Qual o melhor momento para comprar passagem aérea?

Como comprar passagem aérea

Comprar a passagem aérea com desconto nem sempre é uma missão fácil. Conseguir essa façanha exige muita pesquisa e dedicação. Mas, no meio do caminho muitas pessoas desistem, pois, quanto mais procuram, mais o preço aumenta. Na maioria dos casos, o grande problema é não saber o momento certo para adquirir os seus bilhetes. 

Isso mesmo, você sabia que existe um momento certo para comprar passagem aérea? Essa é uma informação que poucas pessoas têm. Por isso, elaboramos este post para explicar por que o tempo cronológico pode influenciar na economia que você fará ao adquirir os seus bilhetes. 

Quer saber quando comprar passagens aéreas? Então, venha com a gente! 

Por que comprar passagem aérea com muita antecedência não é uma boa ideia? 

Comprar passagem aérea com antecedência para economizar já se tornou um mantra. Esse é um conselho difundido por muitos blogs, agências de viagem e até mesmo pela pelas próprias companhias. Contudo, essa informação é, na maioria dos casos, incompleta. Acontece que existe um limite de precedência para garantir bons preços. 

Em geral, as companhias aéreas abrem as vendas de um determinado voo até 12 meses antes da viagem. Contudo, no primeiro momento é cobrada a tarifa cheia por dois motivos. O primeiro deles é que a empresa tem um bom prazo para conseguir ocupar, isto é, vender todos os assentos. Assim, quanto mais bilhetes ela comercializar na tarifa cheia, mais lucro. 

Comprar passagem aérea com muita antecedência pode não ser a melhor escolha
Comprar passagem aérea com muita antecedência pode não ser a melhor escolha

O segundo motivo, é que a concorrência é pequena logo que um voo é aberto para as vendas. Assim, sem uma outra companhia comercializando o mesmo trecho, na mesma data a empresa não tem motivos para realizar promoções. Por isso, quem compra passagem aérea com muita antecedência perde a oportunidade de economizar com essa disputa de preços. 

Riscos que você corre ao comprar passagem aérea muito antes da viagem

Além de pagar mais caro, comprar passagem aérea com tanta antecedência pode render outros problemas. Vamos combinar que em 12 ou 6 meses muita coisa pode mudar, e com as companhias aéreas não é diferente. Embora essas empresas trabalhem com planejamentos de longo prazo, imprevistos acontecem e elas precisam se adequar à nova realidade. 

Assim, essas mudanças podem acabar afetando quem comprou a passagem aérea. Um exemplo bem comum é as alterações de horário. Pode acontecer de o seu voo cair e a empresa ter que lhe realocar em outro voo, num horário diferente, o que pode atrapalhar os seus planos. Em alguns casos o seu trecho que era sem escalas passa a ter uma ou mais conexões.

É comum que voos sejam cancelados e alterados entre a sua compra e a realização da viagem
É comum que voos sejam cancelados e alterados entre a sua compra e a realização da viagem

Outro risco que quem compra passagem com muita antecedência corre é de que a companhia mude o serviço de bordo. Também pode acontecer que ela deixe de oferecer, por exemplo, o translado, quando você pretendia utilizar esse serviço. Por fim, uma outra companhia pode abrir voo semelhante e o preço da tarifa despencar. 

Durante a pandemia, os cancelamentos e alterações de voos têm sido bastantes comuns. Uma dor de cabeça para quem comprou uma passagem aérea com muita antecedência. Pois, além de ter que ficar olhando constantemente as alterações, precisa entrar em contato com a companhia para mudar a data da viagem ou pedir reembolso. 

Confira outros conteúdos sobre passagens aéreas: 

4 regras de ouro para comprar passagem aérea

Agora que você já sabe que comprar passagem aérea muito tempo antes da viagem não é uma boa ideia, precisa saber quando fazer essa aquisição, não é mesmo? Bem, para garantir um bilhete no precinho, nós do Império temos 4 regras de ouro. E se você também quer economizar, deve segui-las. Confira. 

1. Tempo de antecedência para comprar

A verdade é que existe sim um momento ideal para garantir bilhetes com bons preços. Contudo, esse período pode variar de acordo com alguns fatores como época do ano e destino. Assim, quem pretende comprar um voo em baixa estação para destinos nacionais, deve garantir a sua passagem com no máximo 25 a 40 dias de antecedência. 

O ideal é comprar as passagens com uma antecedência mínima
O ideal é comprar as passagens com uma antecedência mínima

Antes disso, é pouco provável que você consiga preços promocionais. No caso dos voos nacionais em alta temporada, a coisa muda um pouco. Afinal, nessa época muitas pessoas querem viajar. Assim, o primeiro passo é pesquisar bastante e ficar de olho nas variações de preço, em seguida, garanta o seu voo com 60 a 90 dias de antecedência. 

Por fim, os voos internacionais são um pouco diferentes. Por via de regra, as passagens aéreas para esse tipo de viagem devem ser adquiridas com um pouco mais de antecedência. Assim, para trechos na baixa temporada o ideal são de 30 a 60 dias de antecedência. Já na alta estação o prazo recomendado é de 60 a 120 antes. 

2. Os melhores dias para pesquisar passagem aérea

Poucas pessoas sabem, mas dependendo do dia em que você pesquisa a sua passagem aérea o preço pode ser maior ou menor. Isso acontece porque as companhias contam mecanismos inteligentes que elevam o valor da tarifa nos dias em que a procura é alta. É a famosa lei da oferta e demanda. 

Assim, os melhores dias para pesquisar passagem aérea são os finais de semana, especialmente os domingos, logo pela manhã. Talvez você esteja surpreso com essa informação, mas tem uma lógica por trás dela. Nesses dias a maioria das pessoas estão aproveitando a folga ou mesmo viajando, assim, o volume de buscas caem. 

Pesquisar passagens nos dias de baixa procura é certeza de encontrar preços interessantes
Pesquisar passagens nos dias de baixa procura é certeza de encontrar preços interessantes

Dessa forma, como o preço das passagens são dinâmicas, o valor tende a diminuir nesses dias. Para quem não consegue se dedicar a essas pesquisas no final de semana, há uma saída. Durante a semana, às terças-feiras é o melhor momento para pesquisar os seus bilhetes e encontrar preços atrativos. 

3. Dias com tarifas menores 

Se existe o melhor dia para comprar passagem aérea, também há dias ideais para voar. O fluxo de passageiros em um determinado destino costuma ser maior em dias específicos da semana. Em São Paulo, por exemplo, os aeroportos são bem movimentados na segunda-feira graças a pessoas que vêm de outros destinos para compromissos de trabalho.

Viagens de terça a quinta tendem a ser mais econômicas
Viagens de terça a quinta tendem a ser mais econômicas

Por esse motivo, os voos com destino a São Paulo costumam ser mais caros na segunda. Além disso, outro fator que influencia no melhor dia para viajar é a malha da companhia. Se a empresa não realizar determinado trecho na data que você escolheu, ela vai procurar parceiras, o que acaba encarecendo o bilhete. 

Embora esses fatores possam influenciar no preço do bilhete, existe um consenso de que, para viagens de lazer, o melhor é embarcar entre terça e quinta e voltar no sábado. Nesses dias a maioria das pessoas estão fazendo o caminho oposto e por isso, as chances de economizar aumentam. 

4. NUNCA espere o último minuto para comprar a passagem aérea

Não confunda evitar comprar passagem aérea com muita antecedência com deixar para última hora. Fazer isso vai ter o mesmo efeito, ou até pior, do que garantir o bilhete 12 meses antes da viagem. As companhias entendem que se você está procurando voos para datas muito próximas é porque realmente precisa estar naquele local, naquele dia.

Comprar passagem aérea no último minuto é uma péssima escolha
Comprar passagem aérea no último minuto é uma péssima escolha

Assim, por causa da sua necessidade elas acabam aumentando os preços, pois sabem que você precisa muito daquele bilhete. Então, não corra esse risco. Se faltam apenas 4 ou 3 semanas para a sua viagem, garanta logo a sua passagem. Pois, aqui no Brasil não acontece promoções de última hora como vemos em outros países.  

Veja também: 

Dica bônus: datas festivas

Antes de terminarmos este post, gostaríamos de falar sobre comprar passagem aérea para datas festivas. Embora você possa seguir todas as nossas dicas para economizar nos voos, saiba que há exceções. Viagens em datas como carnaval, réveillon e São João, raramente encontramos bons preços. 

Em alguns feriados é simplesmente impossível encontrar passagens com desconto. Nesses casos o melhor e se planejar
Em alguns feriados é simplesmente impossível encontrar passagens com desconto. Nesses casos o melhor e se planejar

Por isso, se você está pesquisando voos para algumas dessas datas, o melhor a se fazer é desapegar da possibilidade de promoções e preços muito abaixo da média. Nesses casos, o melhor a se fazer é buscar em todos os canais disponíveis e garantir o melhor preço possível. 

Segurar a ansiedade para comprar a passagem aérea pode ser um desafio para muitos viajantes. Mas, temos certeza que o resultado será recompensador. Afinal, seguindo as dicas deste post você conseguirá fazer uma boa economia na aquisição dos seus bilhetes. 

Agora conta pra gente, qual dessas regras você já conhecia? Qual a sua estratégia para comprar passagens aéreas baratas? 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis