Visto para os Estados Unidos: respondendo as principais dúvidas

Tire todas as suas dúvidas sobre visto para os Estados Unidos

O processo de emissão do visto para os Estados Unidos é um dos mais temidos. O motivo, o procedimento é um tanto longo, caro e bastante rigoroso. Assim, o medo de ter a solicitação negada é grande entre os brasileiros que aplicam para obter esse documento. Entretanto, conhecer mais a fundo sobre o assunto pode ajudar a afastar as suas preocupações. 

Por isso, elaboramos este post com a resposta para as 12 principais dúvidas de quem pretende tirar o visto para os Estados Unidos ou já está nesse processo. Você vai perceber que, apesar de ser um processo rigoroso, não há o que temer. Se ainda não sabe como fazer para solicitar esse documento, confira o nosso Passo a Passo para tirar o visto americano.

1. Quais são os tipos de visto americano? 

Ao solicitar visto para os Estados Unidos, uma das coisas que você precisa saber é de qual tipo ele será. Pois, esse documento deve estar de acordo com o objetivo da sua viagem. Assim, atualmente existem 12 modelos diferentes do visto americano. Subdivididos em categorias como: turismo, intercâmbio, trabalho e até casamento. 

Existem diferentes tipos de visto para os Estados Unidos
Existem diferentes tipos de visto para os Estados Unidos

Veja a seguir todos os tipos de visto americano:

  • Visto B1/B2 – Visto de negócio ou turismo
  • E1 – Visto de comerciante
  • E2 – Visto de Investidor
  • Visto EB5 – Investimentos para imigrantes
  • F1 – Visto de estudante
  • H1B – Trabalho para profissionais formados
  • K1 – Visto de noiva/noivo
  • J1 – Visto de intercâmbio
  • O1 – Visto para trabalho com habilidades extraordinárias
  • L1 – Visto para trabalho em multinacionais
  • R1 – Visto religioso
  • P1 – Visto para atletas e artistas

2. Quais são os documentos necessários para solicitar o visto? 

Ao preencher o formulário DS-160 você deverá informar dados como o número do seu passaporte, endereço residencial, endereço de trabalho, a sua formação e outras informações pessoais. Entretanto, essa etapa é feita pela internet, logo, é possível salvar a guia e resgatar os dados solicitados. 

Já na entrevista ao CASV você precisa levar o seu passaporte válido e anteriores, caso tenha. Se o seu passaporte antigo contém carimbo para os Estados Unidos é ainda mais importante levá-lo para conferência. Além disso, tenha em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 e recibo original de pagamento da taxa.

Os principais documentos para tirar o visto são o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160
Os principais documentos para tirar o visto são o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160

Por fim, é importante levar documentos que comprovem a sua capacidade de pagar pela viagem e vínculos com o Brasil. Assim, tenha consigo no dia da entrevista a carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, comprovação de bens e fontes de renda. Isso, no caso de vistos para turismo. 

3. Posso marcar a entrevista no CASV e no Consulado para o mesmo dia? 

Sim! Entretanto, essa opção não está disponível em todos os locais. Em geral, as entrevistas realizadas em Brasília, Recife e Rio de Janeiro podem ser agendadas para o mesmo dia. Mas, se não houver disponibilidade de horário, você pode marcar a visita ao CASV e Consulado em dias alternados. Inclusive, o primeiro pode ser feito até 8 dias antes do segundo. 

Em alguns estados é possível marcar a vista ao CASV e ao consulado no mesmo dia
Em alguns estados é possível marcar a vista ao CASV e ao consulado no mesmo dia

É importante lembrar que no momento de agendar as entrevistas primeiro você marca o horário no Consulado e depois no CASV. Assim, se a sua intenção é agendar tudo para o mesmo dia, lembre-se de que o primeiro horário agendado deve ser mais tarde do que o segundo. Pois, a visita ao CASV acontece antes.

4. Preenchi o DS-160 errado e já marquei a entrevista, o que fazer?

Esse é um erro que pode deixar muita gente de cabelo em pé ao solicitar visto para os Estados Unidos. Preencher o formulário DS-160 é uma etapa extremamente importante e deve ser feita com toda atenção, pois um erro pode anular todo o processo. Contudo, acidentes acontecem. 

A gente sabe que ninguém está livre de cometer erros. Assim, se você preencheu o DS-160 errado, tenha calma, existe solução. O primeiro passo é avaliar se realmente se trata de um erro grave. Se você escreveu incorretamente o nome da sua rua ou os planos de viagem mudaram, não há motivos para se preocupar. 

O que fazer se você preencher o DS-160 errado
O que fazer se você preencher o DS-160 errado

Basta explicar com calma no dia da entrevista. Agora, se foi um erro realmente grave, aí você vai precisar preencher um novo formulário. Caso ainda não tenha pago a taxa, basta fazer um novo DS-160 e o antigo será automaticamente esquecido. Entretanto, quem já agendou as entrevistas terá mais trabalho. 

Se você já pagou as taxas, agendou as entrevistas e descobriu que tem um erro no formulário, não se desespere. Nesse caso, preencha uma nova ficha. Em seguida, acesse a página de agendamento e cancele as entrevistas no CASV e Consulado. Ao fazer isso, você poderá mudar o número do seu formulário. Por fim, escolha novas datas para as entrevistas. 

5. Quais objetos posso levar para a entrevista?

No dia da entrevista é importante que você compareça ao CASV e Consulado apenas com os documentos para entrevista. Inclusive, leve tudo em uma pasta transparente. Outros objetos como bolsas e aparelhos eletrônicos são proibidos. Contudo, se for realmente necessário levá-los próximo aos locais de entrevista há lugar para guardar esses itens. 

É proibido levar celular, bolsa e outros objetos para a entrevista
É proibido levar celular, bolsa e outros objetos para a entrevista

6. Como é a entrevista na prática?

A gente sabe que a imagem que vem à cabeça de muitas pessoas sobre a entrevista é de uma sala de interrogatório. Entretanto, essa etapa é bem diferente do que se pensa. Na verdade, as entrevistas para tirar visto para os Estados Unidos são realizadas em guichês, semelhantes àqueles de casas lotéricas. 

Ou seja, o representante do consulado estará de um lado do vidro e você do outro. Ao mesmo tempo, várias pessoas vão ser entrevistadas enquanto outras aguardam na fila. Em geral, as entrevistas duram entre 1 e 4 minutos. Nesse período o agente analisa o seu perfil e informações do formulário. 

O local de entrevistas é bem diferente do que muitos imaginam
O local de entrevistas é bem diferente do que muitos imaginam

São muito raros os casos em que uma entrevista ultrapassa os 4 minutos. Contudo, elas podem demorar até 2 horas. Nessas situações as pessoas são convidadas para uma sala mais reservada em que precisam fornecer explicações mais detalhadas. Mas, voltamos a reforçar que são casos incomuns e geralmente acontece com pessoas que já ficaram ilegal nos EUA.

7. Preciso falar inglês na entrevista de visto para os Estados Unidos?

Muitas pessoas têm receio da entrevista de visto por não falar inglês. Contudo, não há motivos para desespero, pois não é necessário falar inglês para fazer essa etapa do processo. Além disso, a grande maioria das pessoas que conseguem o visto para os Estados Unidos não dominam o idioma. 

Se você não fala inglês, fique tranquilo pois, as entrevistas são feitas em português
Se você não fala inglês, fique tranquilo pois, as entrevistas são feitas em português

Assim, fique tranquilo, pois a entrevista será em português. Contudo, se no seu formulário você disse que fala inglês pode ser que o representante do consulado resolva fazer a conferência em inglês. Assim, se você não é fluente e não domina o idioma é melhor não colocar no DS-160 que fala inglês.

8. Posso fazer a entrevista com outras pessoas? 

Geralmente, quando pessoas de uma mesma família fazem a solicitação de visto para os Estados Unidos, elas preferem realizar a entrevista juntas. Principalmente se tem crianças. Assim, é possível fazer esse processo com todos de uma só vez se todos os solicitantes estiverem em uma mesma conta e se houver um pedido familiar. 

Membros da mesma família podem fazer a entrevista juntos
Membros da mesma família podem fazer a entrevista juntos

Entretanto, é preciso avaliar se vale a pena fazer a entrevista de todos juntos. Nos casos em que um dos familiares já teve o visto negado é interessante ter mais pessoas solicitando o visto. Por fim, é possível agendar um grupo de amigos, mas no momento da entrevista o agente consular pode escolher separar vocês. 

9. Quando vou saber se o meu visto para os Estados Unidos foi aprovado? 

Assim que a entrevista acabar. Depois de responder todas as perguntas, o agente vai dizer se o seu visto para os Estados Unidos foi aprovado ou não. Com raras exceções o representante consular pode pedir “um tempo”. Nessas situações, o consulado vai analisar o seu pedido e retornará uma resposta num período de 1 a 90 dias úteis.  

Você fica sabendo na hora se o seu visto foi aprovado ou não
Você fica sabendo na hora se o seu visto foi aprovado ou não

10. Meu visto foi negado, e agora?

Se o seu visto americano foi negado, o primeiro passo é avaliar qual foi o motivo alegado pelo agente consular. Existem mais de 30 tipos de negativas e regras diferentes para esse processo. Assim, em alguns casos o representante informa o motivo, em outros ele apenas entrega uma carta com explicações da não aprovação. 

Assim, se você teve o visto para os Estados Unidos negado, precisa saber o porquê. O motivo mais comum é o 214B que alega falta de vínculos com o país de origem. Portanto, se essa foi a razão para a sua negativa é possível dar entrada em uma nova solicitação em até 1 dia depois da entrevista, além de ter direito a uma defesa para o novo pedido. 

Saiba o que fazer se o seu visto for negado
Saiba o que fazer se o seu visto for negado

Por outro lado, se o Consulado alegou outro motivo para a negativa, deve-se observar quais são as diretrizes. Dependendo da situação, o indivíduo fica impossibilitado de fazer uma nova solicitação num período de 6 meses a 15 anos. Contudo, esses são casos em que o agente identificou um problema mais grave, como por exemplo, documentos alterados e pessoas que moraram ilegal nos EUA. 

11. Mudei de nome, preciso de um novo visto?

Se você casou, se separou ou mudou de nome por algum motivo, terá que alterar o seu passaporte. Assim, é recomendado que também solicite um novo visto para os Estados Unidos. Dessa forma, a sua entrada no país será mais tranquila. Contudo, se não puder tirar um novo visto com as mudanças no nome, leve para viagem o seu passaporte antigo e documentos legais que comprovem a mudança. 

12. Como renovar o visto americano?

Se você já tirou o visto americano e está lendo este post é porque quer saber como removê-lo. Basicamente, o processo para renovar é o mesmo que tirar um novo. Ou seja, você deve preencher um novo formulário, pagar a taxa de R$ 896,00 e agendar a entrevista. Entretanto, para quem já tinha visto, basta comparecer ao CASV para entregar os documentos, colher biometria e tirar as fotos. 

Como renovar o visto para os Estados Unidos
Como renovar o visto para os Estados Unidos

Solicitar o visto para os Estados Unidos é um processo que envolve muitas dúvidas e medos. Principalmente para quem está fazendo esse processo pela primeira vez. Assim, esperamos que com este post você consiga ficar mais tranquilo para passar por essa experiência. 

Curtiu este post? Então confira outros conteúdos que nós selecionamos para você: 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis