Férias de julho: para onde ir em 2022

Descubra para onde ir nas férias de julho

As férias de julho finalmente chegaram. Nessa época muitas famílias aproveitam o recesso escolar para poder viajar. Entretanto, decidir para onde ir em 2022 não tem sido uma tarefa muito simples. Com o preço das passagens aéreas lá em cima, os destinos internacionais deixaram de figurar entre as primeiras opções e deram espaço para cidades brasileiras. 

A boa notícia é que no Brasil não faltam destinos para todos os gostos e estilos de viagem. Por isso, se você está planejando tirar umas férias esse mês, mas ainda não sabe para onde ir, está no lugar certo! Pois, neste post separamos 10 cidades para quem deseja aproveitar julho para sair de casa. 

Continue a leitura e descubra para onde ir nas suas férias de julho 2022!

Calor ou frio nas férias de julho?

Em julho é inverno aqui no Brasil. Entretanto, em um país de proporções continentais podemos encontrar destinos com temperaturas bem diferentes, apesar da estação. Assim, a primeira pergunta que você deve responder ao planejar as suas férias do meio do ano é: quero curtir o frio ou prefiro passar uns dias na praia? 

Muitas pessoas aproveitam essa época do ano para planejar uma viagem mais romântica. Nesse sentido, destinos que oferecem temperaturas mais baixas são uma desculpa perfeita para ficar grudadinho na pessoa amada. Além disso, na culinária alimentos como chocolate, vinhos e queijos ganham mais destaque. Uma outra opção são as viagens para o campo.

Frio ou calor? O que você prefere nas férias de julho?
Frio ou calor? O que você prefere nas férias de julho?

Por outro lado, há aqueles que não curtem o frio ou que moram em cidades com essa característica e desejam aproveitar as férias de julho para fugir um pouco das baixas temperaturas. Para esses viajantes as viagens para o nordeste do país são uma boa pedida. Apesar da estação, a região tem um clima predominante quente durante todo o ano. 

Assim, no mês de julho a temperatura média fica entre 20ºC e 25ºC. Além disso, a precipitação diminui bastante, ou seja, dá para curtir a praia em uma temperatura agradável e com pouco risco de chuva. Em compensação, o clima é mais seco, o que não é necessariamente ruim.

Viagem em julho: o que esperar? 

Como falamos anteriormente, as férias escolares são uma boa razão para muitas famílias decidirem tirar férias nessa época do ano, além disso é verão no hemisfério norte. Por esse motivo, o mês de julho é considerado alta temporada. Ou seja, muita gente também está planejando fazer uma viagem nesse período. 

Consequentemente, os custos com passagem, hospedagem e passeios aumentam. Nos outros anos, muitas pessoas aproveitavam para fazer viagens para o exterior, o que amenizava um pouco os preços para quem optava por ficar por aqui. Entretanto, desde a pandemia, os destinos nacionais ficaram cada vez mais disputados e é bom se preparar.

Apesar de ser inverno, julho também é alta estação. Como se preparar para viajar nessa época?
Apesar de ser inverno, julho também é alta estação. Como se preparar para viajar nessa época?

Viagens durante a alta temporada são sempre mais caras. Mas, ainda assim, você pode tomar algumas atitudes para diminuir os custos. Tudo começa com o planejamento. Seja calor ou frio, saiba que existem destinos e destinos. Por exemplo, ir para Campos do Jordão (SP) em julho pode ter um preço salgado. 

Contudo, a cidade de Holambra, também em São Paulo, oferece uma experiência bem parecida, porém mais barata. O mesmo vale para quem pretende ir para uma praia. Se quer economizar, busque destinos alternativos. Outro ponto importante são as passagens aéreas, hospedagem e passeios. Tente reservá-los com o máximo de antecedência possível.

Destinos tendência para férias de julho 2021

Seja para curtir o frio ou fugir dele, o que não faltam são opções para uma viagem em julho. Aqui no Império das Milhas nós estamos constantemente trazendo para você guias completos de destinos nacionais que merecem a sua visita. E muitos destes lugares são perfeitos para a sua viagem em julho.A Decolar, que é uma das maiores agências online da América Latina, fez uma análise das buscas de pacotes, passagens e hospedagens para este mês na plataforma e listou as principais tendências de viagem. Assim, com base nesse estudo e em nossos guias de destinos nacionais, selecionamos 15 lugares para você viajar em julho de 2022. Confira!

1. Gramado (RS)

Figurinha carimbada, Gramado é campeã de pesquisas para as férias de julho. Não poderia ser diferente. Nós, inclusive, fizemos um guia completo com tudo que você precisa quando visitar Gramado. Então, se quiser conhecer os principais passeios da cidade, além de ter dicas de hospedagem, restaurantes e muito mais, acesse nossa matéria clicando aqui.

Gramado - Fonte: MTur Destinos
Gramado – Fonte: MTur Destinos

Gramado é o lugar ideal para viajar com a família ou a dois. Por lá a oferta de atividades é muito grande. Além disso, os visitantes podem aproveitar para conhecer outras cidades da Serra Gaúcha. Em especial a vizinha Canela e Bento Gonçalves. 

Esse é um destino para quem deseja aproveitar as temperaturas mais baixas da estação. Por lá, uma das grandes atrações é a gastronomia. Os fondues estão bem presentes nas mesas dos restaurantes nessa época, além disso, o clima frio é um excelente motivo para tomar um chocolate quente em uma das diversas lojas especializadas nesse produto.

Durante a viagem você ainda pode aproveitar para visitar vinícolas e provar os vinhos produzidos na região. Já para as crianças o que não faltam são opções. Por lá a diversão dos pequenos fica por conta do Museu de Cera, Mini Mundo, Snowland, Alpen Park, entre outros. Mas, já vamos avisando que os adultos também vão curtir visitar esses lugares.

2. Rio de Janeiro (RJ)

Sim, a Cidade Maravilhosa também foi uma das opções mais procuradas para as férias de julho, segundo a Decolar. Não deveria ser nenhum espanto, afinal desde o Cristo Redentor, até o Aquário Municipal, o Rio de Janeiro oferece uma série de pontos turísticos e atividades para adultos e crianças. E é preciso muita energia e tempo para visitar tudo. 

Rio de Janeiro - Fonte: MTur Destinos
Rio de Janeiro – Fonte: MTur Destinos

Alguns lugares merecem a sua visita, quando estiver no Rio de Janeiro. Passeios pelo Parque Lage e Jardim Botânico são espetaculares. Logo ali do lado está a Lagoa  Rodrigo de Freitas, que também tem uma vista deslumbrante e é ótimo para caminhadas ou pedaladas. Também não deixe de conhecer os museus da cidade, que são belíssimos e estão sempre com boas programações.

Outra grande atração do Rio de Janeiro são as praias. Mesmo em julho, a cidade tem um clima bastante agradável e com temperaturas na casa dos 26ºC. Entretanto, as mudanças bruscas de temperaturas não estão descartadas. Além disso, se a água do mar por lá é normalmente mais fria que em outros estados, nessa época ela pode estar ainda mais gelada. 

Por fim, uma grande vantagem do Rio de Janeiro é que você pode aproveitar para dar uma esticadinha e conhecer outros lugares incríveis do estado. A capital fluminense fica próxima da famosa Região dos Lagos que é composta por cidades como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. No sentido contrário está Angra dos Reis que pode ser visitada em uma viagem bate-volta. 

3. Maceió (AL)

Para quem deseja fugir do frio, a capital de Alagoas é uma boa pedida. A cidade de Maceió tem pouco mais de um milhão de habitantes. Contudo, o seu litoral é repleto de praias incríveis. Entre elas, a do Gunga, Ponta Verde, Praia do Francês e a Praia de Pajuçara com seus lindos corais são paradas obrigatórias. 

Maceió - Praia de Pajuçara
Maceió – Praia de Pajuçara

Localizada na região Nordeste, a cidade de Maceió tem um clima quente, mesmo durante o inverno. Por lá as temperaturas ficam em torno dos 27ºC e a probabilidade de chuvas é bem baixa. Outra vantagem deste destino é que, mesmo durante o mês de julho, que é alta temporada, é possível encontrar passagens aéreas com um preço em conta. 

Por fim, você ainda pode aproveitar e planejar uma esticadinha até Maragogi. As praias de lá tem águas de tom azul turquesa e lindos corais. O mar de Antunes e Barra Grande lembram as praias do Caribe e com a maré baixa é possível caminhar vários metros com água nos joelhos.  E se quiser saber mais sobre Maragogi, confira o guia que fizemos, clicando aqui.

4. Natal (RN)

Ponto de partida para muitos destinos, a cidade de Natal também ganhou destaque nas pesquisas de férias de julho. Cercada por dunas e lindas praias, uma visita à capital potiguar envolve banhos de mar, aventuras em buggys e frutos do mar deliciosamente preparados. 

Assim, nos seus dias em Natal não deixe de conhecer o Forte dos Reis Magos e de passear pela orla de Ponta Negra. Por lá você vai encontrar uma variedade de bares, restaurantes e casas de show para quem curte uma noite mais agitada. Uma dica para quem visita à cidade é aproveitar conhecer lugares próximos. 

Natal - Fonte: MTur Destinos
Natal – Fonte: MTur Destinos

Sendo assim, reserve um dia para fazer o passeio de bugue e conhecer as dunas de Genipabu. Da mesma forma, fazer um bate-volta até Pipa é um programa imperdível. Por fim, não deixe de visitar os Parrachos de Maracajaú. Esse lugar tem um mar incrível e excelente infraestrutura. 

5. Porto Seguro (BA)

Localizado no extremo sul da Bahia, Porto Seguro ganhou esse nome por ser o primeiro lugar onde os portugueses aportaram ao chegar no Brasil. Assim, a cidade é um prato cheio para quem deseja aprender um pouco mais sobre a nossa história, sem perder de vista a diversão. 

Porto Seguro é muito conhecida por suas festas de carnaval, réveillon e a semana do saco cheio, que atrai milhões de estudantes do Brasil inteiro. Contudo, o destino tem um clima quente o ano todo, o que é muito bom, para quem deseja curtir as férias de julho na praia. Na cidade, as principais atrações são as cabanas com infraestrutura completa. 

Porto Seguro - Fonte: MTur Destinos
Porto Seguro – Fonte: MTur Destinos

Nesses espaços os visitantes podem curtir a praia e aproveitar a culinária baiana. Além disso, as cabanas de Porto Seguro são bem conhecidas pelas suas atividades de entretenimento. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história do descobrimento, o Museu Municipal e o Centro Histórico do Descobrimento são paradas fundamentais do roteiro. 

À noite, o agito em Porto Seguro acontece na famosa passarela do álcool. A rua é repleta de bares e restaurantes. Da mesma forma, nas cabanas de praia também acontecem algumas festas. Por fim, quem visita à cidade pode aproveitar para dar uma esticadinha e conhecer o Arraial d’Ajuda e Trancoso. 

6. Porto Alegre (RS)

A cidade gaúcha é conhecida por seus parques bem arborizados, gastronomia premiada e um pôr do sol de tirar o fôlego. Orgulho de todo gaúcho, a capital do estado também é conhecida pela programação cultural. Assim, o lugar é uma boa pedida para curtir um final de semana ou feriadão. 

Porto Alegre - Fonte: MTur Destinos
Porto Alegre – Fonte: MTur Destinos

Contudo, se você planeja conhecer Porto Alegre, é bom se preparar, pois, nessa época do ano as temperaturas chegam facilmente aos 10ºC. Por lá, não deixe de visitar os Mercado Municipal, a Casa de Cultura Mário Quintana e se possível assista a um espetáculo no Teatro São Pedro. E por favor, não deixe provar o tradicional churrasco gaúcho.

7.  Porto de Galinhas (PE)

Um dos lugares mais procurados do Brasil durante o verão, Porto de Galinhas também é uma boa pedida para as férias de julho. O destino é perfeito para quem deseja curtir o sol e a praia e também para quem prefere sombra e água fresca. Mas, uma coisa é certa: é impossível não gostar deste paraíso.  Recentemente fizemos um guia do local e você pode ver através deste link.

A menos de uma hora de Recife, Porto de Galinhas tem uma excelente infraestrutura com boas opções de acomodação e restaurantes. A principal atração da cidade são as praias e piscinas naturais. Assim, enquanto estiver por lá não deixe de conhecer as praias de Muro Alto, Cupe, Merepe, Maracaípe e Serrambi. 

Porto de Galinhas - Fonte: Brasilturis
Porto de Galinhas – Fonte: Brasilturis

Da mesma forma, faça o passeio de jangada até as piscinas. Outra experiência imperdível de Porto de Galinhas são os passeios de buggy. É possível contratar um bugueiro por um dia inteiro para fazer o trajeto entre as praias. Por fim, não deixe de conhecer os restaurantes da cidade para provar os pratos locais. 

8. Salvador (BA)

A capital baiana é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para viagem em julho de 2021. A cidade sempre atrai muitos turistas no verão e também no carnaval. Contudo, o clima quente do Nordeste, garante dias de sol para quem se programa para visitar este destino no meio do ano. 

Salvador - Fonte: MTur Destinos
Salvador – Fonte: MTur Destinos

Assim, uma das principais atrações da cidade são as praias. Entretanto, Salvador também oferece um roteiro bastante cultural e histórico. Assim, quem visita a capital baiana não pode deixar de conhecer pontos como o Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo e a Igreja do Senhor do Bonfim. 

Da mesma forma, outro programa interessante é curtir o pôr do sol no Farol da Barra. Na orla há diversos bares onde você pode tomar uma cerveja gelada enquanto se despede do astro rei. À noite visite o Rio Vermelho, o bairro mais boêmio de Salvador. Nessa região há uma grande variedade de cafés, restaurantes, bares e casas de show. 

9. Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu fica no estado do Paraná e é um excelente lugar para viajar com a família. Assim, a diversão começa no Parque Nacional do Iguaçu onde é possível ver as cataratas. Imensas quedas d’água que separam o Brasil da Argentina.

Um dos passeios mais interessantes de Foz do Iguaçu é o Macuco Safari que inclui caminhada no meio da floresta do Parque Nacional, trilha (opcional) e passeio de barco. Nesta última etapa os visitantes podem chegar bem pertinho das cataratas. Com certeza uma experiência inesquecível. Mas, se engana quem pensa que esse destino se resume às quedas d’água. 

Foz do Iguaçu - Fonte: MTur Destinos
Foz do Iguaçu – Fonte: MTur Destinos

Fora do parque é possível visitar o Dreams Ice Bar, um bar feito inteirinho de gelo, além do Museu de Cera. Outras atrações bem interessantes do lugar são o Marco das Três Fronteiras e a Usina de Itaipu, com espetáculo de luzes. Por fim, se você e sua família tiverem tempo ainda podem conhecer a cidade de Puerto Iguazú da Argentina e Ciudad Del Este no Paraguai.

10. Florianópolis (SC)

Apesar de se localizar na região Sul do Brasil, Florianópolis é mais conhecida pelas suas praias. Contudo, durante as férias de julho as temperaturas por lá costumam ser mais baixas e nada convidativas para um banho de mar. Ainda assim, segundo a Decolar, o destino tem sido bem cotado para viagens nessa época do ano. 

Felizmente, há muito o que fazer em Floripa, mesmo sem entrar no mar. Uma boa pedida é visitar o centro histórico. Na Praça XV estão localizadas importantes construções como a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Souza, atual Museu de Santa Catarina. Na mesma região estão a Casa da Alfândega e o Mercado Público. 

Florianópolis - Fonte: MTur Destinos
Florianópolis – Fonte: MTur Destinos

Outra atividade interessante é o passeio de escuna para os fortes de São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. A visita ao distrito de Santo Antônio de Lisboa é obrigatória. Além do centrinho cheio de casinhas coloridas, o lugar tem diversas lojinhas de artesanato especializadas em rendas e cerâmicas. Por fim, se você gosta de ostras, não deixe de conhecer o distrito de Ribeirão da Ilha.  

O que não faltam são opções de destinos para curtir as férias de julho pelo Brasil. Agora basta escolher se você prefere frio ou calor, preparar as malas e colocar o pé na estrada. Temos certeza que com as dicas deste post ficou muito mais fácil selecionar um lugar para sua próxima viagem. 

11. Chapada dos Veadeiros (GO)

Outro destino nacional que recebeu um guia completo do Império das Milhas (veja aqui), a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos favoritos no mês de julho. Durante essa época do ano o lugar tem um índice de precipitação de 4mm e as temperaturas ficam entre 27° e 15°. Ou seja, perfeito para aproveitar as maravilhas que o lugar proporciona. 

Localizada no estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma área de preservação ambiental com mais de 240.611 hectares de cerrado, em um ecossistema que abriga diversas espécies de animais silvestres e possui formações vegetais únicas. Assim, o lugar abriga belas paisagens e possibilita ao viajante experiências jamais vistas.

Dentre os principais passeios e atrações a serem conhecidas, destaque para as cachoeiras, claro. Assim, vale a pena você conhecer as mais famosas — como a Cachoeira Santa Bárbara e a Cachoeira São Bento —, e as menos conhecidas, como a Catarata dos Couros.

Também recomendamos passeios inesquecíveis, como o Vale da Lua — um lugar de beleza singular, onde as pedras se assemelham às rochas lunares — e o Jardim de Maytrea, que além de encantar pelo visual, ainda preserva muita misticidade. Por fim, é claro, os passeios cabem toda a família e são garantia de diversão e muita satisfação.

12. Campos do Jordão (SP)

Como dissemos, Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados no mês de julho. E não é à toa, já que a cidade exala todo o charme nesta época do ano. Inclusive por isso, a cidade, localizada na região serrana do interior de São Paulo, é conhecida como a Suíça brasileira. Saiba mais sobre a cidade em nosso guia, clicando aqui.

Campos do Jordão é conhecido por ser um destino romântico. Mas não quer dizer que sua viagem em família, ou mesmo sozinho, não vai ser incrível. E garanto:  a cidade oferece passeios e programas para todos os públicos.

E por falar em passeios e programas, que tal começarmos a elencar os mais conhecidos e que não podem faltar em seu roteiro? Pois bem, o primeiro da lista é o Amantikir. Trata-se de um parque repleto de jardins das mais variadas espécies de plantas. Por estar situado no alto da cidade, lá você terá uma vista privilegiada da região.

Outro passeio imperdível em Campos do Jordão é pelo bondinho. Ele sai da estação do Capivari e atravessa boa parte da cidade até atingir o portal da cidade, seu destino final. E para quem gosta de turismo de aventura, pode ter certeza que encontrará em Campos do Jordão. Assim, atrações como o Tarundu e o Bosque do Silêncio são ótimas recomendações para quem busca adrenalina.

13. Jalapão (TO)

O Jalapão é daqueles destinos de paisagem exuberante e que vão tirar o seu fôlego. O lugar é bonito o ano todo, mas em julho se torna ainda mais especial. Isso porque as dunas do Jalapão promovem espetáculos de cores assim que o sol começa a se pôr, ganhando um tom dourado impressionante.

Com  34 mil km² de área preservada, o Jalapão é completamente permeado por veredas, chapadões e rios de águas cristalinas. E para quem quer fugir do frio o local é a recomendação certa. Nesta época do ano as temperaturas continuam altas, chegando até a 34°. Portanto, pode colocar o protetor solar na bagagem e se preparar para o forte calor

14. Chapada Diamantina (BA)

Engana-se quem pensa que a Bahia é só praia. Longe do litoral, o estado possui belezas raras e ainda não tão conhecidas. Um desses lugares é a Chapada Diamantina, uma região composta por 24 municípios baianos. O lugar é perfeito para quem busca turismo de aventura, pois possui grutas, cachoeiras, platôs e vales. Mas também é ideal para quem quer relaxar e desacelerar o ritmo da cidade.

E no inverno — que é seco, então não precisa se preocupar com chuvas — o clima frio (mínimas de 12°) traz o charme e uma programação especial para a Chapada Diamantina. Nesta época ocorrem festivais de música, artesanato, gastronomia, literatura e muitas outras programações para você curtir entre um banho de cachoeira e uma trilha. Inclusive, já que tocamos no assunto, você não pode deixar de fazer esses passeios pela Chapada.

Destaque para a Cachoeira da Fumaça (uma das maiores do Brasil), o Morro do Pai Inácio, o  Poço Azul e a Fazenda Pratinha. Esses são passeios recomendados tanto para a família (a criançada vai adorar!), quanto para os casais, ou mesmo quem viaja sozinho. Se quiser saber mais sobre o destino, leia nosso guia completo da Chapada Diamantina.

15. Ouro Preto (MG)

A histórica cidade de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, é um dos destinos mais conhecidos do Brasil. É verdade que nesta época do ano o local faz bastante frio (as temperaturas variam de 21° a 8°), mas isso só garante um charme a mais para a cidade. E passeio não vai faltar para você aquecer o corpo batendo perna pelas atrações.

De forte influência do barroco, a arquitetura local já é um atrativo à parte. Vale a pena conhecer as igrejas da cidade, como a Igreja de São Francisco de Assis, que além de serem bonitas reservam muita história. As obras de Antônio Francisco Lisboa, célebre artista que ficou mais conhecido como Aleijadinho, estão expostas nos museus da cidade e também merecem a sua visita.

E se a gente fala de turistar por Minas, claro que isso envolve a gastronomia. Portanto, deixa essa dieta de lado e cai para dentro da culinária local. No fim do dia, curta o pôr do sol no alto do Museu da UFOP e terá uma vista deslumbrante.

Curtiu este artigo? Então se você ficou interessado e quiser conhecer pessoalmente esses destinos, não se preocupe. O Império das Passagens tem sempre o melhor pacote de viagem para você curtir na tranquilidade. Entre em contato com a nossa equipe para tirar suas dúvidas, ter mais informações e fazer seu orçamento. Ah, mas não perca tempo que o mês passa voando! Reserva seu pacote com o Império das Passagens.