LifeMiles. Conheça o programa de fidelidade da Avianca

LifeMiles
LifeMiles, o programa de fidelidade Avianca

Os programas de fidelidade estão ficando cada vez mais populares. Afinal, com eles é possível garantir benefícios que tornam as próximas viagens mais econômicas e, em alguns casos, mais confortáveis. Entretanto, com a quantidade de plataformas que existem as vezes fica difícil escolher. Assim, o melhor remédio é conhecer cada uma delas antes de decidir. Por isso, neste post vamos apresentar o LifeMiles. 

Nós já falamos um pouco sobre os principais programas de fidelidade do Brasil, mas agora queremos que você conheça as opções disponíveis ao redor do mundo. Assim, começamos esta série. A ideia é que você descubra as principais plataformas nacionais e internacionais e escolha uma ou mais para participar. 

Preparados? Então venham com a gente! 

O LifeMiles

O LifeMiles é o programa de fidelidade da Avianca. Isso mesmo, você não leu errado. Talvez esteja confuso agora, afinal nos jornais e até mesmo aqui no Império já foram veiculadas inúmeras matérias informando que essa companhia faliu. Bem, isso é verdade, mas vamos explicar do começo para você entender tudo. 

Você deve estar familiarizado com a Avianca que realizava voos domésticos no Brasil. Mas, na verdade a companhia era apenas uma filial. Embora a subsidiária brasileira fizesse parte do mesmo grupo — Synergy Group — tinha identidade jurídica distinta e operação independente da empresa “mãe”, de origem colombiana e de que vamos falar neste post. 

Assim, apesar das operações da companhia terem encerrado por aqui, a sua semelhante colombiana continua a todo vapor. Vale lembrar que a empresa foi a primeira linha aérea comercial de passageiros da América e é a segunda mais antiga do mundo, depois da KLM. Atualmente a Avianca é membro Star Alliance. Sendo assim, vamos falar do seu programa de fidelidade, o LifeMiles, que por sinal não é o mesmo que o da extinta filial do Brasil.

Como participar

Essa parte não tem nenhum mistério, para participar basta fazer cadastro no programa. Dessa forma é possível acumular pontos com passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de carro, compras diversas, além do clube milhas. No LifeMiles os pontos não têm validade, entretanto é preciso realizar um crédito de milhas a cada 12 meses para que os mesmos não expirem.

Categorias de elite LifeMiles

Uma parte muito importante dos programas de fidelidade são as categorias de elite. Basicamente, são grupos para clientes especiais. Ou seja, aqueles participantes que realizam mais viagens com a companhia recebem alguns benefícios exclusivos.

O LifeMiles conta com três categorias de elite e por ser membro do Star Alliance todas elas têm equivalência com os grupos da aliança. Veja a seguir quais são as vantagens dessas classes e como alcançar cada uma delas.

Silver – Star Alliance Silver

Essa é a primeira categoria de elite do programa e para alcançá-la são necessários 25 mil milhas ou 30 trechos + 2.500 dólares qualificáveis. Entre os benefícios desse grupo estão upgrade de cabine, acesso a salas vip em Bogotá e El Salvador e 25% de bônus no resgate de trechos voados. Além disso, esse grupo conta com check-in e embarque prioritário, duas bagagens de 23kg em voos internacionais e prorrogação de status durante a maternidade.

Gold – Star Alliance Gold

Entre os principais benefícios desse grupo estão o acesso a salas vip da companhia e de seus parceiros com direito a acompanhante e 75% de desconto no resgate de voos realizados. Da mesma forma os participantes dessa categoria contam com check-in e embarque prioritário e podem despachar até 3 malas de 23kg em voos com a companhia. 

Outras comodidades são o upgrade de cabine, escolha de assento gratuita, redução das tarifas no resgate de bilhetes com pontos e extensão da categoria durante o período de maternidade. Assim, para tornar-se um cliente Gold é necessário obter 45 mil pontos qualificáveis ou 50 trechos + 4.500 dólares.

Diamond – Star Alliance Gold

Os participantes que acumulam 75 mil pontos ou 80 trechos + 7.500 dólares qualificáveis são classificados como clientes Diamond. Esta é a mais alta classe do programa e entre os seus benefícios estão o 100% de bônus no resgate de milhas em voos já realizados e acesso aos lounges da companhia e de parceiros, bem como ao Diamond Vip Lounge. 

Além disso, esse grupo mantém milhas e trechos excedentes válidos para classificação do ano seguinte, upgrade de cabine, embarque e check-in prioritário e 3 bagagens de 23kg gratuitas. Podem ainda selecionar qualquer assento sem taxas e estender a validade da categoria durante a licença maternidade.

Pontos qualificáveis

Assim como em outros programas o LifeMiles oferece duas maneiras de realizar o upgrade de categoria: com milhas ou com trecho mais dólares. Em ambos os casos esses bônus devem ser qualificáveis. Assim, são válidas a milhas adquiridas em voos realizados com a Avianca e parceiros Star Alliance. Vale lembrar que a distância e a tarifa interferem na quantidade de pontos a serem recebidos. 

Da mesma forma, são considerados trechos realizados pela Avianca e parceiras. Cada voo é considerado como um trecho e conexões não contam. Os dólares qualificáveis são adquiridos na compra de viagens com a Avianca dentro do período de um ano. O programa considera as taxas de transporte aéreo para esse fim. A qualificação acontece dentro de um período de 12 meses e o cliente permanece com o status por um ano podendo renová-lo.

Mudanças nas regras do LifeMiles durante a pandemia

Assim como aconteceu com os programas de fidelidade aqui no Brasil, o LifeMiles também decidiu flexibilizar algumas regras com relação as categorias de elite e acúmulo de milhas por conta da pandemia de coronavírus. Assim, os clientes que alcançaram status elite em 2019 e receberam upgrade em 1º de março de 2020 vão ter essas categorias prorrogadas até 31 de janeiro de 2022.

Status elite LifeMiles qualificação
Status elite LifeMiles qualificação

Contudo, a extensão da validade de categoria não se aplica a clientes que receberam esse benefício por meio de convite. Para os participantes que pretendem se qualificar a novas categorias em 2021 vão ter uma redução de 50% na quantidade de milhas, trechos e dólares qualificáveis. Por fim, a programação de vencimento das milhas entre 1º de abril e 31 de dezembro de 2020 estão interrompidas.

Como acumular pontos no LifeMiles

Além de voos com a companhia você pode acumular pontos no LifeMiles usando outros recursos como a compra em lojas parceiras, reservas de hotéis, aluguel de carro, transferência de cartão de crédito e clube de milhas. O programa ainda oferece cartões co-branded, entretanto o plástico não está disponível para brasileiros. 

Transferências de outros programas

Além de todas as formas de acúmulo que citamos acima os participante brasileiros do podem transferir os pontos acumulados na Livelo. A paridade é de 1.3 pontos no programa de cartões para 1 ponto LifeMiles. Assim, são necessários no mínimo mil pontos para realizar a transação.

Clube de milhas

Embora não seja uma prática comum entre os programas de fidelidade internacionais algumas empresas oferecem essa comodidade para os seus clientes. Entretanto, diferente dos clubes das companhias brasileiras o serviço da LifeMiles não tem benefícios extras para quem assina. Além disso, o valor é pago em dólar, ou seja, a mensalidade pode sofrer variações de um mês para outro. Veja a seguir. 

Clube 500

  • 500 milhas todos os meses;
  • 2 mil de bônus na adesão; 
  • Mensalidade de $10,99.

Clube 1.000

  • 1000 pontos mensalmente; 
  • 3 mil de bônus ao assinar o plano; 
  • Tarifa de $19,99 por mês. 

Clube 2.000

  • 2 mil pontos por mês e 4 mil na adesão;
  • Mensalidade de $32,99.

Clube 3.000

  • 3 mil milhas mensais; 
  • 6.500 pontos na assinatura do plano; 
  • Tarifa mensal de $49.99.

Clube 6.000

  • Todos os meses 6 mil milhas na conta;
  • 8 mil pontos de bônus;
  • Valor a ser pago mensalmente $92.99.

Clube 8.000

  • 8 mil milhas por mês; 
  • 16 mil pontos na adesão;
  • $129.99 por mês.

O LifeMiles oferece boas vantagens para os seus participantes. Entre eles os melhores são a possibilidade de resgatar voos com parceiras Star Alliance, bem como a equivalência de categorias com a aliança. Para os Brasileiros que realizam muitas viagens dentro da América do Sul, a adesão ao programa pode ser interessante.

Curtiu este post? Confira outros conteúdos que podem lhe interessar.