Score de crédito: como conseguir cartões melhores

Score de crédito
Como usar o score de crédito para conseguir cartões melhores

Score de crédito, esse termo ganhou bastante destaque nos últimos tempos. Provavelmente, você já ouviu falar dele na televisão, internet, e claro, aqui no blog. Essa ferramenta, é uma das principais formas de avaliar um consumidor. Mas, você sabia que ele também pode nos ajudar a conseguir cartões de créditos melhores? 

Pois é, o score de crédito, se bem cuidado, é um excelente artifício para quem deseja ter um cartão de alta renda, além de outros produtos que envolvem a concessão de crédito. Por isso, elaboramos este post para ensinar você por que e como usar essa ferramenta para ter um plástico melhor. 

Quer aprender? Então, venha com a gente! 

O que é score de crédito

Basicamente, o score de crédito é uma nota concedida a cada consumidor por órgãos protetores de crédito. Como por exemplo, Serasa, SPC Brasil, Boa Vista SCPC e Quod. Essa pontuação varia de 0 a 1000 e indica o risco de inadimplência de cada indivíduo. Assim, quanto menor é o score de uma pessoa, maior é a chance de ela não honrar o compromisso financeiro. 

Para pontuar cada indivíduo, os órgãos protetores de crédito se baseiam no histórico de consumo. Ou seja, é levado em consideração as contas que foram pagas, as que não foram, empréstimos, financiamentos, número de serviços financeiros contratados, entre outros. Além disso, informações como a renda mensal, idade e região demográfica influenciam na pontuação. 

Score de crédito
Score de crédito

Dessa maneira, é importante salientar que cada órgão tem a sua fórmula para calcular essa pontuação. Além disso, cada um tem o seu próprio banco de informações. Ou seja, o seu score de crédito pode ser diferente em cada entidade. Embora essas empresas não revelem os detalhes das notas, você pode questionar a pontuação e descobrir o que está deixando a sua nota baixa. 

Continue aprendendo sobre score de crédito: 

Como usar o score de crédito para conseguir cartões melhores 

O score de crédito se tornou um importante termômetro para as instituições financeiras. Assim, quando o assunto é a concessão de crédito, de qualquer tipo, as empresas utilizam essa pontuação para decidir se o indivíduo é elegível ou não para aquele produto. Ou seja, eles avaliam o grau de risco de inadimplência que o consumidor oferece.

Em muitos casos, essa é uma informação decisiva para as instituições financeiras. Dessa forma, quando pensamos em solicitar um cartão de crédito melhor, principalmente se a nossa renda não é compatível, é muito importante ter um bom score de crédito. O mesmo vale para quem deseja aumentar o limite do plástico.  

Um bom score de crédito é um dos requisitos para ter melhore cartões

Assim, quem mantém os dados atualizados junto aos órgãos protetores de crédito e um “bom comportamento financeiro”, pode usar o score como uma das ferramentas para conseguir um cartão melhor. Para falar a verdade, é possível usar essa informação para obter diversos produtos financeiros. É claro que, aliado a outros comportamentos. 

Dicas para manter uma boa pontuação no score de crédito

Agora que você já sabe porque o score de crédito é um importante aliado para conseguir cartões melhores, é preciso conhecer algumas das principais formas de manter uma boa pontuação. Para falar a verdade, não é nada complicado preservar a sua nota junto aos órgãos protetores de crédito. Confira a seguir. 

Pague suas contas em dia 

Essa deveria ser a regra número um de quem deseja ter uma boa saúde financeira. Pagar as contas em dia é um dos motivos que podem aumentar o seu score. Assim, nada de parcelar ou pagar apenas o mínimo da fatura do seu cartão. Além disso, é importante se programar para que todos os seus compromissos sejam honrados antes da data do vencimento. 

Se a data do seu pagamento não casa com o vencimento das suas contas, troque o dia. Da mesma forma, considere o pagamento de boletos com o cartão de crédito. Assim, além de manter os compromissos em dias, você pode acumular mais milhas. Por fim, se você é do tipo esquecidinho, coloque tudo em débito automático para evitar atrasos. 

Pagar as contas em dia ajuda a ter uma boa pontuação
Pagar as contas em dia ajuda a ter uma boa pontuação

Manter as contas em dia é muito importante. Mas, não se esqueça de regularizar a sua situação caso esteja com o “nome sujo”. Estar com o nome negativado tem grande impacto no seu score de crédito. Por isso, é importante normalizar a sua condição o quanto antes. Uma boa dica é aproveitar os feirões realizados pelos birôs para poder quitar essas dívidas.

Utilize serviços bancários

Algumas pessoas têm medo de utilizar os serviços oferecidos pelo banco. Seja por medo de cair em pegadinhas ou por causa das altas taxas cobradas por essas instituições. Contudo, o score de crédito só contabiliza operações que envolvem a concessão deste benefício. Assim, é preciso usar os produtos oferecidos por essas empresas. 

Utilizar os serviços oferecidos pelo banco nos ajuda a ter um bom score de crédito

Como por exemplo, cartão de crédito, conta corrente, transferências, pagamentos online, poupança e investimento. Assim, além de facilitar a sua vida, esses produtos garantem uma boa pontuação. Aqui o que vale é ter bom senso ao utilizar esses serviços, para evitar o efeito contrário. Por fim, se a sua preocupação são as taxas cobradas, a nossa dica é: considere um banco digital. 

Veja outros conteúdos sobre cartão de crédito: 

A maioria das instituições digitais oferecem os principais serviços (conta corrente, cartão de crédito, saques, transferências, etc.) gratuitamente. Por outro lado, se você deseja continuar utilizando a sua conta num banco tradicional, pode solicitar a “cesta de serviços essenciais”. Nessa modalidade, não há nenhuma cobrança, porém a movimentação é limitada ao mínimo estabelecido pelo Banco Central. 

Não empreste o seu nome

Quantos casos você conhece de pessoas que ficaram negativadas porque emprestaram o nome a alguém? Provavelmente, vários! Essa é uma prática recorrente entre os brasileiros. Porém, se você deseja manter uma boa pontuação, não faça isso! Lembre-se que todos os serviços que são contratados em seu nome, refletem na sua pontuação.

Só empreste seu nome se você puder pagar a dívida

Mesmo que não seja você o usuário do empréstimo, financiamento ou qualquer que seja o serviço. Se a instituição financeira não quiser conceder crédito a uma pessoa, é um sinal de alerta de que você também não deve fazê-lo. Assim, se você emprestou seu nome a um familiar ou amigo, tenha em mente que a inadimplência dele irá prejudicar exclusivamente o seu score e esteja preparado para arcar com essa dívida. 

Faça bom uso do seu crédito

Se até hoje você pagou as suas contas em dia, se esforçou para manter o nome limpo, e fez tudo como manda o figurino, continue assim. Fazer um bom uso dos privilégios que as instituições financeiras oferecem, também tem impacto no seu score de crédito. Hoje a oferta de crédito no mercado é alta. Mas, isso não quer dizer que você deva aceitar a primeira proposta que aparecer. 

Escolha bem como utilizar o seu crédito
Escolha bem como utilizar o seu crédito

Sempre avalie bem as condições e taxas que a empresa está apresentando. Muitas vezes, ficamos tão empolgados com uma proposta que não consideramos as condições impostas. E é aí que pode estar o perigo. Evite contratar um empréstimo para pagar outro antigo e assumir parcelas que vão comprometer grande parte da sua renda mensal. 

Próximo passo para conseguir cartões melhores 

O score de crédito é muito importante para quem deseja obter um cartão de crédito melhor, assim como outros serviços. Por isso, manter a sua pontuação alta seguindo as dicas deste post é fundamental. Assim, agora que você já sabe como usar essa ferramenta ao seu favor, nós temos um presente. 

Conheça os melhores cartões de crédito do mercado brasileiro. O e-book TOP 10 Melhores Cartões do Império é um material 100% gratuito. Nele nós selecionamos os principais plásticos para quem deseja acumular mais pontos e ter outros benefícios durante a viagem. Clique no banner abaixo e descubra!

https://lp.imperiodasmilhas.com/top10cartoes-c?utm_source=site&utm_medium=blog_post