5 erros que prejudicam seus custos de viagem

Como não errar nos custos de viagem

“Quem converte não se diverte”; “Passa no cartão”; “Só se vive uma vez”. Essas são frases típicas de quem ignora os custos de viagem. Muitas pessoas desprezam ou preferem não pensar sobre o quanto vão gastar quando estão se preparando para fazer uma trip. É claro que o resultado disso é uma conta bem grande e dor de cabeça na volta para casa. 

Essa não é uma maneira nada saudável de terminar uma viagem. Além de prejudicar as memórias da sua experiência, afeta o seu bolso. Entretanto, a sua trip poderia ser bem diferente se você tomasse alguns cuidados. Por isso, elaboramos uma lista de 5 erros que atrapalham o seu orçamento. 

Quer saber como evitar surpresas nos seus custos de viagem? Então venha com a gente! 

Para onde você vai? Primeiro passo para não errar nos custos de viagem

O planejamento de uma viagem sempre deve começar pela escolha do destino. Mas, não é simplesmente selecionar uma cidade ou país para visitar. Esse processo é um pouco mais complexo (não tanto como você deve estar pensando agora). Quando falamos em viajar para um determinado lugar precisamos considerar mais do que os pontos turísticos incríveis. 

Assim, depois de escolher para onde ir, é preciso entender quais são os gastos da viagem. Acontece que cada lugar tem um custo de vida diferente e isso pode afetar o seu orçamento. Felizmente, essa não é mais uma tarefa tão complicada, hoje já existem vários sites que nos ajudam nessa questão. 

Decidir para onde você vai é o primeiro passo para não errar nos custos de viagem
Decidir para onde você vai é o primeiro passo para não errar nos custos de viagem

Por exemplo, o Numbeo é uma ferramenta em que você pode ver os valores médios de produtos e serviços em diferentes cidades e países ao redor do mundo. Há ainda a plataforma brasileira Quanto Custa Viajar que é semelhante à anterior, mas permite que você pesquise passagens e hospedagem em sites parceiros. 

Com a informação de quanto você vai gastar enquanto estiver na cidade, fica bem mais fácil planejar os custos da viagem. Pois, dessa maneira será possível pensar em alternativas para que as férias não percam o controle financeiro antes mesmo de começar. Afinal, não dá para chorar pelo leite que já foi derramado, não é mesmo? 

Confira dicas para planejar os custos de viagem:

5 atitudes que afetam (negativamente) os seus custos de viagem

Conhecer o custo de vida no destino escolhido já é meio caminho andado. Contudo, se você não quer passar por situações desagradáveis ou ficar preocupado se o dinheiro vai dá ou não, é preciso evitar alguns erros. Eles parecem inofensivos, mas acredite, podem lhe custar bem caro. Veja a seguir o que não fazer! 

1. Não fazer um planejamento financeiro

De nada adianta saber o valor do transporte no destino escolhido se você não colocar isso no papel. A gente sabe que muita gente fica apavorada só de ouvir as palavras “planejamento financeiro”, mas tenha calma. O que queremos dizer é que é preciso calcular os custos da viagem e para isso não é necessário ser um gênio na economia. 

Pode parecer complicado, mas o planejamento de uma viagem é mais simples do que você imagina
Pode parecer complicado, mas o planejamento de uma viagem é mais simples do que você imagina

A ideia aqui é simples, sabe aqueles valores de custo de vida que você encontrou na sua pesquisa sobre o destino? Faça uma lista de todos eles considerando a quantidade de dias que pretende passar viajando. Não se esqueça de incluir também passagem e hospedagem. Uma outra dica é sempre levar um pouco de dinheiro a mais, por precaução. 

2. Não contratar um seguro viagem

Outro grande erro que afeta os custos de viagem é não ter um seguro. É comum as pessoas encararem a contratação deste serviço com um gasto extra. Quando fazemos isso, simplesmente ignoramos os acidentes que podem acontecer durante a trip. É claro que ninguém tira férias pensando no pior. E é justamente por isso que muita gente não se planeja. 

O seguro viagem livra você de ter que arcar com altas despesas em moeda estrangeira
O seguro viagem livra você de ter que arcar com altas despesas em moeda estrangeira

Embora ninguém queira passar por uma situação ruim durante a viagem, a verdade é que não estamos livres de que esse tipo de coisa aconteça. Assim, o grande problema é quando não nos preparamos para esses imprevistos, pois, nesses casos uma coisa é certa: você terá custos que certamente vão impactar o seu orçamento. 

Imagine ter que pagar em dólares uma conta de hospital. Ou quem sabe ficar sem a mala durante dias. Tenha certeza que, em todos esses casos, o custo que você terá para resolver essas situações será bem maior do que se tivesse contratado um seguro com cobertura para esses imprevistos. 

3. Escolher a passagem aérea apenas pelo preço

Esse é um erro muito comum, principalmente em viagens ao exterior. Fora do Brasil as viagens em companhias low cost são bem populares. O motivo, são os preços extremamente baixos. É claro que pagar mais barato é algo que pode impactar positivamente o seu orçamento de viagem, mas tenha muito cuidado!

Comprar uma passagem aérea só porque ela está muito barata pode ser uma armadilha
Comprar uma passagem aérea só porque ela está muito barata pode ser uma armadilha

Muitas vezes o que é mais barato pode lhe custar caro. Em geral, companhias que cobram tarifas menores cobram por uma série de serviços que são comuns em outras empresas. Por exemplo, não é possível despachar bagagem, da mesma forma o passageiro precisa fazer o check-in online, caso contrário terá que pagar uma taxa extra. 

Da mesma forma, você fica impedido de escolher o seu assento. Enfim, uma série de restrições que, se você não estiver atento, pode impactar os custos da viagem. Por isso, enquanto pesquisa o seu bilhete é importante saber quais são as regras da companhia para evitar gastos não planejados. 

Veja também:

4. Optar por acomodação sem tarifa reembolsável

Assim como as companhias aéreas, os hotéis costumam oferecer mais de um tipo de tarifa para a reserva de acomodações. Assim, de acordo com o que está incluso no pacote o valor final será maior ou menor. Na intenção de economizar, algumas pessoas escolhem a opção não reembolsável. Pode até não parecer um problema, já que a sua intenção é mesmo fazer uma viagem.  

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi a escolher serviços com políticas claras de reembolso e cancelamento
Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi a escolher serviços com políticas claras de reembolso e cancelamento

Mas, como já dissemos anteriormente, não estamos livres de passar por imprevistos. Imagine o que aconteceria se surgisse uma emergência na sua família ou trabalho e você tivesse que adiar a viagem? Muito provavelmente perderia a reserva e o dinheiro que gastou com esse serviço. Ou seja, num primeiro momento você até fez uma economia. 

Mas, diante do inesperado acabou perdendo dinheiro. Hoje, muitos sites de acomodação já oferecem a opção de cancelamento gratuito em vários hotéis. Na maioria dos casos não tem nem diferença de preço. Assim, tudo o que você precisa fazer é ficar atento a essas regras quando for fazer a sua reserva. 

5. Perder promoções em atrações turísticas

Uma parte importante de planejar os custos de viagem é saber quais atrações são pagas. Afinal, o valor delas também deve contar no seu orçamento. Logo, desconsiderar esses gastos já é um erro, e ele fica ainda pior se você não aproveita promoções e descontos. Com a internet ficou mais fácil encontrar empresas que vendem ingressos de shows, parques e museus. 

Assim, é possível fazer uma comparação de preços e até mesmo encontrar cupons de desconto. Em alguns casos é mais barato comprar o ingresso na bilheteria da atração. Alguns lugares também contam com dias de entrada gratuita. Mas, para ter acesso a essas informações será necessário pesquisar com antecedência. 

Não deixe de aproveitar as promoções de atrações turísticas
Não deixe de aproveitar as promoções de atrações turísticas

Planejar os custos de viagem é muito importante se você não quer ter surpresas. Assim, as dicas deste post podem lhe ajudar a ter uma trip mais tranquila e sem afetar a sua saúde financeira. E se você curtiu esse conteúdo e quer receber mais informações sobre viagem, programas de fidelidade, cartões de crédito e passagens aéreas, participe do nosso canal no Telegram. 

No Segredos do Império compartilhamos diariamente artigos e notícias sobre esses assuntos. Assim, você fica por dentro das principais novidades deste universo para viajar mais gastando menos. Para participar do nosso canal é muito simples, basta clicar neste link e fazer o seu cadastro gratuitamente!