e os souks que são mercados tradicionais.   

8. Nepal

Entre a Índia e o Tibete, é comum que as pessoas pensem que o Nepal é uma região de um desses dois países. Contudo, essa é uma nação independente e um dos locais para onde viajar em 2022. Esse destino é muito visitado por aventureiros e pessoas em busca de crescimento espiritual, afinal é lá que está o gigante Everest e foi onde nasceu o príncipe Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda. 

Nepal

O país conta com muitos monumentos considerados Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO. Assim, o turismo mais comum no Nepal são as escaladas. Além do Evereste é possível subir a montanha Annapurna I com mais de 8 mil metros de altura. Contudo, é possível fazer safári no Parque Nacional de Chitwan, além de visitar os templos budistas e apreciar o pôr do sol com vista para os Himalaias em Nagarkot. 

9. Malawi 

Conhecido como o “Coração caloroso da África”, o Malawi é famoso pelo seu povo receptivo e atencioso. Por esse motivo, esta não seja a primeira vez que este destino aparece na lista de lugares para onde viajar da Lonely Planet. O país foi um dos lugares indicados para se visitar em 2014, juntamente com o Brasil.  

O Malawi não tem mar, mas é lá que fica o maior lago do mundo.
O Malawi não tem mar, mas é lá que fica o maior lago do mundo.

Embora sem saída para o mar, o Malawi tem o maior lago do mundo e muitos passeios no país estão ligados a ele. No Lago Niassa é possível fazer passeios de barco, canoagem e snorkeling. Contudo, esse destino oferece atrações para quem quer conhecer melhor a fauna africana. No parque Liwonde, por exemplo, os visitantes podem observar os animais na savana. 

10. Egito

Por fim, fechando a lista de lugares para onde viajar em 2022 o guia escolheu o Egito. Esse destino dispensa apresentações. O país já foi um dos grandes centros do mundo e contribuiu muito para o avanço da ciência. Localizado no Nordeste da África, o Egito liga este continente ao Oriente Médio.

Egito
Egito

O Egito é cortado pelo Rio Nilo, uma das principais atrações turísticas do país. No passado esse rio também foi muito importante para o desenvolvimento da nação. É lá também que estão algumas das imagens mais emblemáticas da história da Terra: pirâmides, esfinges, faraós e Cleópatra.

Desejamos que 2022 traga para você muitas experiências incríveis. Agora conta pra gente, quais desses países vão entrar na sua lista?

Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro Qual o limite de peso de bagagem na Gol