11 destinos para fazer turismo gastronômico

Onde fazer turismo gastronômico

Uma das formas de conhecer mais sobre um determinado destino é provando a culinária daquele lugar. Assim, nos últimos anos o turismo gastronômico passou a fazer parte dos roteiros de viagem de muitas pessoas. E vamos combinar que não há nada melhor do que rodar o mundo e de quebra provar novos sabores. 

Assim, a revista TimeOut conversou com alguns chefs ao redor do mundo para descobrir quais destinos não podem faltar na lista de quem pretende fazer turismo gastronômico. Assim, se você é daqueles que gosta de conhecer a culinária dos lugares por onde passa e curte novos sabores, está no lugar certo! 

Confira neste post os 11 melhores destinos para fazer turismo gastronômico. 

Turismo gastronômico: definição 

Comer sempre esteve ligado a lazer e também a viagens. Assim, o conceito de turismo gastronômico evoluiu bastante nos últimos anos. Basicamente, esse tipo de viagem tem a comida como principal atração, contudo, as experiências vão além do prato. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma trip culinária não se resume apenas a comer em restaurantes caros. 

O turismo gastronômico envolve diversas atividades ligadas ao ato de comer. Assim, podemos incluir nesse tipo de viagem programas como tour de comidas de rua, seguir rotas de produtos regionais como por exemplo, rota do vinho, queijo, chocolate, etc. Da mesma forma, pode acrescentar a sua experiência realizar aulas de culinária, visitar produtores locais, feiras e mercados, além de degustar pratos locais. 

TOP 11 destinos para fazer turismo gastronômico em 2021

Com o início da vacinação no mundo e o relaxamento das medidas de isolamento, muitas pessoas estão começando a planejar viagens. Assim, o turismo gastronômico pode ser uma tendência. Afinal, depois de tanto tempo em casa nada melhor do que conhecer novos sabores. 

Por isso, a revista britânica TimeOut conversou com 15 dos melhores chefs do mundo para descobrir quais são os destinos de suas listas de viagem. É claro que todos eles envolvem saborear a culinária local. Assim, entre os lugares escolhidos você vai encontrar desde “comfort food” até os pratos mais exóticos. Confira.

1. México

O primeiro destino da lista foi escolhido por Carlos Gaytan, chefe e proprietário do restaurante Tuzco em Chicago. A culinária mexicana é bastante conhecida ao redor do mundo por seus pratos apimentados, assim, além dos acompanhamentos preparados à base de farinha de milho. 

Que tal uns tacos agora
Que tal uns tacos agora?

Assim, planejar uma viagem para experimentar pratos tradicionais como o chilli con carne, guacamole, tortillas e suas variações, pozole, entre outros parece ser uma excelente ideia. Tudo isso acompanhado de algumas doses de tequila e música bem animada. Seja nos restaurantes famosos da capital ou em barraquinhas de rua, o turismo gastronômico é uma grande atração do México. 

2. New Orleans

Berço do jazz, a cidade de New Orleans em Louisiana, nos Estados Unidos também é um prato cheio quando o assunto é turismo gastronômico. Marcada pela agitada vida noturna, cores vibrantes e culinária apimentada, esse lugar ganhou o apelido de Big Easy. Assim, a mistura das culturas africana, francesa e americana dão a comida deste lugar um tempero especial. 

O Café du Monde é um dos restaurantes mais famosos de New Orleans
O Café du Monde é um dos restaurantes mais famosos de New Orleans

Logo, quem visita esse lugar tem uma lista bastante interessante de pratos para experimentar. Entre eles os imperdíveis são o Jambalaya, Gumbo, Camarão Creole, Feijão Azuki com arroz e o Po-Boy. Da mesma forma, outro clássico da gastronomia de New Orleans é o Beignets, uma espécie de bolinho de chuva. A dica é prová-los no famoso Café du Monde.

Veja também: 

3. Camboja

Durante a pandemia, Chanthy Yen, chef do Parliament Pub & Parlour, aproveitou para escrever o primeiro livro cambojano publicado no Canadá. É claro que todo esse trabalho despertou em Yen a necessidade de visitar o Camboja para provar e validar as receitas do livro por chefs locais. 

Assim, o chefe não poderia ter escolhido lugar melhor para incluir na lista de destinos para turismo gastronômico. Próximo da Tailândia e Vietnã, a gastronomia do Camboja recebeu muitas influências desses destinos. Contudo, os pratos deste local contam com um toque francês, agregado durante a colonização. 

Assim, a culinária do Camboja tem como ingredientes principais o arroz, peixes e frutos do mar, além de especiarias como o cravo, canela e anis. Da combinação desses produtos nasceram alguns dos pratos mais característicos do país, entre eles: Red Curry, a sopa Kuvy Teav e o Pra-Hok. 

4. Istambul 

Kebab. Esse é o primeiro nome que vem à cabeça das pessoas quando falamos sobre a culinária turca. Entretanto, esse país é rico em sabores e planejar o turismo gastronômico em Istambul certamente será uma das viagens mais ricas da sua vida. Assim, a influência asiática e europeia está presente na maioria dos pratos deste país e criam uma combinação incrível. 

A comida turca é rica em sabores
A comida turca é rica em sabores

A gastronomia turca está bem presente no dia a dia de Istambul. O Bazar das Especiarias e o Grande Bazar são mercados em que você vai encontrar todo o tipo de frutas secas, queijos, chás e especiarias. Por outro lado, os famosos kebabs e as pizzas turcas podem ser experimentados em barracas de rua, por um preço bem interessante. 

A culinária turca também é conhecida pelos seus doces e bebidas. A Blakava e o Lokum, também conhecido como delícia turca, são os mais famosos. Contudo, quem visita Istambul não pode deixar de provar os sorvetes de textura gelatinosa. Por fim, para acompanhar, o Khave (café), Ayran (bebida a base de iogurte) e Raki (licor) são os mais populares. 

5. Tanzânia

Muitas pessoas vão à Tanzânia em busca de aventuras e safáris. Contudo, esse destino tem muito mais a oferecer, inclusive para quem deseja explorar novos sabores. As comidas deste país sofrem influências portuguesa, árabe, africana e alemã. Essa mistura cria uma combinação de sabores extremamente exótica e bem diferente de tudo que você já provou. 

O Pilau Rice é o prato mais conhecido da Tanzânia
O Pilau Rice é o prato mais conhecido da Tanzânia

Assim, entre os pratos imperdíveis estão Pilau Rice, Curry e o Mishkaki, uma espécie de churrasquinho. Um detalhe bem interessante é que o turismo gastronômico na Tanzânia também envolve conhecer a produção de alguns ingredientes. Por lá, os tours até as plantações do café Kimemo e a visita às tribos fazem parte do roteiro. 

6. Roma

Com certeza você pensou em uma variedade de massas quando viu que Roma estava nessa lista. É bem verdade que só experimentar nhoques, lasanhas e derivados já valeria a viagem até a capital da Itália. Contudo, a gastronomia deste destino vai além de espaguete e pizza. 

Sempre que pensamos na comida de Roma as massas são o primeiro prato que vem à mente
Sempre que pensamos na comida de Roma as massas são o primeiro prato que vem à mente

Em Roma a gastronomia é sempre muito farta, com produtos da época e que trazem aquele aconchego de comida de casa. Assim, em uma viagem culinária para essa cidade, ouse e prove pratos como a Pajata e a Trippa alla Romana, ambos preparados com os miúdos de bezerro e cabrito. Da mesma forma, a Coda alla Vaccinara é uma versão italiana da nossa rabada, muito apreciada por lá. 

7. Polinésia Francesa

Localizada no Pacífico Sul, a Polinésia Francesa é um arquipélago formado por mais de 100 ilhas. Esse destino é bastante conhecido por suas praias paradisíacas, lagoas e hotéis com bangalôs sobre as águas. Além de todos os atributos físicos, esse destino proporciona um turismo gastronômico bastante interessante. 

Assim, a culinária da Polinésia Francesa é marcada pelo frescor. Por lá, alguns dos pratos mais populares são o peixe cru taitiano. Trata-se de alguns tipos de pescado marinados em suco de limão e leite de coco. Da mesma forma, as saladas de frutas tropicais com manga, abacaxi, toranja e papaia também estão presentes no cardápio nacional. 

Feijão com macarrão? Você já conhecia essa combinação?
Feijão com macarrão? Você já conhecia essa combinação?

Outro prato bem popular é o Ma’ a tinito, preparado com carne de porco, feijão, macarrão e lula. Além disso, alguns ingredientes são bem característicos da Polinésia Francesa, entre eles a fruta-pão, uma grande variedade de bananas, bem como a baunilha taitiana, considerada uma espécie rara. 

8. Japão

Sushi, sashimi e temaki são pratos japoneses bem populares aqui no Brasil. Contudo, uma viagem gastronômica a esse país tem muito mais a oferecer. A culinária do Japão é minimalista tanto no preparo quanto nos sabores, além disso é baseada na “regra dos cinco”. Ou seja, os pratos são preparados com cinco cores, cinco técnicas de cocção e cinco sabores. 

É impossível visitar Tóquio e não experimentar um tradicional lamen
É impossível visitar Tóquio e não experimentar um tradicional lamen

Assim, além das famosas iguarias à base de arroz e peixe cru, a gastronomia do Japão também se constitui de sopas e caldos. Entre as mais tradicionais estão o Missoshiru, Chawanmushi e o lamen. Há ainda o Yakitori, Sukiyaki e Okonomiyaki que é uma espécie de panqueca. 

9. Jamaica

Muito lembrada pelo ritmo musical reggae e seu principal intérprete, Bob Marley, a Jamaica também conta com uma culinária incrível. Por lá, os pratos misturam influências africana e inglesa com um toque intenso dos temperos utilizados. A base da gastronomia jamaicana é bastante saudável, a base de peixes, aves, legumes, arroz e frutas. Assim, as especiarias complementam os pratos tornando-os mais apimentados. 

O patty jamaicano é  semelhante as empanadas
O patty jamaicano é semelhante as empanadas

Entre as comidas mais populares da Jamaica está o jerk-food. Trata-se de uma técnica de cozimento das proteínas em que primeiro elas são marinadas e depois colocadas para cozinhar lentamente em um tipo de churrasqueira. Há também a cabra ao curry, patty (semelhante ao pastel) a exótica ackee, fruta símbolo do país e a cerveja Red Stripe. 

Confira outros artigos sobre viagem: 

10. Escócia

A culinária da Escócia é bem parecida com a da Inglaterra. Ou seja, muitos pratos têm como estrela principal ingredientes embutidos, carnes, além de serem ricos em gordura. Contudo, realizar um turismo gastronômico para apreciar as iguarias deste lugar não fará mal a ninguém. Uma coisa é certa, por lá os pratos são muito bem servidos. 

Os pratos da Escócia são para quem gosta de sustância
Os pratos da Escócia são para quem gosta de sustância

A começar pelo tradicional café da manhã escocês, composto por ovos, bacon, tomates grelhados, salsichas, feijões, torradas e black pudding (linguiça com sangue de porco, aveia e especiarias). Da mesma forma, o Haggis é o prato mais popular da Escócia, trata-se dos miúdos do carneiro cozidos dentro do estômago do animal, servidos com purê de batata e de rabanete. 

Outras iguarias famosas da Escócia são o Scotch Egg (ovo cozido e empanado), as tortas de carne, Bangers and Mash (salsicha com purê de batata) e o Sticky Toffee Pudding. Este último é uma sobremesa bastante popular em todo o Reino Unido, trata-se de um pão de ló com sorvete de baunilha e calda de caramelo. 

11. Paris

Por fim, Paris não poderia ficar de fora dessa lista. Esse é o destino número um de muitos viajantes quando o assunto é turismo gastronômico. Não é para menos, a França é considerada a capital da gastronomia, berço de pratos clássicos e técnicas utilizadas no mundo inteiro. Assim, vale muito a pena conhecer os sabores de Paris. 

Os cafés e bistrôs de Paris são imperdíveis
Os cafés e bistrôs de Paris são imperdíveis

Na culinária francesa alguns ingredientes são bem marcantes, entre eles o queijo, vinho, chocolate, trigo e manteiga. Detalhe, este último é o “segredo” da gastronomia deste país. Assim, quem visita Paris não pode deixar de provar os clássicos, como por exemplo: croissant, croque monsieur/madame, canard (pato), sopa de cebola, steak tartar, escargot, crepe, macaron e crème brûlée. Esses são só para começar! 

Agora conta pra gente, qual desses pratos você já provou e onde gostaria de fazer turismo gastronômico primeiro? 

Potencialize suas operações

Aprenda a transformar milhas em dinheiro no seu bolso! Conheça as melhores estratégias para lucrar com pontos, aprenda o passo a passo das principais transações deste mercado, e saiba o quanto vai lucrar em cada operação. 

Portanto, clique aqui e conheça os Close Friends do Império, um perfil exclusivo no Instagram feito especialmente para quem quer ganhar uma renda extra.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis