Feriados 2022: confira as melhores datas para viajar este ano

Para aonde ir nos feriados 2022

Depois de quase dois anos sem poder viajar os feriados 2022 são bastante aguardados pelos brasileiros. Mas, infelizmente, o calendário não está muito ao nosso favor, pois, ao longo deste ano teremos poucas folgas prolongadas. Assim, quem deseja dar aquela escapadinha e incluir alguns dias de descanso, precisa se programar. 

Por isso, neste post nós decidimos fazer um resumo geral dos principais feriados nacionais 2022. Você vai descobrir quais são as melhores datas para viajar em cada mês, quando vão acontecer os feriados prolongados e em quais situações será necessário negociar uma folga. Além disso, para cada feriado trouxemos uma indicação de destino. 

Continue a leitura e descubra para aonde ir nos feriados 2022.

Calendário de feriados em 2022 

Como já adiantamos, o calendário de 2022 não está lá dos melhores para quem deseja viajar. Boa parte das datas comemorativas caem em nos sábados, domingos ou no meio da semana, como por exemplo, terças e quartas, dificultando a vida de muitos viajantes. Por outro lado, teremos dois feriados prolongados este ano. 

O carnaval, vai acontecer entre os dias 28/02 e 01/03, uma segunda e terça. Embora a segunda-feira não seja feriado, em muitos lugares é ponto facultativo. Da mesma forma, os órgãos públicos costumam “enforcar” esse dia. Assim, o viajante terá 4 dias para descansar entre fevereiro e março. 

A semana santa é sempre uma boa época para fazer uma viagem curta, pois o feriado obrigatoriamente acontece em uma sexta-feira. Por conta do calendário religioso, a data da sexta-feira da paixão muda de um ano para o outro e em 2022 ela acontecerá no dia 15/04. Para quem tem a facilidade de negociar folgas ou ainda está trabalhando em home office, existe a possibilidade de prolongar o feriado em mais três ocasiões. 

Os feriados de Tiradentes e Corpus Christi ambos vão acontecer em uma quinta-feira. Assim, seria necessário negociar para emendar a segunda e poder curtir uma viagem de 4 dias. Já em novembro, a data em que se comemora a Proclamação da República será numa terça-feira. Para transformá-la em feriadão, os viajantes precisam de uma folga na segunda. 

Confira na tabela abaixo os principais feriados nacionais de 2022:

DataFeridados NacionaisDia da Semana
1º/03/2022Carnavalterça-feira
15/04/2022Paixão de Cristosexta-feira
21/04/2022Tiradentesquinta-feira
1º/05/2022Dia do Trabalhodomingo
16/06/2022Corpus Christiquinta-feira
24/06/2022São Joãosexta-feira
07/09/2022Independência do Brasilquarta-feira
12/10/2022Nossa Senhora da Aparecidaquarta-feira
02/11/2022Finadosquarta-feira
15/11/2022Proclamação da Repúblicaterça-feira
25/12/2022Nataldomingo
Feriados 2022

Para onde viajar nos feriados 2022?

Embora as pessoas já se sintam um pouco mais seguras para viajar nos feriados 2022, a nossa percepção é de que o perfil das viagens mudou. Depois de quase dois anos sem poder sair de casa, muitos viajantes repensaram a maneira de conhecer o mundo e passaram a dar valor a outros tipos de experiência. 

Por isso, acreditamos que em 2022, muitas pessoas ainda vão preferir viajar para lugares perto de casa, se possível de carro. Da mesma forma, conhecer destinos no Brasil e as culturas regionais e está próximo da família é uma tendência nas viagens pós-pandemia. Assim, decidimos falara dos feriados de 2022 focando trips nacionais. 

Além disso, como o único feriado de janeiro foi o dia 1º. Não incluímos esse mês no nosso calendário. Da mesma forma, focamos nos feriados nacionais e pontos facultativos de maior abrangência. Afinal, o Brasil é bem grande e em muitos estados e regiões há outras datas comemorativas que os locais aproveitam para viajar. A seguir você confere os principais feriados 2022.  

Fevereiro e Março

Os feriados dos meses de fevereiro e março acontecem em sequência. Por isso, decidimos falar deles juntos. Afinal, as datas fazem parte do feriado de carnaval, um dos mais aguardados de 2022. De todos os dias de festa, apenas a terça-feira (01/03) é realmente feriado, os demais dias são pontos facultativos. 

O carnaval de rua está cancelado, mas ainda dá para aproveitar o feriado para viajar
O carnaval de rua está cancelado, mas ainda dá para aproveitar o feriado para viajar

Mas, na maioria dos lugares as pessoas conseguem folga na segunda-feira. Este ano ainda não haverá festas. Em Salvador, no Rio de Janeiro, Recife e Ouro Preto as festas de rua já estão canceladas. Mas, é possível que nesses locais aconteçam festas privadas. De qualquer forma, a data é uma das melhores para quem pretende viajar. 

Embora as festas públicas de carnaval estejam canceladas, no final de fevereiro e início de março ainda é verão. Assim, destinos de praia são os mais procurados. Como sabemos, muitas pessoas vão optar por praias do Nordeste. Dessa forma, quem busca um pouco mais de tranquilidade pode preferir o litoral de Santa Catarina ou as águas termais de Caldas Novas.

Bahia-Salvador
Bahia-Salvador
Veja também: 

Abril

Este ano o mês de abril terá três feriados, sendo que um deles é prolongado e o outro pode ser prolongado mediante negociações. Por conta do carnaval, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa vão acontecer nos dias 15 e 17 de abril. Logo em seguida, comemora-se o dia de Tiradentes (21/04), em uma quinta-feira. 

Todos os anos, a Sexta-feira Santa nos presenteia com um feriado prolongado. Contudo em 2022, muitas pessoas vão aproveitar essa data para viajar. Por ser bem curtinho, talvez não seja muito interessante uma viagem para lugares distantes. Além disso, é importante ficar atento ao clima que, durante o mês de abril é mais instável. Assim, uma boa pedida é aproveitar para conhecer lugares como a Chapada Diamantina (BA). 

Bonito é uma boa escolha para conhecer durante o feriado da Páscoa
Bonito é uma boa escolha para conhecer durante o feriado da Páscoa

Para quem mora na região central do Brasil, Bonito (MS) pode render uma excelente experiência. Outros destinos interessantes para visitar durante a Páscoa são: Foz do Iguaçu, Paraty e Ilhabela. Já o dia 21/04, em que se comemora o dia de Tiradentes, será uma quinta-feira. Assim, quem deseja prolongar o feriado, terá que negociar. Por outro lado, quem puder “enforcar” a sexta-feira terá quatro dias para viajar. 

Para aproveitar a data vale a pena programar uma viagem para conhecer um pouco mais da história da inconfidência mineira. As cidades históricas de Minas Gerais oferecem um combo perfeito de cultura, gastronomia e lazer. Vale a pena aproveitar o feriado para conhecer um pouco deste estado. 

Maio

O mês de maio tem um feriado e uma data comemorativa. Mas, infelizmente, nenhum dos dois são propícios para viagens. O feriado do trabalhador (1º de maio) vai cair em um domingo. Da mesma forma, o dia das mães, que acontece sempre no segundo domingo desse mês, embora seja muito popular aqui no Brasil, não é interessante para quem pretende viajar. Assim, se você não vai estar de férias ou mora perto da sua mãe, o melhor é esperar o mês de maio passar e se planejar para viajar em junho.

Já que em maio não haverá feriado prolongado, o jeito é esperar o mês de junho
Já que em maio não haverá feriado prolongado, o jeito é esperar o mês de junho

Junho

Junho é bem interessante para quem pretende viajar. O mês conta com um feriado nacional e um regional. No dia 12/06 é comemorado Corpus Christi. Este ano a data vai acontecer em uma quinta-feira. Ou seja, há boas chances dela se transformar em um feriado prolongado. 

A data marca o início do inverno em alguns destinos. Assim, quem gosta de curtir o friozinho pode planejar viagens para destinos no interior de São Paulo ou ainda Minas Gerais. Para quem não perde a oportunidade de ir à para uma praia vale a pena visitar o Nordeste. 

O São João é uma das festas mais aguardadas do Nordeste
O São João é uma das festas mais aguardadas do Nordeste

Por falar em Nordeste, em junho acontece uma das maiores festas regionais, o São João. Embora alguns estados comemorem a data o mês inteiro, este ano o dia 24/06 cai em uma sexta-feira. Ótima notícia para quem gosta de dançar forró. Ainda não temos certeza se haverá festas públicas. De qualquer forma, quem mora no Nordeste pode aproveitar o feriado para viajar. 

Agosto

Assim como o mês de julho, agosto não terá feriados. Contudo, decidimos falar deste mês porque ele é um dos melhores para quem deseja viajar sem gastar muito. Considerada baixa temporada aqui no Brasil, agosto é excelente para programar férias, devido aos preços baixos. 

Diferente de outros país em que as estações do ano são bem marcadas, aqui no Brasil, quem viaja no mês de agosto pode escolher se quer curtir praia ou frio. Contudo, seja qual for a escolha, os preços são um excelente motivo para viajar em agosto. Assim, vale a pena se programar para conhecer destinos badalados como Gramado e Fernando de Noronha.

Agosto é um ótimo mês para viajar e conhecer destinos como Fernando de Noronha
Agosto é um ótimo mês para viajar e conhecer destinos como Fernando de Noronha

Por fim, no segundo domingo de agosto é comemorado o dia dos pais. A data não é muito interessante para viagens. Contudo, muitas famílias acabam se programando para colocar o pé na estrada nessa época. Seja para visitar familiares ou até para celebrar o dia dos pais de uma maneira diferente. 

Setembro

Setembro tem um único feriado e o dia não ajuda muito os viajantes. A data 07/09 (Independência do Brasil) este ano cai em uma quarta-feira. Ou seja, emendar a folga pode ser mais difícil. Por outro lado, quem tiver essa oportunidade ou estiver de férias, vai aproveitar bastante. Assim, como agosto, setembro é um bom mês para viajar do ponto de vista do custo-benefício.  

Este ano muitos viajantes terão que se contentar apenas com o desfile cívico  do 7 de setembro
Este ano muitos viajantes terão que se contentar apenas com o desfile cívico do 7 de setembro
Confira outras dicas de viagem: 

Outubro

Em outubro temos um feriado nacional e dois pontos facultativos. O dia 12/12, que se comemora o dia de Nossa Sr.ª. Aparecida e dia das crianças, vai cair em uma quarta-feira. Ou seja, não ajuda muito os viajantes. Por outro lado, os professores e servidores públicos podem aproveitar outras datas esse mês. 

Em outubro acontece a Oktoberfest e Blumenau é um excelente destino para visitar nessa época
Em outubro acontece a Oktoberfest e Blumenau é um excelente destino para visitar nessa época

No dia 15/12 é comemorado o dia do professor e nessa data as escolas costumam decretar feriado. Assim, em 2022, o dia deste profissional vai cair em um sábado. Na maioria das escolas não tem aulas nesse dia. Já quem é servidor público terá um feriadão em outubro. O dia que se comemora esses trabalhadores (28/12) vai ser uma sexta-feira. 

Ou seja, excelente oportunidade para escapar da rotina. Outubro é o mês ideal para visitar alguns destinos como Alter do Chão e Maragogi. Por outro lado, para quem não dispensa uma boa cerveja, neste mês acontece o Oktoberfest em Blumenau. Vale a pena curtir a festa e conhecer um pouco da região. 

Novembro

Em 2021 novembro nos deu boas possibilidades de feriado. Contudo, para os feriados 2022, quem quiser viajar nesse mês terá que ter um pouco mais de jogo de cintura. Novembro conta com dois feriados: Finados (02/11) e Proclamação da República (15/11). Este ano um vai acontecer numa quarta-feira e outro numa terça-feira. 

Que tal aproveitar o mês de novembro para curtir um destino urbano?
Que tal aproveitar o mês de novembro para curtir um destino urbano?

Emendar o feriado de Finados com o final de semana é bem complicado já que tem dois dias úteis no meio. Por outro lado, a Proclamação da República será em uma terça-feira. Assim, quem tem folgas pode emendar e aproveitar para viajar. Alguns destinos interessantes para essa época são os destinos urbanos como, por exemplo, São Paulo, Brasília, Gramado e região serrana gaúcha. 

Dezembro

Por fim chegamos aos feriados 2022 de dezembro. Neste mês há apenas um feriado nacional que é o dia 25/12, o Natal. Muitas pessoas aproveitam essa data para estar junto da família. Por outro lado, a segunda quinzena de dezembro traz um clima de férias. Afinal, muita gente se prepara para viajar para receber o ano novo e também ter uns dias de descanso. 

Natal é um feriado que os brasileiros costumam passar em família
Natal é um feriado que os brasileiros costumam passar em família

Neste ano, o dia de Natal será um domingo. Assim, para quem não tem folgas ou não está de férias a data vai ser bem curta, apenas o final de semana. Por outro lado, é verão no Brasil e muita gente estará se programando para voltar as praias do Nordeste, bem como o litoral do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

Os feriados 2022 vão ser mais curtos. Entretanto, com o relaxamento das medidas de segurança contra a Covid-19, muitas pessoas vão aproveitar para viajar. Dessa forma, em algumas datas será necessário negociar folgas. Contudo, para curtir bastante os feriados prolongados o planejamento é fundamental. 

Assim, conte com a ajuda do Império das Passagens para encontrar os melhores preços. Emitimos passagens aéreas com milhas e conseguimos oferecer bilhetes com até 70% de desconto. Clique neste link e reserve agora mesmo a sua próxima viagem.