Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

Conheça os melhores lugares para fazer intercâmbio

Estudar fora é um dos grandes sonhos de muitos brasileiros. Seja durante o ensino básico ou superior, a experiência é capaz de agregar imensamente na carreira profissional e na bagagem cultural de quase todas as pessoas que passam por essa vivência. Sendo assim, o primeiro passo antes de iniciar o planejamento de um intercâmbio, é escolher o país e a instituição desejada. 

Quem acompanha o nosso blog já sabe que viajar é uma das melhores coisas da vida. Entretanto, o planejamento ideal é indispensável para que tudo corra bem. Desse modo, o mesmo se aplica à situação do intercâmbio. 

Existem muitas instituições estrangeiras, nos mais diversos países, que se mostram extremamente receptivas para estudantes brasileiros. Por isso, o Império das Milhas traz hoje uma lista com os melhores lugares para fazer um intercâmbio no mundo. Se interessou? Então continue conosco e confira agora mesmo!

Veja também:

O que é um intercâmbio?

Intercâmbio é o nome dado à troca cultural, acadêmica e linguística entre estudantes de países distintos. Essa permuta acontece quando uma pessoa (ou um grupo) se desloca da sua terra natal até outro local, normalmente, uma instituição de ensino, para estudar durante um período determinado de tempo. Essa experiência costuma ser tão almejada não apenas pela relevância acadêmica e pedagógica, mas também pela experiência interpessoal e cultural que é proporcionada.  Vejamos um exemplo:

Maria é estudante de Letras na universidade X no Brasil. Ao receber uma bolsa de estudos na instituição Y, nos Estados Unidos, Maria passa seis meses estudando como bolsista nos EUA. Durante esse período de tempo, a estudante aprendeu não apenas a língua oficial do país, mas também os seus costumes, traços culturais e abordagens pedagógicas e profissionais. 

Melhores lugares para fazer intercâmbio

Agora que você já sabe um pouco mais sobre intercâmbios, chegou a hora de conhecer alguns dos locais mais ricos cultural e academicamente que estão de portas abertas para estudantes brasileiros. Vem com a gente!

Canadá

O Canadá é um dos destinos favoritos de muitos brasileiros quando o assunto é intercâmbio. Por se tratar de uma nação bilíngue, o país é ideal para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar na língua inglesa ou francesa. Além disso, conta com instituições de ensino excepcionais que estão cada vez mais receptivas a estudantes brasileiros. 

Normalmente o maior empecilho encontrado pelos brasileiros é o clima. Algumas pessoas se intimidam com o inverno rigoroso do local. Entretanto, o país é fenomenal para quem deseja apreciar novas culturas e aprender, na prática, duas línguas incríveis. 

Por lá, a maioria das instituições exige nível de inglês intermediário para os intercambistas e é possível encontrar parcerias com instituições brasileiras. Além disso, cidades como Toronto e Vancouver estão sempre cheias de estudantes estrangeiros de todos os lugares do mundo, o que enriquece ainda mais a experiência. 

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

Irlanda 

Os intercâmbios em instituições irlandesas vêm ganhando cada vez mais visibilidade entre os brasileiros graças à qualidade e humanização no ensino. Também ideal para quem deseja aprender ou aperfeiçoar o inglês, o país é extremamente receptivo para estudantes brasileiros. 

Dublin, a capital do país, além de linda é muito movimentada e não é difícil encontrar estudantes estrangeiros por lá. O local é extremamente agradável e é uma das melhores opções para quem deseja estudar no continente europeu.

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

França

O francês é o 6⁰ idioma mais falado do mundo e nada melhor do que aprendê-lo diretamente na fonte! A França é um dos países mais lindos da Europa e é referência mundial em áreas como direito, gastronomia, filosofia, política e muito mais. Por isso, estudar por lá pode ser uma das experiências mais ricas da via de um intercambista. 

Além disso, as instituições de ensino francesas possuem infraestrutura de ponta e metodologia pedagógica que é referência no velho continente. Portanto, é um dos países ideais para você que  deseja aprender francês e ainda absorver o melhor do continente europeu. 

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

Estados Unidos 

Um clássico que não poderia ficar de fora da nossa lista! Quando falamos em intercâmbio e língua inglesa, os Estados Unidos são a maior referência para muitos brasileiros. Grandes instituições de ensino, como Harvard, Yale, MIT e Columbia são marcas registradas em filmes e séries estadunidenses. Contudo, na vida real essas escolas são ainda mais incríveis e oferecem experiências acadêmicas de ponta. 

O país é referência em diversas áreas do conhecimento e possibilita a convivência com estrangeiros do mundo inteiro. Sem sombra de dúvidas, vale muito a pena vivenciar a experiência. 

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

África do Sul 

Fugindo um pouco do óbvio, a África do Sul é uma excelente opção para brasileiros. Normalmente os intercâmbios em terras sul africanas possuem baixos custos se comparados aos países anteriores. Contudo, não se engane! Diversas instituições de ensino por lá são referência mundial em diversos temas e a produção acadêmica é de ponta. 

A África do Sul é uma excelente opção para quem deseja aprender inglês e vivenciar uma experiência cultural simplesmente única. O país é riquíssimo em história, arte, literatura e muito mais. Além disso, o clima e algumas tradições são semelhantes ao que encontramos no Brasil, tornando a vivência um pouco mais confortável. 

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

Portugal 

Portugal não poderia faltar nesta lista! O pacto lusófono facilita a entrada de estudantes brasileiros e o país conta com instituições de ensino excelentes, como Coimbra e Lisboa, que são referência em diversas áreas do conhecimento. Várias escolas portuguesas possuem parceria firmada com instituições brasileiras, o que facilita a concessão de bolsas de estudos. 

Além disso, estudantes brasileiros que desejam cursar o nível superior por lá podem ingressar utilizando a nota do ENEM. Ou seja, tudo acontece de maneira muito simples. Outro ponto positivo, sem dúvidas, é a língua. Afinal, por lá as aulas também são ministradas em portugues, o que é um grande atrativo para alguns estudantes. 

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

Alemanha

Como falamos, um dos grandes empecilhos para estudar na Alemanha, é a sua língua oficial. Muitos brasileiros deixam de estudar no local por conta disso. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que muitas instituições alemãs exigem apenas inglês em nível avançado para os intercambistas. Por isso, a depender da modalidade na qual você se enquadre, vale a pena conferir algumas instituições por lá. 

As universidades alemãs são referência mundial em direito, artes, filosofia, política, medicina e muito mais. Além disso, a bagagem cultural adquirida em um intercâmbio no país é simplesmente fenomenal. 

Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo
Os melhores lugares para fazer intercâmbio no mundo

Como funciona um intercâmbio?

Não existe uma regra unificada para designar o padrão de um intercâmbio. As características e políticas variam de acordo com a modalidade e a instituição envolvida. Intercâmbios para pós-graduação são completamente diferentes de intercâmbios para alunos de graduação, por exemplo. Por isso, o ideal é buscar informações diretamente na fonte. Ou seja, busque sites e meios de contato com a instituição de ensino desejada.

Em regra, o estudante se programa e realiza o processo seletivo ainda no seu país de origem. Após esse trâmite, ele deverá resolver as suas documentações e adquirir o visto de estudos para ingressar no país desejado. De modo geral, o intercâmbio funciona como uma experiência acadêmica comum. A diferença, é que o intercambista estudará em um outro país que não é o seu de origem. 

É possível planejar um intercâmbio por conta própria ou por meio de empresas especializadas. O leque de opções é bem amplo. Portanto, não se limite a apenas uma possibilidade. Nesse sentido, também é válido pesquisar se a sua instituição de ensino aqui do Brasil possui parceria firmada com alguma instituição estrangeira. Normalmente, este tipo de ligação institucional facilita e desburocratiza o processo.

Existem diversas modalidades de intercâmbio e elas abrangem pessoas de todas as idades e níveis escolares. Basta buscar aquela que melhor se enquadre ao seu perfil acadêmico e localizar instituições que ofereçam este tipo de programa.  

Quanto custa um intercâmbio?

Assim como na pergunta anterior, não há resposta exata para este questionamento. Os valores irão variar de acordo com país, instituição, duração do curso e muitos outros fatores. Além disso, existem muitos programas que possibilitam oportunidades como bolsas de estudos para estudantes estrangeiros.

Sendo assim, um intercâmbio de 15 dias com certeza custará infinitamente menos do que um com duração de seis meses. Por isso, é muito importante realizar uma pesquisa minuciosa e buscar formas econômicas de realizar a sua viagem. Como falamos acima, existem muitos programas de bolsas de estudos e parcerias institucionais que podem baratear bastante o seu intercâmbio. 

Como escolher um local para fazer intercâmbio?

Infelizmente não existe uma receita para guiar essa decisão. A instituição ideal irá variar de pessoa para pessoa. Por isso, o primeiro passo é entender quais são as suas necessidades e expectativas. Qual o seu nível de escolaridade? Quais os objetivos acadêmicos e pessoais deste intercâmbio? Quanto tempo desejo ficar no local? Essas são algumas das primeiras perguntas a se fazer. Confira o passo a passo 

  1. Entender qual tipo de intercâmbio é o ideal para o seu perfil;
  2. Definir quanto tempo será necessário para atingir este objetivo;
  3. Verificar quais países e instituições oferecem este tipo de programa;
  4. Buscar bolsas ou parcerias institucionais que facilitem este processo.

Também é imprescindível analisar pontos como língua oficial e clima dos países desejados. Infelizmente estes são fatores que podem dificultar consideravelmente a sua experiência. Muitos brasileiros fogem de nações como Alemanha, por exemplo, graças às dificuldades enfrentadas na comunicação. Por isso, é importante alinhar os seus desejos à sua realidade. 

Além disso, é importante traçar um plano preciso e possível. Assim como em uma viagem convencional, é necessário pôr na ponta do lápis tudo aquilo que você deseja fazer e, principalmente, de que maneira. Este será o pontapé inicial para a sua jornada.

Vale a pena fazer um intercâmbio?

Sem sombra de dúvidas, sim. Se você tem a oportunidade de viver essa experiência, não pense duas vezes. Além da bagagem acadêmica, o aprendizado cultural e interpessoal é impagável. Conhecer de perto outros costumes, línguas e pessoas, agrega em todos os sentidos da vida. 

A maior parte dos brasileiros que realizaram intercâmbios, independentemente da idade ou nível de escolaridade, recomendam a experiência. Os aprendizados vão muito além da sala de aula. Por isso, com o planejamento correto, esta pode ser a melhor experiência da sua vida! 

Viaje com o Império

Ficou com vontade de conhecer novos lugares e culturas? Tire já o sonho do papel! Por que perder tempo planejando a sua viagem? O Império das Passagens oferece os melhores pacotes e facilita a sua experiência. Por isso, acesse o site, faça sua consulta e viva essa experiência única conosco.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis