Cartão Adicional: o que é, como funciona e como solicitar

Cartão Adicional: o que é, como funciona e como solicitar
Cartão adicional

Quem acompanha o Império já sabe que os cartões de crédito podem ser nossos melhores amigos em diversos momentos. Por isso, por que não presentear uma pessoa querida com um cartão adicional? A maioria das instituições financeiras que emitem os plásticos permitem que os seus usuários solicitem produtos adicionais e esta vem se tornando uma prática cada vez mais comum. 

Alguns bancos ainda permitem que os cartões adicionais sejam dados para pessoas com menos de 18 anos ou com o nome negativado, o que pode ser uma verdadeira mão na roda em diversos momentos. Contudo, é comum que surjam algumas dúvidas a respeito deste benefício e, por isso, o Império traz hoje tudo o que você precisa saber sobre o cartão adicional: o que ele é, como funciona, quem pode ter e como solicitá-lo. 

Se interessou? Então venha conosco e descubra mais agora mesmo!

O que é o cartão adicional?

O cartão adicional nada mais é que um cartão de crédito ou débito extra vinculado à mesma conta do cartão principal. Geralmente, ele é utilizado por um membro da família ou por outro usuário autorizado pelo titular da conta, afinal, todos os gastos e custos do plástico estão vinculados ao titular. 

Vejamos um exemplo:

Maria, mãe de Pedro, solicita um cartão adicional para o seu filho. Logo, ele receberá um plástico para uso e todas as compras realizadas com o adicional estarão ligadas à conta principal de Maria, que é a titular. 

Como funciona o cartão adicional?

O cartão de crédito adicional é apenas uma extensão do plástico principal. Ele funciona como qualquer outro cartão, ou seja, poderá ser utilizado para compras, parcelamentos, etc. A única diferença para o produto convencional, é que todos os gastos e responsabilidades estarão vinculados a apenas um CPF: o do titular. 

Qual é o limite do cartão de crédito adicional?

Como falamos, o cartão adicional está integralmente ligado ao CPF do titular da conta. Sendo assim, o limite é estabelecido de acordo com o limite do cartão principal. 

Ou seja, a instituição não fornece um novo limite para o adicional. Sendo assim,as compras realizadas com o adicional são descontadas do limite principal. Logo, os gastos dos cartões, somados, não podem ultrapassar o limite do titular da conta.  Alguns bancos costumam dividir o limite do titular pelo número de adicionais.

Por exemplo, uma pessoa com limite de R$5.000,00 que possui 4 adicionais, terá R$1.000,00 de limite em cada plástico (inclusive no seu). 

O cartão adicional tem a fatura separada?

Não! O cartão adicional não possui uma fatura independente. Como citamos anteriormente, todos os custos deste plástico estarão vinculados à conta principal e, por isso, a fatura é uma só.

Neste momento, não podemos deixar de ressaltar que todos os gastos realizados nos cartões adicionais são de responsabilidade do titular da conta, independentemente de quem tenha efetuado as compras.

Como solicitar um cartão adicional?

Solicitar um cartão adicional é uma atividade muito simples. Basta entrar em contato com a sua instituição financeira e solicitar o benefício. A maioria das empresas, como o Nubank, Inter, C6, Bradesco, Santander e Itaú, por exemplo, oferecem o serviço via aplicativo. Entretanto, você também pode realizar o procedimento por telefone. 

Cartão adicional nubank
Cartão adicional nubank

Após a solicitação você deverá informar dados como CPF, nome completo e data de nascimento da pessoa que vai utilizar o plástico adicional. Se tudo correr bem e o adicional for aprovado, a pessoa receberá o cartão dentro de alguns dias. 

Quem pode ter um cartão adicional?

O cartão adicional funciona como uma extensão de crédito. Logo, a maioria dos bancos oferecem este benefício a filhos, cônjuges e demais familiares do titular. Entretanto, não existe uma regra para delimitar o serviço. Assim, grande parte das instituições permitem que os seus clientes solicitem adicionais para pessoas sem nenhuma ligação familiar comprovada. 

Ainda, muitos bancos permitem que adolescentes e pessoas negativadas tenham um cartão adicional, afinal, os débitos estarão integralmente ligados ao titular da conta. Portanto, o ideal é verificar a política interna da sua instituição.  

Quanto custa um cartão adicional?

Algumas instituições cobram o valor cheio da anuidade para os cartões adicionais, outras cobram 50% do custo e algumas oferecem isenção de cobranças para os plásticos adicionais. Por isso, o ideal é verificar qual a política específica da instituição para o seu plástico. 

Quais cartões oferecem adicional gratuito?

Cartão adicional
Cartão adicional

A lista de cartões que oferecem adicional gratuito é bem extensa. Contudo, lismos que alguns plásticos bem famosos que oferecem este benefício sem nenhum custo:

Vale a pena solicitar um cartão adicional?

Se o seu plástico disponibiliza o benefício de cartão adicional gratuito, por que não? Essa pode ser uma excelente forma de presentear uma pessoa querida e ainda acumular mais pontos. Sim, todos os pontos acumulados em compras feitas com cartão adicional são computados na conta do titular. Logo, essa pode ser uma excelente forma de acumular milhas. Além disso, os cartões adicionais podem ser uma mão na roda para você que quer dar um cartão ao seu filho ou parceiro, mas sem abrir mão do controle de gastos.

Então, sim, vale a pena. Se usado com responsabilidade, o cartão adicional pode ser uma excelente ferramenta para o acúmulo de pontos, além de um grande aliado no processo de organização financeira doméstica e familiar. 

Quer alavancar a sua vida financeira?

Nós te ensinamos tudo o que precisa saber sobre programas de fidelidade, milhas e pontos. A nossa Bíblia das Milhas te mostra todas as ferramentas necessárias para acumular ainda mais pontos. Nela você encontrará técnicas e estratégias para economizar e gerar renda extra com as suas milhas. 

Tenha acesso a todo o conteúdo agora mesmo clicando aqui e descubra a Bíblia das Milhas e Pontos

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo