Cartão XP: por que não recomendamos?

Entenda por que não vale a pena ter o cartão XP

Comprar com mais prazo, pagar parcelado e ter acesso a diversos benefícios são algumas das vantagens dos plásticos. Assim, cada vez mais empresas estão disponibilizando esse produto aos seus clientes. Nesse sentido, o cartão XP é um produto que além de curiosidade, gerou muita polêmica. 

Nós ainda não tínhamos falado sobre esse produto aqui no blog. Mas, com frequência as pessoas nos perguntam sobre ele e querem saber a nossa opinião. Bem, nós não recomendamos o cartão XP. Sabemos que esse é um posicionamento também polêmico. Por isso, elaboramos este post para apresentar o plástico e explicar o nosso ponto de vista. 

Quer saber porque não recomendamos o cartão XP? Então, continue a leitura!

A XP Investimentos 

A XP Investimentos foi fundada em 2001 em Porto Alegre por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave. Inicialmente a empresa era um escritório de agentes autônomos, ou seja, tinha como objetivo conectar investidores a corretores. Naquele primeiro momento, a educação financeira também foi um dos fatores que mais atraiu atenção dos clientes. 

Em 2019 a XP abriu capital na Nasdaq, bolsa americana
Em 2019 a XP abriu capital na Nasdaq, bolsa americana

Assim, a XP passou a oferecer cursos. Em 2007 a empresa incorporou a Americainvest CCTVM Ltda e passou a atuar como corretora. Ao longo dos anos a instituição foi batendo recordes e em 2019 abriu capital na Nasdaq em Nova Iorque. Hoje a XP é uma das principais corretoras do mercado brasileiro e oferece uma grande variedade de produtos de renda fixa, variável, previdência privada, seguro de vida, além de conteúdos educacionais.

O que cartão XP oferece? 

Conheça os benefícios do cartão XP
Conheça os benefícios do cartão XP

Entre os produtos da corretora ainda há o cartão XP. O produto foi lançado em março de 2021 e é destinado a clientes da instituição. Assim, o plástico tem bandeira Visa Infinite e anuidade grátis. Ou seja, os usuários não pagam nada por esse produto. Além disso, conta com diversos benefícios da bandeira. Entre eles, seguro emergência médica internacional e proteção para locação de veículos. 

Da mesma forma, os usuários do cartão XP contam com serviço de concierge, seguro proteção de compra, garantia estendida original, além de outras proteções relacionadas à viagem. Todo o gerenciamento relacionado ao plástico é feito por meio do App XP, inclusive é possível ajustar o limite de acordo com a necessidade. 

Confira outros conteúdos sobre cartões de crédito:

Investback 

É claro que um dos maiores interesses de quem solicita um cartão Infinite, Black ou qualquer outro de alta renda são os benefícios, em especial pontos ou cashback. Assim, com o cartão XP os usuários acumulam 1% de dinheiro de volta em todas as compras. Contudo, as aquisições por meio do marketplace da instituição podem render de 2% a 10% de cashback. 

Dessa forma, o dinheiro de volta acumulado vai automaticamente para o Fundo Investback. Assim, os clientes podem reinvestir o valor ou resgatar para usar da maneira que achar melhor. O cashback do cartão XP não expira e segundo Guilherme Benchimol, fundador e CEO da empresa, o objetivo é transformar os plásticos em “aliados para aumentar o potencial de investimento dos clientes.”

Como solicitar o cartão XP 

Diferente de outros produtos, o cartão XP é destinado a clientes da instituição. Assim, para ter acesso ao plástico é necessário abrir conta na corretora. Dessa forma, por meio do aplicativo é possível solicitar o produto. Embora seja um cartão gratuito, a instituição realiza análise de crédito e o candidato deve ter no mínimo R$ 50 mil investido em produtos da corretora. 

Por que o cartão XP é tão polêmico? 

Escolher entre milhas ou cashback gera muitas dúvidas, principalmente para quem ainda não tem experiência nesse mercado. Assim, na intenção de “resolver” essa questão, o CEO da XP Investimento deu uma declaração a respeito de qual benefício é melhor. Em um post do LinkedIn Benchimol fez uma comparação um tanto exagerada das vantagens. Dá uma olhada: 

Bem, o post do CEO da XP Investimentos deu o que falar e de fato alcançou o principal objetivo que era de chamar atenção para o cartão da instituição. Contudo, há alguns equívocos na análise feita por Guilherme Benchimol. Na declaração ele afirma que para emitir uma passagem São Paulo – Rio de Janeiro, o mínimo necessário são 30 mil milhas.

Porém, quem utiliza milhas sabe que o preço deste trecho não chega nem perto dessa quantidade de pontos. Para provar, fizemos uma pesquisa nos principais programas de fidelidade do Brasil e o preço médio foi de 10.500 mil pontos, ida e volta. Ou seja, 75% mais barato do que estimou o CEO da XP em seu post. 

Além disso, por se tratar de dois dos maiores aeroportos do Brasil, as promoções para o trecho São Paulo – Rio de Janeiro são bem frequentes. Nessas ocasiões é possível encontrar bilhetes por 2.700 reais o trecho. Da mesma forma, o empresário esqueceu de considerar que ao transferir os pontos do cartão de crédito é possível transformar 30 em 60 mil milhas com as promoções de transferência. 

Resumindo, o post deu o que falar e gerou muitas reações nas redes sociais, contra e a favor a essa declaração. Contudo, na nossa opinião a análise feita por Guilherme Benchimol foi bastante distorcida da realidade, com a intenção de favorecer o cartão XP. Por esse motivo, o produto tornou-se tão polêmico. 

Não vale a pena ter o cartão XP Visa Infinite

Agora que você já conhece o cartão XP e toda polêmica por trás dele deve estar pensando que nós não indicamos esse produto simplesmente por causa da declaração do CEO da corretora. Bem, desmerecer os pontos e milhas dessa maneira já seria um motivo para não gostar do plástico. Entretanto, jamais deixaríamos de usar um bom cartão por conta de posts equivocados nas redes sociais. 

Se analisarmos bem, apesar do CEO ter valorizado o cashback do cartão XP com a sua declaração, na prática o plástico deixa a desejar. Um dos benefícios deste produto é que ele é gratuito. Contudo, essa é uma vantagem bem comum no mercado, além disso, muitos cartões de alta renda oferecem isenção por meio das metas de gastos. 

Embora seja gratuito, o plástico é exclusivo para clientes com investimentos de no mínimo R$ 50 mil em produtos da corretora. Ou seja, muitos correntistas da XP não têm acesso a esse produto. Da mesma forma, o cartão tem bandeira Visa Infinite, a melhor categoria da marca e uma das que conta com mais benefícios em comparação com as concorrentes. 

Entretanto, o cartão XP especificamente não oferece uma das melhores vantagens da variante que é o acesso gratuito e ilimitado às salas do programa LoungeKey e Priority Pass. Ou seja, na prática é como se os usuários tivessem um cartão Platinum/Signature da Visa. Por fim, a corretora optou por cashback como benefício. 

Veja também: 

O cartão XP oferece 1% de cashback, o que não é ruim. Mas, não precisa pesquisar muito para encontrar outros produtos que oferecem a mesma porcentagem de dinheiro de volta e sem exigir renda mínima ou cobrar anuidade. Um bom exemplo é o Rappi Visa Gold. Com ele é possível ganhar 1% de reembolso em todas as compras e 3% em pedidos no app. 

Rappi Visa Gold ofere 1% de cashback  e é gratuito
Rappi Visa Gold ofere 1% de cashback e é gratuito

Outra opção é o cartão pré-pago BanQi. O produto é emitido em parceria com as Casas Bahia, além disso, é totalmente gratuito e qualquer pessoa pode solicitá-lo. Inclusive quem está negativado. Esse plástico ainda oferece aos usuários 1% de cashback. Ou seja, o dinheiro de volta do cartão XP é muito pouco para o que a corretora se propõe. Por isso, não vale a pena usá-lo. 

Qual cartão escolher? 

Se você estava pensando em solicitar o cartão XP por conta do cashback, saiba que existem opções mais interessantes no mercado. Algumas inclusive com maior porcentagem de dinheiro de volta. Além disso, se você tem o mínimo exigido pela corretora para pedir plástico, há produtos com renda mínima menor e mais vantagens mais interessantes. 

Então se você quer conhecer os melhores cartões de crédito do mercado brasileiro, descubra o TOP 10 Melhores Cartões do Império. Neste e-book, nós selecionamos os principais plásticos para quem deseja viajar mais pagando com milhas, ter acesso a salas vip, entre outros benefícios. Clique no banner abaixo e tenha gratuitamente esse conteúdo!