Como arrumar mala de inverno: um guia completo

O que levar na mala de inverno

Muita gente foge de viajar para lugares frios não só por conta das baixas temperaturas, mas também porque esses destinos demandam praticamente um guarda roupas novo. Como sabemos, a maior parte dos estados brasileiros não enfrentam climas extremamente gelados. Assim, montar uma mala de inverno se torna uma tarefa um pouco mais complicada. 

Então, se você está pensando em viajar para um lugar frio, mas está com medo de não levar o suficiente para se manter aquecido, fique tranquilo(a). Pois, este é o guia completo de como montar uma mala de inverno. Neste post vamos falar tudo o que você precisa saber e levar para um destino de baixas temperaturas. 

Quer saber o que levar na mala de inverno? Então, venha com a gente!  

Para onde você vai?

Existem invernos e invernos e saber a diferença entre eles é fundamental na hora de montar a sua mala. Por exemplo, se você vai para o sul do Brasil pode enfrentar temperaturas de alguns graus negativos no meio da madrugada e no início da manhã. Ao longo do dia, o clima tende a melhorar e fica mais fácil manter-se aquecido. 

Por outro lado, se você vai viajar para países do norte, Europa por exemplo, ou lugares de neve como Bariloche, a coisa já muda de figura. Pois, nesses casos a temperatura é sempre muito baixa e bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Até mesmo no inverno. Assim, o primeiro passo é pesquisar informações a respeito do destino escolhido. 

Como é o inverno no destino que você escolheu
Como é o inverno no destino que você escolheu?

No período considerado inverno existem épocas em que as temperaturas são mais baixas e outras mais amenas. Assim, dependendo da data em que você vai viajar será necessário mais ou menos itens para se manter aquecido. Dessa forma, quem pretende viajar para lugares de neve deve estar mais bem equipado, o que não quer dizer que é necessário levar daqui certas peças. 

Se você está planejando esquiar, por exemplo, terá que ter roupas adequadas. Contudo, além de ocupar muito espaço na mala, essas peças são bem caras. Assim, é importante pesquisar o seu destino, pois em muitos lugares há a possibilidade de alugar esses trajes e essa costuma ser a opção mais prática e econômica. 

Que tipo de bagagem você vai levar? 

Outro aspecto importante é o tipo de bagagem que você vai levar. Por conta da nova política das companhias aéreas, hoje é menos comum viajarmos com uma peça de 23kg. Por outro lado, as roupas de frio costumam ocupar muito espaço, ou seja, é uma conta que quase não fecha. Então, é necessário considerar alguns detalhes aqui. 

O primeiro deles é com relação a quantidade de dias que a sua viagem vai durar. Se você vai para o exterior, pode precisar de algumas peças a mais. Nesse caso, é bom considerar uma bagagem de 23kg. Por outro lado, se é só um final de semana e você não está disposto a pagar mais, terá que ser mais estratégico ao arrumar a mala de inverno. 

Vai despachar mala ou vai levar apenas uma bagagem de mão
Vai despachar mala ou vai levar apenas uma bagagem de mão?

Assim, o primeiro passo é selecionar as roupas que pretende levar e montar combinações. No inverno a gente transpira menos, com isso, repetir algumas peças não será um grande problema. Além disso, casacos de lã, tricot e malha costumam desamassar fácil, dessa forma, pensar em levar as peças em sacos embalados a vácuo vai ajudar a economizar espaço. 

Por fim, para otimizar a sua mala de inverno, deixe as peças maiores e mais pesadas do lado de fora. Sabe aquele sobretudo? Vista-o na viagem, assim, terá mais espaço na sua bagagem. Além disso, ela vai ficar bem mais leve.  

Veja também: 

O que deve ter na mala de inverno?

Atire a primeira pedra quem nunca colocou roupas na bagagem que acabou nem usando. Esse é um clássico quando o assunto é arrumar mala de viagem. Contudo, para quem tem pouco espaço, a regra é: menos é mais! Se você seguiu todas as dicas que citamos até aqui, já tem uma boa noção do que é realmente necessário. 

Então, agora separamos algumas dicas do que colocar na mala de inverno para se manter aquecido durante a viagem. Confira:

Desapegue da moda

Essa é uma dica importantíssima, principalmente para as mulheres. A gente sabe que viajar para um lugar frio é a oportunidade para fazer aquelas fotos com looks incríveis, como aqueles que vemos no Pinterest e em outras redes sociais. Contudo, no inverno a regra número um é manter-se aquecido. 

Para quem não está acostumado com invernos rigorosos estar na moda não deve ser a primeira preocupação
Para quem não está acostumado com invernos rigorosos estar na moda não deve ser a primeira preocupação

Confia na gente, não tem look bonito que resista a temperaturas extremamente baixas. Então se você não está acostumado (a) a invernos rigorosos, preze pelo seu conforto. Caso contrário, ou você vai passar frio ou vai gastar uma fortuna comprando roupas que provavelmente serão usadas pouquíssimas vezes.

Por fim, se você não abre mão, de jeito nenhum, de usar os looks da última moda de inverno, a nossa sugestão é a seguinte: em muitas cidades como Gramado, por exemplo, é possível alugar casacos, botas e outras peças de inverno por preços mais em conta. Assim, você continua na moda, sem gastar muito e sem ocupar sua mala.

Vista-se em camadas

Essa é uma estratégia que quem vive em lugares frios costuma usar bastante. Vestir-se em camadas é uma maneira inteligente de se manter aquecido. A ideia aqui é usar mais de uma peça de roupa ao mesmo tempo. Quando fazemos isso fica mais fácil preservar a temperatura corporal. 

Vestir-se em camadas é a melhor estratégia em lugares frios
Vestir-se em camadas é a melhor estratégia em lugares frios

Além disso, você deve considerar que, dependendo da viagem, vai caminhar bastante, ou que em lugares frios, ambientes fechados costumam ter sistema de aquecimento. Nesses casos, não é raro sentir a necessidade de abandonar uma peça. Mas, você só vai poder fazer isso se tiver outra roupa por baixo. 

Assim, a quantidade de camadas que irá vestir vai depender muito do seu destino. Se for um lugar muito frio o ideal é colocar: camisa + cacharrel + moletom + casaco. Já na parte de baixo é indicado: legging + calça jeans + meia. Dessa forma, se a temperatura aumentar você pode tirar o moletom e a meia, por exemplo. 

Proteja as extremidades

Ninguém merece ficar com os pés mais gelados do que um picolé não mesmo. Assim, é importante saber que o frio entra pelas extremidades. Ou seja, pés, mãos e cabeça. Por isso, na sua mala de inverno deve ter itens para proteger essas partes. Pois, de nada adianta vestir-se em camadas e deixar essas áreas desprotegidas, você vai continuar com frio.

Luvas, gorro, chapéus e meias protegem as extremidades do corpo
Luvas, gorro, chapéus e meias protegem as extremidades do corpo
Confira outros conteúdos que podem lhe interessar: 

Checklist da mala de inverno

Seguindo todas as dicas deste post certamente você poderá montar uma mala de inverno completa e bem funcional. Contudo, não queremos que você esqueça nada. Afinal, a intenção é curtir o inverno bem aquecido. Por isso, elaboramos um checklist com tudo o que é necessário levar. Veja a seguir: 

  • Kit de roupa térmica ou meia calça fio 80;
  • Calça jeans; 
  • Camisa básica; 
  • Camisa de manga e gola alta
  • Casaco tipo fleece / suéter ou pulôver;
  • Casaco mais pesado; 
  • Gorro, cachecol, luvas; 
  • Meias grossas de algodão e meias de lã;
  • Pijama quente;
  • Sapato com solado de borracha.

Esses são os itens básicos para levar na mala de inverno. Note que não incluímos roupas íntimas e outras peças que você certamente deverá levar. Da mesma forma, não estipulamos quantidades, pois o número de roupas vai depender muito da quantidade de dias. Assim, uma boa dica é fazer o seguinte cálculo:

Número de dias de viagem x 2 (peças para dia e noite) / 3 (cada peça pode ser repetida até 3 vezes).

Assim temos que: (5×2) /3 = aproximadamente 3 peças de blusa, calça, etc. para usar na viagem.

Arrumar a mala de inverno não é uma tarefa complicada. Tudo o que você precisa é escolher os itens certos. Assim, com as dicas deste post temos certeza de que a sua bagagem terá todas as peças para te manter bem aquecido durante a sua viagem. 

Agora conta pra gente, quais dessas regras você já conhecia e quais vai usar em sua próxima viagem? 

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH