10 lugares para viajar em janeiro

Conheça 10 destinos para viajar em janeiro

2022 está chegando e muita gente aproveita essa época do ano para tirar férias. Afinal, é verão e o calor pede alguns dias na praia. Felizmente, o que não faltam são opções de lugares para viajar em janeiro. Tanto no Brasil quanto no exterior existem destinos incríveis para curtir dias de sol. 

Por isso, nós fizemos uma seleção com 10 lugares para você poder aproveitar o mês de janeiro. Escolhemos destinos nacionais para quem pretende ficar perto de casa e internacionais para quem busca novas experiências. Mas, uma coisa é certa, você terá muitos dias de praia, sobra e água fresca. 

Vale a pena viajar em janeiro? 

Muitas pessoas se programam para viajar em janeiro por diversos motivos. Para começar, o primeiro mês do ano já começa com a festa de réveillon, data em que muitos viajam. Além disso, é verão. O clima quente é propício para curtir alguns dias na praia. Por fim, em janeiro tem o recesso escolar, ou seja, fica mais fácil programar uma viagem em família já que as crianças estão de férias. 

Por todos esses motivos, janeiro também acaba sendo um mês de alta temporada. Isso quer dizer que, devido à alta demanda por passagens, hospedagens e atrações turísticas, viajar fica mais caro. É claro que isso não quer dizer que não vale a pena viajar em janeiro, apenas que será necessário organizar tudo com mais antecedência. 

Viajar em janeiro tem prós e contras
Viajar em janeiro tem prós e contras

Se a intenção é viajar para o exterior, a coisa pode ser um pouco diferente. Para quem pretende ir para países da Europa e América do Norte, por exemplo, pode encontrar preços mais interessantes, pois janeiro é considerado baixa estação. Por outro lado, é inverno nesses continentes. 

Ou seja, se você não pretende ver neve, viajar para esses destinos em janeiro não é a melhor opção. Entretanto, quem está pensando em visitar países na América do Sul e Central, Oceania e Sudeste da Ásia vai curtir dias de sol. Mas, lembre-se, assim como no Brasil, nesses locais o primeiro mês do ano também é alta estação.  

Lugares para viajar em janeiro 

A lista de lugares para viajar em janeiro é imensa. Entretanto, neste post selecionamos alguns dos melhores destinos nacionais e internacionais com base no clima e também conforme a reabertura das fronteiras. Veja a seguir para onde ir no mês que vem. 

Praia de Pipa, RN

Falou no verão, pensou no Nordeste. Afinal, essa é a região preferida dos brasileiros nessa época do ano e um dos melhores lugares para viajar em janeiro. Assim, dentre as diversas opções, a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte é uma das mais procuradas. Há apenas 80 km de Natal, capital do estado, esse destino é um refúgio. 

Por lá, as paisagens são marcadas por mar de tom azul e falésias. Dentre todas as praias de Pipa, a Baía dos Golfinhos é certamente a mais bonita. É possível chegar até lá caminhando ou de barco nos dias em que a maré está cheia. Por lá, a expectativa é de poder ver um golfinho e eles quase sempre dão o ar da graça. Além de poder mergulhar, a região é ótima para andar de caiaque e stand up paddle. 

Praia de Pipa - Fonte MTur Destinos
Praia de Pipa – Fonte MTur Destinos

A pequena vila tem um clima muito agradável, excelente para quem deseja relaxar. Na Galeria Vila Mangueira fica charmosa escadaria que reúne várias lojinhas e lanchonetes, além de ser um cenário bem bonito para fotos. Apesar de pequena, em janeiro a Praia de Pipa fica cheia de turistas. Inclusive, por lá acontece uma das maiores festas de Réveillon do país. 

Ubatuba, SP 

Para quem mora no Sudeste e não quer ficar longe de casa, Ubatuba é uma boa pedida. A cidade no litoral de São Paulo conta com praias quase desertas, perfeitas para quem quer fugir das aglomerações, além de trilhas em meio a Mata Atlântica. Entretanto, se você não abre mão de comer e beber e tomar uma cervejinha gelada, não se preocupe, pois, é possível encontrar vários quiosques ao longo da praia. 

Ubatuba - Fonte MTur Destinos
Ubatuba – Fonte MTur Destinos

Caraíva, BA

Porto Seguro é um dos destinos mais requisitados da Bahia, principalmente durante o mês de janeiro. Contudo, bem pertinho dali fica um paraíso chamado Caraíva. Esse destino entrou na rota dos viajantes recentemente. Para se ter uma ideia, a energia elétrica chegou há pouco tempo, além disso, lá não entram carros, o que é, na verdade, o chame da pequena vila. 

Caraíva – Fonte Terra Vista

Assim, quem visita esse destino está em busca de curtir a natureza. Por lá, a sensação é de ter parado no tempo e, a viagem para Caraíva dispensa roteiros. Sem muitas atrações turísticas, os visitantes podem aproveitar os dias nesse paraíso entre as praias e o Rio Caraíva. Á noite aproveite para visitar o Beco da Lua e provar um dos vários quitutes baianos e para curtir um dos forrós da vila. 

Paraty, RJ

Paraty é uma cidade que mescla clima de interior com uma infraestrutura excelente para atender os turistas. O lugar é Patrimônio Histórico Nacional e tem uma vida cultural agitada, além de praias lindas. Por esse motivo, a cidade do litoral carioca é um dos melhores lugares para viajar em janeiro. 

Paraty - Fonte MTur Destinos
Paraty – Fonte MTur Destinos

Como se isso tudo não bastasse, Paraty ainda conta com gastronomia incrível. A cidade é cheia de cafés, bares e restaurantes que oferecem cardápios sofisticados e uma cachaça que é marca registrada do lugar. 

Florianópolis, SC 

Conhecida como Ilha da Magia a cidade de Florianópolis é um dos lugares para viajar em janeiro. Com praias e trilhas maravilhosas a natureza é certamente a principal atração deste lugar. É também em Floripa que fica uma das praias mais famosas do Brasil. Com certeza, você já ouviu falar em Jurerê. 

Florianópolis - Fonte MTur Destinos
Florianópolis – Fonte MTur Destinos

Pois é, durante o mês de janeiro a praia de Jurerê ferve com as festas. Assim, quem gosta de agitação, certamente vai amar Florianópolis. Entretanto, nem só de praia vive esse destino. Os visitantes também podem aproveitar a viagem para conhecer um pouco da cultura e da história do país e aproveitar as delícias da gastronomia rica em frutos-do-mar. 

Tulum, México

Cancún é um dos destinos mais badalados do mundo quando o assunto é praia. Entretanto, há cerca de 130 km fica a cidade de Tulum. Um pouco mais tranquila que as suas vizinhas, o destino é ideal para aproveitar alguns dias de janeiro. Por lá as águas são de cor azul turquesa e a areia bem branquinha.

Tulum, México
Tulum, México

Além disso, os visitantes podem mesclar dias na praia com passeios pelos sítios arqueológicos e parques aquáticos. Por fim, esse destino também é muito interessante para quem não quer fazer nenhum roteiro. Em Tulum a rede hoteleira é bastante interessante e oferece uma experiência diferenciada aos visitantes.  

Cartagena, Colômbia

A Colômbia é o Caribe accessível e entre as maravilhas deste país está a cidade de Cartagena. A cidade mistura o charme do período colonial e a modernidade. Além das praias, esse destino guarda outros atrativos incríveis como a Cidade Amuralhada e os bairros do centro histórico. 

Cartagena, Colômbia
Cartagena, Colômbia

Cartagena das Índias também é um destino para quem curte agitação. Por lá, o clima quente é propício para passeios, sejam durante o dia ou a noite. Da mesma forma, o lugar é propício para quem deseja conhecer um pouco mais da gastronomia colombiana. Inclusive, para quem gosta de açúcar, o Portal dos Doces é parada obrigatória. Lá é possível experimentar doces típicos do país. 

Bangkok, Tailândia

A mistura caótica e cosmopolita ao legado antigo de Bangkok atrai muitos viajantes do mundo inteiro. Por lá, os templos dividem espaço com arranha-céus. E assim como o novo e o antigo, a riqueza e pobreza é outro contraste bem presente na paisagem da cidade. Com 12 milhões de habitantes, o trânsito é bastante caótico. Por isso, as vias marítimas acabam se tornando uma alternativa para os turistas.

Bangkok, Tailândia
Bangkok, Tailândia

Por lá, há muito o que ver e fazer, desde visitar os inúmeros templos, feiras livres e o bairro de Chinatown. Inclusive, quem gosta de fazer compras durante a viagem não pode perder a oportunidade de visitar a Siam Square, uma rua cheia de lojas e shoppings de luxo.

Ilhas Maldivas

Entre os lugares para viajar em janeiro, as Ilhas Maldivas não poderiam ficar de fora da lista. O arquipélago, formado por 1.196 ilhas, é repleto de luxuosos hotéis e resorts com bangalôs no meio do mar. Inclusive, as águas de azul-turquesa são o principal atrativo deste destino.

Ilhas Maldivas
Ilhas Maldivas

Assim, por lá o roteiro do país consiste em curtir os dias na praia e especialmente nos resorts. Além disso, é possível fazer snorkeling, mergulho com arraias-manta gigantes e até tubarões. Para quem fica nos resorts é possível contratar esses passeios no próprio hotel. Nas ilhas públicas essas atividades são oferecidas a partir de US$ 25,00 já com alimentação e fotos inclusas. 

Punta Cana, República Dominicana

Por fim, para finalizar a nossa lista de lugares para viajar em janeiro, escolhemos a cidade de Punta Cana. Localizada na costa leste da República Dominicana, a cidade está a apenas 200 km de distância da capital Santo Domingo. Às margens do Mar do Caribe, o lugar ganhou destaque em 2003 quando sediou os Jogos Pan-Americanos. De lá para cá, Punta Cana entrou na lista de destinos de muitos casais em lua de mel e férias em geral. 

Punta Cana, República Dominicana

Com um mar de cor azul-turquesa, areia fina e branca, sol e calor o ano inteiro, além da natureza estonteante, outra grande atração da cidade são os resorts. Por lá os visitantes encontram diversos complexos que unem bufês, piscinas, cassinos e apresentações. Por fim, a noite convida a todos para curtir o principal ritmo do país, o merengue! 

Curtiu a nossa lista de lugares para viajar em janeiro? Confira outros destinos para viajar!