Quais os tipos de turismo?

Tipos de turismo
Tipos de turismo

Quem nos acompanha por aqui já está cansado de ouvir a palavra “turismo”. Apesar do termo ser amplamente conhecido, dificilmente vemos as pessoas falando sobre sua definição, tampouco sobre suas classificações. Pensando nisso, o Império apresenta hoje os tipos de turismo.

Como sabemos, nem todas as pessoas que viajam estão em busca apenas de passeios e diversão. Nesse sentido, podemos falar em turismo de consumo, turismo de eventos, turismo de saúde e muito mais!

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, turismo não é tudo igual. Existe uma extensa lista de modalidades que definem cada tipo e suas funções. Essas definições se construíram ao longo do tempo de forma natural, se adequando às necessidades e aos desejos dos turistas em cada viagem. Por isso, se você é um viajante de plantão, continue conosco e confira agora mesmo quais são os principais tipos de turismo! 

O que é turismo

Antes de tudo, podemos definir turismo como a ação ou o feito de viajar, seja para fins culturais, trabalhistas, etc. Muito embora não exista uma definição única e consolidada, a Organização Mundial de Turismo o define como “as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.”

Sendo assim, podemos dizer que o turismo não se limita às viagens de lazer regadas a passeios culturais e históricos. Logo, podemos concluir que existem diversas formas de turismo. Portanto, continue conosco e confira quais são as principais! 

Confira também:

Principais tipos de turismo 

O turismo pode se destrinchar em dezenas de formas diferentes. Por isso, os órgãos ligados ao setor de turismo de cada país subdividem as categorias, agrupando-as de acordo com as suas características. Sendo assim, o Império te conta agora mesmo quais são os principais tipos de turismo. Portanto, continue conosco e confira! 

Turismo de Consumo

Este tipo de turismo caracteriza as viagens que têm, como principal objetivo, as compras. Você provavelmente já ouviu falar de alguém que é dono de um negócio e abastece o seu estoque comprando mercadorias em outros estados. Este é um ótimo exemplo de turismo de consumo, afinal, o viajante vai até o destino com o principal objetivo de adquirir algum item. 

Turismo de Saúde

O turismo de saúde é aquele onde o viajante se desloca até o destino com o objetivo principal de obter tratamentos médicos ou até mesmo alternativos. Algumas cidades brasileiras são muito famosas pelo turismo de saúde e recebem, todos os anos, centenas de viajantes em busca de tratamentos alternativos e fitoterápicos. 

Turismo de Eventos

O turismo de eventos é caracterizado pelos viajantes que vão até um determinado local para participar de uma festa, festival, show, evento esportivo, etc. A Copa do Mundo é um ótimo exemplo. Milhares de pessoas viajam com o principal objetivo de assistir aos jogos do evento.

Turismo Cultural

Este tipo de turismo é um dos mais abrangentes. Ele engloba viagens de diversos segmentos. É a clássica viagem que fazemos para conhecer mais sobre o destino, seus monumentos, costumes e tradições. 

Turismo de Estudos

O turismo de estudos, mais famoso como intercâmbio, acontece quando o viajante se desloca até o destino com o principal objetivo de estudar e adquirir conhecimento. Este tipo de viagem pode acontecer em qualquer momento da vida e é uma opção para pessoas dos mais diversos níveis de escolaridade.

Turismo Gastronômico

Sabemos que a gastronomia é um traço cultural extremamente forte e que, muitas vezes, é marca registrada de algum povo ou local. Por isso, estas viagens, onde o objetivo principal é conhecer a culinária local do destino, são caracterizadas como turismo gastronômico. 

Turismo Religioso

O turismo religioso acontece quando o viajante se desloca com o principal objetivo de praticar algum ato ligado à religião (independentemente de qual seja). Os muçulmanos que vão à Meca ou os católicos que vão até Aparecida, por exemplo, estão praticando turismo religioso. 

Turismo de Negócios

Você provavelmente já fez turismo de negócios. Esta categoria engloba as viagens laborais, onde o trabalho é a principal motivação do deslocamento.

Turismo Rural

O agroturismo ou turismo rural é caracterizado pelo contato com a natureza. Normalmente esta modalidade está atrelada à estadia no campo e à distância dos grandes centros urbanos. 

Aprenda a ganhar dinheiro com milhas 

Sabia que através das milhas você pode fazer uma renda extra de até R$3.000,00 por mês? Aprenda conosco a vender as suas milhas de forma prática e segura e comece a ganhar dinheiro. 

No curso Como Vender Milhas você terá acesso às melhores estratégias para comercializar pontos. Portanto, clique aqui e descubra o melhor método para ganhar dinheiro com milhas. 

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo