Quem está negativado pode acumular milhas?

Negativado
Descubra como acumular pontos mesmo negativado

Pagar as contas em dia deveria ser uma regra para qualquer pessoa, mas infelizmente no nosso país não é todo mundo que segue esse pensamento. A prova disso é que 61 milhões de brasileiros começaram o ano de 2020 negativados. Além de fazer parte da “lista negra” de consumidores, o não pagamento de dívidas acaba impedindo essas pessoas de terem acesso a alguns serviços financeiros. 

Entre eles, empréstimos, cartões de crédito, financiamento, entre outros. Diante dessa situação surge uma dúvida: é possível acumular milhas mesmo estando negativado? Pensando nisso, elaboramos este post para responder de uma vez por todas essas questões. Ficou curioso? Então, venha com a gente! 

Por que as pessoas ficam negativadas?

A resposta mais óbvia para essa pergunta é: dívidas! Assim, sempre que uma pessoa deixa de honrar o seu compromisso essa informação é levada para os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, entre outros) e elas ficam disponíveis para serem acessadas pelas instituições financeiras. Entretanto, existem casos em que o indivíduo desconhece esses dados, seja porque esqueceu ou até por uma cobrança indevida. 

Dividas são o principal motivo para incluir uma pessoa no cadastro de inadimplentes
Dividas são o principal motivo para incluir uma pessoa no cadastro de inadimplentes

Então, a nossa dica é que antes de qualquer coisa você cheque as suas pendências nos órgãos competentes, bem como o seu score de crédito. Tente negociar a sua dívida ou recorrer junto a empresa em casos de cobrança indevida. Afinal, ninguém merece ficar com o nome sujo por um erro de outra pessoa, não é mesmo?

Consigo um cartão de crédito mesmo com o nome sujo?

Sim! Hoje já existem algumas opções de cartão de crédito para quem está negativado. Contudo, eles são um pouco diferentes dos plásticos tradicionais. Aqui, a primeira coisa que temos que entender é que, como você está com o nome sujo, a sua reputação financeira não é muito confiável. 

Assim, mesmo que uma instituição decida lhe conceder um cartão de crédito, ele terá algumas ressalvas. Além disso, o banco vai criar mecanismos para evitar a inadimplência que, no caso de um cliente com nome sujo, é bem alta. A primeira opção é adotar um cartão pré-pago. Com esse tipo de plástico é possível realizar compras na função crédito. 

Entretanto, é necessário colocar créditos no cartão para utilizá-lo. Esse tipo de produto é interessante para quem deseja contratar serviços por assinatura como Netflix, Spotify, Deezer, entre outros. Há também os cartões consignados. Esses plásticos são para clientes aposentados, pensionistas e servidores públicos. 

Existem alguns cartões de crédito ideais para quem está negativado
Existem alguns cartões de crédito ideais para quem está negativado

De maneira geral, esse produto funciona como um cartão de crédito convencional. Porém,  não exige consulta aos órgãos protetores de crédito. Ou seja, excelente para quem está negativado. Entretanto, para evitar a inadimplência,  faturas são descontadas automaticamente na folha de pagamento do usuário.

Por fim, vale a pena fazer um adendo a respeito do Nubank. Embora  o processo de avaliação da instituição seja bem rigoroso, algumas pessoas conseguem o roxinho. Mesmo com o nome sujo. Contudo, se você for aprovado, é importante saber que o seu limite será bem pequeno. Menor do que a média para sermos sinceros.  

Continue aprendendo sobre cartões de crédito:

Posso acumular milhas no cartão de crédito mesmo estando negativado? 

Quando falamos em acumular milhas o primeiro pensamento que vem na cabeça de muitas pessoas é o uso do cartão de crédito. Realmente, essa ferramenta é um poderoso aliado para quem está querendo ganhar mais pontos. Entretanto, com o nome sujo, essa estratégia fica um pouco comprometida.

Pois, a grande maioria das instituições financeiras realizam consulta ao SPC e Serasa antes de conceder esse benefício. Embora existam outras opções para quem está negativado, como os cartões de crédito pré-pagos, você não consegue acumular milhas com eles. Porém, nem tudo está perdido! 

Fizemos uma busca entre os produtos disponíveis para pessoas nessa situação e encontramos um plástico que permite acumular benefícios, o BMG Card. O Banco BMG é uma instituição financeira que trabalha principalmente com crédito consignado. Assim, o cartão consignado oferecido pela instituição é internacional.  

Se você está com o nome sujo não dá para acumular pontos no cartão, mas pode participar de programas como o Mastercard Surpreenda
Se você está com o nome sujo não dá para acumular pontos no cartão, mas pode participar de programas como o Mastercard Surpreenda

Ou seja, permite compras no Brasil e no exterior e possibilita saques emergenciais em caixas da rede Banco 24Horas. Agora vem a parte que nos interessa! Por ser um cartão com bandeira Mastercard os usuários podem se cadastrar no programa Mastercard Surpreenda e acumular pontos. 

Assim, sempre que usar o cartão você vai ganhar um ponto, independentemente do valor da transação. Esses benefícios podem ser trocados por produtos na loja do programa. Entretanto, você não consegue trocar por milhas. 

Hack para conseguir um cartão que acumula milhas com o nome sujo

Até aqui você já deve ter percebido que não existem cartões que ofereçam milhas ou outro grande benefício para quem está negativado. Contudo, há uma maneira de acumular pontos, mesmo nessa condição. A saída seria utilizar o cartão adicional de familiar ou amigo muito próximo. Nesses casos, a pessoa pode solicitar o plástico para você 

Em algumas situações, não há custos para solicitar o cartão adicional e você poderá desfrutar de todos os benefícios do plástico titular. Milhas, seguros, salas vip, entre outros. Contudo, usar o adicional de outra pessoa envolve muita confiança. Principalmente, de quem empresta o plástico. 

Você pode acumular pontos usando o cartão adicional de um amigo ou familiar

Afinal, se você deixar de pagar a fatura, o saldo devedor é cobrado do titular. Além disso, é o nome dele que ficará negativado. Assim, para poder usar o cartão adicional de outra pessoa, é preciso ser alguém que confia muito em você. Além disso, é interessante criar contrapartidas para que o dono do plástico não fique no prejuízo. Você pode, por exemplo, deixar um bem como caução. 

Veja outros conteúdos que podem lhe interessar:

Existem outras formas de ganhar pontos estando negativado?

Até aqui talvez você tenha tido a sensação de que nadou e morreu na praia, mas calma! Os cartões de crédito não são a única maneira para juntar milhas. Existem outras formas de conseguir esse benefício mesmo estando negativado. Por isso, fizemos uma lista para ajudar você nessa missão. Veja a seguir. 

Resgate de trechos voados

Se você realizou uma viagem e fez a compra dos seus bilhetes com dinheiro, não importa a forma de pagamento, você deve resgatar esses pontos. Muita gente acaba esquecendo de fazer isso. Assim, além de perder milhas para as próximas viagens perde pontos qualificáveis para upgrade de categoria. Por isso, não esqueça de incluir o seu número de cliente na sua reserva de voo ou de fazer o resgate após a viagem.

Não esqueça de resgatar trechos voados
Não esqueça de resgatar trechos voados

Clube de pontos

Nós falamos neste post sobre o BMG Card e os cartões pré-pagos que são opções para quem está negativado. Embora não seja possível acumular pontos com esses produtos, você pode utilizá-los para aderir aos clubes dos programas de fidelidade. Esses plásticos têm a função crédito e permitem assinaturas online. 

Participar de clube de milhas ajuda potencializar os ganhos
Participar de clube de milhas ajuda potencializar os ganhos

Compre em lojas parceiras

Hoje é muito comum realizarmos as nossas compras online. Felizmente, esse tipo de pode nos gerar pontos. Graças às parcerias entre programas de fidelidade e diversas marcas é possível adquirir produtos e serviços e ganhar milhas de acordo com o valor gasto. Assim, é sempre bom ficar atento às promoções e oportunidades do seu programa. 

Compre nas lojas parceiras do programa de fidelidade
Compre nas lojas parceiras do programa de fidelidade

Responda avaliações

Nós já falamos sobre essa forma de acumular milhas aqui no blog. Além de ganhar esses benefícios, uma das vantagens dessa estratégia é que você não paga nada. Tudo o que você precisa fazer é responder às avaliações sobre determinados produtos e serviços e em troca ser recompensado com pontos. 

Atualmente as plataformas com essa opção disponível são o e-Rewards, Pontos por Opiniões e Heap Up. Assim, você pode transferir seus pontos para companhias aéreas, programa de fidelidade de hotéis e bancos.

Alguns sites de pesquisa pagam com milhas
Alguns sites de pesquisa pagam com milhas

Estar negativado é uma situação bem ruim, mas isso não quer dizer que você não vai poder acumular pontos. Neste post vimos que existem outras maneiras de alcançar esse objetivo. É claro que estar com o nome limpo é muito importante para sua saúde financeira, sem falar que é o fim de muitas dores de cabeça. Por isso, a nossa dica é que você utilize as ferramentas que ensinamos neste conteúdo e busque acertar a sua situação junto aos seus credores. 

Ahh agora que você gostou das nossas dicas para acumular milhas mesmo negativado e quer ter acesso a mais conteúdos como este, participe do nosso canal no Telegram. No Segredos do Império, você recebe diariamente artigos e notícias sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens, milhas e muitos mais. 

Para participar do nosso canal é só clicar neste link e se cadastrar gratuitamente!