ETIAS: conheça o novo visto para países do Espaço Schengen

Entenda como funciona o ETIAS

A Europa é um dos destinos preferidos dos brasileiros, não só por conta da quantidade de lugares que podemos visitar, como também pela facilidade de entrar nesses países. Como sabemos, a maioria das nações do continente europeu não exige visto para quem é brasileiro. Contudo, o ETIAS pretende mudar essa realidade. 

Basicamente, o ETIAS vai funcionar como um visto para quem deseja entrar nos países do Espaço Schengen. É claro que essa notícia tem deixado alguns brasileiros apreensivos. Afinal, um visto é um documento a mais que teremos que providenciar. Além disso, existe a possibilidade de não aprovação. Por isso, elaboramos este post para explicar tudo a respeito do ETIAS. 

Quer entender como vai funcionar o ETIAS? Então, continue a leitura deste post.   

Por que brasileiros não precisam de visto em países do Espaço Schengen? 

Fazer um mochilão sem se preocupar em providenciar inúmeros documentos é uma das facilidades que temos ao viajar pela Europa. Entretanto, poucas pessoas sabem por que temos esse privilégio. Assim, para que você possa entender melhor vamos contar um pouco de história. Em 14 de junho de 1985, alguns países europeus assinaram um tratado. 

Os brasileiros fazem parte das nações que não precisam de visto para entrar em países do Espaço Schengen
Os brasileiros fazem parte das nações que não precisam de visto para entrar em países do Espaço Schengen

O objetivo deste tratado era retirar o controle das fronteiras entre os países do bloco, facilitando assim a circulação das pessoas no que ficou conhecido como Espaço Schengen. Esse pacto também determina quais nações podem visitar essa zona sem apresentar visto. Assim, nós brasileiros estamos autorizados a cruzar tais fronteiras e permanecer em um dos 26 países do acordo por até 90 dias. 

O que é o ETIAS? 

Embora os brasileiros tenham livre acesso aos países do Espaço Schengen, o ETIAS promete mudar um pouco essa realidade. Em 2016 a Comissão Europeia aprovou a autorização de viagem por meio deste documento. Assim, o Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem é um visto eletrônico, semelhante ao utilizado nos Estados Unidos e Canadá. 

Dessa forma, o objetivo do ETIAS é tornar os países mais seguros. Assim, o novo visto será uma maneira de selecionar quais estrangeiros vão poder entrar no Espaço Schengen. Além disso, com as informações fornecidas por esse novo documento a Interpol, juntamente com as polícias nacionais serão capazes de identificar potenciais ameaças. 

Países em que precisamos apresentar o ETIAS
Países em que precisamos apresentar o ETIAS
Continue lendo: 

Assim, o ETIAS será um documento válido para todos os países do Espaço Schengen. Dessa forma, os visitantes vindos do Brasil deverão apresentá-lo apenas no país de entrada. A partir daí, poderão circular livremente. Veja a seguir quais destinos exigem esse documento e quais nações precisam emitir o visto. 

Países que devem apresentar o Etias
Países que devem apresentar o Etias

Como emitir o ETIAS?

No site do ETIAS a informação de que o processo para solicitação deste documento é bastante simples, dura aproximadamente 10 minutos e pode ser feita online. Além disso, são exigidos poucos documentos para emissão do visto e a inclusão de um cartão de crédito para o pagamento do serviço. 

Para emitir o ETIAS você deve apresentar as seguintes informações: 

  • Nome Completo;
  • Data e local de nascimento;
  • Endereço atual;
  • Informações dos pais;
  • Passaporte e outros detalhes da nacionalidade.
Passo a passo para solicitar o ETIAS
Passo a passo para solicitar o ETIAS

Além disso, os solicitantes devem responder algumas perguntas relacionadas ao uso de drogas, terrorismo, tráfico humano, histórico criminal, entre outros. Assim, esses dados vão ser cruzados com outras informações e será usado para monitorar a entrada nas fronteiras. Segundo o portal do ETIAS o viajante recebe a aprovação em poucos minutos. 

Dúvidas sobre o ETIAS

Em geral, o processo para solicitar e emitir o ETIAS é bem simples. Entretanto, como ainda é uma novidade, até para os viajantes mais experientes, algumas dúvidas podem surgir. Por isso, separamos aqui os principais questionamentos sobre o novo visto para viagens à Europa. Confira. 

1. Tenho uma viagem marcada para a Europa, preciso apresentar o ETIAS?

Se você tem uma viagem marcada para 2021 ou para meados de 2022, pode ficar tranquilo. O ETIAS só será obrigatório a partir do final de 2022. Entretanto, não há uma data específica para que os países do Tratado Schengen passem a exigir o visto como requisito fundamental para entrada. 

O ETIAS só será obrigatório a partir do final de 2022
O ETIAS só será obrigatório a partir do final de 2022

2. Terei que passar por entrevista para emitir o visto?

A emissão do ETIAS é mais tranquila do que para solicitar um visto comum. Como explicamos anteriormente, todo o processo pode ser realizado pela internet e em poucos minutos é encaminhada a autorização. Em geral, as entrevistas são temidas pelo risco de não aprovação. Contudo, segundo o órgão responsável por esse documento, cerca de 95% dos solicitantes serão aprovados. 

Felizmente não é necessário passar por entrevista
Felizmente não é necessário passar por entrevista

3. O ETIAS cobre quais finalidades de viagem? 

Como sabemos, os brasileiros são isentos de apresentar visto nos países do Espaço Schengen. Assim, uma das dúvidas que podem surgir a respeito deste documento é com relação a sua finalidade. O ETIAS será aceito apenas para viagens de turismo, trânsito e negócios, desde que não ultrapasse os 90 dias de duração.  

Esse visto vale apenas para viagens de turismo e negócios

Isso quer dizer que, se você pretende viajar para algum país da Europa para trabalhar, ou permanecer mais do que os 90 dias, será necessário solicitar um visto específico. Nesses casos, o processo para emissão deste documento pode variar de um país para outro. Por isso, o candidato deve consultar o consulado ou embaixada para se certificar dos documentos necessários. 

Veja também: 

4. Qual será o valor para realizar a emissão?

Em geral, documentos como este têm um custo e com o ETIAS não será diferente. Entretanto, o órgão que será responsável pela emissão deste visto ainda não divulgou o valor. As informações que temos é que essa tarifa será barata. Além disso, o solicitante vai poder escolher entre pagar com cartão de débito ou crédito. Assim, a aprovação da autorização de viagem é condicionada ao pagamento.   

O valor do visto ainda não foi divulgado
O valor do visto ainda não foi divulgado

5. O ETIAS tem prazo de validade?

Sim! O ETIAS terá validade de três anos e funcionará como um permisso de múltiplas entradas. Contudo, a vigência deste documento é vinculada ao seu passaporte. Ou seja, se o seu passaporte vencer antes, será necessário emitir outro visto para entrada em países do Espaço Schengen. Por fim, você pode pedir um novo visto em até 91 dias antes do mesmo expirar. 

O ETIAS terá validade de três anos
O ETIAS terá validade de três anos

6. A partir de quando vou poder solicitar o ETIAS? 

O ETIAS só será obrigatório a partir do final de 2022. Portanto, não sabemos a partir de quando será possível solicitá-lo. Entretanto, no site dedicado a informações relacionadas ao visto, há a possibilidade de se inscrever em uma lista para ser sua mochila informado assim que a autorização de viagem para Europa estiver disponível. 

Não podemos negar que o ETIAS vai deixar as nossas viagens para Europa um pouco mais burocráticas. Em especial, para aqueles que ainda não visitaram o velho continente, já que terão que providenciar mais documentos que antes. Por outro lado, esse visto tornará o Espaço Schengen mais seguro tanto para os moradores, quanto para nós turistas. 

Além disso, emitir este documento é bem mais simples que um visto tradicional e só precisa fazê-lo a cada 3 anos. Assim, enquanto o ETIAS não é obrigatório, que tal aproveitar a reabertura de alguns países europeus? No Império das Passagens você encontra a passagem perfeita! Garanta bilhetes com até 70% de desconto em classe executiva. Clique neste link e planeje a sua trip.